SóProvas


ID
1220791
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Sobre Mercado de Capitais, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Letra D também está incorreta, segundo o gabarito oficial: http://qconcursos.com/questoes-de-concursos/provas/puc-pr-2014-tj-pr-juiz-substituto  - Clicar em "Gabarito".

  • Olá Pessoal!!!

    Conforme Gabarito, após julgamento dos pedidos de revisão da prova, para essa questão foram aceitos as alternativas A e D.

    Equipe Qconcursos.com
    Bons Estudos!!


  • A) ERRADA: Os vários tipos de valores mobiliários são negociados no mercado de valores mobiliários somente em bolsa de valores, sendo que, no Brasil, há várias bolsas de valores, entre as quais a maior e mais importante é a Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo.

    Para facilitar a negociação desses títulos no mercado secundário, foram criadas instituições que têm por objetivo administrar sistemas centralizados, regulados e seguros para a negociação desses títulos. A função básica dessas instituições é proporcionar liquidez aos valores de emissão de companhias abertas, ou seja, possibilitar ao investidor que adquiriu esses títulos vendê-los de forma eficiente e segura. São exemplos destas instituições as bolsas de valores e as entidades administradoras do mercado de balcão organizado. FONTE: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/menu/primeiros_passos/Entendendo_mercado_valores.html



  • Qual seria o erro da alternativa D? Alguem pode me ajudar?


    Segundo Fabio Ulhoa Coelho, valores mobiliários são instrumentos de captação de recursos pelas sociedades anônimas emissoras e representam, para quem os subscreve ou adquire uma alternativa de investimento. A legislação (LCVM, art. 2), por sua vez, traz previsão dos principais tipos de valores mobiliários: as ações, as partes beneficiárias, as debêntures, os bônus de subscrição, e os respectivos cupões e certificados de depósito. 
      Os valores mobiliários são emitidos pelas sociedades anônimas quando necessitam obter recursos para desenvolver a atividade econômica circunscrita ao seu objeto social, e assim se apresenta aos investidores, no mercado de capitais ou em âmbito privado, como uma opção de investimento. Esta hipótese é conhecida como um meio de “autofinanciamento” da empresa, alternativo ao financiamento bancário (normalmente mais custoso). 

  • Creio que o erro quanto a letra D resida no fato de que, não somente as Sociedades Anonimas podem emitir valores mobiliários, mas também as instituições financeiras.

  • pessoal a assertiva a ser assinalada é a errada logo o gabarito é a letra A pois as ações também são negociadas em balcão


  • A alternativa "D" está errada pois parte beneficiária não é mais considerada valor mobiliário pela CVM.

  • Reforçando o erro da alternativa D, a sociedade em comandita por ações também pode emitir valores mobiliários:

    Art. 280. A sociedade em comandita por ações terá o capital dividido em ações e reger-se-á pelas normas relativas às companhias ou sociedades anônimas, sem prejuízo das modificações constantes deste Capítulo. (Lei 6404/76).

  • Não gostei da posição da banca de considerar duas assertivas corretas, pois acaba contrariando o edital, que dispõe que será apenas uma.
  • "captação dos recursos existentes na poupança popular"

    Que loucura...

    Abraços.