- ID
- 130858
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRF - 4ª REGIÃO
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Enfermagem
- Assuntos
Doença transmissível adquirida por contato sexual, por transmissão vertical e aleitamento materno:
Doença transmissível adquirida por contato sexual, por transmissão vertical e aleitamento materno:
O potencial de transmissão dos vírus HIV, HBV e HCV está relacionado a alguns critérios, tais como:
I. tipo de exposição, quantidade de fluido e tecido.
II. status sorológico da fonte e do acidentado.
III. suscetibilidade do profissional exposto.
É correto o que consta em
Dentre as orientações ao portador assintomático do vírus da AIDS, inclui-se
Com referência ao hospital dia, uma modalidade assistencial no âmbito do SUS, julgue os itens subsequentes.
No atendimento em regime de hospital dia aos pacientes com AIDS, são prestados cuidados de menor complexidade por equipe multiprofissional, diariamente, com carga horária máxima de seis horas diárias.
Julgue os próximos itens, relativos à enfermagem na saúde da
mulher.
O controle pré-concepcional no casal portador de HIV pressupõe a redução da carga viral circulante para níveis indetectáveis, de modo a permitir a amamentação no pós-parto.
Na profilaxia da infecção vertical em mulher na 14a semana de gestação, infectada pelo vírus HIV, utiliza-se a terapia
De acordo com o Ministério da Saúde (2010), uma das prioridades do Programa Nacional de DST e Aids é a redução da transmissão do HIV pela via vertical, cujo modo de transmissão pode ocorrer durante
O aconselhamento consiste no diálogo baseado na relação de confiança que proporciona ao paciente condições para que avalie seus próprios riscos, tome decisões e encontre maneiras realistas de enfrentar os problemas relacionados às DST HIV/AIDS. No aconselhamento, após resultado positivo do teste anti-HIV em gestante, na 12a semana de gestação, o técnico de enfermagem deve orientá-la que
O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas
décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda
são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens
seguintes.
O resultado negativo do teste anti-HIV retrata duas possibilidades: a ausência de infecção ou a possibilidade de o indivíduo estar em janela imunológica, sendo necessária a retestagem, especialmente se tiver havido contato recente com o vírus.
No que se refere a pacientes portadores de HIV/ AIDS, assinale a alternativa incorreta.
Com relação à transmissão de doenças durante a realização de tatuagem ou na implantação de piercings, julgue o item abaixo.
O intervalo entre a infecção e a detecção de anticorpos da AIDS por técnicas laboratoriais é denominado de janela imunológica.
Em relação aos programas de prevenção e controle de doenças transmissíveis prevalentes no Brasil, assinale a opção correta.
Com relação à patogênese da transmissão vertical do vírus HIV, assinale a opção correta.
Quanto à assistência de enfermagem ao portador de HIV/AIDS, julgue a assertiva abaixo:
O uso sistemático e correto do preservativo é o único método comprovado para diminuir os riscos de transmissão sexual da infecção por HIV. Os preservativos de látex devem ser usados durante a relação sexual vaginal e anal. O paciente HIV soropositivo deve usar preservativo nas relações sexuais, exceto com outra pessoa HIV soropositiva.
Quanto à assistência de enfermagem ao portador de HIV/AIDS, julgue a assertiva abaixo:
Os vírus são parasitas intracelulares. O HIV pertence a um grupo de vírus conhecido como retrovírus. Esses vírus carregam seu material genético na forma de ácido ribonucleico (RNA) em lugar do ácido desoxirribonucleico (DNA).
Quanto à assistência de enfermagem ao portador de HIV/AIDS, julgue a assertiva abaixo:
Os possíveis diagnósticos de enfermagem ao paciente portador de AIDS são: riscos de infecção relacionada à imunodeficiência; depuração ineficaz da via aérea relacionada com a pneumonia; constipação intestinal relacionada a patógenos entéricos ou infecção por HIV; nutrição alterada, maior que as demandas corporais, relacionada com a ingestão oral aumentada; déficit de conhecimento relacionado com os meios de prevenção da transmissão da doença.
Quanto à assistência de enfermagem ao portador de HIV/AIDS, julgue a assertiva abaixo:
As infecções oportunistas e respiração comprometida são problemas de enfermagem interdependentes. A prescrição de enfermagem para o cuidado do paciente com AIDS consiste em: monitorização da frequência do pulso, da pressão arterial, da temperatura e dos níveis de saturação de oxigênio; obtenção de amostras laboratoriais e monitoração dos resultados de exames; observação e orientação ao paciente/cuidador acerca dos sinais de infecção e a importância de relatá-los precocemente; monitoração da frequência e o padrão respiratório; realização da ausculta pulmonar.
Quanto à assistência de enfermagem ao portador de HIV/AIDS, julgue a assertiva abaixo:
O enfermeiro tem como uma das metas no cuidado ao paciente com AIDS promover a integridade da pele através de medidas como instruir quanto à manutenção entre o repouso e mobilidade quando possível. Quando o paciente está imóvel, o enfermeiro deve mobilizá-lo a cada 6 horas (prevenção de úlcera por pressão). Uso de colchões com dispositivos de alternância de pressão deve ser empregado para evitar ruptura da pele.
Qual é a população que apresenta maior fragilidade em seu sistema imunológico referente aos linfócitos T CD4+ e, em função disso, deve ser foco das campanhas a favor do diagnóstico precoce da soropositividade para o HIV/ Aids?
De acordo com dados de estudos sentinelas, a infecção por HIV tem prevalência em gestantes de 0,6%. O diagnóstico durante a gestação, ou ainda no momento do trabalho de parto, com instituição de medidas apropriadas, pode reduzir significativamente a transmissão vertical (da mãe para o filho). Portanto, o teste anti-HIV deve ser oferecido na primeira consulta de pré-natal e repetido próximo a qual semana de gestação?
De acordo com o protocolo clínico e diretrizes terapêuticas para adultos vivendo com vírus da imunodeficiência humana (HIV)/Síndrome da Imudeficiência Adquirida (AIDS), leia as afirmativas e a seguir assinale a alternativa correta.
I. A infecção pelo HIV é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas, denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), que se apresenta geralmente entre a primeira e terceira semana após a infecção. Os principais achados clínicos de SRA incluem febre, adenopatia, faringite, exantema, mialgia e cefaleia.
II. A infecção pelo HIV eleva o risco de desenvolvimento de tuberculose ativa em indivíduos com tuberculose latente. Recomenda-se a realização da Prova Tuberculínica anualmente, caso o exame inicial seja < 5mm.
III. Uma das medidas que deve ser sistematicamente realizada na atenção da pessoa vivendo com HIV, destaca-se o aconselhamento do paciente a reduzir as situações de risco relacionadas a exposições sexuais desprotegidas, exceto práticas orais.
IV. Adultos e adolescentes que vivem com HIV não podem receber todas as vacinas do calendário nacional, mesmo os que não apresentam deficiência imunológica importante.
O teste com fluido oral para detecção do HIV é um tipo de teste rápido, cujo resultado é evidenciado em 30 minutos. Para a obtenção do material para o exame, deve-se proceder da seguinte maneira:
A realização do teste anti-HIV, com aconselhamento pré e pós-teste, e com consentimento, é recomendado para todas as gestantes na primeira consulta pré-natal. A repetição da sorologia para HIV deve ocorrer na seguinte fase:
Doença caracterizada por uma disfunção grave do sistema imunológico, sendo o agente etiológico um retrovírus e sua evolução é marcada por uma considerável destruição de linfócitos T CD4+. Estas características são:
Em relação ao risco ocupacional para transmissão do HIV e dos vírus das hepatites B e C, são classificados perigosos os acidentes envolvendo os seguintes, EXCETO:
A Secretaria de Vigilância em Saúde MS (2013) estabelece as diferenças programáticas da TB e HIV/AIDS, segundo a cultura, o conceito e os valores de cada um deles, baseando-se nas características específicas dos mesmos. As respectivas características para AIDS e TB, constam em
Um indivíduo infectado pelo HIV, em uso de terapia antirretroviral e com suspeita de tuberculose, é submetido à prova tuberculínica, apresentando enduração de 2 mm em antebraço esquerdo. Nesta situação, dentre outros, é recomendável
Assinale a opção que indica a situação em que pode ocorrer a transmissão vertical do HIV.
A Assessoria de Comunicação Sesapi - Secretaria de Estado da Saúde do Piauí - divulgou a notícia: “Piauí registra quase 3 mil casos de AIDS em adultos nos últimos cinco anos”. Sobre a referida doença, o enfermeiro deve saber que
Uma infecção por fungo comum na cavidade oral em pacientes infectados por HIV é a:
Além da transmissão sexual, a AIDS pode ser contraída por meio do sangue,do leite materno contaminado e transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez e o parto a qual é denominada de transmissão vertical.
É correto afirmar que a Transmissão Vertical do vírus HIV é a transmissão
Um adolescente, com suspeita de ter se infectado com HIV, procura, sozinho, um serviço de saúde para ter acesso à testagem anti-HIV. Nesta situação, de acordo com as recomendações do MS (2013), um enfermeiro aconselha este adolescente nos pré e pós testes, considerando, dentre outros, que deve
O MS (2013) aponta alguns dos efeitos provocados pelo consumo de substâncias psicoativas associadas ao tratamento com antirretrovirais em PVHA (pessoas vivendo com HIV/Aids), como
No Brasil, sobre o atendimento inicial ao paciente com diagnóstico da infecção por HIV pode-se afirmar que:
Pacientes com Aids são vítimas de fungos oportunistas que causam doenças chamadas de monilíase ou sapinho. O agente etiológico dessa doença é:
Na AIDS, a duração do período entre a infecção pelo HIV até a primeira detecção de anticorpos anti-HIV, a qual inclui a fase aguda e a fase eclipse (aguda + eclipse), é conhecida como
Considerando-se a transmissão vertical do vírus da imunodeficiência humana (HIV), pode-se afirmar que:
Nas situações de risco ocupacional para profissionais de saúde são considerados materiais biológicos envolvidos na transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV):
Assinale a alternativa que não faz parte das estratégias de prevenção do programa de controle da epidemia de HIV/AIDS.
Um dos sintomas da fase aguda da AIDS é o aparecimento na pele do exantema maculopapular, que se manifesta caracterizado por
O Ministério da Saúde recomenda o exame de genotipagem para o HIV, disponível no SUS na Rede Nacional de Genotipagem, como ferramenta de detecção de:
A transmissão vertical do vírus da imunodeficiência humana (HIV) ocorre através do(a):
Considerando as doenças infectocontagiosas e suas respectivas características, faça a correlação da segunda coluna de acordo com a primeira:
1- AIDS ( ) Doença viral grave, sem vacina em nosso país.
2- Raiva ( ) Doença viral diagnosticada pela diminuição do número de
plaquetas.
3- Ancilostomose ( ) Tipo de verminose que provoca anemia nos doentes.
4- Hepatite C ( ) É considerada uma das doenças bacterianas mais antigas.
5- Tuberculose ( ) Complicação de verminose.
6- Meningite bacteriana ( ) Doença extinta no Brasil.
7- Herpes Zoster ( ) Doença viral com apenas um caso de sobrevivência registrado no
Brasil.
8- Varíola ( ) Doença viral que tem evidenciado uma constante queda na
prevalência em virtude da descoberta de novos medicamentos
efetivos.
9- Cisticercose ( ) Doença viral cujo tratamento envolve medicação específica e
diminuição do estresse.
10- Dengue ( ) Doença bacteriana que permanece com alta letalidade
A sequência CORRETA é:
As exposições que podem trazer riscos de transmissão ocupacional do HIV e dos vírus das hepatites B (HBV) e C (HCV) são definidas conceitualmente como
Acerca de materiais biológicos e risco de transmissão do HIV, assinale a alternativa correta.
Aconselhamento é um diálogo baseado em uma relação de confiança que visa proporcionar à pessoa condições para que avalie seus próprios riscos, tome decisões e encontre maneiras realistas de enfrentar seus problemas relacionados às DST/HIV/Aids. Assinale a alternativa INCORRETA referente ao aconselhamento pós-teste de anti-HIV, diante de um resultado positivo.
Diante de um resultado indeterminado do teste anti-HIV, é recomendado a realização de nova coleta para verificar se houve soroconversão no período de
A síndrome da imunodeficiência Adquirida (AIDS) é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade. Leia as frases abaixo e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
I. A contagem de linfócitos T CD4+ é um importante marcador dessa imunodeficiência, sendo utilizada tanto para estimar o prognóstico e avaliar a indicação de início de terapia antirretroviral.
II. Uma das prioridades do Programa Nacional de DST e Aids é a redução da transmissão vertical do HIV.
III. O período de identificação do contágio pelo vírus depende do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade) e da reação do organismo do indivíduo. Na maioria dos casos, a sorologia positiva é constatada de 30 a 60 dias após a exposição ao HIV.
IV. Os testes rápidos HIV-1/2 são testes qualitativos, de baixa especificidade e sensibilidade para a detecção de anticorpos para o vírus da imunodeficiência humana dos tipos 1 e 2, necessitando de comprovação com outros métodos específicos. Podem ser realizados apenas com amostras de sangue total.
Estão corretas as frases:
O Programa Nacional de DST e Aids do Brasil é reconhecido como uma das melhores respostas governamentais perante a epidemiologia de Aids no mundo. Entretanto, existem diversos desafios importantes no combate à epidemia, na área da infância e da adolescência. Considerando esses desafios, leia as frases e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
I. Um dos desafios é a prevenção da transmissão vertical do HIV e da sífilis.
II. Um dos desafios é a prevenção da transmissão sexual entre adolescentes e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes vivendo e convivendo com HIV/Aids.
III. O teste anti-HIV e o exame da sífilis (VDRL) fazem parte de um pré-natal de qualidade, sendo um direito de toda gestante.
IV. Para poder prevenir a transmissão vertical da sífilis é importante que as gestantes façam no mínimo quatro exames de sífilis durante o pré-natal.
Estão corretas as frases:
A equipe multidisciplinar em saúde, ao preparar o paciente portador de HIV/AIDS para o tratamento, deve conhecer os fatores que facilitam a adesão, que são, dentre outros,
Os enfermeiros devem estar preparados para
elaborar o planejamento do cuidado a partir das
manifestações clínicas que os pacientes com
HIV/AIDS exibem.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a que
NÃO corresponde a um problema interdependente
para as complicações potenciais que os pacientes
podem exibir.
A Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos, é considerada um dos maiores problemas da atualidade pelo seu caráter pandêmico (ataca ao mesmo tempo muitas pessoas numa mesma região) e sua gravidade. Dentre as alternativas abaixo assinale aquela que não é uma forma de contágio.
A AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandémico e de sua gravidade (BRASIL, 2010, p.77). Sobre a vigilância epidemiológica nos casos de Aids:
A AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandémico e de sua gravidade. Analise as afirmativas sobre as especificidades desta doença, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O uso do preservativo deve se constituir no único e principal insumo nas ações clínicas e nos serviços que atendem pacientes com HIV/AIDS.
( ) Os objetivos do tratamento são: melhorar a qualidade de vida e antecipar a sobrevida, pela redução da carga virai e reconstituição do sistema imunológico.
( ) As doenças oportunistas associadas à AIDS são várias, podendo ser causadas por vírus, a exemplo da tuberculose; por bactérias, a exemplo da candidíase; por fungos, a exemplo da pneumocitose; e por protozoários, a exemplo da toxoplasmose.
Além da transmissão sexual, aAIDS pode ser contraída por meio do sangue, do leite materno contaminado e transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez e o parto a qual é denominada de transmissão vertical.
O Ministério da Saúde preconiza a realização de teste para diagnóstico do HIV a todo indivíduo com diagnóstico estabelecido, independentemente, da confirmação bacteriológica, da seguinte doença:
Nos casos de AIDS/HIV, a transmissão vertical se dá
Causador da AIDS, HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana. Recebe esse nome, pois destrói o sistema imunológico. Em relação à AIDS, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento das doenças oportunistas.
( ) Pode ser transmitida da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.
( ) Transfusão de sangue não é uma forma de contaminação.
( ) O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue.
( ) As mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.
A sequência está correta em
Gestantes infectadas pelo HIV devem receber terapia antirretroviral (Tarv) durante a gestação. A indicação de TARV na gestação tem como finalidade a profilaxia da transmissão vertical ou tratamento da infecção pelo HIV.
Nos casos de gestantes sintomáticas ou assintomáticas com contagem de LT-CD4+ d 350 céls./mm³, pode-se afirmar:
Na fase inicial dos sintomas ou fase precoce, o portador de HIV pode apresentar sinais e sintomas inespecíficos de intensidade variável, além de processos oportunistas de menor gravidade, principalmente na pele e nas mucosas. Os sinais e sintomas inespecíficos dessa fase são, exceto:
Com relação ao aleitamento materno por gestantes portadoras do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), assinale a opção correta.
Os anticorpos anti-HIV detectáveis por testes sorológicos aparecem, em geral, após 4 a 12 semanas de infecção. Esse intervalo entre infecção e possibilidade de detecção de anticorpos por técnicas laboratoriais é denominado
Vários estados do Brasil têm sido acometidos por enchentes devastadoras na atualidade. Assinale a alternativa que não apresenta uma doença causada pelas enchentes.
Várias são as doenças oportunistas associadas à Aids. Correlacione as doenças com seu respectivo agente causador e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1- Vírus
2- Fungos
3- Protozoários
( ) candidíase
( ) toxoplasmose
( ) herpes simples
Apesar de todos os cuidados, podem ocorrer acidentes potencialmente perigosos para a transmissão do vírus HIV. Por isso é necessária a rigorosa avaliação para a indicação ou não da Profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP) nesta avaliação são importantes os itens abaixo, EXCETO:
Com base nas vias de transmissão do vírus HIV citadas por Kawamoto et al. (2004), assinale a opção em que NÃO há evidências de transmissão do HIV.
Conforme o aconselhamento em DST, HIV e Aids: diretrizes e procedimentos básicos (1999), sobre as recomendações para os casos de pacientes que no pós-teste recebem resultado negativo, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a sequência correta.
( ) Avaliar a possibilidade de o cliente estar em janela imunológica e a necessidade de retestagem.
( ) Lembrar que um resultado negativo significa imunidade.
( ) Reforçar as práticas seguras já adotadas ou a serem adotadas pelo cliente frente ao HIV.
( ) Reforçar o benefício do uso correto do preservativo, dispensando a demonstração.
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“A AIDS é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade.” (Ministério da Saúde, 2010). Após a infecção, o vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem como célula-alvo o linfócito__________ , sendo um importante marcador dessa imunodeficiência.
No que refere à transmissão do Vírus da Imunodeficiência Humana, assinale a alternativa correta.
Segundo HERMANN (2006) , a AIDS-SIDA (Síndrome da Imunodedifiência Adquirida) é a perda da imunidade celular, responsável pela defesa do organismo contra vírus, fungos, protozoários e alguns tipos de bactérias, em pessoas até então saudáveis, surgindo, assim, as chamadas infecções oportunistas. Dentre estas infecções, qual se destaca por ter características malignas, atingindo até órgãos internos?
Em razão da imunodepressão, o portador da infecção pelo HIV apresenta infecções oportunistas (IO), causadas por microrganismos não considerados usualmente patogênicos, ou seja, não capazes de desencadear doença em pessoas com sistema imune normal. Entre as infecções as causadas por fungos está
Paciente de 32 anos, sabidamente soropositivo para HIV e sem tratamento antiretroviral, apresenta quadro de diarreia há duas semanas, com episódios intermitentes de perda sanguínea fecal, associada a dor abdominal, urgência fecal e astenia. O exame parasitológico de fezes (incluindo pesquisa de Cryptosporidium e Isospora) e a pesquisa de toxina para C. difficile foram negativos. A coprocultura revelou crescimento de microbiota habitual e Candida sp. Um tratamento empírico com ciprofloxacina não obteve melhora do quadro. Realizada a seguir uma colonoscopia que evidenciou lesões ulceradas na mucosa pancolônica e o exame histopatológico revelou enterócitos aumentados de volume com inclusões granulares hipercromáticas, intracitoplasmáticas e intranucleares.
O tratamento a ser prescrito é
Em relação à infecção por HIV/AIDS, é correto afirmar:
Os sintomas mais comuns da AIDS são:
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é um
grande problema de saúde pública, sendo uma doença
de alta gravidade e considerada uma pandemia. Assinale
a alternativa correta.
Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da aids e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. Na maioria dos casos, a sorologia positiva após a exposição ao HIV em dias, se dá no período entre
Sobre a infecção pelo HIV, julgue as afirmativas abaixo:
( I ) A infecção aguda é definida como o período das primeiras semanas de infecção pelo HIV. Essa fase é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas,denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA), cujos principais achados clínicos incluem: febre, adenopatia, faringite, exantema, mialgia e cefaleia.
( II ) A SRA é autolimitada e a maior parte dos sinais e sintomas desaparece em torno de três a quatro semanas. A sorologia para a infecção pelo HIV é geralmente negativa nessa fase.
( III ) O aparecimento de infecções oportunistas e neoplasias é definidor da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Entre as infecções oportunistas, destacam-se: pneumocistose, neurotoxoplasmose, tuberculose pulmonar atípica ou disseminada, meningite criptocócica e retinite por citomegalovírus.
Assinale a sentença correta.
A gestação pode ser um dos momentos mais difíceis de descoberta da infecção pelo HIV para a mulher.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.
( ) Em gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal adequado, o diagnóstico do HIV pode ser realizado somente na hora do parto, por meio do teste rápido de triagem.
( ) No pós-parto, ainda na maternidade, as mulheres devem ser orientadas sobre o aleitamento artificial e a referência para serviço especializado em HIV/aids.
( ) No caso de gravidez planejada é recomendável que a mulher apresente bons indicadores imunológicos e virológicos e adesão à terapia antirretroviral para a concepção.
( ) O risco de transmissão vertical é de aproximadamente 20%, mesmo que todas as medidas de controle sejam adotadas (TARV combinada para gestante, AZT injetável na hora do parto, suspensão do aleitamento materno, entre outras).
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS: