SóProvas


ID
1222879
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito da estruturação de cargos e remuneração considere as afirmações a seguir.

I. O corte de extremos é uma técnica utilizada para evitar distorções na amostragem de informações a serem processadas.

II. Pode-se adotar como verdadeiros os dados de pesquisas salariais, mesmo sem conhecimento da metodologia aplicada nelas.

III. Para implementar uma estrutura salarial numa organização não é necessária a criação, com antecedência, da sua política salarial.

IV. O número de faixas que compõe uma estrutura de salários é variável e depende da metodologia a ser aplicada e da política de remuneração desejada.

Está correto o que consta em :

Alternativas
Comentários
  •  5.3 Política salarial

      Política salarial refere-se ao conjunto de princípios e diretrizes que refletem a orientação e a filosofia da organização, relacionado aos assuntos de remuneração dos colaboradores. Assim, as normas e as decisões sobre os salários e benefícios dos colaboradores são orientadas por esses princípios e diretrizes. A política salarial não é imutável; ela evolui de acordo com os fatores internos e externos. (CHIAVENATO, 1999)


    Temos o gabarito mais palpável o A. 
  • Gabarito A.

    I -  Uma vez coletados os dados,é realizada a análise a fim de evitar-se que informações influenciem de alguma forma a massa salarial pesquisada. Adota-se os seguintes critérios de eliminação de extremos inferiores e superiores: (...) (MARRAS, 2000)


    III - Para implementar uma estrutura salarial numa organização é necessária a criação, com antecedência, da sua política salarial.  Para Pontes (2007, pág. 36) Para implantação de cargos e salários é necessário, antes de mais nada, seguir as etapas de planejamento, estrutura e política salarial.

    Para se construir a estrutura salarial é preciso ter à mão os resultados da pesquisa salarial e definir a política salarial ou, ao menos, alguns dos seus pontos básicos. (PASCHOAL, 2007) 


    IV - O número de faixas que compõe uma estrutura de salários é variável e depende da metodologia a ser aplicada e da política de remuneração desejada.  Essas estrutura compõem-se de parâmetros da política salarial. 


    MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.