-
JUSTIFICATIVA do CESPE – De acordo com o paradigma da complexidade e da pesquisa interdisciplinar, deve-se empreender um enquadramento focado e delimitado do objeto de investigação. Ao se buscar o dialogo/debate entre duas ou mais perspectivas diferentes de abordagem do objeto, aumenta-se o risco de uma dispersão teórica e metodológica. Entre as principais estratégias para compensar essa tendência inclui-se a busca de um enquadramento bastante preciso do objeto.
-
Oi Genoclécia
Qual livro vc está usando para fundamentar essas questões do CESPE de pesquisa social. Por favor disponibiliza ai. Obrigada
-
ampliar objeto....Não
-
Ana, essa prova veio comentada pelo próprio Cespe segue link para consulta. http://www.cespe.unb.br/concursos/dpf_13_administrativo/arquivos/DPF14_003_06.pdf
-
Analisando a questão:
Ao contrário do expresso na assertiva acima, o paradigma da complexidade propõe que o objeto de pesquisa deve ser analisado de forma focada, precisa e delimitada. Assim, o foco de análise não deve ser amplo e a utilização de matrizes e linhas teórica distintas pode prejudicar a análise e o entendimento real do objeto pesquisado, já que algumas linhas teóricas se contrapõem e não se complementam.
RESPOSTA: ERRADO
-
o ERRO está em dizer que deve ser efetuada com o intuito de ampliar o foco, pois o correto é um enquadramento focado e delimitado do objeto de investigação.
-
Gabarito: Errado
Ao se ampliar o objeto de investição, podemos correr o risco de não comtemplar o fim da investigação social. Deve-se empreender o enquadramento focado e delimitar bem o objeto a ser investigado, para dar conta da realidade social em constante transformação.
-
Deve-se delimitar o foco de análise do objeto a ser pesquisado.
-
Deve ser focado no objeto de investigação.
-
A palavra foco significa atenção em uma única coisa. Portanto, ampliar significa dizer que não está focado.