SóProvas


ID
1221208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Tendo como referência a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), julgue os próximos itens.

A LOAS objetiva estabelecer normas técnicas para a implementação da assistência social, além de expressar o esforço coletivo da sociedade em englobar fatos e valores da vida contemporânea, de modo a atribuir-lhes vigência jurídica.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA do CESPE – Conforme literatura consagrada na área, a LOAS é um documento que, não obstante seu caráter formal, é produto e expressão de debates e embates políticos e, por isso, apresenta indefinições e supressões de termos e palavras que tornam menos conciso o significado da assistência social. Ela não significa um mero instrumento jurídico para regular tecnicamente a assistência social, mas um documento juspolítico, que expressa o esforço coletivo, de englobar fatos e valores da vida contemporânea.

  • Não entendi.. que "literatura consagrada na área"?

  • Esse reconhecimento representou um grande avanço para a superação de seu entendimento como caridade e ajuda. De fato, rompe com a concepção da assistência como dever moral à uma população que ficava à mercê da benemerência de setores da sociedade e do Estado, deixando assim essa parcela “carente” impossibilitada de requerer a assistência, visto que era simplesmente um favor. Porém, ainda na atualidade essa nova concepção da Assistência Social como direito enfrenta obstáculos para sua real efetivação. Coutinho (1989) lembra que toda política é uma representação de interesse. E a Assistência Social, por sua vez, traz uma mescla de discursos, ideologias e conveniências. Isso é comprovado no próprio texto da Lei Orgânica da Assistência Social, pois sua elaboração foi marcada por conflitos e embates de diversos grupos. Coutinho 1989 apud PEREIRA 1998, p.69) caracteriza a LOAS como “uma lei que nasceu sob o signo da contradição ou da tensão dialética entre interesses conflitantes”. Por isso, a LOAS é um documento juspolítico – jurídico e político – e em seu conteúdo (aparentemente neutro) expressa toda a gama de contradições e embates que caracterizam a história da Assistência Social. 

  • Qual literatura consagrada? Tem nada disso nos objetivos da lei... O Cespe e cespices...

  • Nossa!!!! a CESPE forçou hein???? nada a ver....affff

  • Eu percebo que to me especializando na minha banca quando acerto o tipo de questão que só ela costuma fazer. 

  • CERTA.

    A LOAS é um documento juspolítico, ou seja, tem teor jurídico e político.

  • É isso aí, Marcos Costa! Vc vai longe...

  • O comentário da Maiana Santos é excelente!

  • Com base na justificativa do Cespe: Conforme literatura consagrada na área, a LOAS é um documento que, não obstante seu caráter formal, é produto e expressão de debates e embates políticos e, por isso, apresenta indefinições e supressões de termos e palavras que tornam menos conciso o significado da assistência social. Ela não significa um mero instrumento jurídico para regular tecnicamente a assistência social, mas um documento juspolítico, que expressa o esforço coletivo, de englobar fatos e valores da vida contemporânea.

     

    A resposta é ‘Verdadeiro’.

  • bom sinceramente não vejo contemplação da questão nos comentários e muito menos assertiva na questão... Pois a questão pergunta "a LOAS institui normas técnicas para implementação", ( implementar significa pôr em prática ou desenvolver.)  a LOAS ela direciona, conceitua e estabelece a Assistencia Social como direito, estabelece princípio e diretrizes norteadoras. Apesar dela ser clara ela não estabelece norma técnica, pois isso é mais específico. Nesse sentido o ato normativo que realmente implanta e implementa a Assistencia social enquanto norma técnica é o Sistema Único de Assistência Social, que foi elaborado junto com a PNAS em 2004 e somente  em 2011 foi criado por lei, e parte sua normativa foi incorporada na LOAS através da alteração dada pela lei 12435/2011. sendo assim a questão está um pouco equivocada quando afirma ser a loas quem estabelece as normas técnicas.

  • LOAS - vem IMPONDO, e se impondo, em verbos IMPERATIVOS, ou seja; faça isso, faça assim SENÃO, não há verbas... Logo é uma NORMATIVA fruto de lei.

  • Adri Pidorodeski....PENSEI COMO VC, MAS ACERTEI, POIS NA VERDADE CHUTEI NO INVERSO, NO SENTIDO GENÉRICO.............DEUS CERTO, COM O CESPE SÓ MUITASSSSSSSSSS RESOLUÇÕES DE QUESTÕES PARA ENTENDER SUA LINHA CAPICIOSA DE ESCOLHER OS CANDIDATOS RSRSRRSRSR