-
Creio que a resposta esteja errada, pois em um ciclo IDEAL de turbina a vapor na entrada da turbina há expansão isoentrópica de VAPOR SUPERAQUECIDO e saída de VAPOR SATURADO.
-
Concordo com o Bernardo. Nos livros, o ciclo simples ideal sempre é referido o superaquecimento do vapor (estado 3, geralmente) na caldeira.
-
Creio que a resposta esteja errada, pois em um ciclo IDEAL de turbina a vapor na entrada da turbina há expansão isoentrópica de VAPOR SUPERAQUECIDO e saída estado Vapor/Líquido.
-
Cespe sendo Cespe
-
O ciclo ideal está relacionado com fato da expansão ser isentrópica, e não de estabelcer o estado de entrada e saída do vapor.
Até porque, caso ideal significasse "ciclo a vapor mais eficiente", o vapor na entrada deveria ser superaquecido, enquanto na saída deveria ser vapor saturado para evitar dano às pás da turbina devido às gotículas de água líquida que está presente quando o título é menor que 1.
-
Vapor/ Liquido na saída da turbina?
-
O ciclo ao qual ela se refere deveria ser o de Carnot e não turbina ideal que é o de Rankine. No Carnot, o vapor entra saturado e sai com mistura de líquido, no Rankine entra superaquecido e sai saturado ou com leve título de líquido.
-
A formação de líquido na saída na turbina não ocasionaria erosão nos elementos? Acredito que a resposta correta seria:
Entrada: Vapor Superaquecido
Saída: Vapor Saturado
-
A resposta deveria ser "errada", a mistura de vapor e água na turbina danifica suas pás, em um ciclo simples onde não objetiva a geração de potência e sim o vapor saturado, a resposta do gabarito deveria ser "correta"
-
Ciclo básico ideal (Rankine)
É um ciclo reversível teoricamente realizado pela máquina em questão, cuja perfeição
será tanto maior quanto seu rendimento se aproxime mais do rendimento térmico deste ciclo
ideal.
Como estamos considerando a hipótese de um ciclo ideal, todos os processos devem ser
reversíveis. As etapas básicas são as seguintes :
1-2 : Expansão adiabática reversível (TURBINA)
2-3 : Troca de calor a P constante (CONDENSADOR)
3-4 : Compressão adiabática reversível (BOMBA)
4-1 : Troca de calor a P constante até geração de vapor saturado seco (CALDEIRA)
-
o correto seria superaquecido até liquido vapor (título próximo de 1), mas a caldeira dele tem pouca lenha e só chegou até a linha de saturação, o que é aceitavel tb.