SóProvas


ID
1221052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação ao planejamento como proposta de intervenção na área social, julgue os itens seguintes.

Na concepção atual de planejamento, plano e ação caracterizam processos totalmente opostos que devem ocorrer em momentos diferentes.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA do CESPE – A dicotomia plano versus ação opõe processos supostamente antagônicos, mas que, na verdade, são parte de um único momento. Na ação concreta, o plano desenvolve-se e faz-se imprescindível. Os métodos de planejamento tradicionais, ao ignorar a variável política, impedem o diálogo entre plano e gestão, relação absolutamente imprescindível para coadunar o planejar com o fazer.


  • Equívocos comuns sobre o conceito e a prática do planejamento:

    I. “planejar é uma coisa, fazer é outra...”: frase utilizada com freqüência para tentar minimizar ou ridicularizar o esforço de planejamento na organização de sistemas. Esta visão surge normalmente em contextos institucionais que tem precário ou nenhum planejamento, opõe processos supostamente antagônicos mas que, na verdade, são parte de um único momento, é na ação concreta que o plano se decide e prova sua importância. Os métodos de planejamento tradicionais, ao ignorar a variável política, cortaram o caminha para o diálogo entre plano e gestão, relação absolutamente imprescindível para casar o “planejar” com o “fazer”.

    In: O que é planejamento estratégico situacional? C. Matus



  • Não entendi.

  • Errado!

     

    Pois, Plano e Ação sao partes de um único momento! É essencial que o diálogo esteja presente  entre Plano e Gestão! 

  • Eu penso que eu o erro está na parte transcrita em vermelho:

    Na concepção atual de planejamento, plano e ação caracterizam processos totalmente opostos que devem ocorrer em momentos diferentes.

    Totalmente opostos?

    Eles até podem ocorrer em momentos diferentes, mas serem totalmente opostos.