SóProvas


ID
1220119
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A efetivação dos investimentos interdisciplinares orientados pelo projeto ético-político profissional do Serviço Social requer

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A : partilhar do saber com outro segmentos profissionais

  •  [...] A perspectiva interdisciplinar não fere a especificidade das profissões e tampouco seus campos de especialidade. Muito pelo contrário, requer a originalidade e a diversidade dos conhecimentos que produzem e sistematizam acerca de determinado objeto, de determinada prática, permitindo a pluralidade de contribuições para compreensões mais consistentes deste mesmo objeto, desta mesma prática (Martinelli, 1995, p 157). MARTINELLI, M. L.; RODRIGUES, M. L.; MUCHAIL, S. T.(1995).O uno e o múltiplo nas relações entre as áreas do saber. São Paulo: Cortez.

  • A intervenção interdisciplinar pressupõe a troca de saberes entre os profissionais, o que não significa que cada profissional não possui mais sua especialidade, mas sim que os diferentes saberes que cada um possui, atuando em consonância, podem contribuir para a não fragmentação do sujeito e de sua realidade. Deste modo, a intervenção conjunta de profissionais que possuem distintos conhecimentos é positiva e vantajosa no atendimento das necessidades da população, considerando que uma mesma questão será vista por meio de um prisma, podendo ter enfoques distintos, o que sem a troca de saber não ocorreria. É importante destacar que a justaposição de disciplinas, as quais não se relacionam entre si, não é ainda o conceito que propõe a interdisciplinaridade. Esta última, estabelece que deve haver uma relação de troca mútua entre os diferentes especialistas, uma partilha de conhecimento entre eles e também entre os movimentos sociais, buscando contribuir para o seu fortalecimento.


    RESPOSTA: A
  • Bo@ noite, coleginh@s!

     

    A efetivação dos investimentos interdisciplinares orientados pelo projeto ético-político profissional do Serviço Social requer partilha de saber com outros segmentos profissionais e com os movimentos sociais.

    A interdisciplinaridade pode ser compreendida como um ato de troca, de reciprocidade entre as disciplinas ou ciências - ou melhor, de áreas do conhecimento. Japiassú (1976) também afirma que “a interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade de trocas entre os especialistas e pelo grau de integração das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa, ou seja, uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo, abrindo espaço para o diálogo e colaboração entre elas, conduzindo a uma interação e a uma intersubjetividade, com o propósito de desenvolver um conhecimento integrado a qual cada disciplina saia enriquecida.

    Conforme determina o Parâmetro de Atuação do Assistente Social na Política de Assistência Social, dentre outras, uma dimensão de intervenção coletiva junto a movimentos sociais, na perspectiva da socialização da informação, mobilização e organização  popular, que tem como fundamento o reconhecimento e fortalecimento da classe trabalhadora como sujeito coletivo na luta pela ampliação dos direitos e responsabilização estatal.

  • A  interdisciplinaridade orientada pelo projeto ético-político -------------> partilha de saber com outros segmentos profissionais e com os movimentos sociais.

     

    (Resp. completa no comentário do Qconcurso)