SóProvas


ID
122020
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O diferencial tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta, letra DQuando um veículo anda em linha reta as suas rodas percorrem um mesmo caminho e portanto o número de giros para as rodas de mesmo diâmetro é igual. No entanto quando o veículo faz uma curva as rodas não fazem o mesmo percurso. Há uma circunferência menor a ser percorrida e outra maior. Analisemos um veículo com tração traseira. Vemos que foi preciso encontrar uma maneira de transferir a força do motor para os semi-eixos de cada roda, considerando o fato de terem essas rodas trajetórias diferentes.Essa invenção que foi chamada diferencial que quando se se entende o seu funcionamento percebe-se que é algo realmente simples, genial, admirável. EVeja o artigo completo: http://caraipora2.tripod.com/diferencial_.htm
  • Sabemos que o diferencial tem a função de compensar as diferentes rotações das rodas de tração nas curvas, já que as mesmas percorrem caminhos de raios diferentes.

  • soo acho q essa questao deveria estar junto as questoes de mecanica... 
  • No Manual Daimler-Chrysler – global training – pag 72: “ O diferencial é utilizado para compensar as diferenças existentes entre o número de rotações da roda externa e interna quando o veículo descreve uma curva.”

  • Na prática, ele ajuda nos casos da letra A também hehehe

  • diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que em principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.

    O diferencial possibilita transmissão da rotação igual aos semi-eixos, independentemente das suas velocidades de rotação.

    Um diferencial transfere, mediante rodas dentadas (engrenagens), as rotações da esquerda para direita da transmissão, pelo eixo cardã e , quando equilibrado, transforma em movimento único (para frente ou para trás quando se engata a ré) (a ré muda o sentido de rotação do eixo cardan, e não o diferencial), ou seja, com a ré engatada o eixo cardan move-se da direita para esquerda e o diferencial gira para trás.

    Em geral, o diferencial é aplicado nos veículos terrestres tracionados por motores de qualquer natureza. O torque é produzido pelo motor e chega ao diferencial através do eixo cardã, e assim é dividido entre as duas rodas de tração. Uma das principais atuações do diferencial é no momento da curva, onde uma roda precisa girar mais do que a outra.

  • Diferencial compensa trajetórias diferentes para as rodas traseiras dos veículos em casos de curvas.

    Resposta: D.