SóProvas


ID
122221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que concerne às técnicas de arquivo e controle de documentos, julgue os itens subsequentes.

Os conjuntos documentais de um hospital que são custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor e por possuírem acesso público, são denominados arquivos correntes.

Alternativas
Comentários
  • Questão esquisita. Acertei quando li acesso público. Acesso público só no arquivo permanente ou valor secundário.
  • Ao se tratar "em caráter definitivo" achei que seria permanente, mas o permanente possui acesso restito ao público... então... não entendi!?!
  • Colega você se confundiu, o arquivo permanente tem acesso público.
  • AO afirma que são custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor e por possuírem acesso público esta se tratando de arquivos permanentes e não correntes! Questão ERRADA!

  • Como é cara da Cespe , mais uma questão para confundir os candidatos a famosa "pegadinha".

    Se um arquivo é corrente como pode ser  definitivo?

    È só pensar que o arquivo permanente é aquele que já está em 3° idade, ou que já passou pelas fases de arquivo corrente e de intermediário, neste caso  se a pessoa não estiver preparada já era...

  • Os conjuntos documentais de um hospital que são custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor e por possuírem acesso público, são denominados arquivos permanentes.

     

    Arquivo permanente (Terceira idade): “Conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor” (D.T.A. 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.

  • Errado

    Valor intermediário, permanente, Histórico, arquivo morto...

  • Estava quase convicto de marcar errado, mas esse final me gerou duvida, por saber que acesso público seria no permanente. Logo, comentários abaixo.

    GAB ERRADO

  • Gab: Errado

     

    Os conjuntos documentais de um hospital que são custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor e por possuírem acesso público, são denominados arquivos PERMANENTES.

     

     

    Os arqv. Correntes não são custodiados em caráter definitivo: eles podem ser eliminados, tranferidos para o arqv. intermediário ou ainda recolhidos para o arqv. permanente.

    Além disso, nos arqv. Correntes o acesso é restrito a quem acumula os documentos.

  • Os arquivos correntes caracterizam-se pela sua grande frequência de uso dos seus documentos, os quais são essenciais às atividades administrativas e, por isso, estão em constante movimentação e utilização por diversas pessoas e unidades de uma instituição. Ademais, para facilitar a utilização, além de evitar a perda do documento, é necessário que ele esteja sempre de seus usuários.

    Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos os quais não são mais objetos de consultas frequentes, porém aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direitos e obrigações. Ou seja, não sendo mais de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesses administrativos, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Os arquivos permanentes, por fim, são aqueles que guardam documentos que não tem mais valor administrativo; porém, pelo seu conteúdo ou pelo assunto de que tratam, têm grande relevância para a História ou para a Cultura e, por isso, devem ser guardados por tempo indeterminado, sendo, assim, de livre acesso ao público.

    Portanto, quanto aos estágios de evolução, os arquivos podem ser correntes, intermediários e permanentes.

  • Direto ao ponto!

    erro = vermelho

    correto = azul

    Os conjuntos documentais de um hospital que são custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor e por possuírem acesso público, são denominados arquivos correntes (PERMANENTES).

    GABARITO: ERRADO

  •  Correntes o acesso é restrito. JÁ ACERTAVA a questão sabendo disso.