SóProvas


ID
1221097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social, julgue os itens subsequentes, relativos às atribuições privativas desse profissional.

Planejar, organizar e administrar serviços sociais constituem atribuições privativas do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA do CESPE – De acordo com o art. 4.º da Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n.º 8.662/1993), entre as competências do assistente social incluem-se planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais. Portanto, planejar, organizar e administrar serviços sociais não são atribuições privativas do assistente social.

  • Alguém poderia me ajudar nesta questão?

    Se a lei permite como competencia duas coisas: benefícios e serviços sociais, quando a questão afirma que é competencia do assistente social planejar, organizar e administrar serviços sociais, não restringiu. Considero que seria errado se falasse em somente, apenas. 

    Afinal de conta questão incompleta, que não generaliza ou restringe, para o Cespe não é considerada correta?...  afff assim não dá.

  • Gabriela, na questao falou que é atribuicao privativa do Assistente Social e nao como competencia, nao entendi muito bem sua duvida..


  •  Conforme a Lei 8662/93:

     Art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

            VI - planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais

            X - planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social;

      Art. 5º Constituem atribuições privativas do Assistente Social:

            II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;


  • Questão Errada.

    Conforme a Lei 8.662/93 em seu Art. 4º, Constituem competências do Assistente Social: Planejar, organizar e administrar serviços sociais, não sendo atribuição privativa de acordo com o Art 5º que trata sempre em Unidade ou Matéria de Serviço Social, especificadamente.  



  •  

    Acredito que  a duvida esta no entendimento dos conceitos de atribuição privativa e competência. 

    ATRIBUIÇÃO PRIVATIVA, deve ser entendida como "PRERROGATIVA EXCLUSIVA" da prática profissional dos assistentes sociais. 

    COMPETÊNCIA, deve ser compreendida como "capacidade para apreciar ou dar resolutividade a determinado assunto, não sendo exclusivas de uma única especialidade profissional, mas a ela concernentes em função da capacitação dos sujeitos profissionais." 

    Recomendo uma cartilha do CFESS lançada em 2012, "ATRIBUIÇÕES PRIVATIVAS DO/A ASSISTENTE SOCIAL EM QUESTÃO"   http://www.cfess.org.br/arquivos/atribuicoes2012-completo.pdf