SóProvas


ID
1223503
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para adultos vivendo com vírus da imunodeficiência humana (HIV)/Síndrome da Imudeficiência Adquirida (AIDS), leia as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta.

I. A infecção pelo HIV é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas, denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), que se apresenta geralmente entre a primeira e terceira semana após a infecção. Os principais achados clínicos de SRA incluem febre, adenopatia, faringite, exantema, mialgia e cefaleia.

II. A infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa em indivíduos com tuberculose latente. Recomenda-se a realização da Prova Tuberculínica anualmente, caso o exame inicial seja < 5mm.

III. Uma das medidas que deve ser sistematicamente realizada na atenção da pessoa vivendo com HIV, destaca-se o aconselhamento do paciente a reduzir as situações de risco relacionadas a exposições sexuais desprotegidas, exceto práticas orais.

IV. Adultos e adolescentes que vivem com HIV não podem receber todas as vacinas do calendário nacional, mesmo os que não apresentam deficiência imunológica importante.

Alternativas
Comentários
  • todos os indivíduos infectados pelo HIV devem ser submetidos a prova tuberculínica. Enduração

    ≥5mm reflete infecção latente, para qual deve ser iniciada a quimioprofilaxia (ou

    tratamento da infecção latente) com isoniazida, após exclusão de tuberculose ativa. Para

    pacientes com enduração entre 0 e 4mm, e em uso de terapia anti-retroviral, recomenda-se

    Secretaria de Vigilância em Saúde /MS 45

    fazer o teste seis meses após o início da terapia, devido à possibilidade de restauração da

    resposta tuberculínica e anualmente após a recuperação (reconstituição) imune;

    • nos indivíduos vacinados com BCG, sobretudo entre aqueles imunizados há até 2 anos, a

    prova tuberculínica deve ser interpretada com cautela porque, em geral, apresenta reações

    de tamanho médio, podendo alcançar 10mm ou mais.

  • Prova tuberculínica (PT)

    Anual, caso o exame inicial seja < 5 mm

    Indicar tratamento da infecção latente quando PT ≥ 5mm

    fonte: Abordagem inicial do adulto infectado pelo HIV. Ministerio da Saude. www.aids.gov.br/pcdt/3


  • Adultos e adolescentes que vivem com HIV podem receber todas as vacinas do calendário nacional, desde que não apresentem deficiência imunológica importante. À medida que aumenta a imunodepressão, eleva-se também o risco relacionado à administração de vacinas de agentes vivos, bem como se reduz a possibilidade de resposta imunológica consistente.

     

    Sempre que possível, deve-se adiar a administração de vacinas em pacientes sintomáticos ou com imunodeficiência grave (contagem de LT-CD4+ < 200 células/mm3 ), até que um grau satisfatório de reconstituição imune seja obtido com o uso de terapia antirretroviral, o que proporciona melhora na resposta vacinal e redução do risco de complicações pós-vacinais.

     

    Fonte: PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS PARA ADULTOS VIVENDO COM HIV/AIDS. Disponível em: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2013/52934/_p_vers_atilde_o_preliminar_do_protocolo_cl_iacute_26118.pdf