SóProvas


ID
1221148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere aos instrumentos técnicos do serviço social, julgue o item que se segue.

Ao se elaborar o laudo ou parecer social de um usuário, deve-se evitar fazer referências à postura e ao comportamento dos envolvidos no decorrer do estudo, pois essas impressões são consideradas análises de julgamento moral.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA do CESPE– Alguns profissionais costumam fazer referências iniciais do que perceberam com relação à postura e ao comportamento dos envolvidos no decorrer do processo avaliativo, iniciando seus textos com essas sinalizações. Essas referências são importantes quando há conflitos entre os usuários (no caso de grupo de família) ou quando algum deles compareceu à entrevista visivelmente alcoolizado. Caso seja possível marcar nova entrevista, o fato pode ser discutido com o próprio usuário. Cabe ao profissional decidir eticamente o que deve ou não ser registrado.

  • to chocadaaaaaa!!! Jamais aceitaria uma resposta dessas sem tentar um recurso 

  • Penso que numa análise totalitária, a intervenção deve se ater a questão social objetivada, porém não descartando novas possibilidades de intervenções apresentadas.O trabalho do AS não pode ter como objeto a condição comportamental ou endogena, pois as refrações dessas condutas é que são o verdadeiro objeto de intervenção.

  • não se trata de fazer juízo de valor, mas sim de descrever situações que poderão influenciar diretamente na intervenção profissional. Utilizando o exemplo do usuário alcoolista, caso o profissional necessite entrevistá-lo e o mesmo esteja sempre alcoolizado essa informação é muito importante, visto que inviabilizou a intervenção profissional e pode ser necessário esse registro para que o profissional se resguarde, demostrando que não houve omissão do assistente social, apenas a condição do usuário impossibilitou, naqueles momentos, a intervenção.

  • No Serviço Social utilizamos a expressão análise de TOTALIDADE, que é considerar as particularidas e singularidades dentro da dinâmica social (que seriam as generalizações) e não "tolitária' como dito acima

  • O Serviço Social é assim reconhecido como uma especialização do trabalho, parte das relações sociais que fundam a sociedade do capital. Estas são, também, geradoras da “questão social” em suas dimensões objetivas e subjetivas, isto é, em seus determinantes estruturais e no nível da ação dos sujeitos. ( SS na Cena Contemporânea)


    Este ângulo de análise exige decifrar as multifacetadas refrações da “questão social” no cotidiano da vida social, abrangendo suas manifestações universais, particulares e singulares, a objetividade e a subjetividade, os momentos econômicos, sociais, éticos, políticos e ideoculturais, que são a “matéria” do trabalho do assistente social (ABESS/CEDEPSS, 1997).

  • achei bem pegadinha essa daí.

    mas, depois de pensar um pouco, concluí que " fazer referências " é diferente de atribuir juízo de valor. 
  • Imaginem a disputa da guarda de uma criança pelos pais. É imprescindível que o assistente social analise o comportamento destes. Imaginem, por exemplo, se a mãe é usuária de drogas e o profissional não faz referência a esse comportamento. O juiz poderá tomar uma decisão equivocada. Essa referência não se traduz em julgamento de valores, é tão somente uma informação importante que pode ser usada em favor da criança.

  • Observando que, conforme nos apresenta Eunice Teresinha Fávero (O estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciário, no penitenciário e na previdência social. Orgs. CFESS. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2014), o laudo social será documento utilizado como "prova" e contribuirá na decisão judicial. E que, no que diz respeito ao parecer social, este apresentará a opinião técnica e profissional do assistente social e sua conclusão e posição com relação ao que foi estudado e analisado, tais documentos, irão conter e trazer também informações acerca da situação e dos sujeitos analisados de forma breve, bem como apresentar traços da subjetividade dos sujeitos. Portanto, o assistente social pode e deve fazer referência à postura e ao comportamento dos envolvidos no decorrer do estudo, no entanto, lembrando-se de analisá-los situando-os no contexto social, cultural, econômico e político em que vivemos, articulando ainda as particularidades regionais e locais. Além disso, deve possuir em mente a condição de explorado da classe trabalhadora e as repercussões desta condição em suas vidas. Ademais, ao analisar se deve ou não fazer referência à postura ou ao comportamento naqueles documentos, deve lembrar-se de que os mesmos serão responsáveis por determinadas decisões judiciais, apesar de somente subsidiar o magistrado que irá interferir em seu julgamento. Portanto, o assistente social ao emitir tais documentos deve analisar de que forma está contribuindo para a garantia e expansão de direitos dos cidadãos envolvidos, já que pode vir a possibilitar sua negação dependendo do que expõe naqueles documentos que devem ser elaborados de forma crítica e norteados pelos princípios éticos da profissão.


    RESPOSTA: ERRADO
  • "E que, no que diz respeito ao parecer social, este apresentará a opinião técnica e profissional do assistente social e sua conclusão e posição com relação ao que foi estudado e analisado, tais documentos, irão conter e trazer também informações acerca da situação e dos sujeitos analisados de forma breve, bem como apresentar traços da subjetividade dos sujeitos. Portanto, o assistente social pode e deve fazer referência à postura e ao comportamento dos envolvidos no decorrer do estudo, no entanto, lembrando-se de analisá-los situando-os no contexto social, cultural, econômico e político em que vivemos, articulando ainda as particularidades regionais e locais". 

    Eunice Teresinha Fávero (O estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciário, no penitenciário e na previdência social. Orgs. CFESS. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 2014)