-
Correto. Impessoalidade, um dos Princípios da Administração Pública, está presente no Manual de Redação Oficial.
Ofício e aviso são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, Secretário-Geral da Presidência da República, Consultor-Geral da República, Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República e pelos Secretários da Presidência da República, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e também com particulares.
Quanto à sua forma, o ofício segue o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
-
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
(MRPP)
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
Questão correta, outra ajuda a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - PC-AL - Escrivão de PolíciaDisciplina: Redação Oficial | Assuntos: Manual de Redação da Presidência da República; O Padrão Ofício; Aviso e Ofício; O ofício é uma modalidade de comunicação utilizada entre os órgãos da administração pública para tratamento de assuntos oficiais entre si e também com particulares.
GABARITO: CERTA.
-
Certo.
A impessoalidade é uma das características de um texto oficial, como a questão aborda.
-
Achei esse "homogênea" meio estranho...
-
"as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)."
-
MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
b) da impessoalidade de quem recebe a comunicação, com duas possibilidades: ela pode ser dirigida a um cidadão, sempre concebido como público, ou a outro órgão público. Nos dois casos, temos um destinatário concebido de forma homogênea e impessoal;
-
RESPOSTA CORRETA.
Porque...
São modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas.
A ÚNICA diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares. [É A NOSSA RESPOSTA DA QUESTÃO]
MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgi5AAG/aviso-memorando-oficio-forum-12
PARTE I
AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS
CAPÍTULO I
ASPECTOS GERAIS DA REDAÇÃO OFICIAL
1. O que é Redação Oficial
Esse texto abaixo explica um pouco a parte do homogênio, ele está no capítulo I do Manual de Redação.
"Nesse quadro, fica claro também que as comunicações oficiais são necessariamente uniformes, pois há sempre um único comunicador (o Serviço Público) e o receptor dessas comunicações ou é o próprio Serviço Público (no caso de expedientes dirigidos por um órgão a outro) – ou o conjunto dos cidadãos ou instituições tratados de forma homogênea (o público)."
SEGUE LINK: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
GABARITO CERTO
ATENÇÃO PESSOAL. A 3ª edição do MRPR. Atualmente esta questão está desatualizada!!!!
Manual de Redação da Presidência da República
5 O padrão ofício
O padrão ofício Até a segunda edição deste Manual, havia três tipos de expedientes que se diferenciavam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício. A distinção básica anterior entre os três era:
a) aviso: era expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia;
b) ofício: era expedido para e pelas demais autoridades; e
c) memorando: era expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Atenção: Nesta nova edição ficou abolida aquela distinção e passou-se a utilizar o termo ofício nas três hipóteses.
_____________________________
O que queremos? Tomar posse.
E quando queremos? É irrelevante.
#PERSISTA