ENSAIO SPT
- A capacidade de carga do solo pode ser estimada com base no ensaio spt por meio de métodos empíricos, semi-empíricos ou teóricos que correlacionam o Nspt com a capacidade do solo.
- Este ensaio é realizado com a retirada de amostras do solo por meio de um barrilete amostrador padrão. Essas amostras são retiradas a cada metro escavado para que se possa compor o perfil geotécnico do solo com a identificação e espessura de cada uma.
- Ao encontrar lençol freático o ensaio é paralisado e a cota em que foi encontrada o nível d'água anotada. Aguarda-se para verificar se o nível d'água varia para cima, o que pode indicar pressurização do lençol. A cota após o intervalo também é anotada.
- Com o colhimento das amostras por meio do amostrador padrão é possível identificar por análise táctil-visual o tipo de solo e suas características, a cor é uma delas.
- Apesar de observar o nível do lençol freático ao ser descoberto e após um certo intervalo, o ensaio não mede parâmetros suficiente para a determinação da permeabilidade do solo, sendo esta determinado por ensaios específicos.
-> ENSAIO DE PERMEABILIDADE
- Determinação: Ensaio Lefranc (pode ser feito com carga hidráulica constante ou variável)
- Ensaio de permeabilidade em furos de sondagens: consistem na medida da vazão, representada pelo volume d’água absorvido ou retirado, durante um intervalo de tempo, em função da aplicação de diferenciais de pressão induzida por colunas d’água, resultante da injeção ou da retirada (bombeamento) de água do furo.