SóProvas


ID
1221088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o neoliberalismo e o contexto atual, bem como a relação entre Estado e sociedade, julgue os itens seguintes.

Os Estados nacionais têm favorecido, atualmente, o desenvolvimento de políticas industriais com o intuito de fortalecer seus mercados internos e ampliar a competitividade no cenário internacional.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA do CESPE – As políticas neoliberais comportam algumas orientações e condições que se combinam, em face da inserção de um país na dinâmica do capitalismo contemporâneo, marcada pela busca de rentabilidade do capital por meio da reestruturação produtiva e da mundialização. Entre essas orientações e condições incluem-se atratividade, adaptação, flexibilidade e competitividade. Os Estados nacionais têm dificuldades em desenvolver políticas industriais, restringindo-se a tornar os territórios nacionais mais atrativos às inversões estrangeiras. Os Estados locais convertem-se em ponto de apoio das empresas. Uma das funções econômicas do Estado passou a ser a garantia dessa atratividade, a partir das novas relações entre este e grupos mundiais, nos quais o Estado tem um lugar cada vez mais subordinado e, paradoxalmente, estrutural.

  •  Segundo Iamamoto, o processo que ocorre é justamente o contrário proposto pela questão, o que está ocorrendo é o abandono da proteção industrial nacional, in verbis: "A globalização, excludente e desigual, estabelece maior exposição das atividades econômicas nacionais à competição externa, ao mesmo tempo em que estimula a incorporação de novos paradigmas tecnológicos e de gestão, poupadores de mão-de-obra, objetivando a elevação dos padrões de produtividade e rentabilidade do capital, em nome do "novo evangelho da concorrência". Com o abandono de um projeto de industrialização nacional -o que implicaria proteção para o mercado interno -, apesar de o país já contar com uma estrutura produtiva complexa e diversificada, fomenta-se a abertura das trocas com o exterior, a defesa da eficiência e da produtividade, o que se traduz em um processo de desindustrialização e de ausência de uma política de defesa de emprego e da indústria nacional." 

  • Fui pela lógica...

    Quando se fala em econômico, industria, mercados, lembra o Estado Liberal.

  • Basear-se na experiência do Brasil é justificável não apenas por esse país ter tido uma longa trajetória histórica de práticas de políticas industriais, mas também pelo fato de ter experimentado, no período recente (anos 1980 em diante), frustrações em várias tentativas de implementar políticas industriais e tecnológicas. Essas frustrações têm sido causadas, em grande medida, por problemas relacionados com a organização institucional da área. Prevalece um razoável consenso de que essa organização institucional necessita de reforma; que essa reforma é tarefa que apresenta enormes dificuldades, e que a questão central a ser resolvida é a da coordenação.

    Fonte : Instituições e políticas industriais e tecnológicas: reflexões a partir da experiência brasileira