Essa hierarquia define que os controles mais efetivos são os que estão no topo da pirâmide, ou seja, em primeiro lugar devemos pensar em ELIMINAR o risco, se não for possível tentar REDUZIR, segue abaixo a explicação de cada item:
1) ELIMINAÇÃO: eliminar o risco
- Elimir um produto químico que pode ser substituido por um menos agressivo;
- Substituir uma máquina ruidosa por uma que gere menos ruído;
O que deve se pensar nesse item é se realmente esse produto ou essa máquina é essencial para o processo, ja vi varias empresas usar equipamentos perigosos que foram substituidos por outros que não geram nenhum risco para o trabalhador, ou até mesmo eliminaram o equipamento que não faz falta para o processo.
2) REDUÇÃO: reduzir o risco a níveis aceitáveis.
- Reduzir a exposição do trabalhador ao risco, atraves de rodizios;
- Reduzir o número de máquinas em um determinado setor para diminuir o ruído;
- Reduzir a quantidade de produto químico utilizado.
Em um processo utilizavam um produto corrosivo para limpar o verniz e tintas que ficavam impregnados nos cilindros das máquinas, porém, foi feito um teste e descobrimos que o produto misturado com água na proporção de 50% de água e 50% do produto fazia o mesmo efeito de limpeza e se tornava menos corrosivo, então foi padronizado essa diluição reduzindo o risco.
3) ENGENHARIA: controlar os riscos através de projetos de engenharia.
- Colocar proteção nas partes móveis das máquina e equipamentos;
- Enclausurar equipamentos;
- Sistemas de ventilação.
Sempre que um processo for essencial para a empresa e o mesmo deverá ser mantido a engenharia deverá entrar em ação protegendo as pessoas.
4) ADMINISTRATIVO: administrar o risco
- Elaborar APR;
- Elabora Permissão de Trabalho;
- Treinamentos e conscientização;
- Placas de advertencia.
Cuidado com esse item porque vai depender muito do comportamento humano, apesar de toda identificação e conscientização ainda haverá probabilidade de erros.
5) EPI: tornar obrigatório o uso do EPI
- Protetor auricular;
- Bota de segurança;
- Óculos de Segurança;
- Luvas;
- Capacete de segurança, etc.
Fornecer o EPI é assumir que o risco existe e que o mesmo não está sob controle, mas dificilmente você vai conseguir viver sem eles, então utilize-os mas de forma correta, tente as demais formas de controle, se não tiver jeito forneça o EPI que é a nossa última opção.