SóProvas


ID
1224088
Banca
VUNESP
Órgão
DESENVOLVESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando uma instância do sistema gerenciador de bancos de dados Oracle 11g, há os processos que rodam em background. O processo dessa categoria que em um banco de dados distribuído resolve, automaticamente, falhas de transações distribuídas é o

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre o RECO e o SMON. A explicação abaixo não me ajudou muito.

    O processo database writer (DBWR) escreve os blocos modificados do database buffer cache para os arquivos de dados físicos. O DBWR não precisa escrever os dados a cada comando COMMIT, pois é otimizado para minimizar o I/O. Geralmente o DBWR escreve os dados para o disco se muitos dados são lidos para o database buffer cache na SGA e não existe espaço livre para esses novos dados. Os dados menos recentemente usados são escritos para os arquivos de dados em primeiro lugar. O DBWR também atualiza os arquivos de controle do banco de dados para indicar o mais recente checkpoint.

    O processo CKPT é opcional; se ele não estiver presente, o LGWR assume sua responsabilidade.

    O processo system monitor (SMON) efetua a recuperação da instância em caso de falhas, durante a sua inicialização. Em um sistema com múltiplas instâncias (como na configuração Oracle Parallel Server, por exemplo), o processo SMON de uma instância também pode executar a recuperação de outras instâncias que podem ter falhado. Ele também limpa os segmentos temporários que não estão sendo usados, liberando memória, e recupera qualquer transação pendente no caso de uma falha em arquivos físicos ou mesmo no disco. O processo de recuperação dessas transações é executado pelo processo SMON quando a tablespace afetada volta a ficar disponível.

    O process monitor (PMON) executa a recuperação do processo de um usuário quando esse processo falha. Limpa a área de memória e libera os recursos que o processo do usuário estava usando. O PMON também verifica o processo despachante (dispatcher) e os processos servidores (server processes) e os reinicializa se tiver acontecido qualquer falha.O processo archiver (ARCH) copia os arquivos redo log para fita ou mesmo outro disco, no momento em que um deles torna-se completo. Esse processo geralmente está presente quando o banco de dados está sendo utilizado no modo ARCHIVELOG. Os arquivos redo log nada têm a ver com auditoria. Eles são usados somente para a recuperação de um banco de dados.

    O processo recoverer (RECO) é usado para resolver transações distribuídas pendentes causadas por uma falha na rede em um sistema de bancos de dados distribuídos. A certos intervalos de tempo, o processo RECO do banco de dados local tenta conectar-se ao banco de dados remoto para automaticamente completar e efetivar a transação (COMMIT) ou descartar (ROLLBACK) a porção local de uma transação pendente em um sistema distribuído.

    Fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/99/a-arquitetura-do-oracle.aspx
  • Recoverer Process (RECO)

    -Resolve falhas em transações DISTRIBUÍDAS

    System Monitor Process (SMON)

    -Principal responsável pela recuperação do SISTEMA

    Process Monitor Process (PMON)

    -Recuperação de PROCESSOS