SóProvas



Questões de Mecânica de autos


ID
117019
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quando um motorista, deixa de fazer revisão periódica no seu veículo, e não completa o reservatório de água do motor, poderá ter como conseqüência

Alternativas
Comentários
  • São  algumas hipóteses que levam a esse problema:
    Defeito de peças do sistema elétrico, como ceholão ou relês;
    problemas mecânicos na Bomba d'água e válvula termostáticaì ou, ainda, decorrentes do desgaste natural dos componentes, caso de radiador, selo do motor ou mangueira furados; 
    Ah, e claro: o problema também pode ser a própria falta 
    d'água.
    Resposta leta B.

  • Comentário:

    Na questão fala: NÃO completa o reservatório de água, faz entender que está baixo.

    Conseguências: o carro aquece e se o condutor não perceber ou não tiver a opção de para imediatamente esse aquecimento queima a junta do cabeçote e que por sua vez passa água para o óleo ou para o ecapamento (a função é não permitir isso) e que por ai continua... aquece mais... fica sem arrefecimento... óleo com água... fode tudooo !!!

    .

    As outras alternativas são todas fora de cogitação!


ID
117022
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos veículos de tração dianteira, a ligação do diferencial com as rodas motrizes será feita por meio

Alternativas
Comentários
  • A homocinética é a responsável pela transmissão da força gerada pelo motor que é transferida pelo cambio até as rodas.


    A junta homocinética é que permite que a roda faça movimentos rotativo em diversos ângulos.


    No caso a tração


ID
117031
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Relacione corretamente a primeira coluna com a segunda coluna.

I - Óleo lubrificante                    a - Diminui as oscilações das rodas quando passam em pistas irregulares.

II - Amortecedores                     b - Controla a entrada de ar e saída dos gases queimados.

III - Comando de válvulas          c - Diminui o atrito das peças móveis do motor.

Alternativas
Comentários
  • Bastava perceber que os amortecedores se referiam à opção A. Com isso, matava a questão pois apenas um item trazia a relação II-A.

     

    Gab: D

  • GABARITO D

     

    I - Óleo lubrificanteDiminui o atrito das peças móveis do motor. 

    II - Amortecedores  Diminui as oscilações das rodas quando passam em pistas irregulares.

    III - Comando de válvulas  - Controla a entrada de ar e saída dos gases queimados.


ID
117034
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quando for necessário completar o nível d'água de uma bateria instalada em um veículo, deve-se fazê-lo com

Alternativas
Comentários
  • Você deve verificar toda semana com o carro frio o nível de água.  Trabalho dispensável para as baterias seladas, que não precisam de água.
    Para completar o nível, utilize somente água destilada. Nunca coloque qualquer outro tipo de líquido.  Complete de forma que as placas de chumbo fiquem totalmente cobertas, mas sem transbordar.
  • Gabarito A

     

    Acertei de cara, pois já tive um FIAT Uno em que colocava água destilada na bateria.


ID
117037
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O sistema de injeção eletrônica, instalada nos veículos automotores modernos, vém substituindo, de maneira eficiente

Alternativas
Comentários
  • Sério, amigão? Colar a resposta é responder?

    Vou tentar ajudar mais. Não sei se responde, mas é melhor do que colar o gabarito.

     

    "Apesar da criação do controle eletrônico da injeção de combustível ter ocorrido em meados da década de 80, até hoje, devido a seu grande desenvolvimento tecnológico, ele pode ser considerado como importante componente no aperfeiçoamento dos sistemas de alimentação de combustível. O sistema de controle eletrônico da injeção de combustível tem a função de dosar corretamente a quantidade de combustível em função das condições de operação do motor (MILHOR, 2002, p. 21). Também nessa obra é explicado o modo na qual o controle é feito através da válvula eletromagnética injetora de combustível (VEIC), dos váriados tipos de sensores instalados no motor e da unidade de controle eletrônico (UCE). Através dos sinais desses diversos sensores a UCE pode indentificar a condição de operação do motor e executar um específico modo de controle. "

    periodicos.ufsm.br/revistadireito/article/viewFile/8527/5175

     

  • valeu vanessa

  • Vimos que a injeção eletrônica substitutiu o sistema mecânico (antigo carburador).

    Resposta: E.


ID
117040
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2001
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A válvula termostática instalada no sistema de arrefecimento de um veículo automotor é responsável

Alternativas
Comentários
  • Quando é acionada a partida do motor a frio a válvula termostática obstrui a passagem da água para que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, apartir daí ela se abre para que a água faça o ciclo retirando calor do motor e levando para o radiador onde ela é resfriada e retorna para o motor. O motor funciona sem essa válvula, razão pela qual muitos eletricistas a retiram quando ela apresenta problemas, entretanto essa válvula é importante para manter regulados o consumo e a tempertura ideal do motor. É importante lembrar que a válvula termostática não é responsável pelo aquecimento do motor e sim pela manutenção da temperatura ideal.
  • É um dispositivo utilizado no sistema de arrefecimento – selado ou não - dos motores de veículos refrigerados a líquido ou a ar que permite a passagem e direciona o fluxo do líquido de arrefecimento do motor para o radiador. Geralmente localiza-se próximo ao motor e à mangueira superior que sai do radiador.

  • Gabarito B

     

    De acordo com o prof. Alexandre Herculano, a função da válvula termostática (termostato) instalada no sistema de arrefecimento de um veículo automotor consiste  em IMPEDIR A PASSAGEM DE ÁGUA FRIA VINDA DO RADIADOR enquanto o motor está frio.

     

    Portanto, é responsável pela temperatura ideal de trabalho do motor.

     

     


ID
122020
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O diferencial tem a função de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta, letra DQuando um veículo anda em linha reta as suas rodas percorrem um mesmo caminho e portanto o número de giros para as rodas de mesmo diâmetro é igual. No entanto quando o veículo faz uma curva as rodas não fazem o mesmo percurso. Há uma circunferência menor a ser percorrida e outra maior. Analisemos um veículo com tração traseira. Vemos que foi preciso encontrar uma maneira de transferir a força do motor para os semi-eixos de cada roda, considerando o fato de terem essas rodas trajetórias diferentes.Essa invenção que foi chamada diferencial que quando se se entende o seu funcionamento percebe-se que é algo realmente simples, genial, admirável. EVeja o artigo completo: http://caraipora2.tripod.com/diferencial_.htm
  • Sabemos que o diferencial tem a função de compensar as diferentes rotações das rodas de tração nas curvas, já que as mesmas percorrem caminhos de raios diferentes.

  • soo acho q essa questao deveria estar junto as questoes de mecanica... 
  • No Manual Daimler-Chrysler – global training – pag 72: “ O diferencial é utilizado para compensar as diferenças existentes entre o número de rotações da roda externa e interna quando o veículo descreve uma curva.”

  • Na prática, ele ajuda nos casos da letra A também hehehe

  • diferencial é um dispositivo mecânico indispensável em veículos de tração. O diferencial tem a função de transferir e distribuir uniformemente o torque a dois semi-eixos que em principio giram em sentidos opostos, possibilitando assim, a cada eixo, uma gama de velocidade e rotações diferentes.

    O diferencial possibilita transmissão da rotação igual aos semi-eixos, independentemente das suas velocidades de rotação.

    Um diferencial transfere, mediante rodas dentadas (engrenagens), as rotações da esquerda para direita da transmissão, pelo eixo cardã e , quando equilibrado, transforma em movimento único (para frente ou para trás quando se engata a ré) (a ré muda o sentido de rotação do eixo cardan, e não o diferencial), ou seja, com a ré engatada o eixo cardan move-se da direita para esquerda e o diferencial gira para trás.

    Em geral, o diferencial é aplicado nos veículos terrestres tracionados por motores de qualquer natureza. O torque é produzido pelo motor e chega ao diferencial através do eixo cardã, e assim é dividido entre as duas rodas de tração. Uma das principais atuações do diferencial é no momento da curva, onde uma roda precisa girar mais do que a outra.

  • Diferencial compensa trajetórias diferentes para as rodas traseiras dos veículos em casos de curvas.

    Resposta: D.


ID
122023
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

No sistema de arrefecimento de um veículo, a válvula termostática

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta, Letra CO controle de temperatura no sistema de arrefecimento é realizado através da válvula termostática, mantendo o motor na temperatura adequada de funcionamento.Com a válvula termostática fechada o motor atinge rapidamente sua temperatura ideal de funcionamento. O líquido de arrefecimento circula somente no motor, pois a válvula termostática está fechando a passagem que vem do radiador.Com o aquecimento do motor, a válvula termostática abre gradativamente a passagem de água refrigerada do radiador, e fecha a passagem do circuito do motor.
  • Esta questão foi anulada pela banca.
    São duas as respostas corretas! 
    A) e C).
    Eu fiz a prova no dia!
    A), pois sem a válvula o veículo perde o controle da temperatura que oscila muito.
    C), pois realmente não se abre enquanto a  água não atinge a operação de "abertura" da válvula!
  • pois é,achei meio estranho mesmo a alternativa ser a letra C somente,afinal, a letra A também se encaixaria nessa situação.
  • A válvula termostática é muito utilizada em locais frios, pois ela trava a água dentro do motor só liberando quando atingir uma temperatura ideal, evitando assim que o condutor ande com o carro ratiando por estar frio!

    OBS: Essa valvula costuma travar fazendo o veiculo ferver. Um dois recursos utilizado é retira-lá! ( caso vc não more em locais muito frio!)

    Boa sorte a todos!!  
  • A alternativa "A" não está errada, porém, a "C" está mais completa.


ID
122026
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Na partida de um veículo com transmissão mecânica e ignição eletrônica, é recomendável girar a chave de ignição

Alternativas
Comentários
  • Como veículo é mecânico, ou seja, câmbio manual, é recomendável que ao ligar pise na embreagem assim evita uma possivel colisão, sendo que ocorre do veículo saltar para frente somente se estiver engatado em marcha.

  • Letra D:

        Pisando no pedal da embreagem, para evitar que o carro seja ligado com alguma marcha engrenada e cause pequenos acidentes.

  • O ideal é conferir a marcha antes de ligar, não é?


ID
122029
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Num veículo, um dos meios de se acoplar eixos desalinhados é utilizando-se de

Alternativas
Comentários
  • Junta universal: Uma junta universal ou junta de Cardan (em inglês: Universal joint, U joint, Cardan joint) é uma junção de acoplamento de um eixo que transfere o movimento em outra direção sem modificar o sentido de giro. São, basicamente dois "U" unidos pela boca da letra por um pino.

  • So acho que deveria estar me mecanica, hein rs 
  • Nunca se esquecer que junta universal é o Cardã!

    Fui seco na E, sabia que era o cardã, mas havia me esquecido deste detalhe!

    LETRA A


ID
122032
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

ABS é um sistema de freio que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta, Letra CParar um automóvel repentinamente em uma rua escorregadia pode ser desafiador. Os sistemas de freios antitravamento (ABS, anti-lock braking system) diminuem o desafio dessa situação muitas vezes enervante. Em superfícies escorregadias, mesmo motoristas profissionais não conseguem parar tão rapidamente sem o sistema ABS se comparado a um motorista comum que conta com esse sistema.
  • Letra C: O sistema de antitravamento das rodas (ABS) como o próprio nome já diz permite ao motorista total controle durante as frenagens, podendo inclusive contornar obstáculos, freiar com as rodas em diferentes condições de terreno e não perder o controle.

  • Alternativa correta: Letra "C"
    de acordo com a resolução do CONTRAN nº 380 em seu artg 2º
    Bons estudos galera, fiquem com Deus.
  • ABS = Dispositivo localizado próximo as rodas que impede o travamento das mesmas, reduzindo a velocidade e travando apenas aos 5k/h
    Exige: M1, M2, M3 = Todos passageiros
                 N1, N2, N3 = Todos de carga
                 O = R/SR
    A partir de 1º de janeiro de 2014
    Bons Estudos!!!

  • O SISTEMA ABS IMPEDE QUE O CARRO DERRAPE DURANTE UMA FRENAGEM! O INSTINTO HUMANO PEDE QUE O CONDUTOR PISE NO FREIO DIANTE UM PERIGO. ESSE SISTEMA LIBERA AS RODAS GRADATIVAMENTE INDEPENTENTE DE O CONDUTOR ESTÁ COM O PÉ NO FREIO!
      
    BOA SORTE A TODOS!!

  • Em consequêcia do não travamento das rodas não seria também certo dizer que aumenta a durabilidade das pastilhas?

  • Atenção, muita atenção! 
    O sistema de freios ABS não foi criado com a finalidade de veículo parar antes de atingir qualquer obstáculo! Não esqueça: 
    Os freios ABS têm a capacidade de evitar que as rodas travem quando acionado o freio, não importando as condições do solo, pode estar seco, molhado, terra, cascalho, gelo. Só isso e simples assim!  resposta alternativa "C" 

    espero ter ajudado e até a próxima.


ID
122035
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Quando numa situação de difícil socorro, como, por exemplo, um grande congestionamento em uma estrada, ocorre superaquecimento do motor por falha da cebolinha da ventoinha do radiador, uma boa alternativa para continuar em trânsito é

Alternativas
Comentários
  • Até que enfim a banca pediu uma resposta de Macho! Quase assinalei desligar o motor sempre que a temperatura atingir nivel critico! Pois as respostas sempre são mamão com açucar! kkkk...!

    GABARITO "E" - GRAÇAS A DEUS!
  • cebolinha ou cebolão, são nomes dados ao interruptor

    térmico que afere a temperatura da água do radiador. O

    cebolão é uma peça que fica em contato direto com a

    água do radiador, caso esteja em temperatura elevada o material interno

    do cebolão irá dilatar e fechar o circuito elétrico acionando

    a ventoinha (eletroventilador) que realizará a refrigeração do sistema.

    Se o cebolão está com defeito é necessário fazer uma ligação direta

    no circuito para que o ventilador funcione até a chegada a um mecânica.


    LETRA E


    BONS ESTUDOS!

  • Tem mais de uma resposta!

    parar e desligar o motor sempre que a temperatura atingir o nível crítico e aguardar o seu resfriamento.

    também é uma solução

  • Concordo com o Raul. Questão mal formulada, a C e a E são alternativas possíveis

  • "...boa alternativa para CONTINUAR em trânsito..."


ID
149641
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Ao desacionar o freio de estacionamento é necessário certificar-se de que ele esteja totalmente liberado. Caso o sistema esteja parcialmente liberado com o veículo em movimento ocorrerá

Alternativas
Comentários
  • o freio de mão está ligado diretamente ao tambor do freio traseiro.
  • Gab. A


ID
149650
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Por segurança, é preconizado pela maioria dos fabricantes de veículos que a substituição da correia dentada deverá ocorrer a cada

Alternativas
Comentários
  • A correia dentada deve ser trocada de acordo com as recomendações da montadora do veículo. Esta informação está disponível no Manual do Proprietário do automóvel. Além da orientação da Montadora, os fabricantes de Correias recomendam a troca da correia dentada a cada 40.000 km, e em alguns veículos a condição poderá se prolongar para os 50.000 km.

  • De acordo com a BOSCH, a troca deverá ser feita a cada 50.000 km ou de acordo com as recomendações do manual do veículo.


ID
149659
Banca
FCC
Órgão
TRE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A maioria das empresas montadoras de veículos especifica que a substituição das palhetas limpadoras do para-brisa deve ocorrer após

Alternativas
Comentários
  • Gab. A


ID
161350
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considere que um motor não atinge rotação suficiente para entrar em funcionamento no momento de partida e que o motor de partida está em perfeito estado. Nesse caso recomenda-se

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "E"

    Embora seja uma prática bastante comum, é desaconselhável fazer o carro "pegar no tranco".

    Algumas vezes pode não acontecer nada, porém a correia dentada, a cremalheira e outros itens, principalmente da transmissão, podem sofrer sérios danos, já que eles é que receberão esse "tranco".

  • Como a carga da bateria não é suficiente para alimentar o motor de partida para que o mesmo funcione a plena carga e possa colocar o motor em funcionamento, deve-se utilizar uma bateria auxiliar para dar a partida e posteriormente substituir a mesma.Portanto Letra E.

  • acho que nunca li uma questao tao mal escrita. primeiro ele fez questao de falar que o motor de partida esta em perfeito estado. quer dizer ele e tudo que precisa pra fazer ele funcionar esta perfeito. seria um possivel problema na acoplagem do motor de partida ao volante do motor. enfim ne, fcc é dificil esperar muito
  • Fui na experiencia do cotidiano e errei.. rsrsr

  • GAB E 

    Pra prova NUNCA tranco !!!!

    Se temos o motor de partida em perfeito estado entao nao temos uma tensão apropriada para o mesmo , logo precisamos ou substituir a bateria ou entao fazer a famosa "chupeta" , ja que o motor de partida necessita de toda a tensão disponivel da bateria .


ID
166771
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A viscosidade do óleo lubrificante

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa CORRETA letra C

    A viscosidade do óleo varia consoante a temperatura. Assim sendo, a viscosidade diminui com o aumento da temperatura, facilitando o seu escoamento. Acontece exatamente o contrário quando a temperatura baixa, pois a viscosidade aumenta, dificultando o seu escoamento.

    A viscosidade é muito importante, pois toca os dois lados de uma questão, ou seja, o arranque a frio e o funcionamento no regime de temperatura normal. No arranque a frio, se o óleo é muito espesso, vai demorar muito tempo a chegar a todos os lados dentro do motor fazendo com que não se efetue uma correta lubrificação, aumentando assim o atrito entre peças móveis do motor, conseqüentemente aumentando o desgaste prematuro do motor.

    Por outro lado, um óleo com baixa viscosidade, a alta temperatura pode-se revelar muito fino, acabando por penetrar na câmara de combustão, dando uma quebra na pressão do óleo.

  • Vale lembrar que essa é uma característica dos óleos multi viscosos como por exemplo o 5w30, que varia a sua viscosidade em função da temperatura, proporcionando um desgaste menor das peças móveis do motor enquanto frio, e uma lubrificação adequada em regime de trabalho normal(quente).Essa relação é inversa, ou seja, quando há um aumento de temperatura do motor a viscosidade do óleo multi viscoso diminui.Portanto letra C.
  • Senhores desculpe me, mas devo descordar. O óleo multviscoso aumenta sua viscosidade ao ser submetido a altas temperaturas, visto que; se ele diminuir ainda mais a viscosidade ao ser aquecido era melhor usar óleo monoviscoso. Esse sim diminui a viscosidade ao ser aquecido.
    Esse propriedade de aumentar a viscosidade no óleo multviscoso, em linhas gerais, aconteceu da seguinte forma: um camarada viu que o oleo diminuia a viscosidade quando era aquecido e bolou uma molecula em em forma de "novelo" que quando en temperatura normal se mantem enrolada e quando aquecidade se espande e dessa forma aumenta a viscosidade.
    Mas concordo com o gabarito da questão, o enunciado consta apenas oleo que de um modo geral , sim, diminui a viscosidade ao ser aquecido.
  • GABARITO ERRADO !  

    Peguemos o óleo 5W-30 como exemplo: o 5W representa a viscosidade que esse produto apresenta quando o motor está em temperatura ambiente, ou seja, mais fria que durante o funcionamento. Nessa situação, ele se comporta como um óleo muito fluido, o que é excelente para partidas.

    Esse mesmo óleo funciona como uma viscosidade de 30 – mais viscoso – no momento em que o motor está quente. Isso é ótimo porque um óleo muito fluido queimaria muito rápido devido à temperatura e não conseguiria lubrificar as peças plenamente.

    Portanto o gabarito correto seria  letra B

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!


ID
166774
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A marca TWI determina o momento de troca de

Alternativas
Comentários
  • TWI - Tread Wear Indicator ==> É o indicador do desgaste da banda de rodagem dos pneus.

    Você mesmo pode localizar facilmente onde estão os TWI nos  pneus do seu veículo; há na lateral dos pneus a inscrição T.W.I, que indica a altura mínima de uso do pneu.

    Mas é importante salientar que a troca do pneu só estará vinculada ao TWI se o pneu estiver em boas condições. Bolhas, cortes ou desgastes irregulares também podem condenar o pneu. Se houver algum desses defeitos, mesmo que a banda de rodagem não tenha atingido a profundidade mínima, o proprietário deverá providenciar a substituição dos pneus eventualmente avariados.

  • A sigla TWI (Tread Wear Indicator) nada mais é do que indicadores de desgaste do pneu.São saliências que estão localizadas nos sulcos do pneu e quando as mesmas ficam no mesmo nível da banda de rodagem do pneu está na hora de trocar.É bom lembrar também que o Contran determina que o resíduo mínimo da banda de rodagem é de 1,6mm (resolução do contran 558/80).Portanto letra A. 
  • Os pneus modernos trazem indicadores de desgaste, normalmente um triângulo ou as letras TWI impressos na lateral. Quando o desgaste atingir a marca TWI está na hora de trocá-los
  • Questão colocada aí em sua lista só pra que falássemos deste assunto. Não é tão comum, mas pode cair, né? TWI = Tread Wear Indicator = Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem. Trata-se de um traço de borracha transversal aos sulcos da banda de rodagem e mais profundo que eles. O desgaste das bandas faz com que elas se igualem ao relevo deste tal traço, indicando que é hora de trocar o pneu. A questão faz justamente esta afirmativa.

    Resposta: Certo.


ID
166777
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O nível do óleo lubrificante do motor deve ser verificado com o motor

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa CORRETA letra B

    Essa aí eu juro que não sabia! Fica a dica..

    O nível do óleo deve ser verificado a cada 1000 km e antes de começar qualquer viagem longa. É muito importante que o nível seja verificado com o veículo sobre uma superfície horizontal. A leitura poderá ser incorreta se o veículo estiver inclinado de algum modo. Alguns fabricantes recomendam que o óleo seja verificado antes que o motor seja ligado (frio). Outros estabelecem que o nível só pode ser verificado depois de 5 a 10 minutos após o motor ser desligado (frio). 

  • Não concordo, pois quando se aquece o motor e consequentemento o óleo, o mesmo sofrerá uma variação de volume significativa, induzindo assim a uma leitura errada.O nível do óleo deve ficar ENTRE as indicações de máximo e mínimo.
  • O motivo:

    O óleo deve estar quente porque sua viscosidade varia com a temperatura. 

    10 minutos é o tempo necessário para que o óleo baixe.


ID
172306
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Dentro dos preceitos da Direção Defensiva está o da manutenção periódica e preventiva que o condutor deve realizar no seu veículo automotor. Considere as afirmativas abaixo.

I. Vibrações do volante indicam possíveis problemas com a suspensão do veículo.

II. Veículo "puxando" para um dos lados indica um possível problema com o balanceamento das rodas.

III. Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicando a estabilidade, aumentando o consumo de combustível e reduzindo a aderência em piso com água.

IV. O pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade, para permitir o escoamento de água, garantindo a perfeita aderência ao piso, e a segurança em caso de piso molhado.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  •  Alternativa CORRETA letra B

    Os pneus têm três funções importantes: impulsionar, frear e manter a dirigibilidade do veículo. Deve-se conferir sempre:

    Calibragem: siga as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). Pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência em piso com água.

    Desgaste: o pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento de água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.

    Deformações na carcaça: veja se os pneus não têm bolhas ou cortes. Estas deformações podem causar um estouro ou uma rápida perda de pressão.

    Dimensões irregulares: não use pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.

    Pode-se identificar outros problemas de pneus com facilidade. Vibrações do volante indicam possíveis problemas com o balanceamento das rodas. O veículo puxando para um dos lados indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção. Tudo isso pode reduzir a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo.

  • As vibracoes no volante e causada por falta de balanceamento!
    Quando o veiculo esta puxando para os lados ha a possibilidade do pneu estar baixao (nao calibrado corretamente) ou pode haver problemas no alinhamento.

    Bons estudos!
    -agora va as estrelinhas faca a avaliacao do meu comentario, se for dar uma avaliacao baixa peco para que faca um comentario melhor.
  • I. Vibrações do volante indicam possíveis problemas com a suspensão do veículo. ERRADO
    Vibrações do volante indicam possíveis problemas como balanceamento das rodas. 

    II. Veículo "puxando" para um dos lados indica um possível problema com o balanceamento das rodas. ERRADO
    O veículo puxando para um dos lados indica um possível
    problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção.
  • questão muito mal formulada...os pneus fazem parte do sitema de supensão do veiculo e se um terminal de direção estiver defeituoso a roda vai vibrar,pois o articulador axial vai transmitir essa folga a direção do veiculo,então a alternativa "A"`não esta errada

     

  •   CALIBRAGEM: siga as recomendações do fabricante do veículo, observando a situação de carga (vazio e carga máxima). pneus murchos têm sua vida útil diminuída, prejudicam a estabilidade, aumentam o consumo de combustível e reduzem a aderência em piso com água.

       DESGASTE: o pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento de água para garantir perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado.

      DEFORMAÇÕES NA CARCAÇA: veja se os pneus não têm bolhas ou cortes. Estas deformações podem causar um estouro ou uma rápida perda de pressão.

      DIMENSÕES IRREGULARES: NÃO use pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante para não reduzir a estabilidade e desgastar outros componentes da suspensão.

      VIBRAÇÕES DO VOLANTE: indicam possíveis problemas com o balanceamento das rodas.

    VEÍCULO “PUXANDO” PARA UM DOS LADOS: indica um possível problema com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção. Tudo isso pode reduzir a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo.

    aula direção defensiva - estratégia concursos.


ID
172315
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O excesso de óleo no motor pode causar

Alternativas
Comentários
  • Questão idêntica (até as alternativas são as mesmas) caiu na prova FCC/TRF-5ª Região/2003 (Técnico Segurança e Transporte), questão 54.

    Excesso de óleo acaba enchendo demais as paredes dos cilindros de óleo, acima do que foi projetado para só formar aquele filme que permite o deslizamento saudável dos pistões. Com isso você acaba queimando uma quantidade de óleo na combustão que não deveria, o que gera carbonização de velas e bicos injetores.

    Não preciso nem falar como isso prejudica o motor do seu carro, né?

    Se projetaram o carro para receber aquele máximo de óleo, o excesso deve ser retirado. Quando se troca o filtro e liga o carro, imediatamente o óleo vai para o nível correto, pois o óleo passa a preencher o filtro e circular pelo sistema. Depois de ligar, e apagar a lâmpada do óleo, não tem essa de "abaixa depois".

  • Se o óleo colocado no motor ultrapassar a capacidade máxima do sistema de lubrificação, o motorista vai perceber logo, pois o motor do carro, após rodar alguns quilômetros, vai começar a falhar. É que o excesso de óleo vai molhar os pólos da vela e atrapalhar a ignição. Nesse caso, procure imediatamente uma oficina para corrigir o nível e limpar (ou trocar) as velas. Em longo prazo, o excesso provoca o acúmulo de óleo nos bicos injetores, entupindo-os devido à carbonização.


ID
172321
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em um veículo verificou-se que o nível do fluido de freio está abaixo do recomendado e não existem vazamentos no sistema. Além de completar o nível do fluido, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Motivos para o nível do fluido de freio estar baixo: Desgaste de pastilhas/lonas de freio ou baixa pressão hidrostática na mangueira do fluido de freio.
    Se não há vazamento de fluido de freio na mangueira só pode ser plastilhas/lonas de freio desgastadas.

  • Antes de completar o nível do fluído, é importante verificar se não está na hora de trocar as pastilhas. Em alguns casos, a simples troca da pastilha já devolve o nível do fluído...


ID
172324
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Em um veículo equipado com freios ABS não se deve utilizar fluido de freio com especificação DOT 3 porque

Alternativas
Comentários
  • O Ministério dos Transportes (Department of Transportation) dos Estados Unidos estabeleceu as especificações para fluidos de freios. Os três principais tipos disponíveis agora são DOT3, DOT4 e DOT5.

    DOT3 e DOT4 ==> SÃO À BASE DE GLICOL; DOT5, DE SILICONE. A principal diferença é que o DOT3 e o DOT4 ==> ABSORVEM ÁGUA, enquanto o DOT5 NÃO. Uma característica importante dos fluidos de freio é o ponto de ebulição. Sistemas hidráulicos contam com um fluido incompressível para transmitir força. Os líquidos geralmente são incompressíveis enquanto os gases são compressíveis. Se o fluido de freio entrar em ebulição (se transformar em gás), perderá grande parte de sua capacidade de transmissão de força. Isso pode tornar os freios parcial ou totalmente inoperantes. Para piorar a situação, a única vez que provavelmente o seu fluido de freio ferveria seria durante uma aplicação prolongada dos freios, como descendo uma serra - e este certamente não é o melhor momento para uma falha nos freios!

    Como os fluidos de freio DOT3 ou DOT4 absorvem água, ==> SEU PONTO DE EBULIÇÃO DIMINUI. Ele pode absorver água do ar, razão pela qual você deve evitar abrir o reservatório de fluido de freio de seu carro. Por essa mesma razão, os reservatórios de fluido de freio devem estar sempre muito bem fechados. Como a água absorvida provém da umidade do ar, o processo é contínuo, motivo para que o fluido de freio seja substituído ==> A CADA DOIS ANOS, independentemente da quilometragem percorrida.

    O fluido DOT5 ==> NÃO ABSORVE ÁGUA. Isto significa que o ponto de ebulição permanecerá relativamente estável, mas isso também significa que qualquer água que entrar em seu sistema de freio tenderá a formar bolsões de água pura, o que poderia causar corrosão dos freios e, num caso extremo, falhas de acionamento dos freios devido à fervura dessa água.

    Outras duas coisas importantes sobre o fluido de freio: o DOT3 e o DOT4 corroem a pintura, portanto, não deixe respingar no carro. Além disso, nenhum dos diferentes tipos de fluidos de freio podem ser misturados, pois podem não reagir muito bem e corroer seu sistema de freios.


     


ID
172327
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Uma das causas para existir dificuldade de engate em todas as marchas apenas com o câmbio frio pode ser:

Alternativas
Comentários
  • Questão idêntica caiu na prova FCC/TRT-24(MS)/2003 (Auxiliar Judiciário Mecânico), questão 47.

    Questão muito parecida caiu na prova FCC/TRF-5ª Região/2008 (Técnico Segurança e Transporte), questão 51.

    Questão muito parecida caiu na prova FCC/TRT-2ª Região (SP)/2004 (Técnico Segurança e Transporte), questão 39.

    Questão muito parecida caiu na prova FCC/TRT-3ª Região (MG)/2005 (Técnico Segurança e Transporte), questão 54.

    O conteúdo foi o mesmo também na prova FCC/TRF-4ª Região/2004 (Técnico Segurança e Transporte), questão 52.

  • A utilização de óleo não especificado pode provocar:

    • rumorosidade (ruído);

    dificuldade de engate;

    • desgaste prematuro das engrenagens.

    http://arquivo.oficinabrasil.com.br/noticias/?COD=366

  • ola ricardo tudo bom vc sabe mim indicar uma apostila muito boa para mecanica basica  de autos .


ID
218986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Um mecânico executa serviços de manutenção em um veículo que
acaba de retornar de viagem. Verificando o filtro do combustível,
sem usar equipamento de proteção, o mecânico teve seu olho direito
atingido por respingo de gasolina. Ao sair de debaixo do veículo,
o mecânico tocou a sua mão esquerda na tubulação quente do
escapamento ficando avermelhada e surgiram pequenas bolhas.
Ajudado por um colega, foi ao consultório médico, sendo logo
medicado. Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) devem ser fornecidos gratuitamente aos empregados pela empresa e adequados conforme o risco de exposição.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Certo

     

    6.3 A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias:

    a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho;

     b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; e,

    c) para atender a situações de emergência.

     


ID
219016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para executar um serviço de mecânica com qualidade, deve-se
conhecer as ferramentas e os instrumentos de medição que serão
utilizados. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

A tolerância de planeza, utilizada como referência para controle de empenos, tem uma importante aplicação na construção de máquinas-ferramenta, principalmente guias de assento de carros e cabeçotes.

Alternativas
Comentários
  • Tolerância de planeza é a diferença admissível na variação da forma plana de uma peça, representada por dois planos paralelos que definem os limites superior e inferior de variação admissível, entre os quais deve se encontrar a superfície efetiva (medida).

     

    Gabarito: C


ID
219019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para executar um serviço de mecânica com qualidade, deve-se
conhecer as ferramentas e os instrumentos de medição que serão
utilizados. Considerando esse assunto, julgue os itens a seguir.

A chave-teste serve para detectar a presença de tensão em um ponto de um circuito energizado. Esse tipo de chave tem uma luz que acende ao ser constatada a presença de tensão no local.

Alternativas

ID
219025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

A árvore de comando de válvulas tem a função de sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas, mas não interfere na ordem de ignição dos cilindros.

Alternativas
Comentários
  • A árvore de comando das válvulas ou eixo comando de válvulas tem por função, controlar a abertura e o fechamentos das válvulas de admissão e de escapamento no motor. É constituído por um eixo com vários ressaltos o qual denominamos "câmes". São esses câmes que forçam a abertura das válvulas por meio de tuchos e balancins, sendo este não utilizado em todos os motores.Para que o comando abra e feche as válvulas corretamente, é necessário que o eixo esteja sincronizado com o movimento dos êmbolos e da árvore de manivelas. Para que isso seja possível, a própria árvore de manivelas aciona o comando de válvulas por meio de engrenagens, correntes ou correia dentada. A falha nessa sincronização poderá causar falhas no funcionamento do motor ou até mesmo não permitir que o motor entre em funcionamento. Dependendo do motor, isso ainda poderá causar prejuízos pois, a cabeça do pistão ainda poderá se chocar contra as válvulas.Fonte: http://webmecauto.com.br/wikiauto/index.php?title=Tema:%C3%81rvore_de_comando_das_v%C3%A1lvulas
  • O distribuidor funciona em sincronia com o comando de válvulas, enviando a vela correta a faísca para geração da combustão.

  • questão totamente errada, 

    A árvore de comando de válvulas tem a função de sincronizar a abertura e o fechamento das válvulas(certo), mas não interfere na ordem de ignição dos cilindros. não interfere mesmo, pois o movimentos das valvulas é sicronizado com os do virabrequinho através correia dentanda ou corrente,o que pode interferir, seria velas queimadas, pois se ela não centelhassem a ignição não iria acontecer,,as valvulas apenas abrem para adimissão e escape do motor...EXAMINADOR AI VACILOU!!


ID
219028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

A boia estando desregulada ou encharcada causa afogamento no motor, dificultando principalmente a partida a frio do motor.

Alternativas
Comentários
  • a boia do carburador? 


ID
219034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

No sistema de suspensão, a barra estabilizadora reduz a inclinação do veículo nas curvas, mas não interfere na sua tração.

Alternativas
Comentários
  • Ela deixa o carro mais "travado". Logo, tanto em curvas quanto em acelerações nota-se a melhora no desempenho. No caso da aceleracao, há mais força indo para o solo por conta desse travamento.

  • Se ela interfere na inclinação do veículo, logo interfere no contato do pneu com o solo, se interfere com o contato do pneu com o solo, interfere na tração.


ID
219040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando os diversos componentes mecânicos de um veículo
e suas respectivas funções, julgue os itens que se seguem.

Consumo excessivo de combustível pode ser um indício de problemas no sistema de injeção ou de defeito no sensor de temperatura.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    Jesuis! O que a temperatura da água que arrefece o motor tem a ver com aumento no consumo? Bem, é aí que está a maldade !

    Esse ardiloso sensor, quando defeituoso, informa valores de temperatura abaixo do real, ou seja, a lábia do malandro convence a central eletrônica que o motor está mais frio do que na verdade está. Partindo desse princípio, a pobre e inocente Central aumenta o tempo de abertura dos injetores, elevando consideravelmente a quantidade de combustível consumido pelo motor.

    AVANTE!

  • Putz... Rapaz como muitos dizem Cespe sendo Cespe a marvada.

  • Havendo consumo excessivo de combustível, podemos ter problema em um ou mais sensores do sistema de injeção eletrônica. Lembre que o sensor de temperatura tem a função de informar ao módulo de injeção a temperatura do ar admitido durante a aspiração, o que influencia na quantidade de combustível a ser injetada.

    Resposta: Certo.


ID
219043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Os testes de depressão e pressão da bomba de combustível utilizam, respectivamente, um manômetro e um vacuômetro.

Alternativas
Comentários
  • Depressão é medida pelo aparelho VACUÔMETRO

    Pressão é medida pelo aparelho MANÔMETRO

  • A banca inverteu os conceitos. ERRADO


ID
219046
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Quando a embreagem perde a regulagem, a alavanca passa a funcionar de forma muito dura para o engrenamento das marchas.

Alternativas
Comentários
  • Veio só pra relembrarmos nossos estudos sobre embreagens, não é verdade? Vimos que uma das tarefas desta peça é suavizar as trocas de marchas, além de outras tarefas já anteriormente citadas, como repassar todo o torque oriundo do motor em direção à caixa de câmbio, e, ainda, amortecer as vibrações do motor resultantes das partidas ou deslocamentos em marchas lentas. Sabendo disso, podemos sim admitir a ideia de termos dificuldades para engrenar marchas no caso de uma embreagem desregulada.

    Resposta: Certo.


ID
219049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Considere que, ao fazer uma curva, aparecem ruídos na transmissão do veículo. Nesse caso, esses ruídos são típicos de folga excessiva no interior da junta homocinética.

Alternativas
Comentários
  • Folga excessiva no interior da junta homocinética causa estralos,ruídos.

    Questão certa

  • Temos dois tipos de transmissões, uma para veículos com tração na dianteira e outra, para veículos com tração na traseira. No caso de um veículo com tração na traseira apresentar sintomas de defeitos nas realizações de curvas, estes sintomas são “rangidos” ou “roncos”, ou até mesmo “patinações”.

    O tipo de veículo em questão aí, certamente apresenta transmissão dianteira, porque só os veículos de transmissão dianteira apresentam juntas homocinéticas e só as juntas homocinéticas apresentam os sintomas descritos no enunciado, por defeito de transmissão.

    Resposta: Certo.


ID
219052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O bom funcionamento de um veículo evidencia correção de todos
os sistemas que o integram, suas relações e interdependências e
ajustes dos componentes. Com relação ao conjunto dos sistemas
que contribuem para o bom funcionamento de um veículo, julgue
os itens seguintes.

Caso a válvula termostática fique emperrada e aberta, o motor atinge rapidamente a temperatura ideal para seu funcionamento. Esse fato dispensa manutenção ou eventual troca da válvula.

Alternativas
Comentários
  • Com a válvula aberta o volume de circulação d´aqua é maior ocasionado mais tempo para aquecer o motor.

    QUESTÃO ERRADA

  • Resumindo: a válvula fechada faz com que o líquido de arrefecimento circule somente no motor, caminho mais curto, menos liquido, favorecendo o almento de temperatura para início de funcionamento do motor. Depois de aquecido a válvula abre, caminho mais longo,  em que o líquido de arrefecimento chega até o radiador e reservatório,  esfriando o motor. Questão errada. 

  • Aluno, atente para a palavra “emperrada”. O que ela te sugere? Reparo? Conserto? Troca? Acertou, querido aluno. Sim, se a válvula emperrou, requer manutenção.

    Resposta: Errado.


ID
219055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

Ruídos na distribuição mecânica podem ter sua origem na correia dentada ressecada ou desgastada ou em danos no esticador.

Alternativas
Comentários
  • ACHO QUE AI O EXAMINADOR EXAGEROU NOS PENSAMENTOS,RSRS..NA PARTE DO ALTERNADOR TBM TEMOS CORREIAS QUE PODEM FAZER RUIDOS BEM MAIS ALTAS..CABE RECURSO!, mas pelo lado de "podem".. daria a questão como certa!


ID
219058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A destruição parcial da cabeça do êmbolo ou do pistão pode ser causada pela utilização inadequada de velas de ignição ou por pontos quentes causados por deficiências de arrefecimento.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Existem várias razões para um estrago como este, aqui estão os mais comuns; entrada de ar pelo retentor no lado do magneto, ciclagem do carburador muito pobre, ponto de ignição muito avançado ou caixa de ignição (CDI) defeituosa,
    vela de ignição de classificação muito quente, taxa de compressão muito elevada,
    gasolina de muito baixa octanagem.

  • Pessoal, vamos citar as fontes dos comentários caso não sejam de teor pessoal e tentar utilizar uma linguagem mais clara para ajudar os mais leigos no assunto:

    Primeiramente, EMBOLO e PISTÃO são as mesmas peças;  Peça esta que se move no interior do cilindro no motor do veiculo; cada cilindro possui seu pistão; tem por principal função receber, em toda sua área superior, a explosão da mistura de ar e combustível. Causa grave de defeitos no Pistão: O SUPERAQUECIMENTO: Dependendo do modelo do motor e da quantidade de acúmulo de carbono nos cilindros, seu veículo pode começar a sofrer a detonação do motor ( batendo pino, ruído característico que é semelhante ao som de pinos de aço batendo um contra o outro pela perda momentânea de potência e torque em condições de carga parcial ou plena.). Se você o mantiver funcionando em altas temperaturas e em detonação, será questão de tempo para que um ou mais pistões comecem a rachar, os anéis dos pistões quebrem ou a correia do eletrodo da vela de ignição derreta.
    Gabarito CERTO.

ID
219061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A redução da estabilidade direcional verificada em um veículo em alta velocidade é indício típico da necessidade de ajuste do ângulo de caster da suspensão.

Alternativas
Comentários
  • O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida do veículo. (http://www.mecanicabeto.com.br/mecanica-geral/balanceamento-e-geometria)

  • Caster insuficiente (-) = DIMINUI a estabilidade em alta e DIMINUI o esforço direcional em baixa.

    Caster excessivo (+) = AUMENTA a estabilidade em alta e AUMENTA o esforço direcional em baixa. Pode provocar vibrações laterais em altas velocidades.


ID
219064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A válvula reguladora de pressão no sistema de freio apresenta vida útil mais longa caso seja limpa periodicamente, por exemplo, com gasolina, dísel ou querosene.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO Senhores!!!

    Após a desmontagem de qualquer válvula, lave as peças com produto para limpeza de válvula pneumática ou detergente neutro. Não utilize solvente a base de petróleo ( inflamáveis/incendiários). Após a limpeza, se estiver avariada ou caso queira prolongar a vida útil dela, faça a TROCA da mesma!

    Avante!


ID
219067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que manutenção e eventuais reparos nos veículos
exigem do mecânico amplo conhecimento dos componentes para
que o serviço seja executado corretamente, julgue os itens a seguir.

A redução permanente da velocidade de rotação do motor para as rodas motrizes ocorre devido ao maior número de dentes da coroa em relação ao pinhão.

Alternativas
Comentários
  • MAIOR O NÚMERO DE DENTES = MENOR ROTAÇÃO 

    MENOR NÚMERO DE DENTES   = MAIOR ROTAÇÃO


ID
219070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos motores a dísel, ante as características desse combustível, os
componentes apresentam peculiaridades próprias. Com relação aos
componentes dos motores a dísel, julgue os itens que se seguem.

Nos motores a dísel, em vez de velas de ignição existem bicos injetores.

Alternativas
Comentários
  • O motor a diesel não tem vela, ele aspira o ar e o comprime, e então injeta o combustível diretamente na câmara de combustão (injeção direta). É o calor do ar comprimido que inflama o combustível num motor a diesel.

  • O motor a diesel não tem vela, ele aspira o ar e o comprime, e então injeta o combustível diretamente na câmara de combustão (injeção direta). É o calor do ar comprimido que inflama o combustível num motor a diesel.

    Resposta: Certo.


ID
219076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos motores a dísel, ante as características desse combustível, os
componentes apresentam peculiaridades próprias. Com relação aos
componentes dos motores a dísel, julgue os itens que se seguem.

O filtro sedimentador instalado entre o tanque e a injeção retém eventuais sujeiras presentes no combustível, mas permite a passagem de água.

Alternativas
Comentários
  • O sedimentador serve para separar água do diesel, não é filtro.


ID
219082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos motores a dísel, ante as características desse combustível, os
componentes apresentam peculiaridades próprias. Com relação aos
componentes dos motores a dísel, julgue os itens que se seguem.

A penetração de uma grande quantidade de gases no conversor catalítico pode resultar no superaquecimento desse componente, gerando consequente risco de incêndio.

Alternativas

ID
219085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

Considere que o solenoide da bomba injetora esteja defeituosa ou em circuito aberto, inviabilizando a passagem de corrente elétrica. Mesmo nessas condições, ao ser acionado, o motor a dísel entra em funcionamento.

Alternativas

ID
219088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

A injeção excessiva por pressões usuais pode danificar a antecâmara, podendo causar a fundição do cilindro onde essa injeção tenha ocorrido.

Alternativas
Comentários
  • Certo! Essa eu liguei pro meu mecanico e ele confirmou, tá certa!! lkkkkkkkkkkkk


  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkk

  • mas essa prova é para Mecânico!!!


ID
219091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O funcionamento dos motores a dísel exige conhecimentos que vão
além da operação propriamente dita do motor. Com relação a esse
tema, julgue os seguintes itens.

Os motores dos veículos antigos utilizavam uma bomba auxiliar para retirar ar do sistema de injeção. Nos veículos modernos, esse processo é realizado pelo sistema de purga integrado.

Alternativas
Comentários
  • A bomba auxiliar tinha o nome de bomba manual.


ID
219106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

São normais as falhas e os engasgos observados quando o veículo trafega em baixa velocidade e que ocorrem no início da utilização do veículo, após um longo período parado.

Alternativas

ID
219109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

A frequência de manutenção é a mesma, tanto para um veículo funcionando com velocidade normal quanto para aquele cuja condição de condução seja contínua, em velocidade em torno de 80% da velocidade máxima recomendada pelo fabricante.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Um veículo que circula mais, vai ter mais desgaste do pneu, no amortecedor, vai precisar trocar o óleo com maior frequência.

  • Errado  um veiculo que anda pouco, ou seja, fica muito tempo parado, ou que anda e para em percursos curtos ou mesmo que ande em altas velocidades deve ter manutenção mais constante. Esse é o chamado USO SEVERO do motor. 


ID
219115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando as manutenções e os reparos em um veículo equipado
com motor a dísel, julgue os próximos itens.

Caso o veículo venha a parar por falta de combustível, o motor não funciona após o reabastecimento, sendo necessário fazer uma sangria do sistema.

Alternativas
Comentários
  • sangria.. retirada de ar dos tubos.. camaras..válvulas ... o motor nao vai funcionar se estiver com os cilindros cheios de ar ...


    ..estudar mecânica é ó .... ;* ... uma mer..

  • é por isso que é recomendado não deixar o reservatório de combustível do veículo a diesel  ficar abaixo do 1/2.


ID
219124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

Os sensores de temperatura foram desenvolvidos para medir a temperatura do motor. Esses componentes, instalados no bloco, são incapazes de medir a temperatura do ar aspirado.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Sensor temperatura ar

    Este informa à central a temperatura do ar que entra no motor. Junto com o sensor de pressão, a central consegue calcular a massa de ar admitida pelo motor e assim determinar a quantidade de combustível adequada para uma combustão completa.


  • SENSOR DE AR NÃO FICA NO BLOCO, MAS SIM NO COLETOR DE ADIMISSÃO, QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA.

     


ID
219127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

Os motores de partida dos caminhões são fabricados para funcionar em tensão padronizada de 12 V.

Alternativas
Comentários
  • Caminhões 24V, se não me engano...

  • 12 V - Veículos de passeio

    24 V - Caminhões


ID
219130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os componentes do sistema elétrico de um veículo precisam ser
conhecidos por suas características, sendo importante a atenção
nos detalhes ao avaliar cada um deles. Acerca de detalhes
desses componentes e intervenções, julgue os itens
subsequentes.

A principal vantagem do alternador quando comparado ao dínamo é a sua capacidade de fornecer potência já no regime de marcha lenta do motor, antecipando o início da carga da bateria.

Alternativas

ID
219136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

O funcionamento irregular ou até mesmo o não funcionamento do motor pode ser decorrente da falta de aterramento da centralina.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO! Centralina é o modulo de comando da injeção eletronica


ID
219139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

A rotação e a carga do motor são grandezas de comando necessárias para o avanço automático.

Alternativas

ID
219145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

Para cumprir adequadamente a sua função, a vela de ignição do tipo quente opera quente o suficiente para queimar depósitos de carvão, com o veículo em baixa velocidade. Esse tipo de vela tem um percurso curto para dissipação de calor, se for comparada à do tipo frio.

Alternativas
Comentários
  • Tipo Quente: É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta doisolador.
    Tipo Frio: É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar acarbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso maiscurto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de altasolicitação do motor.
  • Vela do tipo quente demora pra dissipar o calor pq ela funciona bem quando está quente...



    Vela do tipo fria dissipa o calor mais rapidamente pq ela funciona bem quando estiver fria..

  • E, LONGO PERCURSO, demora a dissipação do calor .


ID
219151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Os diversos sistemas de um veículo devem funcionar
adequadamente, isolados ou integrados, para que as respostas
sejam as esperadas. Considerando o sistema elétrico, isolado ou
em interação com outros sistemas e componentes, julgue os
itens a seguir.

O sensor de detonação tem a função de captar o sinal para a detonação em algum dos cilindros, levar a informação até a unidade de comando para que essa possa localizar o cilindro detonante e, assim, adiantar o respectivo ângulo de ignição.

Alternativas
Comentários
  • Dispositivos que captam as vibrações da detonação no bloco do motor e as transformam em sinais elétricos. O sensor de detonação (knock sensor) fornece um sinal de resposta que é utilizado para o controle do avanço de ignição, auxiliando na melhoria do desempenho do motor e na economia de combustível.

    CUIDADOS PARA INSTALAÇÃO
    As superfícies de contato entre o sensor e o bloco do motor devem estar livres de qualquer tipo de imperfeições.

    Torque de aperto: 2,0 ~ 2,5 (Kgf.m)

    • Seu torque deve ser respeitado, pois a falta ou excesso de torque alteram a resposta do sensor.
    • Não utilize arruelas entre o sensor e o bloco do motor e/ou cabeçote.
  • ERRADO

    Não é essa a função do sensor de detonação.


    Sensor detonação

    Permite a central detectar batidas de pino no interior do motor. Este sensor é fundamental para a vida do motor, já que os motores modernos trabalham em condições críticas, a central diminui o ângulo de avanço de ignição a fim de eliminar o evento denominado como "detonação", tornando a avançá-lo posteriormente.


  • NÃO ENCONTREI O ERRO =/ 


    Durante o funcionamento do motor podem ocorrer combustões aleatórias (detonações) que popularmente são chamadas de “batidas de pinos”. Essas detonações podem prejudicar o rendimento e a vida útil do motor pois causam vibrações (ruídos) mecânicas nos cilindros de combustão que de acordo com tipo de motor podem variar em uma freqüência de 5 a 15 Khz.

    sensor de detonação tem como principal função identificar o processo de detonação e informar a UCE (Unidade de Comando Eletrônico), que ao receber essa informação cria uma estratégia de atraso no ponto de ignição. Esse processo de identificação é realizado através de um cristal piezoelétrico que constitui o sensor de detonação.Uma vez desaparecida a detonação o sistema restabelece o valor de avanço de ignição estabelecido em cada tipo de injeção e motor.

  • "atrasar" o respectivo ângulo de ignição.


ID
219157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

Se as luzes de sinalização do veículo não acendem, então uma das possíveis causas pode ser a interrupção do circuito correspondente a partir da bateria.

Alternativas

ID
219163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

O sensor que detecta a velocidade real do veículo em movimento pode ser do tipo carretel ou fotoacoplamento. Para essa função, é inadequado o sensor do tipo eletromagnético.

Alternativas
Comentários
  • Errado pois o sensor que detecta a velocidade real de um veículo é o sensor de velocidade que informa a velocidade do automóvel, essencial para varias estratégia da central.


ID
219166
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

O sistema de injeção eletrônica é cada vez mais utilizado nos veículos modernos ante as suas vantagens, se comparado com o sistema mecânico. Um dos fatores que contribuem para isso é o uso dos mesmos dispositivos para medir o volume de admissão de ar e a injeção de combustível.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    O sistema de IE não utiliza dos mesmos dispositivos que o sistema mecanico ( carburador) de alimentação do veiculo! Os sensores de pressão e ar, trabalham juntos para medir volume de admissão de ar e a injeção de combustível. No sistema mecanico isso sequer existe!

  • O sistema de injeção electronica (IE) não utiliza os mesmos dispositivos que o sistema mecânico (carburador) de alimentação do veiculo! Vimos que o IE possui diversos sensores, como de pressão e ar, que trabalham juntos para medir volume de admissão de ar e a injeção de combustível. No sistema mecânico isso sequer existe.

    Resposta: Errado.


ID
219169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para intervenção no sistema elétrico de um veículo, nos serviços de
manutenção e eventuais reparos, o mecânico precisa conhecer as
relações e interações entre os diversos componentes e ser capaz de
indicar a correta ação a tomar. Acerca desse tema, julgue os itens que
se seguem.

Considere que um veículo provido de carburador apresente dificuldades de partida a frio em dias de baixas temperaturas. Nesse caso, deve ser verificado o sistema de aceleração do veículo. Mas, se for um veículo com sistema automático, o componente a ser verificado é o sensor que utiliza um termistor.

Alternativas
Comentários
  • O QUE FAZER QUANDO HA PROBLEMAS NA PARTIDA EM DIAS FRIOS:
    Veiculo com carburador: ha a necessidade de se verificar o sistema de aceleracao do veiculo.
    Veiculo com sistema automatico: ha de se verificar o sensor que usa um termistor.
    bons estudos!!!
  • Nãooo diga!!! 

    Como seu comentário foi válido colega.. parabéns tá..
  • Charlison, vc é um fanfarrão!

  • Termístor  são semicondutores sensíveis à temperatura

    Alguns podem servir de proteção contra sobreaquecimento, limitando a corrente eléctrica quando determinada temperatura é ultrapassada. Outra aplicação corrente, no caso a nível industrial, é a medição de temperatura (em motores por exemplo), pois podemos com o termístor obter uma variação de uma grandeza eléctrica em função da temperatura a que este se encontra.

  • Esse Charlison é mais um discípulo do famoso professor Marcos Girão...esse professor responderia assim:

    "Certíssima questão!!! Por tudo que estudamos até agora, podemos concluir que caso um veículo provido de carburador apresente dificuldades de partida a frio em dias de baixas temperatura, nesse caso, deve ser verificado o sistema de aceleração do veículo. Mas, se for um veículo com sistema automático, o componente a ser verificado é o sensor que utiliza um termistor.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk é isso mesmo Francisco!


ID
219172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A solda elétrica é apropriada para uso em serviços de funilaria.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    O primeiro passo é definir quais são as partes da lataria que ainda estão boas e as que já estão podres. No caso de estar apenas amassado o funileiro retira essa parte com problema do carro e a conserta por completo. Porém, quando não há salvação para alguma parte da peça é importante substituí-la por uma nova. Então, saiba que a funilaria pode tanto consertar como também substituir as partes ruins. MAS NUNCA SE UTILIZA SOLDAS EM LATARIA DE VEICULOS!


ID
219175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A aplicação da ferramenta de repuxo contribui para o alinhamento de partes danificadas da lataria.

Alternativas
Comentários
  • Certa. Seu sistema consiste em aplicar uma ventosa com cola quente (a base de silicone para não afetar a pintura do carro) no centro ou nas bordas do amassado, posicionar a repuxadora a 90º do amassado até que o amassado seja corrigido. 


ID
219178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O verniz de boa qualidade aplicado na lata nua assegura excelente acabamento da tinta de cobertura.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    o verniz é aplicado após a pintura, dando brilho e melhor acabamento na tinta; De forma que, na "lata nua" se aplica o PRIMER, que tem a função de dar base solida para lixar e pintar a lataria! AVANTE!


ID
219181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O fundo PU dispensa o uso de aditivos para sua cura.

Alternativas
Comentários
  • Cura é o tempo que o fundo ou a tinta leva para secar completamente; por exemplo, em uma pintura recente se você colocar o dedo na tinta fica as marcas das digitais essa pintura ainda não completou o processo de cura (secagem). Atualmente as empresas especializadas em pinturas automotivas utilizam-se de estufas modernas para acelerar o processo e evitar que a cura em ambiente comum seja comprometida pela umidade e sujeira presente no ar.


  • Tinta PU dispensa o uso de VERNIZ.


ID
219184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Um bom acabamento no serviço é obtido quando o polimento é executado antes da montagem dos componentes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO E OBVIO!

    Monte a peça pronta e polida ou entao vai trabalhar 2x, montar e depois polir pra entregar pro cliente!


ID
219187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Nos trabalhos de recuperação de veículos acidentados,
independentemente da severidade dos danos causados, os detalhes nos
serviços de funilaria, pintura e acabamentos fazem a diferença no
resultado final. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Para se obter boa qualidade, deve-se efetuar o polimento de peças pintadas no intervalo de, no máximo, até duas horas.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada, dependendo do tipo de pintura, serão necessários dias para se fazer o polimento. 

ID
318298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Ao se vistoriar um automóvel, é necessário priorizar alguns sistemas ou componentes visando liberar o veículo para o uso em condições de segurança. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Ao verificar a necessidade de completar o reservatório do fluido de freio, é essencial conhecer o DOT (Departamento de Transporte dos Estados Unidos) do fabricante do óleo ainda existente no reservatório, para que seja utilizado um fluido com a mesma característica.

Alternativas
Comentários
  • DOT = determina o ponto de ebulicao ! Logo, ao completar o fluido e necessario, para bom funcionamento do veiculo, que este tenha as mesmas caracteristicas do que ja esta sendo usado.

  •  
              Os fluidos de freio(higroscopíco)devem ser substituidos a cada 2 anos,ou de acordo com manual do fabricante,
    para evitar o (FADE ou FADING:fadiga do material).Observando-se a norma DOT.

                                                         _DOT 03:entra em ebulição a 215°c (freios convencionais)
                                                         _DOT 04:entra em ebulição a 235°c (freios ABS)
                                                         _DOT 05:entra em ebulição acima de 250°c (freios ABS) 
  • Departamento de Transporte dos Estados Unidos?

     

  • É isso mesmo, Eliton, Department of Transportation of US, DOT. Lá eles editam regulamentos sobre os DOTs, 3,4,5, etc...

  • ta de brication to you mi cara ?

  • Perfeita assertiva. Aprendemos que não podemos misturar fluídos de freios de ‘DOTs’ diferentes sob pena de comprometer o funcionamento do sistema. Estudamos, ainda, que os fluídos possuem diferentes composições: óleos minerais; ésteres; ésteres de glicol e silicone. Não podemos misturar.

    Resposta: Certo.


ID
318307
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Ao se vistoriar um automóvel, é necessário priorizar alguns sistemas ou componentes visando liberar o veículo para o uso em condições de segurança. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

Devido às características atuais dos óleos automotivos, que apresentam elevados graus de viscosidade e são compatíveis com os diversos combustíveis empregados, a verificação do nível de óleo no motor pode ser dispensada, pois, após o funcionamento inicial dos motores, ele estará protegido pela camada residual do lubrificante.

Alternativas
Comentários
  • a verificação do nível de óleo no motor pode ser dispensada.

    Gabarito Errado.

  • Óleo motor por exemplo é recomendado sua verificação diária. 

  • Nããããããão. Dispensar a verificação do nível de óleo do motor? Não, de forma nenhuma!

    Resposta: Errado.


ID
318310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de mecânica de automóveis, julgue os itens a seguir, referentes a funcionalidade de sistemas e componentes, diagnósticos e soluções.

Os tuchos transmitem os movimentos dos ressaltos do comando de válvulas para as hastes de comando ou diretamente para as hastes das válvulas. Os tuchos hidráulicos são mais silenciosos quando em funcionamento

Alternativas
Comentários
  • Os tuchos hidráulicos são usados para eliminar a folga existente entre a válvula e o balancim, tornando o funcionamento mais silencioso, visto que trabalha com folga-zero e possui regulagem automática, do que quando se utiliza tuchos mecânicos, e impedir que o motor exceda em RPMs, evitando a flutuação das válvulas e eventual quebra do motor. 

  • Os tuchos hidráulicos são mais silenciosos quando em funcionamento.

    Tenho uma dúvida, pode até ser uma besteira porque não entendo nada de mecânica.
    A questão fala: Quando em funcionamento
    E quando ele estiver parado (não estiver em funcionamento), ele não será mais silencioso?

ID
318313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de mecânica de automóveis, julgue os itens a seguir, referentes a funcionalidade de sistemas e componentes, diagnósticos e soluções.

Ângulo incorreto de caster causa desgaste irregular na banda de rodagem do pneu e anomalias na direção do veículo, devendo o motorista ser alertado para tomar cuidado em curvas acentuadas se o caster for positivo.

Alternativas
Comentários
  • geometria do veiculo(alinhamento):
    1-angulo de câmber(cambagem +uo -)
    _câmber positivo:causa desgaste na parte EXTERNA do pneu;
    _câmber negativo:causa desgaste na parte INTERNA do pneu.
    2_cáster:rodas ATRASADA ou ADIANTADA.OBS:não causa desgaste de pneu,mas quando pisar no freio puxará para um lado.(direito ou esquerdo).
    3_convergência e divergência (+ ou -)
    positivo:roda ABERTA.
    negativo:roda FECHADA.
  • Quem causa desgaste é o ângulo carter e não caster.

  • Ângulo incorreto de caster (CAMBER) causa desgaste irregular na banda de rodagem do pneu e anomalias na direção do veículo, devendo o motorista ser alertado para tomar cuidado em curvas acentuadas se o caster for positivo.

    Conceitos trocados, questão incorreta.

     

    Fé,acredite, iremos mudar de vida!! 


ID
318316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de mecânica de automóveis, julgue os itens a seguir, referentes a funcionalidade de sistemas e componentes, diagnósticos e soluções.

Considere que um motorista tenha tentado dar a partida com o motor frio e o veículo não tenha funcionado. Nesse caso, o problema pode ter sido provocado por falta de combustível na cuba do carburador, causada por vazamento.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA. Questao de 2011, dificil hoje em dia cobrarem algo sobre o "finado" carburador.....

  • A retirada da PREPOSIÇÃO "EM" que.

    "Há um momento que é preciso distinguir duas coisas" 


ID
318319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de mecânica de automóveis, julgue os itens a seguir, referentes a funcionalidade de sistemas e componentes, diagnósticos e soluções.

A parte mecânica do distribuidor funciona acionada pelo tubo de avanço a vácuo ligado ao carburador, o que permite o deslocamento da parte móvel da mesa.

Alternativas
Comentários
  • Essa é do antigo platinado.


ID
318322
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de mecânica de automóveis, julgue os itens a seguir, referentes a funcionalidade de sistemas e componentes, diagnósticos e soluções.

Alavanca de acionamento muito dura ao engrenar as marchas pode indicar que a embreagem está desregulada ou há falta de lubrificação no sistema.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o que seria essa embreagem desregulada e  por que a afirmação é verdadeira.
  • A embreagem é responsável pela transmissão de movimento entre o eixo do motor e a caixa de câmbio. Se houver problemas relacionados à ela (falta de regulagem, desgaste ou baixo fluído hidráulico), um dos possíveis sintomas é a dificuldade em engrenar as marchas. Este sintoma também pode indicar falta de óleo lubrificante na caixa de câmbio, portanto questão correta.


ID
323659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação ao sistema de alimentação de veículos por carburador, julgue os itens seguintes.

Para se contornar as dificuldades apresentadas por um veículo com partida a frio, deve-se utilizar o afogador, que consiste em uma válvula borboleta que, ao ser acionada, proporciona marcha lenta mais acelerada durante o aquecimento do motor.

Alternativas
Comentários
  • Ao ser acionado o afogador, a borboleta referida na questão tampa a entrada de ar no carburador, modificando assim a mistura AR/COMBUSTÍVEL.

  • Lembrando que isso não é mais utilizado desde o início do século 21.


ID
323665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação ao sistema de alimentação de veículos por carburador, julgue os itens seguintes.

Caso o carburador impeça que o motor funcione em marcha lenta, é possível que a proporção entre a mistura ar-combustível esteja fora de especificação.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: CERTA.

    COMENTÁRIO: O CONTROLE DA MISTURA AR + COMBUSTIVEL É FEITO ATRAVÉS DO PARAFUSO DE CONTROLE DA MISTURA (AR+COMBUSTIVEL), CONHECIDO COM GICLÊ OU GICLEUR.
    ESSES GICLÊS, SE DESREGULADO OU OBSTRUÍDO, CAUSAM UM MAU FUNCIONAMENTO DO MOTOR, JÁ QUE O MESMO CONTROLA A ENTRADA DE MISTURA NO MOTOR.

ID
323668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Sabendo que manutenção do sistema de refrigeração do veículo em boas condições é fundamental para o adequado desempenho de suas funções, julgue os próximos itens.

Na substituição da correia da bomba de água, seja ela lisa ou dentada, a correia deve tocar, exclusivamente, os flancos do canal da polia motora, não estabelecendo contato com o seu fundo.

Alternativas

ID
323671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Sabendo que manutenção do sistema de refrigeração do veículo em boas condições é fundamental para o adequado desempenho de suas funções, julgue os próximos itens.

Os sistemas que utilizam líquido de arrefecimento exigem a verificação periódica do nível do líquido e têm a manutenção mais cara. Os sistemas que utilizam arrefecimento a ar, por sua vez, têm motor mais ruidoso e sofrem influência da temperatura externa.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: CORRETA.

    COMENTÁRIO:
    ESSAS SÃO ALGUMAS DAS DESVANTAGENS DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO À ÁGUA, PORÉM É O SISTEMA MAIS EFICIENTE DE DIMINUIÇÃO DE TEMPERATURA, JÁ QUE O SISTEMA TAMBÉM É RESFRIADO PELO PRÓPRIO AR EXTERNO, NAS ALESTAS DO RADIADOR.
  • O sistema de arrefecimento a ar, como no caso do Fusca da Volkswagem, é feio com a circulação de ar nas cavidades do motor, já os automóveis com arrefecimento a água, além de serem mais eficientes,  são mais imunes a temperatura externa e tem custo de manutenção mais elevado. 


ID
323674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Sabendo que manutenção do sistema de refrigeração do veículo em boas condições é fundamental para o adequado desempenho de suas funções, julgue os próximos itens.

O funcionamento correto da válvula termostática é de fundamental importância na fase de aquecimento inicial do motor, quando ela permanece aberta.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: ERRADA.

    COMENTÁRIO:
    A VÁLVULA TERMOSTÁTICA É RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DA TEMPERATURA DO MOTOR, PORÉM, QUANDO O MOTOR ESTÁ FRIO, ELA PERMANECE FECHADA PARA HAVER UMA CIRCULAÇÃO DO LÍQUIDO NO MOTOR. SOMENTE QUANDO O MOTOR ATINGE A TEMPERATURA IDEAL, A VÁLVULA TERMOSTÁTICA SE ABRE, LIBERANDO O LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO AO RADIADOR, PARA RESFRIÁ-LA E PARA SER UTILIZADA NOVAMENTE NO MOTOR.
  • Afirmação correta até dizer que a válvula permanece aberta, pois ela deve ficar fechada, justamente para atingir a temperatura ideal, aí sim ela abra para resfriar a água.

  • Resumindo: a válvula fechada faz com que o líquido de arrefecimento circule somente no motor, caminho mais curto, menos liquido, favorecendo o almento de temperatura para início de funcionamento do motor. Depois de aquecido a válvula abre, caminho mais longo,  em que o líquido de arrefecimento chega até o radiador e reservatório,  esfriando o motor.


ID
326035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com referência às ferramentas e(ou) equipamentos de medição
normalmente utilizados em serviços de reparo de motores a
gasolina, julgue os itens de 7 a 13.

Ao se sacar uma polia, mesmo utilizando-se um saca-polias adequado e bem posicionado, a polia poderá ser danificada, caso os rolamentos instalados estejam engripados.

Alternativas

ID
326044
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de alguns componentes dos motores a gasolina, julgue
os itens que se seguem.

O motor pode apresentar superaquecimento, caso a válvula termostática funcione emperrada na posição aberta.

Alternativas
Comentários
  • A função da válvula termostática é controlar a temperatura do motor. Ela possui um bulbo com cera que se expande ou contrai em função da temperatura do fluído que a envolve. Esse bulbo com cera controla mecanicamente a válvula que abre e fecha a passagem do fluído de arrefecimento do motor até a entrada da bomba de água ou do radiador.
    Quando o fluído de arrefecimento atinge a temperatura de trabalho, as válvulas se abrem e parte do fluxo migra para o radiador. A válvula termostática exerce duas tarefas muito importantes:
    Quando fechada acelera o processo de aquecimento do motor até a temperatura ideal de funcionamento, impedindo a circulação de água pelo radiador. Neste caso, a água circula entre a bomba, bloco e cabeçote.
    Mantém a temperatura do motor em nível ideal para o bom funcionamento, através da regulagem da abertura e fechamento da passagem para o radiador. Nunca remova a válvula termostática do motor. Se tiver algum problema, verifique em uma oficina autorizada a causa.

  • Não, tem pessoas que até retiram ela quando apresenta problemas ao invés de substitui-la por outra nova.


ID
326056
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de alguns componentes dos motores a gasolina, julgue
os itens que se seguem.

Os contrapesos do distribuidor são forçados para o centro de rotação à medida que a rotação do motor e da árvore do distribuidor aumenta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em falar que os pesos são jogados para o centro, sendo que a rotação fará que os mesmos sejam arremessados para fora.


ID
326059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de alguns componentes dos motores a gasolina, julgue
os itens que se seguem.

Se, após o funcionamento do motor, o nível do óleo lubrificante desse motor estiver muito baixo, isso indicará a ocorrência de condensação de água no cárter.

Alternativas

ID
326062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A respeito de alguns componentes dos motores a gasolina, julgue
os itens que se seguem.

A obstrução do filtro de ar provoca empobrecimento excessivo da mistura ar/combustível, contribuindo, assim, para aumentar a emissão de poluentes.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Se o filtro de ar saturar, o veículo dará sinais como aumento do consumo de combustível, perda de potência, aumento dos níveis de emissão de poluentes e forte odor emitido pelo escapamento. Em alguns veículos da linha média e pesada, existe um indicador de restrições no filtro de ar que alerta o condutor sobre a necessidade da troca. "Atualmente, os filtros são todos descartáveis. Não existe manutenção e o ideal é fazer a troca dentro do período recomendável pela montadora", explica Jair Silva.

    http://www.omecanico.com.br/news.php?recid=5184&hl=filtro%20de%20ar

  • Provaca o enriquecimento da mistura, e não empobrecimento.

  • Essa questão esta CERTA!! Os candidatos que deram mole de NÃO recorrer. Se o filtro está obstruído,entupido a mistura ( AR+COMBUSTÍVEL) ficará pobre, ruim, fora do recomendável, para o motor ter seu ciclo de funcionamento. Com isso, aumenta o consumo, perda de potencia, dentre tantas. NÃO SEI COM O GABARITO ESTÁ ERRADO. Concursos tem disso!


ID
326065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a
seguir.

Para um veículo cujo motor funcione em regimes de alta demanda e em baixa velocidade, é recomendável a instalação de velas de ignição do tipo fria.

Alternativas
Comentários
  • É uma dúvida muito comum, mas vamos lá:
    O grau térmico indica a capacidade de dissipação térmica (perder calor).
    Quanto menor o número, mais "quente" é a vela, ou seja, menor é a capacidade de dissipação do calor.

    Enquanto uma vela mais quente é capaz de manter uma temperatura mais alta na ponta do isolador, queimando eventuais depósitos de carvão (ideal para regimes de baixos RPM), uma vela mais fria possui maiorcapacidade de dissipação do calor (ideal para regimes de altos RPM).

    É bom lembrar que deve sempre ser seguido o grau térmico especificado pelo fabricante, pois uma vela fria demais pode "roubar" faísca, e uma vela muito quente pode gerar pré-ignição.


    Essa resposta do forum me ajudou a resolver a questao
    Abç
  • Uma vela deve dissipar o calor produzido pelos gases de combustão. O grau térmico é a medida da quantidade de calor dissipado.

    Tipo Quente

    É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.

    Tipo Frio

    É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.


ID
326068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a
seguir.

Destruição parcial da cabeça dos pistões e da região onde estão alojados os anéis é causada por pontos quentes originados por deficiência de arrefecimento ou por válvula termostática operando acima da temperatura normal.

Alternativas

ID
326074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a
seguir.

Motor com baixa pressão do óleo no sistema de lubrificação indica problema na válvula reguladora de pressão ou bomba de óleo defeituosa.

Alternativas
Comentários
  • Ou ainda folga nos mancais.


ID
326077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a
seguir.

Quando comparado ao carburador, o sistema de injeção eletrônica multibico, apesar de ter custo mais elevado, apresenta vantagens com relação a consumo, emissão de poluentes e melhor distribuição da mistura ar/combustível.

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO: CERTA.

    COMENTÁRIO:
    QUALQUER SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA É MAIS EFICIENTE DO QUE QUALQUER CARBURADOR, INCLUSIVE DO CARBURADOR ELETRÔNICO. OS COMPONENTES DA INJEÇÃO ELETRÔNICA TORNAM ELA MAIS CARO DO QUE O CARBURADOR, MAS ASSEGURA DIVERSAS VANTAGENS:
    DIMINUIÇÃO DE RESÍDUOS POLUENTES.
    DIMINUIÇÃO DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL.
    MELHOR APROVEITAMENTO DA MISTURA AR+COMBUSTIVEL.
    MANUTENÇÃO COM MENOS FREQUÊNCIA.
    DIAGNÓSTICOS PODEM SER RETIRADOS DA UCE (UNID. CENTRAL ELETRÔNICA).
    MELHOR DESEMPENHO DO MOTOR.
  • Todas essas vantagens foram elencadas na nossa aula. Ressalta-se que a questão é de 2011, e, cada vez mais, a implantação da injeção eletrônica tem ficado mais barata.

    Resposta: Certo.


ID
326080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Acerca do funcionamento dos motores a gasolina, julgue os itens a
seguir.

O nível de regulagem alto da boia de combustível pode provocar a falta de combustível na cuba, impedindo, consequentemente, que o carburador contribua para que o motor frio entre em funcionamento.

Alternativas

ID
326086
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a manutenção e reparos em
oficinas mecânicas.

A regulagem e o assentamento das válvulas, testes de compressão ou até mesmo uma retífica podem ser indicados no caso de haver redução de potência do motor do veículo.

Alternativas

ID
326098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a manutenção e reparos em
oficinas mecânicas.

Em veículos equipados com carburador, a regulagem da marcha lenta fora da especificação pode deixar o motor muito acelerado ou morrendo. Nesse caso, deve-se verificar o sistema de ignição e realizar a manutenção e regulagem do carburador.

Alternativas

ID
326101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a manutenção e reparos em
oficinas mecânicas.

No carburador de veículo equipado com esse dispositivo, caso a boia esteja fora da especificação, isso pode ocasionar enriquecimento ou empobrecimento da mistura ar/combustível. Para solucionar esse problema, deve-se regular a boia e verificar o nível de combustível na cuba do carburador. Nesse caso, se o nível não estiver de acordo com a especificação estabelecida, deve-se providenciar a substituição da boia por outra, conforme especificado pelo fabricante.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade a boia não tem nada com a misutra!
    O que ela faz é manter a cuba ( reservatorio) do carburador com uma quantidade de combustivel reservada para  ser utilizado sem falhas ou bolhas. 
    Em situação de marcha lenta o consumo é muito pequeno, e em caso de aceleração brusca o combustivel reservado na cuba é utilizado de pronto, até que chegue novo combustivel enviado pela bomba. 

    Uma cuba vazia pode ocasionar falta de combustivel quando da aceleração brusca, bem como uma cuba cheia demais ocasiona o transbordo do combustivel pelas canaletas do carburador ocasionando derramamento, afogamento, incendio etc.

    Empobrecimento e enriquecimento da mistura é questão de regulagem.  ​Isso seria pelos gicles ou pelas agulhas.

     


ID
326149
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Considerando que os motores a dísel apresentam diferentes
características de funcionamento e componentes distintos de acordo
com suas aplicações, julgue os itens subsequentes.

Os motores veiculares podem ser utilizados para o acionamento de máquinas que exijam características específicas ou máquinas da construção civil, como tratores, carregadeiras, guindastes, compressores de ar, acionamento de sistemas hidrostático.

Alternativas

ID
326182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação a lanternagem e pintura em autos, julgue o item
abaixo.

Na pintura de um veículo, utiliza-se tinta poliéster ou PU (poliuretânica). Ao se utilizar tinta poliéster, não é necessária a aplicação de verniz, pois essa tinta já possui resistência e brilho.

Alternativas
Comentários
  •   Tinta poliéster - é necessário usar verniz.

      PU (poliuretânica) - não é necessário, pois sua composição contém verniz..

    Gabarito : Errado


ID
344515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação ao sistema de ignição do motor de automóveis, julgue
os próximos itens.

Nas velas de ignição, que abrem e fecham o circuito através dos platinados, é montado também o condensador.

Alternativas
Comentários
  • Vela de igniçao item que tem como ultilidade emitir faisca para que ocorra a queima da mistura Ar,Combustivel dentro do cilindro do Motor.
  • Errado,
    condensador é instalado no distribuidor junto com o platinado, atuando como acumulador de corrente contribuindo para a formação de alta tensão na bobina de ignição e protegendo assim o platinado.
  • Condensador = acumulador de carga = bateria e não está montado nas velas de ignição.

  • ERRADA. Nas velas de ignição não se monta NADA! Questão aniquilada com esse entendimento. Fim.

  • é de forma nenhuma as vela é montada com algum tipo de condensador .


ID
344518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação ao sistema de ignição do motor de automóveis, julgue
os próximos itens.

O distribuidor tem a função de conduzir a alta voltagem da tampa da bobina de ignição até as velas.

Alternativas
Comentários
  • Quetão: ERRADA.

    O distribuidor direciona a corrente para a vela do cilindro que se encontra no momento da explosão, para isso trabalha sincronizado com o motor.

    Os cabos de ignição são responsáveis por conduzir a alta tensão produzida na bobina até as velas sem perda, passando ou não pelo distribuidor.


    Força Sempre!!!


    fonte: wikipedia.org
  • O distribuidor

    O distribuidor é responsável por diversas tarefas. A principal é distribuir a alta tensão da bobina para o cilindro correto. Isto é feito pela tampa e pelo rotor. A bobina é conectada ao rotor, que gira dentro da tampa. O rotor passa por uma série de contatos, um por cilindro. Quando a ponta do rotor passa pelo contato, um pulso de alta tensão vem da bobina. O pulso atravessa o pequeno espaço entre o rotor e o contato (na verdade eles não se tocam) e então continua pelo cabo da vela até chegar à vela do cilindro certo. Quando se faz a regulagem do motor, a tampa e o rotor são substituídos, pois eles geralmente se desgastam por causa da formação de arcos voltaicos. Os cabos das velas também se desgastam e perdem um pouco de seu isolamento elétrico. Esta pode ser a causa de alguns problemas bem misteriosos no motor.

     

     

    Os distribuidores com platinado mais antigos possuem outra seção na metade inferior do distribuidor - esta seção é responsável por interromper a corrente para a bobina. O terminal negativo da bobina é conectado ao platinado.

     

     



    fonte: howstuffworks
  • Questão muito foda de resolver... pois sem distribuidor não teria como conduzir alta tensão até as velas. 

  • O que conduz a alta voltagem gerada pelo distribuidor para as velas são os cabos de velas.

  • A Bobina de Ignição (responsável por gerar a centelha) joga a alta tensão gerada que primeiramente chega a tampa do distribuidor, que como o próprio nome diz, distribui para o cabo de vela e em seguida chega as velas, seguindo a ordem de centelhamento do motor, ou seja , sem o distribuidor a centelha não chega nem aos cabos e muito menos nas velas. Questão feita por quem não entende de mecânica e passível de recurso.

  • ERRADA!! Pessoal, a questão erra ao citar " tampa da Bobina"( ora! isso non Eczisti) o que existe no sist.de ignição é a tampa do distribuidor. A tampa do distribuidor e o rotor trabalham em conjunto para distribuir a energia proveniente da bobina de cada vela individual. À medida que o rotor é girado pelo eixo do distribuidor, seu contato de metal passa para cada um dos contatos de metal individuais no interior da tampa do distribuidor. Isso permite que a energia da faísca percorra através dos cabos da vela até que ela atinja as velas de ignição. A energia, em seguida, sai pela abertura da vela, produzindo uma faísca. Esta centelha é o que inflama a mistura do combustível dentro de cada cilindro.

  • verdade quem tem tampa é o ditribuidor e não a bobina .


ID
344521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação ao sistema de ignição do motor de automóveis, julgue
os próximos itens.

A bobina de ignição, componente do sistema de ignição que gera a alta voltagem necessária para a produção das faíscas nas velas de ignição, possui dois rolamentos, o primário e o secundário.

Alternativas
Comentários
  • A bobina é um dispositivo simples - essencialmente um transformador de alta tensão formado por dois enrolamentos de fios. Um dos enrolamentos constitui a bobina principal. A bobina secundária fica enrolada em volta desta. Normalmente, a bobina secundária possui centenas de voltas a mais que a bobina principal.

    A corrente flui da bateria pelo enrolamento principal da bobina.

    A corrente da bobina principal pode ser subitamente interrompida pelos platinados, ou por um dispositivo de estado sólido na ignição eletrônica.

    Se você acha que a bobina se parece com um eletroímã, você está certo. Porém ela é também um indutor. A chave para o que ocorre na operação da bobina está naquilo que acontece quando o circuito é interrompido abruptamente pelo platinado. O campo magnético da bobina principal cessa rapidamente. A bobina secundária é engolfada por um campo magnético potente e em alteração. Este campo induz uma corrente nas bobinas - uma corrente de alta tensão (de até 100.000 volts) devido ao número de voltas no enrolamento secundário. A bobina secundária fornece essa tensão para o distribuidor por meio de um cabo de alta tensão muito bem isolado.

    fonte: howstuffworks

  • Questão muito mal formulada, pois , realmente existem fios enrolados dentro da bobina, mas rolamentos não , pois rolamentos são peças que possuem roletes dentro para fazer algo girar, como por exemplo, o rolamento de roda de qualquer carro, alguém já viu uma bobina rolando dentro do compartimento do motor????.... Cespe mal assessorado nas questões de mecânica.

  • Dois rolamentos eh de cair o c# da bunda. o QC tá digitando tudo errado.

  • A questão estava assim mesmo na prova!
    Afirma que a bobina tem dois rolamentos!

    A saber - rolamento é uma rodinha com um monte de bolinhas e outra rodinha por fora!
    O que a bobina tem é um um ENrolamento que é um fio todo enrrolado.

    O CESPE foi ridiculo ao extremo nessa questão

  • putz agora de m... ou cespe ta errado ou o QC  andou falhando na digitação..pqp.. que não conhece nada de mecanica se ferra numa dessa!! o qc deve ser pronunciar.. pois o gabarito esta totalmente errado!! assim não dá!!

     GABARITO É ERRADO!

  • Essas questões e outras não foram feitas por pessoal especializado na área. Percebi que eles pegaram um manual de mecânica e apenas trocaram as palavras para considerar as questões erradas. Nessa foi erro na hora de passar para a prova, era pra digitar enrolamento e o responsável pela prova deve ter digitado rolamento.

  • Essa questão é de uma prova de 2010. Até hoje, as provas para esse cargo, independente de qual seja a banca examinadora, são um LIXO.

    E mais uma "briga" com a banca do que demonstração de conhecimento na hora da prova. E o pior é que é um dos melhores cargos para se exercer (não é monótono e não trabalha muito rs) de nivel médio de um tribunal.

  • Rolamento é uma coisa, enrolamento é outra......Tá loco....

  • A questão esté muito, mas muito errada mesmo. Bobina possui enrolamentos e não ROLAMENTOS.  Cespe comeu mosca .


ID
344524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação ao sistema de freios de veículos automotores, julgue
os itens que se seguem.

Alavancas de hastes ou cabos terminados por ponteiras são componentes de comandos mecânicos dos freios.

Alternativas
Comentários
  • Freio mecânico é com os pés, ou seja, normalmente hidraulivo.

  • O freio o qual a questão se refere, é o freio de mão.

    É componente do freio de mão; haste de acionamento, haste de saída, etc.... 

  • O COMANDO MECANICO É O FREIO DE MÃO, ACIONADO ATRAVÉS DA CABOS OU ALAVANCAS, NESSA A BANCA PEGOU MUITA GENTE, LEMBRE SE QUE OS PEDAIS OU ALAVANCAS SÃO ACIONADORES E NÃO FREIOS!! ESPERO QUE AJUDE ALGUEM..BONS ESTUDOS TURMA!

  • Exemplo de freio mecâncio é o freio de mão. Vimos que, em geral, eles são terminados por ponterias que os ligam aos freios de trás.

    Resposta: Certo.


ID
344527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação ao sistema de freios de veículos automotores, julgue
os itens que se seguem.

São tipos de sistemas de freios: mecânico, hidráulico, a ar e a hidrovácuo.

Alternativas
Comentários
  • Certo


  •  o que é freio hidrovácuo?

     

  • Belíssimos comentários dos colegas... "nos ajudaram bastante!!!"

  • Questão correta


    Sistemas de freios: 

    Sistema hidráulico

    Quando acionamos o pedal de freio o cilindro mestre pressiona o fluídode freio que através de uma tubulação pressiona a lona ou o disco, e faz comque as rodas parem. A pressão exercida pelo cilindro mestre é transmitida aoscilindros de roda, através do fluxo do fluído de freio.

    Sistema a ar

    Geralmente usado em veículos de grande porte, é muito parecido com o sistema hidráulico, mas usa ar comprimido para acionar as lonas de freio das rodas, e existe manômetro (aparelho que mede pressão) instalado no painel do caminhão para a verificação da pressão correta do sistema.

    Sistema Hidrovácuo

    Este sistema é exatamente o mesmo que o sistema hidráulico acrescido deum componente que através da criação de vácuo diminui a força necessária quefazemos no pedal para frearmos. O tipo de freio a disco exige muita força noacionamento do pedal, sem esse sistema, ficaríamos desconfortáveis sempre quenecessitássemos utilizar os freios. Por isso é muito perigoso em veículos comesse sistema instalado (e hoje praticamente todos têm) desligarmos o motor docarro com ele em movimento, pois osistema só funciona com o motor ligado, entenderam? Motor desligado, freioapagado. E mesmo que você consiga ligar o veículo rapidamente, ainda é precisobombar o pedal de freio para voltar a funcionar corretamente.

    http://www.aeveja.com.br/interface/downloads/sistema_freios.pdf

  • Exemplificando:
    Mecanico: freio de mão, freio de motos pequenas (só um cabo de aço)
    Hidraulico: motos maiores, até algumas bicicletas, fusca e derivados
    hidrovacuo: a grande maioria dos carros de passeio.
    Ar: ônibus e caminhões em geral, esse tem a vantagem de ser facilmente acoplado ou desacoplado, como nos caminhões articulados por exemplo, ao  compartimento de carga que também freia.

  • Essa questão caberia recurso, uma vez que os sistemas de freios são: mecânico, hidráulico, pneumático e hidropneumático. O hidrovácuo ou servo-freio é um mecanismo que auxilia o motorista no acionamento do pedal do freio, diminuindo a força exercida.

  • RECURSO NESSA QUESTÃO COM CERTEZA. HIDROVACUO NÃO É FREIO,E SIM UM AUXILIAR NO SITEMA HIDRÁULICO, QUE TEM COMO FUNÇÃO REDUZIR O ESFORÇO DO CONDUTOR NAS FRENAGENS.. MAS POR VIA DAS DUVIDAS.. TEMOS QUE TENTAR ENTENDER O DOIDO DA BANCA!

  • Tecemos comentários sobre todos esses sistemas. De relevante mesm, só faltou o ABS, mas a questão não mencionou “somente”.

    Resposta: Certo.


ID
344530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação ao sistema de freios de veículos automotores, julgue
os itens que se seguem.

Os comandos hidráulicos dos freios funcionam de acordo com o princípio da transmissão de pressão pelos líquidos. Nesse sistema, a pressão exercida sobre o pedal do freio aciona o pistão do cilindro mestre, guarnecido com um líquido apropriado.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema hidráulico fechado que conta com o auxílio de diversos componentes de diferentes funções para criar pressão, conduzir o fluido hidráulico e para a geração de força que será aplicada nos componentes de atrito.

    O motorista é a peça chave para o acionamento do freio. Quando o motorista aciona o pedal de freio o sistema entra em funcionamento. A haste que está ligada ao pedal também está ligada ao servo freio, que por sua vez tem a função de auxiliar o motorista na frenagem. O servo freio cria um vácuo interno em duas câmaras separadas, quando o motorista aciona o pedal de freio acaba dando passagem para o ar entrar em uma das câmaras, assim, a haste é direcionada para frente por que a outra câmara está sob constante vácuo do motor.

    fonte: infomotor

  • É um pequeno resumo do funcionamento dos freios hidráulicos.

    Resposta: certo.


ID
344542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Com relação aos sistemas de lubrificação de motores de veículos,
julgue os seguintes itens.

O sistema de lubrificação por projeção caracteriza-se pelo bombeamento, por pressão, do óleo lubrificante, que passa de um reservatório independente para o motor.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Esta descrição se refere ao Sistema de lubrificação por cárter seco, em que uma bomba leva o óleo do reservatório ao motor. Uma segunda bomba retira o óleo acumulado no carter de volta ao reservatorio.

  • QUESTÃO ERRADA, POIS O CÁRTER FAZ PARTE DO MOTOR, LOGO NÃO É UM RESERVATORIO INDEPENDENTE,RIDICULA ESSA QUESTÃO.LEVANDO EM CONSIEDRAÇÃO QUE O CÁRTER É PARTE INTEGRANTE DO MOTOR E NÃO INDEPENDENTE COMO RELATA A QUESTÃO!