-
(ERRADO)
O item aborda a teoria de partida compensadora.
A redução da tensão é feita por meio da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor. (Obs: A questão fala em série com a rede).
Complementando.
Desta forma, o conjugado do motor da máquina acionada e a corrente que circula no enrolamento do motor ficam reduzidos por fatores correspondentes ao TAP - 50%, 65% e 80% da tensão aplicada na fase - escolhido para a operação. A corrente ao longo de todo o processo de partida do motor, fica reduzida em função da aplicação de uma tensão menor do que a nominal nos terminais do motor em processo de partida.
"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo".
João 16:33
-
Outro erro da questão é colocar que a partida compensadora deve ser feita no enrolamento de campo. Essa técnica é utilizada para reduzir a tensão de armadura (estator).
-
A instalação de um autotransformador deverá ser feita em série entre a fonte de alimentação e o enrolamento do tipo “gaiola de esquilo”, para reduzir a tensão aplicada ao enrolamento de campo do motor de indução e promover uma redução da corrente de partida do motor de indução.
Errado - o enrolamento "gaiola de esquilo" é o enrolamento que fica no rotor, ou seja é a armadura do motor de indução.
O autotransformador é ligado em série entre a fonte e o enrolamento de campo(estator do motor).
As características de "rotor bobinado" e "gaiola de esquilo" são esquemas de ligação e arranjo das bobinas do rotor do motor de indução, não possuindo assim ligação, com conexão elétrica, com a fonte de alimentação do motor de indução.