SóProvas


ID
1223533
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O edema agudo de pulmão (EAP) é um quadro clínico de urgência, constituindo grande risco de morte para o paciente, caso medidas terapêuticas não sejam imediatas. Considerando as drogas utilizadas nesses casos, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • os nitratos são a melhor opção na forma sublingual...


  • O Nitroprussiato de Sódio é indicado para estimular o débito cardíaco e para reduzir as necessidades de oxigênio do miocárdio na insuficiência cardíaca secundária ao infarto agudo do miocárdio bem como na doença valvular mitral e aórtica e na cardiomiopatia, incluindo tratamento intra e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Esse medicamento provoca queda de pressão e pode ser utilizado em crises hipertensivas.

    Os bloqueadores dos canais de cálcio são um grupo de drogas frequentemente prescritas no tratamento da hipertensão arterial. Entre os mais usados na prática clínica estão a Nifedipina, Amlodipina, Nicardipina, felodipina, Verapamil e Diltiazem. 

    A dobutamina é indicada em estados de hipoperfusão nos quais o débito cardíaco é insuficiente para suportar as demandas circulatórias, para o tratamento de pacientes nos quais a pressão de enchimento ventricular anormalmente aumentada pode levar a um risco de congestão pulmonar e edema, para aumentar a contratilidade cardíaca na insuficiência cardíaca e para aumentar a contratilidade cardíaca na descompensação cardíaca da insuficiência cardíaca congestiva ou na contratilidade deprimida devido a uma cirurgia cardíaca ou a uma cirurgia vascular de grande porte.

    A Nitroglicerina precisa ser administrada em frascos de vidro ou de polietileno e conduzida por equipos de polietileno. Tem ação muito mais potente na dilatação venosa do que arterial. O tratamento do Edema Agudo de Pulmão pode ser feito com nitratos, nitroglicerina SL ou spray mais furosemida caso o paciente não tenha hipotensão arterial.

    Resposta D

    Bibliografia


    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.


  • Nitroglicerina é destinado apenas para uso intravenoso. Não administrar por injeção intravenosa direta. Deve ser diluído em  (5%) ou cloreto de sódio (0,9%) antes da realização da infusão. O equipo usado para infusão pode influenciar na quantidade de Nitroglicerina administrada ao paciente e requer atenção para a resposta clínica.

    Adesivo transdérmico: angina crônica (prevenção).

    Asolução injetável: angina (pacientes que não respondem à Nitroglicerina sublingual ou a beta-bloqueadores); insuficiência cardíaca congestiva (após infarto agudo do miocárdio); hipertensão (pré-operatória); indução de hipotensão controlada durante cirurgia.

    FONTE: consultaremédios, medicinananet

  • principal indicação do uso de nitroprussiato de sódio (que é um vasodilatador) é no manejo de emergências hipertensivas, por causa do seu rápido e potente efeito de diminuição da PA, entre elas:

    Edema agudo de pulmão: sendo o anti-hipertensivo de escolha se pressão arterial sistólica (PAS) > 180 mmHg, caso contrário, prefere-se a nitroglicerina EV.

    FONTE: sanar