-
Gabarito D. Vamos entender o conceito?
Diagnóstico Estratégico – Análise SWOT
Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento.
Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças).
Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo)
O pulo do gato: Uma empresa de transporte aéreo está com dificuldades para ampliar a sua participação no mercado. Através de uma análise do ambiente interno, detectaram-se várias falhas nos processos que resultavam em reclamações de clientes. Além disso, realizou-se um estudo em relação ao macroambiente, de modo a identificar as oportunidades e as ameaças para que a empresa pudesse estabelecer diretrizes de atuação
-
Tudo que se relacionar ao macroambiente, trata-se de planejamento estratégico.
-
eu errei a questão e marquei "tático", mas as palavras "macroambiente" e "diretrizes" esclarecem bem que se trata de estratégia.
-
no prognostico vou fazer as minhas estrategias, antes avaliando as variaveis externas e internas.
-
Análise de ambiente externo ( oportunidades e ameaças) e interno ( forças e fraquezas) > ANÁLISE SWOT = PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
-
Letra D.
Falou em macroambiente (visão da empresa como um todo) e diretrizes (Quem resolve é a alta cúpula, ou seja, dá um norte), falou em planejamento estratégico.
-
A resposta é a letra "D".
Vejamos, no trecho, as expressões e termos que se referem ao planejamento estratégico:
Uma empresa de transporte aéreo está com dificuldades para ampliar a sua participação no mercado. Através de uma análise do ambiente interno, detectaram-se várias falhas nos processos que resultavam em reclamações de clientes. Além disso, realizou-se um estudo em relação ao macroambiente, de modo a identificar as oportunidades e as ameaças para que a empresa pudesse estabelecer diretrizes de atuação.
O planejamento estratégico é amplo e abrange toda a organização. Suas características mais comuns são:
É projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.
Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.
É definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.