SóProvas


ID
121600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os SGBDs modernos permitem que boa parte da carga de
processamento, que antes residia nas aplicações, seja liberada ao
disponibilizar recursos do lado do banco de dados, permitindo até
mesmo a codificação de complexas funções parametrizadas. Acerca
desses recursos, julgue os itens a seguir.

Os índices em árvore B são mais eficientes para colunas que possuem valores com alto grau de aleatoriedade.

Alternativas
Comentários
  •  Discordo da questão.

    Concordo que o uso de Árvore B torne as consultas mais eficientes que fazer busca em dados com alto grau de aleatoriedade (ou mesmo com baixo grau, creio ser indiferente).

    Entretanto, eu discordo da afirmativa por entendê-la como: "O uso de árvore B é mais eficiente para colunas que possuem valores com alto grau de aleatoriedade do que para colunas com pouca". Utilizando-se o índice, independentemente da distribuição dos dados, o desempenho será o mesmo, não?

  • Muitos bancos de dados oferecem vários tipos de índices. O mais comuns são:

    Índices em árvore B. O tipo mais utilizado baseia-se em estruturas de dados balanceadas de índices em árvore B. São indicados quando os valores-chave do índices são distribuídos aleatoriamente e tendem a variar muito. Seu desempenho não é bom quando os dados que estão sendo indexados já estão em uma ordem seqüencial.

    Índices de hashing. Com menos freqüência, os valores-chave do índice são misturados. Com o hashing, o desempenho é melhor do que quando vários valores-chave de índice são conhecidos, e permanecem relativamente inalterados e exclusivos. Esse procedimento baseia-se na utilização do valor-chave para calcular o endereço dos dados desejados. Devido à necessidade de previsibilidade, os índices de hashing são úteis apenas para as tabelas de pesquisa médias, com poucas mudanças.

    No geral, a utilização de índices é mais apropriada para tabelas onde há mais consultas do que atualizações.
  • A árvore B é bem adaptada para sistemas de armazenamento que leem e escrevem blocos de dados relativamente grandes, como discos.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rvore_B