-
1) Função Referencial ou Denotativa
Palavra-chave: referente
Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.
-
Função Referencial, Denotativa ou Informativa.
Pode-se observar a objetividade presente no texto, bem como o compromisso com a realidade apresentada pelo mesmo.
-
RESPOSTA: A
a) Referencial: Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.
b) Fática:Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.
c) Poética: Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.
d) Metalinguística: Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.
e) Conativa: Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos iscursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
Fonte: http://www.soportugues.com.br
-
Errata:
c) Poética: É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou
seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva
da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas
expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.
-
REFERENCIAL/INFORMATIVA – ocorre quando o
referente (objeto da mensagem) é posto em destaque e a intenção
principal do emissor é informar. Os textos cuja função é referencial
destinam-se a transmitir informações precisas sobre o referente e,
por isso, trazem uma linguagem clara e direta, procurando traduzir a
realidade de forma objetiva. Os textos científicos e os didáticos são
o melhor exemplo disso, além de alguns textos jornalísticos, como,
por exemplo, o que está transcrito abaixo, no qual o emissor
transmite sua mensagem ao receptor, buscando dar informação séria
sobre a relação “lixo e consumo”:
“Meio ambiente e ecologia são assuntos normalmente incômodos, pois
colocam em evidência a difícil relação entre a sociedade de consumo e
a natureza. Com o culto ao novo , ao tecnológico, produtos que
poderiam durar anos passam a ser descartados em tempos curtíssimos e
de modo irregular, acelerando a geração de lixo [...]”
Fragmento extraído de uma notícia do Jornal O Globo, 2013 (adaptado).
-
Função Referencial → A intenção é pôr em evidência o contexto, os fatos do mundo, em forma literária ou não literária.
Função fática → A intenção é testar o canal, manter o contato entre os interlocutores do ato comunicativo.
Função conativa (ou apelativa) → A intenção é de persuadir o interlocutor. É frequente, nesse tipo de texto, o emprego de verbos no imperativo e de pronomes de tratamento ou na 2ª pessoa. É a função essencial dos textos publicitários.
Função metalinguística → A intenção é explicar o código usado na comunicação. Ela está no nosso cotidiano cada vez que precisamos explicar ou resumir o sentido de algo que o outro não entendeu.
Função Poética → A intenção é elaborar a mensagem, usando técnicas de composição literária e figuras de linguagem. Embora seja fundamental em textos literários, é empregada em textos informativos de modo pontual, em textos publicitários e em letras de música.
-
Sinônimos da função referencial: Denotativa ou Informativa. Tudo a mesma coisa!