SóProvas


ID
1223518
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas ações de assistência à criança, o enfermeiro tem papel importante na identificação de sinais de alterações no desenvolvimento da criança. Aos 15- 18 meses as crianças apontam (com o dedo indicador) para mostrar coisas que despertam a sua curiosidade. Geralmente, o gesto é acompanhado por contato visual e, às vezes, sorrisos e vocalizações (sons). Ao invés de apontar elas podem “mostrar” as coisas de outra forma como colocando-as no colo da pessoa ou em frente aos seus olhos. Considerando os indicadores de desenvolvimento e sinais de alerta, durante o exame físico, a ausência ou raridade deste gesto de atenção de compartilhamento da criança nessa idade pode ser um dos principais sinais de:

Alternativas
Comentários
  • O Transtorno Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno global que pode acometer em diversos graus, desde mais leve até formas mais graves, os sintomas associados são: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

    A identificação de sinais iniciais de problemas possibilita a instauração imediata de intervenções extremamente importantes, uma vez que os resultados positivos em resposta a terapias são tão mais significativos quanto mais precocemente instituídos.

    Desde a detecção dos sinais até o diagnóstico propriamente dito do TEA, são necessários o acompanhamento e a intervenção. Entre os 15 e 18 meses um preditivo do diagnóstico é exatamente o exposto pela banca apresentada na questão.

    Resposta D

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.