SóProvas


ID
1224130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto para os itens de 51 a 61

Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento, ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir, à luz do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e das abordagens teóricas da psicologia.

A maneira de pensar e de processar informações da jovem contribui para a fomentação e a manutenção do comportamento dependente, de acordo com a perspectiva da psicologia cognitiva.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Cognitiva vê o homem como um ser que constrói seus significados sobre os fatos e, portanto,  constrói sua própria realidade já que a forma como este interpreta seu mundo determinará a maneira como ele irá comportar-se. Para essa abordagem os pensamentos negativos  não constituem só sintomas como também são fatores que estão na própria manutenção desta psicopatologia.

  • Para a Teoria Cognitiva, o processamento de informações do mundo interno e externo, geralmente, torna-se automático e fora da consciência, atendendo a funções básicas do organismo, como a sobrevivência e a reprodução. O processamento é feito a partir de uma série crenças que são aprendidas ao longo da vida. Quando uma crença específica assume a primazia sobre as demais, poderá estabelecer um quadro patológico, pois ainda que os dados da realidade não confirmem tais interpretações, os pensamentos disfuncionais são mantidos por meios de distorções cognitivas. O comportamento e o afeto podem, assim, confirmar e intensificar os erros cognitivos criando, pois, "ciclos viciosos". (Rangé, B; Sousa, C. R.)

  • O modelo cognitivo propõe que o pensamento disfuncional (que influencia o humor e o pensamento do paciente) é comum a todos os transtornos psicológicos. Quando as pessoas aprendem a avaliar seu pensamento de forma mais realista e adaptativa, elas obtêm uma melhora em seu estado emocional e no comportamento.