SóProvas



Questões de Terapia Cognitivo Comportamental


ID
45214
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Terapia Cognitiva tem por foco de atenção a atividade mental consciente ou pré-consciente, ou seja, os pensamentos

Alternativas
Comentários
  • A psicoterapia cognitiva tem como objetivo principal diminuir o sofrimento psíquico do paciente através de técnicas específicas, proporcionando satisfação e prazer nas atividades diárias, com o propósito que o indivíduo seja mais ativo, se envolva mais em seu ambiente e aumente a qualidade de vida e o auto-conhecimento.A psicoterapia cognitiva levanta a hipótese de que as emoções e os comportamentos das pessoas são influenciados por sua percepção dos eventos. Mais do que qualquer evento propriamente dito, é a forma como pensamos sobre o evento que determina a maneira como nos sentimos e nos comportamos.
  • Alternativa "d" (correta)

    A premissa básica da terapia cognitiva é... " (...) o modo como as pessoas interpretam suas experiências determina o modo como se sentem e se comportam."

    Ex:

    interpreta uma situação como perigosa (pensamento)

    experimenta ansiedade (emoção)

    e foge (comportamento)

    O objetivo basico da Terapia cognitiva é fazer com que  os 'pensamentos automáticos e crenças' (sobre nós mesmos, sobre o mundo e o futuro) sejam transformados em hipóteses que podem ser confirmadas ou não através de processo racional. Dessa forma, busca se interpretar alternativas para explicar eventos, ao invés de nos prendermos à primeira interpretação que ocorre, que necessáriamente não é a mais adequada.

     

  • A Terapia Cognitiva tem por foco de atenção a atividade mental consciente ou pré-consciente, ou seja, os pensamentos automáticos, as crenças subjacentes e suas consequências: emoções, comportamentos ou reações físicas.


ID
45217
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma aprendizagem normal supõe uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e os acomodativos. Na hipoacomodação observa-se

Alternativas
Comentários
  • HipoacomodaçãoA hipoacomodação provoca uma dificuldade de internalizar imagens e acontece quando a criança teve pouca estimulação e ou foi abandonada.Na hipoacomodação o sujeito fica entediado e “esquece”que tem desejos de conhecer e que pode escolher os objetos que deseja conhecer.
  • Hiperassimilação:

    Sendo a assimilação o movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do meio são alterados para serem incorporados pelo sujeito, numa aprendizagem sintomatizada pode ocorrer uma exacerbação desse movimento, de modo que o aprendiz não resigna-se ao aprender. Há o predomínio dos aspectos subjetivos sobre os objetivos. Esta sintomatização vem acompanhada da hipoacomodação.

    Hipoacomodação:

    A acomodação consiste em adaptar-se para que ocorra a internalização. A sintomatização da acomodação pode dar-se pela resistência em acomodar, ou seja, numa dificuldade de internalizar os objetos (Fernández, 1991 p.110).

    Hiperacomodação:

    Se acomodar-se é abrir-se para a internalização, o exagero disto pode levar a uma pobreza de contato com a subjetividade, levando à submissão e à obediência acrítica. Essa sintomatização está associada a hipoassimilação.

    Hipoassimilação:

    Nesta sintomatização ocorre uma assimilação pobre, o que resulta na pobreza no contato com o objeto, de modo a não transformá-lo, não assimilá-lo de todo, apenas acomodá-lo. A aprendizagem normal pressupõe que os movimentos de assimilação e acomodação estão em equilíbrio. O que caracteriza a sintomatização no aprender é predomínio de um movimento sobre o outro. Quando há o predomínio da assimilação, as dificuldades de aprendizagem são da ordem da não resignação, o que leva o sujeito a interpretar os objetos de modo subjetivo, não internalizando as características próprias do objeto. Quando a acomodação predomina, o sujeito não empresta sentido subjetivo aos objetos, antes, resigna-se sem criticidade. O sistema educativo pode produzir sujeito muito acomodativos se a reprodução dos padrões for mais valorizada que o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. Um sujeito que apresente uma sintomatização na modalidade hiperacomodativa/ hipoassimilativa pode não ser visto como tendo "problemas de aprendizagem", pois consegue reproduzir os modelos com precisão.

  • Gabarito letra C

     

  • Piaget e os conceitos de assimilação, acomodação e equilibração

    Processo de construção do conhecimento: inicia-se com o desequilíbrio entre o sujeito e o objeto.

    Origem do conhecimento por parte do sujeito: envolve dois processos de assimilação e de acomodação.

    Assimilação: Capacidade de o sujeito incorporar um novo objeto ou ideia a um esquema, ou seja, às estruturas já construídas ou já consolidadas. Movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do meio são alterados para serem incorporados pelo sujeito

    Acomodação: Tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.

    Equilibração (ponto de equilíbrio): após algum tempo, o sujeito passará a dominar o novo objeto assimilado e acomodado, chegando a um ponto de equilíbrio

    Modalidades de Aprendizagem

    Hipoassimilação: Pobreza de contato com o objeto, esquemas de objetos empobrecidos, déficit lúdico criativo e prejuízo da imaginação e criação.

    Hiperassimilação: Precocidade na internalização dos esquemas representativos, predomínio do lúdico, subjetivação excessiva, resistência aos limites e dificuldade para resignar-se.

    Hipoacomodação: Reduzido contato com o objeto, falta de ritmo, dificuldade na internalização de imagens, deficit na representação simbólica e não obediência à necessidade de repetição. Pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens;a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.

    Hiperacomodação: superestimação da imitação, reduzido contato com a subjetividade, falta de iniciativa, obediência cega as normas.

  • Questão:

    (A) hiperacomodação

    (B) hiperassimilação

    (C) hipoacomodação

    (D) hipoassimilação

    (E) assimilação


ID
76147
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Algumas características básicas diferenciam a terapia cognitiva de outras abordagens. Para Judith Beck (1977), a terapia cognitiva é uma abordagem

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "a" (correta)

    De acordo com Beck, as principais características da Terapia Cognitiva :

    • Orientada para o presente - Enfatiza o presente
    • Tempo limitado
    • Diretiva
    • Colaborativa
    • Educativa

    Investiga o passado , apenas para compreender e identificar a origem das crenças centrais e intermediárias.

  • ( B) F-Psicoeducativa ( não é instrutiva): pois o terapêuta ensina ao paciente o modelo cognitivo, a natureza de seus problemas, o processo terapêutico e a prevenção de recaídas;

    ( C ) F Breve ( não versátil) : pois entre a 16 e 20 sessões já é visível melhora dos transtirnos;

    ( D) F- Estruturada ( não é pouco estruturada) : pois a terapia estabelece uma sequência de sessões previamente estabelecidas;

    ( D) F- Utiliza tarefas de casa como atividade integrada ao processo terapêutico.

  • Principais características da Terapia Cognitiva

    --> Estruturada: a terapia estabelece uma sequência de sessões previamente estabelecidas

    --> Orientada para o presente: enfatiza o presente. Investiga o passado , apenas para compreender e identificar a origem das crenças centrais e intermediárias.

    --> Tempo limitado: entre 10 a 20 sessões

    --> Diretiva: dirigida aos problemas apresentados no aqui e agora, trabalhando pensamentos, sentimentos e comportamentos atuais do cliente e usando os dados da história passada apenas quando contribuem para uma maior e melhor compreensão de suas crenças.

    --> Colaborativa: participação ativa do terapeuta e do paciente

    --> Educativa: Utiliza tarefas de casa como atividade integrada ao processo terapêutico


ID
100081
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A alta em terapia cognitiva é dada quando o paciente se mostra capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças disfuncionais e substitui-los por outros

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (d)Transformar pensamentos disfuncionais (crenças distorcidas), por pensamentos mais racionais e REALISTAS.
  • A alta em terapia cognitiva é dada quando o paciente se mostra capaz de utilizar os recursos adquiridos na terapia para solucionar problemas cotidianos e quando está apto a identificar seus pensamentos e crenças disfuncionais e substitui-los por outros mais realistas


ID
164692
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A percepção bem desenvolvida é uma habilidade primordial, pois é ferramenta importante para atuação profissional que exige adaptação constante a novos contextos.
Assinale a alternativa CORRETA sobre esse tema:

Alternativas
Comentários
  • A percepção refere-se às funções que permitem captar os estímulos do ambiente, para posterior processamento de informação.

    Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações do ambiente, que podem ser de natureza visual, olfativa, tátil, gustativa, auditiva e cinestésica (equilíbrio e movimento do corpo). O processamento cerebral depende bastante das informações fornecidas pelas estruturas sensoriais, sendo estas a base de nossa compreensão do mundo. 

  • A percepção, segundo Robbins (2002), pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais, com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente.


ID
166807
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jeremy D. Safran afirma que avanços no campo da psicologia experimental abriram caminho para uma reconsideração das suposições básicas a respeito da relação entre a emoção e a cognição e que uma importante distinção entre a teoria comportamental-cognitiva e a teoria experimental é que as intervenções comportamentaiscognitivas baseiam-se em uma estrutura metateórica que entende que as mudanças resultam de uma tentativa

Alternativas
Comentários
  • teoria experimental: intervenções comportamentais cognitivas baseiam-se em uma estrutura metateórica que entende que as mudanças resultam de uma tentativa intencional de modificar o self (autocontrole).


ID
168067
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Registro diário de pensamentos disfuncionais (RPD) está entre as técnicas muito utilizadas na Terapia cognitivo- comportamental dos comportamentos aditivos, que corresponde a treinar o paciente e solicitar que ele registre

Alternativas
Comentários
  • seus pensamentos disfuncionais, no final do dia ou, de preferência, ainda na vigência do desconforto psicológico, sendo que, no tratamento dos comportamentos aditivos, o registro é feito em relação às fissuras.
  • Registro diário de pensamentos disfuncionais (RPD) está entre as técnicas muito utilizadas na Terapia cognitivo- comportamental dos comportamentos aditivos, que corresponde a treinar o paciente e solicitar que ele registre seus pensamentos disfuncionais, no final do dia ou, de preferência, ainda na vigência do desconforto psicológico, sendo que, no tratamento dos comportamentos aditivos, o registro é feito em relação às fissuras.


ID
188116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João, diagnosticado como portador de transtorno do humor
bipolar, recebe tratamento medicamentoso. Em algumas situações,
fica muito depressivo, apático, desinteressado por atividades que
geralmente reconhece como prazerosas, e se isola por vários dias de
sua família, com quem vive. Em outras situações, se envolve em
comportamentos de risco, sentindo que é capaz de administrar
diferentes tipos de desafio, dorme pouco e faz muitos planos
profissionais ambiciosos.

Na intervenção psicológica de abordagem cognitivo comportamental para João, os objetivos do terapeuta incluem

Alternativas
Comentários
  • A letra 'b' também parece correta ...
  • A meu ver esta questão está errada! Apesar de ser alto o risco de suicídio em paciente Bipolar, no caso clínico apresentado não nos foi dado nenhum indicatico de ideação suicida. O fato dele se envolver em comportamentos de risco, em se tratando de TB não significa risco de suicídio... na fase da mania eles se "acham" mesmo capazes de realizar determinadas coisas, mas não com a intenção de se matar. É claro que isto pode ocorrer, mas não acho que a TCC focaria inicialmente neste "risco". A letra B está certissima. Uma coisa que a TCC faz bem, é a psicoeducação com relação à importancia da medicação e a adesão à medicação.
  • Concordo. Eu havia marcado a alternativa B. No entanto, achei o seguinte texto:
    Problemas na fase de Depressão: Os pacientes com depressão apresentam os pensamentos automáticos, regras e crenças distorcidas, que geram desesperança e ideação suicida. Alguns exemplos:
    1) Meus problemas são enormes, o jeito de resolvê-los é acabarcom a minha vida.
    2) Sou um peso para todos, é melhor que eu me vá.
    3) Me odeio, mereço morrer.
    4) Só a morte pode aliviar minha dor.
    5) Tenho tanta raiva de todos, que vou me matar para ensiná-los uma lição.
    A ideação suicida é sempre uma prioridade no tratamento. Devese perguntar por ela, avaliar a sua letalidade e ajudar o paciente a reconstruir seus pensamentos, auxiliando-o a avaliar suas possibilidades de modo específico e não radicalmente negativo.

    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v26s3/22339.pdf
  • Alexsandra, eu também acho que a ideação suicida seja o alvo de qualquer trabalho, no entanto a minha dúvida é que no enunciado da questão isto não fica claro e evidente. Sendo assim, como uma primeira opção seria a investigação destes comportamentos de risco, para aí sim se chegar a lguma conclusão sobre um comportamento suicida. Como não tem esta alternativa, continuo achando que a TCC focaria no aspecto medicamentoo (adesão) uma vez que esta reduziria estes comportamentos de risco. 
  • A questão aborda, "um dos objetivos" e considerando que o paciente com transtorno Bipolar é um dos principais a cometer o suicídio, a menção em uma das respostas, a meu ver,  objetiva exatamente o conhecimento técnico do profissional, independente da abordagem, ainda que citem a TCC, penso que a resposta "A" esteja realmente correta, seguem mais informações no site http://www.abp.org.br/portal/transtorno-mental-que-mais-causa-suicidios-bipolaridade-lesa-o-cerebro/

    "A bipolaridade é a doença mental que mais mata por suicídio: cerca de 15% dos doentes se matam. Os pacientes têm um risco 28 vezes maior de apresentar comportamento suicida do que o resto da população e até metade dos doentes tenta se matar, mostram levantamentos"..


ID
188122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os objetivos da terapia cognitiva incluem a identificação e correção de distorções ou erros cognitivos apresentados pelo indivíduo, como

Alternativas
Comentários
  • Os erros de pensamentos mais freqüentes são:
    Pensamento dicotômico: se vêem as coisas como tudo ou nada -
    “Não se pode falar com meu chefe, sempre esta irritado”.
    Sobre-generalização: uma coisa negativa que nos ocorre num determinado momento vai acontecer sempre - “Voltarei a estragar tudo a próxima vez que fale com ele”
    Etiquetação: não descrevemos nossa competência, senão que nos colocamos um adjetivo qualificativo que aplicamos a todo nosso comportamento. - “Sou fraco, todos meus companheiros se aproveitam de mim”
    Abstração seletiva: centramos-nos só no mau de nós mesmos e do que nos ocorre - “Minha mulher se sentiu muito mal quando lhe disse que iria trabalhar todo o final de semana” (ignorando o fato de que nos disse também que o entende e que ela aproveitara para visitar a sua irmã).
    Adivinhação do pensamento: tiramos conclusões do que pensam os demais sem ter muitas evidencias - “É evidente que Luisa se aborrece falando comigo”
    Magnificação e minimização: exageramos o negativo e lhe restamos importância ao positivo - “Os rapazes que conheci na festa ficaram rindo de minhas brincadeiras, deve ser seguro que o fazem com todos”.
    Pessoalização: tudo tem haver com um mesmo, especialmente o mal, nos culpamos de muitas coisas. - “A reunião saiu mal, sou um mal coordenador de grupos” 
    Pensamentos do tipo “deveria”: nos damos instruções a nós mesmos das coisas que se supõe estamos obrigados a fazer. - “Deveria ser mais simpático”, “Deveria saber conversar com meu chefe sem ansiedade”, “Deveria gostar mais”, “Deveria pedir menos favores”...


ID
188125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As estratégias importantes para o tratamento cognitivocomportamental do transtorno do pânico com agorafobia incluem

Alternativas
Comentários
  • Gab: C - desafiar as interpretações catastróficas em relação ao significado das crises.

  • Gab. C

    "De acordo com os modelos cognitivo-comportamentais, os ataques de pânico aparecem a partir de interpretações distorcidas e catastróficas dos sintomas corporais.

     Tontura e palpitações cardíacas podem ser interpretadas, por exemplo, como um ataque cardíaco ou infarto iminentes. Tais interpretações aumentam a excitação e intensificam as sensações corporais, confirmando, desta forma, um senso de "perigo " iminente e gerando mais interpretações catastróficas e ansiedade em uma rápida espiral."

    Portanto, deverá o terapeuta atuar diretamente em razão destes elementos.


ID
188128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação a técnicas psicoterápicas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Reestruturação cognitiva é um processo psicoterapêutico de aprender a identificar e contestar pensamentos irracionais ou não-adaptativos conhecido como distorções cognitivas,


ID
188143
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na terapia cognitivo-comportamental de um casal cuja comunicação será trabalhada, é importante ensinar cada parceiro a

Alternativas
Comentários
  • E. aceitar o silêncio do parceiro, que pode representar o tempo necessário para que ele entenda o significado que foi dito.

    (item mais plausível e que coaduna com os preceitos da TCC)


ID
193687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Eduardo é usuário de cocaína e está em tratamento
psicológico de abordagem cognitiva para controle da dependência
química. Ele já informou ao psicólogo que há momentos nos
quais o desejo pelo uso da droga é percebido como incontrolável
e que situações sociais são muito propícias ao consumo da droga
porque ele se julga incapaz de conversar com amigos ou de
dançar em uma festa sem o consumo.

Julgue os itens que se seguem, referentes a esse caso hipotético.

O manejo do desejo incontrolável pela droga pode ser feito pela provocação do desejo durante a sessão e treino do paciente em técnicas para reduzir esse desejo, como a técnica de distração e o uso de uma lista de vantagens e desvantagens do consumo.

Alternativas
Comentários
  • Técnica de distração -- mudança do foco de atenção para outras situações que podem ser agradáveis e disponíveis no próprio ambiente.
                 Visa habilitar o indivíduo a lidar com emoções negativas
  • É verdade que o terapeuta optaria por provocar um desejo incontrolável para usar a droga afim de usar as técnicas para conter o desejo?

  • Questão correta, eu li a palavra ''provocação'' no sentido de fazer uma simulação para ver como ele lidaria diante de uma possível recaída, e aplicar as técnicas citadas também é muito valido para reduzir o desejo de usá-la.


ID
193690
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Eduardo é usuário de cocaína e está em tratamento
psicológico de abordagem cognitiva para controle da dependência
química. Ele já informou ao psicólogo que há momentos nos
quais o desejo pelo uso da droga é percebido como incontrolável
e que situações sociais são muito propícias ao consumo da droga
porque ele se julga incapaz de conversar com amigos ou de
dançar em uma festa sem o consumo.

Julgue os itens que se seguem, referentes a esse caso hipotético.

Durante o tratamento, devem ser colhidas e testadas as crenças permissivas para o uso da droga e, para validar as percepções do paciente, devem ser evitadas menções a possíveis crenças de controle do forte desejo pelo consumo da droga.

Alternativas

ID
193696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Eduardo é usuário de cocaína e está em tratamento
psicológico de abordagem cognitiva para controle da dependência
química. Ele já informou ao psicólogo que há momentos nos
quais o desejo pelo uso da droga é percebido como incontrolável
e que situações sociais são muito propícias ao consumo da droga
porque ele se julga incapaz de conversar com amigos ou de
dançar em uma festa sem o consumo.

Julgue os itens que se seguem, referentes a esse caso hipotético.

Na intervenção cognitiva, o questionamento socrático auxilia na investigação de crenças intermediárias e de crenças centrais, que devem ser identificadas e modificadas por serem crenças disfuncionais e facilitadoras de comportamentos indesejáveis como o abuso de substâncias.

Alternativas
Comentários
  • Observei que o erro nesta questao esta que nem todas as crencas intermediarias e centrais sao disfuncionais e facilitadoras de cptos indesejaveis, como sutilmente foi colocado. Ja o PAN (pensamento automatico negativo) é disfuncional e gerador de cptos disfuncionais e prejudiciais.

  • a intervenção cognitiva, o questionamento socrático auxilia na investigação de crenças intermediárias e de crenças centrais (verdade), que devem ser identificadas e modificadas por serem crenças disfuncionais e facilitadoras de comportamentos indesejáveis (falso) como o abuso de substâncias.


ID
193750
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Os pacientes são triados em um procedimento de avaliação com o uso de instrumentos padronizados e entrevistas individuais. Pacientes com indicação para o tratamento grupal que não aceitam esse formato são encaminhados para terapia individual, deixando no grupo apenas aqueles que concordam com a proposta porque esse procedimento pode aumentar a eficácia do grupo.

Alternativas

ID
193753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Quando for identificada a ideação suicida ativa para um paciente, durante a avaliação de triagem, ele terá prioridade para ser aceito no programa e as sessões iniciais serão formuladas com foco nas cognições referentes às possíveis alternativas ao suicídio, de modo que o grupo se torne o principal suporte para esse indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Acho que nesse questão o erro está na inserção do sujeito num grupo e que esse seja seu suporte nessas condições.

  • Acredito que, nesse caso o caso será atendido individualmente, para que também não influencie os outros membros do grupo, que estejam propícios à ideação suicida

  • Ele pode ser inserido num grupo, pode ser que seja ate bom, pois irá aumentar seu campo de apoio.

    Acredito que o erro da questão esta em dizer que:

    "grupo se torne o principal suporte para esse indivíduo".

    O grupo não pode ser o principal suporte, nem se quer temos o controle total do grupo. Então como atribuir tamanha responsabilidade a ele.


ID
193756
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

A decisão de aceitar a terapia em grupo deverá ser de cada paciente, mas o psicólogo usará sua experiência e habilidade técnica para sensibilizar aqueles com perfil apropriado a aceitar o formato grupal.

Alternativas
Comentários
  • Ai, gente, que coisa mais "sugestiva" a resposta pode até estar correta, mas acho absurdo...


ID
193759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Os pacientes terão a oportunidade de opinar sobre a pauta das sessões, de modo que reconheçam um senso de poder e tenham suas prioridades atendidas. Essa prática deverá aumentar a coesão do grupo, que é um fator muito desejado nesse formato terapêutico.

Alternativas

ID
193762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que um psicólogo conduz um programa de tratamento
cognitivo comportamental em grupo para portadores de
depressão, em um serviço público de saúde mental onde já existe
o serviço de atendimento individual para transtornos afetivos.
Julgue os itens a seguir, relativos ao procedimento elaborado pelo
psicólogo para esse programa.

Como proposto pela abordagem teórica adotada, os pensamentos automáticos associados aos sintomas depressivos e mal-adaptativos deverão ser identificados em registros diários e depois contestados por meio do questionamento socrático, que é um método indutivo usado para evidenciar possíveis distorções cognitivas.

Alternativas

ID
193771
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

Técnicas de redução da ansiedade, como dessensibilização sistemática e relaxamento, são mais rápidas, mais eficazes e implicam um contexto mais reforçador para o paciente do que as técnicas de treinamento em habilidades específicas para diferentes situações.

Alternativas
Comentários
  • Uma técnica completa a outra .vai depender do paciente

  • Gabarito: Errado!

    Vale ressaltar que esse tipo de técnica pode até ser mais rápida, mas, geralmente, não são mais eficientes do que as técnicas de treinamento de habilidades.


ID
193774
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Supondo que, em um hospital público, há um programa em grupo
destinado ao tratamento e à prevenção de fobia social para
pessoas de diferentes idades, julgue os próximos itens, acerca
dessa condição clínica e dos procedimentos e rotina desse
serviço.

Parte do tratamento para fobia social é o treino em assertividade, durante o qual o paciente aprende a solicitar mudanças no comportamento de outras pessoas e a recusar solicitações inadequadas feitas a ele por terceiros.

Alternativas
Comentários
  • O comportamento assertivo caracteriza-se, como o agressivo, pelo enfrentamento da situação de conflito, evidenciado em comportamentos explícitos de defesa dos próprios direitos e opiniões, sem, porém, apelar para qualquer forma de coerção, como violência ou desrespeito ao direito e opinião alheios (Deluty, 1981). Além disso, envolve também expressão de pensamentos e sentimentos positivos, como, por exemplo, elogiar e concordar com opiniões dos outros. Neste sentido, é o mais desejável dos comportamentos em situações de conflito, embora nem sempre seja o mais aconselhável, como, por exemplo, em uma situação que envolve risco físico, ou quando ceder pode representar o fortalecimento de um vínculo.
  • Verdade! No treino de assertividade o paciente é instruído para autoafirmar-se quando sentir que uma injustiça foi feita a ele.


ID
222526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira
nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada
tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no
exame de direção, porque sente muito medo do trânsito.
Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo
e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para
fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação.
Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que
o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar
no atendimento a esse paciente.

Antes de qualquer procedimento técnico, o protocolo padrão requer que o paciente seja encaminhado a um médico psiquiatra para iniciar o uso de medicação ansiolítica, que dará ao paciente condições mínimas para o processo psicoterapêutico.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada

    Acredito que o melhor procedimento é fazer um psicodiagnóstico para avaliar a necessidade do tratamento medicamentoso, e se for o caso, encaminhar ao psiquiatra.
  • O erro está em afirmar que será "medicação ansiolítica". O correto é a avaliação prévia.
  • Acho que o erro está em afirmar que é protocolo padrão encaminhar para psiquiatria. No meu entender, colocaria a atuação do psiquiatra como algo imprescindível, sem ao menos ter uma avaliação psicológica antes que possa concordar ou discordar disso.


ID
222529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira
nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada
tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no
exame de direção, porque sente muito medo do trânsito.
Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo
e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para
fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação.
Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que
o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar
no atendimento a esse paciente.

O relaxamento muscular progressivo de Jacobson é indicado porque, em casos de medos e fobias, tem oferecido resultados positivos.

Alternativas
Comentários
  • No tratamento dos transtornos de ansiedade, e em especial da síndrome do pânico, o relaxamento é bastante útil devido à frequente alteração respiratória observada nos portadores de tais transtornos. Desenvolvido por Edmund Jacobson, em 1938, o relaxamento muscular progressivo tem sido amplamente utilizado por comportamentalistas como técnica única ou em associação a outras técnicas. O relaxamento muscular progressivo consiste em tensionar e relaxar diferentes grupos musculares de modo a obter um estado de conforto e bem-estar.
    Técnicas cognitivas e comportamentais - Suely Sales Guimarães

ID
222532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira
nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada
tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no
exame de direção, porque sente muito medo do trânsito.
Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo
e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para
fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação.
Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que
o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar
no atendimento a esse paciente.

O psicólogo usará a técnica de dessensibilização sistemática como escolha principal.

Alternativas
Comentários
  • A dessensibilização sistemática, utilizada para tratamento de respostas fóbicas, consiste na inibição recíproca da ansiedade pelo estabelecimento de uma resposta incompatível, que é o relaxamento.

    A remoção ou o enfraquecimento da ansiedade pelo processo de inibição recíproca é chamada de supressão condicionada. Esse processo ocorre quando dois estímulos competitivos entre si estão presentes na mesma situação. Assim, se uma resposta antagonista à ansiedade puder ser estabelecida na presença do estímulo que evoca a ansiedade, de modo que essa resposta seja acompanhada pela supressão parcial ou total da ansiedade, o elo entre o estímulo e resposta de ansiedade será enfraquecido.
    Técnicas cognitivas e comportamentais - Suely Sales Guimarães
  • Fiquei em dúvida, pois achei restritivo dizer que seria a "escolha principal."


ID
222535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira
nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada
tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no
exame de direção, porque sente muito medo do trânsito.
Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo
e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para
fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação.
Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que
o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar
no atendimento a esse paciente.

O psicólogo deve evitar mencionar ou discutir com o paciente os mecanismos fisiológicos da fobia e do medo, para evitar que ele se torne hipervigilante durante os períodos de exposição previstos para o processo terapêutico.

Alternativas
Comentários
  • Errado. No tratamento das fobias, ou de qualquer outro transtorno mental, uma das etapas do tratamento é a psicoeducação, a qual o terapeuta ensina o paciente sobre o modelo cognitivo, o que é o transtorno que ele apresenta, os sintomas. NA PSICOeducação deve-se instruir o paciente sobre o transtorno e o diagnóstico e sobre as opções de tratamento. Deve-se educar o paciente sobre o modelo cognitivo das fobias. As informações devem ser adequadas ao nível educacional e cultural do paciente (Cordioli e Grevet).


ID
222538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira
nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada
tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no
exame de direção, porque sente muito medo do trânsito.
Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo
e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para
fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação.
Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que
o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar
no atendimento a esse paciente.

Para a tranquilidade do paciente, no dia da prova de direção o psicólogo poderá conversar reservadamente com o examinador e informá-lo acerca das dificuldades emocionais do paciente, pedindo o necessário sigilo, para que ele leve em consideração qualquer possível nervosismo do candidato.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada

    Aliás, erradíssima! Essa não é nem de longe uma postura ética do psicólogo.
    O profissional deve auxiliar o cliente a superar o medo, e não "facilitar" a vida do cliente.
  • Rapaz, ainda teve uma galera que errou. rs


ID
222541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa, de 40 anos de idade, tenta obter sua carteira
nacional de habilitação desde os 20 anos de idade. A cada
tentativa, ela é aprovada no exame escrito mas é reprovada no
exame de direção, porque sente muito medo do trânsito.
Finalmente, essa pessoa resolveu procurar ajuda de um psicólogo
e, por meio de terapia, se livrar do medo, adquirir confiança para
fazer suas aulas de direção e obter sua carteira de habilitação.
Julgue os itens a seguir acerca dos procedimentos e técnicas que
o psicólogo, de abordagem cognitivo-comportamental, deve usar
no atendimento a esse paciente.

O paciente apresenta um quadro típico de personalidade borderline.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada

    "A instabilidade é a característica central do transtorno da personalidade boderline, principalmente quanto ao humor, relacionamentos interpessoais, comportamento e autoimagem. O indivíduo apresenta um padrão de relacionamento interpessoal muito variável, que se caracteriza pela alternância entre um extremo de idealização e outro de completa desvalorização. Tal padrão está relacionado a fortes reações emocionais, assim como a uma intensa dependência de outras pessoas. São frequentes as queixas de medo de abandono e um sentimento constante de vazio.
    São observadas, também, alterações do humor. Atitudes manipulatdoras e autodestrutivas são comuns, incluindo abuso de substância psicoativas e tentativas de suicídio, bem como comportamentos impulsivos. Os indivíduos que sofrem de um transtorno da personalidade boderline com frequencia apresentam acesos de raiva intensa, levando, muitas vezes, à destruição de objetos e à violência contra outras pessoas Eventualmente pode ocorrer episódios dissociativos transitórios. Esse transtorno da personalidade é bem mais comum em mulheres que em homens." (Landeira-Fernandez, Cheniaux. Cinema e loucura - Conhecendo os transtornos mentais através dos filmes.) 

    Ps.: Tá aí uma dica para estudo. Esse livro apresenta vários transtornos mentais do DSM - IV com suas definições e filmes que os ilustra.
  • No caso apresentado não ha nenhuma ligação com o transtorno de bordeline.


ID
229159
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, a criança em idade escolar entre 7 a 12 anos apresenta um declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lógico, encontrando-se no período

Alternativas
Comentários
  • 3)       Os estágios do desenvolvimento humano

    Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados "por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor" no decorrer das diversas faixas etárias ao longo do seu processo de desenvolvimento (Furtado, op.cit.). São eles:

    ·         1º período: Sensório-motor              (0 a 2 anos)

    ·         2º período: Pré-operatório                (2 a 7 anos)

    ·         3º período: Operações concretas     (7 a 11 ou 12 anos)

    ·         4º período: Operações formais         (11 ou 12 anos em diante)



    Período das operações concretas (7 a 11, 12 anos): neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.). Um outro aspecto importante neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações físicas típicas da inteligência sensório-motor (se lhe perguntarem, por exemplo, qual é a vareta maior, entre várias, ela será capaz de responder acertadamente comparando-as mediante a ação mental, ou seja, sem precisar medi-las usando a ação física).

     Contudo, embora a criança consiga raciocinar de forma coerente, tanto os esquemas conceituais como as ações executadas mentalmente se referem, nesta fase, a objetos ou situações passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta. Além disso, conforme pontua La Taille (1992:17) se no período pré-operatório a criança ainda não havia adquirido a capacidade de reversibilidade, i.e., "a capacidade de pensar simultaneamente o estado inicial e o estado final de alguma transformação efetuada sobre os objetos (por exemplo, a ausência de conservação da quantidade quando se transvaza o conteúdo de um copo A para outro B, de diâmetro menor)", tal reversibilidade será construída ao longo dos estágios operatório concreto e formal.

    http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm

  • No gabarito a resposta d) é a correta. Operações infomais?! Isso está realmente correto?
  • A RESPOSTA CERTA É A LETRA "A".

    o gabarito está errado!

  • A resposta correta é "letra D - das operações concretas". A letra A estaria correta se fosse a partir dos 12 anos. Cuidado pessoal!

  • O gabarito está certo sim! A letra D é a resposta correta. Todos os artigos científicos que tratam desse assunto são unanimes: Estágio das operações concretas vai dos 7 aos 11/12 anos.  

  • De acordo com Piaget:

    - 1º período: Sensório-motor  (0 a 2 anos)

    - 2º período: Pré-operatório  (2 a 7 anos)

    - 3º período: Operações concretas  (7 a 11 ou 12 anos)

    - 4º período: Operações formais  (11 ou 12 anos em diante)

  • a) Errada. Operações formais aparecem na adolescência. Tem como característica a descentralização da perspectiva egocêntrica, lógica dedutiva, solução sistemática e metódica de problemas, imaginação de consequências futuras para ações presentes, capacidade de previsão, não só de constatação.

    b) Errada. Período sensório-motor é a primeira fase de desenvolvimento (0-2 anos). Nesse momento, a aprendizagem ocorre por ensaio, erro e experimentação. Observa-se ausência de relações causais e planejamento; ausência de símbolos; incapacidade de manipular as imagens mentais.

    c) Errada. Essa fase ocorre entre 2 e 6 anos, aproximadamente. Começa a capacidade de simbolizar, mas há ausência de concervação, alto egocentrismo, ausência do princípio de inclusão de classes.

    d) Correta. Nessa fase observa-se a elaboração de regras e estratégias para compreender o mundo; reversibilidade; operações matemáticas; ordenação seriada; capacidade de investigar hipóteses; lógica indutiva.

    e) Errada. Esse conceito nem existe na teoria de Piaget.

  • Estágios do desenvolvimento - Piaget

    --> 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos) - Nesse momento, a aprendizagem ocorre por ensaio, erro e experimentação. Observa-se ausência de relações causais e planejamento; ausência de símbolos; incapacidade de manipular as imagens mentais.

    --> 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos) - Começa a capacidade de simbolizar, mas há ausência de conservação, alto egocentrismo, ausência do princípio de inclusão de classes.

    --> 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)- Nessa fase observa-se a elaboração de regras e estratégias para compreender o mundo; reversibilidade; operações matemáticas; ordenação seriada; capacidade de investigar hipóteses; lógica indutiva.  Declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lógico

    --> 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante) - Tem como característica a descentralização da perspectiva egocêntrica, lógica dedutiva, solução sistemática e metódica de problemas, imaginação de consequências futuras para ações presentes, capacidade de previsão, não só de constatação.

  • A resposta é a letra D

    O objetivo dos comentário é auxiliar, não confundir


ID
229168
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na terapia cognitiva, a função do terapeuta é auxiliar o paciente a usar seus próprios recursos para identificar erros de lógica, pensamentos e

Alternativas
Comentários
  • As crenças são formadas por meio da interação com o mundo e com as outras pessoas; ocorrem em um nível mais profundo e são rígidas. Já os pensamentos automáticos são pensamentos breves e involuntários, associados à situações específicas, estão mais acessíveis; quando disfuncionais, apresentam conteúdo negativo, distorcido e catastrófico. São os pensamentos automáticos que afetam a emoção, o comportamento e as respostas fisiológicas. A fim de corrigir as crenças disfuncionais, é preciso alterar o pensamento automático (através da avaliação funcional destes) e, consequentemente, a emoção, o comportamento e as respostas fisiológicas também são alterados. Ao se lidar com a raiz dos pensamentos automáticos, é possível conhecer as crenças fundadoras.

    Cordioli
  • Gabarito letra C

     

  • Na terapia cognitiva, a função do terapeuta é auxiliar o paciente a usar seus próprios recursos para identificar erros de lógica, pensamentos e crenças distorcidos e posteriormente corrigi-los por meio do exame das evidências e da geração de pensamentos alternativos.


ID
229171
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Algumas características básicas diferenciam a terapia cognitiva de outras abordagens, por exemplo, o fato de que ela

Alternativas
Comentários
  •  e) utiliza tarefas de casa como atividade integrada ao processo terapêutico, que consistem na realização de exercícios e experimentos entre as sessões, com o objetivo de aumentar a efetividade e a generalização dos efeitos da terapia.

  • a) A terapia cognitiva é mais curta do que as terapias tradicionais.

     

    b) A terapia cognitiva não usa técnicas comportamentais, ela usa técnicas cognitivas, a terapia que mistura as técnicas da terapia comportamental e cognitiva é a cognitivo/comportamental.

     

    c) É uma terapia estruturada e diretiva.

     

    d) É psicoeducativa 

     

    e) certa

  • A terapia cognitiva  utiliza tarefas de casa como atividade integrada ao processo terapêutico, que consistem na realização de exercícios e experimentos entre as sessões, com o objetivo de aumentar a efetividade e a generalização dos efeitos da terapia.


ID
240199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um processo seletivo para o cargo de produtor de
eventos, foram realizadas duas atividades. A primeira consistiu em
um teste em que o selecionador apresentou uma folha branca
dividida em oito quadrados delimitados por uma moldura negra e
que, no centro de cada quadrado, havia sinais gráficos que deveriam
ser completados pelos candidatos como eles quisessem. No segundo
teste dessa primeira etapa, os candidatos deveriam apresentar frases
que descreviam suas características pessoais.
A segunda atividade consistia em uma entrevista em que
deveria ser respondida a seguinte pergunta: "Imagine que você seja
responsável pela produção de um famoso evento e que, uma hora
antes do início do evento, você receba a notícia de que a top model
internacional contratada pelo evento está doente e não virá. O que
você faria nesta situação?".


A respeito dessa situação hipotética e da avaliação comportamental,
julgue os itens subsequentes.

Na situação sob análise, o segundo teste é o de aptidão, que avalia a capacidade da pessoa de manter-se atenta durante determinado período.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    Aptidão não tem nada haver com, manter-se atenta durante determinado período.
  • Errada

    Na segunda fase é um Teste de Potência ou de Nível e não de Aptidão, pois mede a qualidade da execução, avalia a potencialidade do indivíduo em relação a alguma caracteristica.

  • Errada: Teste situacional, pois é uma situação problema apresentada na qual o candidato deve analisar e propor uma solução, ou seja, deve descrever como agiria naquela situação. Passos, et al. Atração e seleção de pessoas. 

  • Não entendi os comentários já feitos... O segundo teste é: "No segundo teste dessa primeira etapa, os candidatos deveriam apresentar frases que descreviam suas características pessoais." Acho que o pessoal que comentou se referiu à ultima parte, mas não foi isso que a questão pediu...
  • Lembrando que o primeiro teste à qual ele faz referencia é o teste Wartegg(WZT)

    Teste de WarteggWZTTeste de Complemento de Desenhos ou ainda Wartegg-Zeichen-Test é um teste psicológicomuito utilizado em recrutamento pessoal, realizado por psicólogos em empresas de diversos ramos.[1] Pesquisa de Tomazia e Pereira (1998), revelaram que este teste é o segundo mais utilizado na seleção de pessoal.[2] Tem como princípio a complementação de um desenho já iniciado. O teste WZT foi inicialmente apresentado no 15° Congresso de Psicologia de Jena, em 1937, por Ehrig Wartegg.[1]

    O teste consiste em uma folha com 8 quadrados de tamanho de 16 cm² cada. Quem faz o teste da continuidade a um desenho já iniciado; são relatadas a ordem em que estes foram feitos; são dados nomes aos desenhos; é dito pelo o grau de dificuldade de execução de cada desenho; e qual desenho o candidato mais gostou e menos gostou.

    É importante lembrar que de acordo com as avaliações dos testes psicológicos realizados pelo Conselho Federal de Psicologia do Brasil, alguns testes como Wartegg, e IAT, foram considerados desfavoráveis para aplicação, segundo os critérios estabelecidos na Resolução CFP n.º 002/2003.

  • conceito apresentado pela questão está errado, e o tipo de avaliação também incorreto.


ID
240202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de perfil comportamental e aos
instrumentos psicológicos dos testes, julgue os itens que se seguem.

A adoção de protocolos de descrição e a observação comportamental são atividades fundamentais para a efetividade da avaliação das dinâmicas de grupo.

Alternativas
Comentários
  • A adoção de protocolos de descrição e a observação comportamental são atividades fundamentais para a efetividade da avaliação das dinâmicas de grupo.


ID
240205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de perfil comportamental e aos
instrumentos psicológicos dos testes, julgue os itens que se seguem.

A validade preditiva diz respeito à avaliação do apoio que as consequências sociais, reais ou potenciais da interpretação e do uso do teste prestam àquilo que foi planejado como objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão é necessário saber o que é validade relacionada ao critério.  Validade relacionada ao critério refere-se a quanto um preditor se relaciona a um critério. Ex: Quanto um resultado em uma prova de concurso prediz o futuro desempenho no cargo :)

    Os dois tipos principais de validade relacionada ao critério são:  concorrentes e preditivos.

    A principal diferença entre validade concorrente e a preditiva é o intervalo de tempo entre a coleta dos dados. Quando é medida a validade concorrente relacionada ao critério, queremos saber quão bem um preditor pode predizer um critério ao mesmo tempo, ou concorrentemente. Ex: fazer uma avaliação de desempenho entre concursados e terceirizados. Se os concursados tiverem um melhor resultado do que os terceirizados, então o critério prova de concurso é um bom preditivo. Ao medir a validade preditiva relacionada ao critério, coletamos informações preditivas e as usamos para predizer o desempenho futuro do critério.

  • Errado


    Validade é um julgamento avaliativo integrado do grau em que evidência empírica e racionalizações teóricas apóiam a adequação e propriedade de inferências e ações baseadas em escores de teste ou outros modos de avaliação.
     T
    ipos de validades que um teste pode ter. Vejamos alguns deles:

    4) Validade preditiva (predictive validity): variedade da validade de critério, em que este é medido temporariamente depois de obtidos os dados do teste(Cronbach & Meehl, 1955).

    http://www.scielo.br/pdf/ptp/v23nspe/18.pdf



     



     

     

     



  • Questão mal escrita de modo a confundir o candidato mais que testar conhecimento. Acredito que o erro está em "... à avaliação do apoio que as consequências sociais, reais ou potenciais da interpretação e do uso do teste...", pois o objetivo não medir o apoio dessas consequências.

    "A validade preditiva busca estabelecer relações entre o desempenho em um teste e outros fatores independentemente observáveis do comportamento, de modo que se possa estabelecer a probabilidade de ocorrência deste em função dos resultados do teste (Anastasi & Urbina, 2000)."
  • A validade preditiva é um aspecto da validade que busca estabelecer relações entre o desempenho em um teste e outros fatores independentemente observáveis do comportamento, de modo que se possa estabelecer a probabilidade de ocorrência deste em função dos resultados do teste (Anastasi & Urbina, 2000).


ID
240208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à avaliação de perfil comportamental e aos
instrumentos psicológicos dos testes, julgue os itens que se seguem.

Para avaliar a validade de critério é necessário comparar o desempenho em um teste aos registros reais da produção, às classificações da supervisão, aos resultados de treinamento e a outras medidas de sucesso que sejam adequadas a cada tipo de função.

Alternativas
Comentários
  • Validade de critério - medida até onde um teste prevê um critério ou está estatisticamente relacionada a ele
  • "Apenas a título de revisão, deixo um arquivo sobre Validade de Construto do Professor Heraldo Vianna. Achei o texto bastante esclarecedor.

     E só para revisar: em Psicometria temos algumas formas de subclassificar a Validade de um teste. 

    Basicamente, utilizamos o modelo Trinitário, onde a validade se divide em:

    1) Construto (ou de conceito)

    2) Conteúdo

    3) Critério


    Em relação a essas três divisões de validade, deixo as palavras do Professor Pasquali abaixo. 


    A validade de Constructo "é considerada a forma mais fundamental de validade dos instrumentos psicológicos e com toda a razão, dado que ela constitui a maneira direta de verificar a hipótese da legitimidade da representação comportamental dos traços latentes e, portanto, se coaduna exatamente com a teoria psicométrica aqui defendida" (Pasquali, 2009). [Pode ser acessado em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000500002]



    A validade de Conteúdo "consiste em verificar se o teste constitui uma amostra representativa de um universo finito de comportamentos (domínio). É aplicável quando se pode delimitar a priori e com clareza um universo de comportamentos, como é o caso em testes de desempenho, que pretendem cobrir um conteúdo delimitado por um curso programático específico" (Op. cit.).



    A validade de critério "consiste no grau de eficácia que ele tem em predizer um desempenho específico de um sujeito. O desempenho do sujeito torna-se, assim, o critério contra o qual a medida obtida pelo teste é avaliada. Evidentemente, o desempenho do sujeito deve ser medido/avaliado por meio de técnicas que são independentes do próprio teste que se quer validar" (Op. cit.)."


    http://www.nenc.com.br/blog/psicometriatiposdevalidadeempsicometriaclassica




ID
313870
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicoterapia na perspectiva
cognitivo-comportamental e ao tratamento da obesidade, julgue os
próximos itens.

O psicólogo deve utilizar a dessensibilização sistemática em situações de ansiedade e de medos reais e irreais vivenciados pelo paciente.

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de intervenção é válida para esses casos, mas não é Obrigatória (DEVE).

  • acredito que o correto seria: medos irracionais (sem razão; ilógico) e não irreais ( não existe, fantasioso). O medo é subjetivo, é real para a pessoa, por mais que ela possa ter consciência de que é algo 'sem lógica'

  • Ismara, não, o erro está no que a colega Andressa apontou.

    É claro que, em terapia, não vamos apontar para o paciente que aquilo é irreal, mas a DS é aplicada em quadros como o de Esquizofrenia, que, em seu conteúdo, traz conteúdos irreais. O erro está mesmo em dizer que se DEVE como uma obrigação, quando na verdade existem outras técnicas que TAMBÉM surtem bons resultados.


ID
313873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicoterapia na perspectiva
cognitivo-comportamental e ao tratamento da obesidade, julgue os
próximos itens.

O sistema de fichas, instrumento utilizado pelo psicólogo em situações de psicoterapia, baseia-se no condicionamento respondente ou em ambientes instrucionais.

Alternativas
Comentários
  • https://books.google.com.br/books?id=NYF5BgAAQBAJ&pg=PA525&lpg=PA525&dq=%22sistema+de+fichas%22+psicoterapia&source=bl&ots=Ljqs6MwW-W&sig=kHdLFgYNGbky9aP__fB6AKopJCU&hl=pt-BR&sa=X&redir_esc=y#v=onepage&q=%22sistema%20de%20fichas%22%20psicoterapia&f=false


    O sistema de fichas, instrumento utilizado pelo psicólogo em situações de psicoterapia, baseia-se no condicionamento OPERANTE

  • A economia de fichas é baseada no condicionamento operante.

  • TCC nem fala de condicionamento.


ID
313876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicoterapia na perspectiva
cognitivo-comportamental e ao tratamento da obesidade, julgue os
próximos itens.

A mediação cognitiva é uma terapia que se concentra no papel que as crenças equivocadas têm sobre o pensamento humano.

Alternativas
Comentários
  • Mediação cognitiva é um termo usado por pensadores da Educação para falar de quando o adulto auxilia a criança a interpretar o mundo. 

  • (...)Crenças equivocadas têm sobre o Comportamento Humano.



ID
327844
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Desde meados da década de 1950, pesquisadores têm
buscado, por meio de diferentes metodologias, compreender o
significado atribuído ao trabalho por pessoas de diferentes países.
Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning of Work
International Research Team
(MOW, 1987) mostraram que o
trabalho pode assumir desde a condição de neutralidade até a de
centralidade na identidade pessoal e social. O objetivo dessa
pesquisa é apresentar dados qualitativos acerca dos sentidos do
trabalho para jovens executivos brasileiros, a partir da abordagem
desenvolvida por Morin. Os resultados preliminares da pesquisa
indicam, para a amostra pesquisada, que o trabalho é essencial na
vida das pessoas. Para esse grupo, o trabalho tem sentido
principalmente porque permite a sobrevivência. Além disso, os
dados da pesquisa indicam que valores como variedade na natureza
das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança
também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.

E. Morin; M. J. Tonelli e A. L. V Pliopas. O trabalho e seus sentidos. In: Psicologia &
Sociedade
, v.19 n.º esp. Porto Alegre, URGS, 2007 (com adaptações).

A referida pesquisa tem como base teórica

Alternativas
Comentários
  • O sentido da atividade de trabalho pode assumir desde uma condição de neutralidade até a de centralidade na identidade pessoal e social. Nesta pesquisa adota-se a perspectiva desenvolvida por Morin, fortemente influenciada pelas pesquisas desenvolvidas pelo grupo MOW, bem como por psiquiatras da linha existencialista, como Viktor Frankl, para quem as ações das pessoas precisam ter sentido. A análise dos sentidos do trabalho não é uma questão unânime e, por este motivo, é necessário colocar os limites deste trabalho.

  • Gabarito: E.


ID
406447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo decidiu implantar um projeto voltado para
assistência a pacientes idosos com sintomas de depressão. Julgue
os itens de 88 a 92, acerca desse projeto.

Durante o processo de triagem para atendimento em grupo de abordagem cognitivo comportamental, seria irrelevante e cansativo para o idoso uma entrevista individual para avaliar seu nível de capacidade auditiva para comunicação, compreensão verbal e escrita ou capacidade de retenção mnemônica.

Alternativas
Comentários
  • Irrelevante nada, muito pelo contrário.

  • Seria relevante sim.


ID
406450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo decidiu implantar um projeto voltado para
assistência a pacientes idosos com sintomas de depressão. Julgue
os itens de 88 a 92, acerca desse projeto.

Em um programa de base cognitivo-comportamental em grupo para idosos, um ou mais psicólogos conduzirão o processo e serão ativos no grupo, mas em nenhum momento oferecerão modelos para que os idosos sigam.

Alternativas
Comentários
  • Essa abordagem é diretiva.


ID
406453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo decidiu implantar um projeto voltado para
assistência a pacientes idosos com sintomas de depressão. Julgue
os itens de 88 a 92, acerca desse projeto.

Diferentemente do que acontece com grupos jovens, os idosos em um programa de grupo cognitivo-comportamental não recebem psicoeducação nem as chamadas lições de casa entre uma sessão terapêutica e outra.

Alternativas

ID
470173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, quanto a tipos de psicoterapia e suas
indicações.

A terapia cognitiva é indicada para o tratamento de depressões leves e moderadas, pânico e fobias, dependência química, crises agudas, transtorno de personalidade.

Alternativas

ID
470179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, quanto a tipos de psicoterapia e suas
indicações.

A terapia comportamental é utilizada em casos de fobias, TOC, pânico, transtornos alimentares, disfunções sexuais, esquizofrenia, autismo, retardo mental.

Alternativas
Comentários
  • "A terapia comportamental é útil para tratar praticamente todos os problemas de saúde e de comportamento que fazem parte do campo de atuação do psiquiatra ou do psicoterapeuta.  Fobias, trantornos de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, disfunções sexuais, dificuldades de relacionamento interpessoal, reabilitação de doentes crônicos, depressão, transtornos alimentares, probemas de comportamento na infância, abuso e dependência de álcool e drogas, etc."

     

    Cordioli, 2008, p. 290

  • Cordioli (2008) também cita algumas contraindicações na terapia comportamental:
    - Níveis de ansiedade muito elevados ou incapacidade de tolerar aumento dos níveis de ansiedade (transtorno da personalidade borderline, histriônica);
    - Problemas caracterológicos graves, incapacidade de estabelecer um vínculo com o terapeuta (personalidade esquizoide ou esquizotípica);
    - Incapacidade de estabelecer um relacionamento honesto com o terapeuta (personalidade antissocial);
    - Ausência de motivação.

  • GABARITO: CERTO


ID
481831
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que o psicólogo de um órgão público atende, em
parceria com um psiquiatra e um cardiologista, servidores com
queixa de transtorno do pânico. A respeito desse serviço e das
respectivas técnicas de atendimento, julgue os itens a seguir.

A técnica de reestruturação cognitiva pode ser eficaz no tratamento psicológico da síndrome do pânico.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "CERTO"

    Vejamos:

    A terapia cognitivo-comportamental (TCC) para TP é uma alternativa terapêutica que possui boa resposta de curto e de longo prazos tanto para os sintomas nucleares do pânico quanto para os sintomas residuais e geralmente persistentes de ansiedade antecipatória, evitação fóbica e agorafobia. Os estudos confirmaram que a TCC pode alterar o curso do transtorno de Pânico não só para prevenir recaídas, mas também porque ela prolonga o intervalo entre elas. O tratamento breve com TCC (geralmente ao redor de 12 sessões) está associado a altos índices (75%) de pacientes livres de pânico. A eficácia demonstrada nos estudos sugere que os resultados de TCC são melhores do que a farmacologia de longo prazo: 87% dos pacientes permanecem sem ataques após um ano e 75-81% dois anos após a finalização de TCC breve.

    Os objetivos da terapia cognitiva são os de reestruturar esses pensamentos catastróficos. Para fazê-lo, é importante para o paciente conhecer as hipóteses básicas do modelo cognitivo e da terapia cognitiva: que os pensamentos influenciam as emoções e o comportamento e que, no caso do transtorno de pânico  a ansiedade e o pânico podem ser uma conseqüência de interpretações distorcidas das sensações físicas. No tratamento, os pacientes são solicitados a tratar seus pensamentos como hipóteses ou "palpites " sobre o mundo. É treinada a identificação dos pensamentos catastróficos aprendidos ( "automáticos ") vinculados à ansiedade e ao pânico.  Após identificar esses pensamentos na sessão, pede-se aos pacientes que monitorem seus pensamentos, identifiquem os erros lógicos inerentes às interpretações catastróficas e gerem pensamentos mais precisos. Nos transtornos de ansiedade, é dada atenção à superestimação da probabilidade de desfechos negativos ( "se minha tontura piorar, vou desmaiar "), assim como uma superestimação do grau de catástrofe desses desfechos ( "se eu desmaiasse,seria simplesmente insuportável "). Esses pensamentos negativos são freqüentemente desafiados pelo Questionamento Socrático lógico, ou na forma de experimentos comportamentais específicos desenhados para ajudar os pacientes a examinar a precisão de suas previsões ansiogênicas em situações de desempenho real

    Terapia cognitivo-comportamental no transtorno de pânico

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462008000600005

  • Correto.

    É uma das técnicas da TCCa restruturação cognitiva.

    Na Wikipédia, (...) "um processo psicoterapêutico de aprender a identificar e contestar pensamentos irracionais ou não-adaptativos conhecido como distorções cognitivas,[1] tais como clivagem, pensamento mágico, filtragem, excesso de generalização, magnificação,[1] e raciocínio emocional, que são comumente associados com muitos distúrbios de saúde mental.[2] Reestruturação cognitiva (RC) amplica muitas estratégias, tais como Questionamento Socrático, gravação pensamento e imaginação guiada, e é usado em muitos tipos de terapias, incluindo a terapia cognitivo-comportamental e terapia racional emotiva (TRE). Vários estudos demonstraram a eficácia considerável na utilização de terapias baseadas em RC "


ID
481834
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que o psicólogo de um órgão público atende, em
parceria com um psiquiatra e um cardiologista, servidores com
queixa de transtorno do pânico. A respeito desse serviço e das
respectivas técnicas de atendimento, julgue os itens a seguir.

Um paciente com padrão de enfrentamento focado no problema tem poucas chances de evoluir no automanejo dos ataques de pânico com técnicas comportamentais.

Alternativas
Comentários
  • É o contrário.

  • Conseguindo identificar o problema que possivelmente estaria desencadeando esse transtorno e enfrentando-o seria uma ótima atitude do paciente. Visto que muitas pessoas tendem a evitar falar de assuntos que lhes causam certo temor.

  • Muito pelo contrário! É exatamente devido o paciente ter padrão de enfrentamento focado no problema que faz com que a terapia cognitiva comportamental, por suas técnicas específicas para transtornos de ansiedade, como, por exemplo, transtorno de pânico, facilite o ensino para automanejo dos ataques.

    Gabarito: E

    Bons Estudos!


ID
481837
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que o psicólogo de um órgão público atende, em
parceria com um psiquiatra e um cardiologista, servidores com
queixa de transtorno do pânico. A respeito desse serviço e das
respectivas técnicas de atendimento, julgue os itens a seguir.

Para os pacientes que tiverem síndrome do pânico com agorafobia, o psicólogo não poderá utilizar a técnica de exposição interoceptiva sem o acordo do cardiologista.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente, a técnica  de exposição interoceptiva visa expor a pessoa com pânico aos seus próprios sintomas


ID
481840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que o psicólogo de um órgão público atende, em
parceria com um psiquiatra e um cardiologista, servidores com
queixa de transtorno do pânico. A respeito desse serviço e das
respectivas técnicas de atendimento, julgue os itens a seguir.

Para treinar o paciente com agorafobia a fazer a auto- exposição, é adequado que o psicólogo solicite ao psiquiatra a suspensão da medicação ansiolítica durante o período de realização do procedimento.

Alternativas
Comentários
  • Correta.

    Os ansiolíticos são o recurso da medicina para suprimir a ansiedade patológica. Os ansiolíticos têm ainda valor, no sentido de melhorar a segurança e confiança do paciente ao tratamento, fazendo-o sentir que, realmente, aquilo que ele acreditava "não ter tratamento", pode sim ser controlado plenamente com medicamentos.

    Logo, no treinamento do paciente com agorafobia é importante sim que haja a suspensão dessa medicação, mas apenas durante o período de realização do procedimento.

  • não concordo , dependendo da intensidade do caso é necessário continuar com a medicação e ela pode ser uma aliada no tratamento


ID
481843
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que o psicólogo de um órgão público atende, em
parceria com um psiquiatra e um cardiologista, servidores com
queixa de transtorno do pânico. A respeito desse serviço e das
respectivas técnicas de atendimento, julgue os itens a seguir.

O paciente em terapia por exposição deve ser orientado, em caso de ataque de pânico fora de casa, a não se locomover imediatamente até um lugar que ele considere seguro, mas, sim, a permanecer na situação fóbica até que os sintomas desapareçam.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

    A Terapia por Exposição é essencial no tratamento do pânico e dos sintomas de esquiva e consiste em permanecer em contato por tempo prolongado com as situações temidas, até que a ansiedade diminua de maneira significativa, cesse ou habitue.

    O paciente deve lembrar que tem controle sobre si próprio, mesmo na vigência de um ataque de pânico, e que, apesar do desconforto provocado pela situação, pode, conversando consigo mesmo, entrar e conseguir permanecer na mesma. É o confronto com a situação e a avaliação correta e realista dos sintomas físicos e dos pensamentos associados que produzem os melhores efeitos terapêuticos.

    Fonte: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol28/n6/artigos/art313.htm


  • Na terapia cognitivo-comportamental é indicado que durante a técnica de exposição o paciente experiencie o máximo da situação desconfortável sem o uso da fuga. Assim, aos poucos, os ambientes externos tendem a não provocar mais os ataques e, consequentemente, o paciente ganha mais autoconfiança.

    Gabarito certo!

    Bons estudos!


ID
481861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz sofre de claustrofobia e trabalha no 15.º andar de
um prédio. Ele evita qualquer situação que envolva ou possa
acarretar confinamento, incluindo viagens de metrô e de avião.
Há três anos, ele não usa elevadores e, com medo de ficar preso,
sobe diariamente as escadas dos quinze andares para trabalhar.
Mesmo com o reasseguramento de colegas e familiares de que o
elevador da empresa é seguro, que nunca parou, Luiz rebate com
o argumento de que já ficou preso pelo menos cinco vezes em
outras situações e que prefere não correr o risco novamente, que
teme perder o controle, desmaiar ou não ser capaz de respirar se
ficar preso dentro do elevador. Há poucos dias, Luiz apresentou
sério problema no joelho, ficando impossibilitado de subir
escadas. Na iminência de perder o emprego por esse motivo, ele
aproveitou uma licença médica de 30 dias e procurou a ajuda de
um psicólogo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.

Para pessoas portadoras de fobia específica como Luiz, a técnica de exposição ao vivo traz melhores resultados do que a exposição por imaginação.

Alternativas
Comentários
  • É para os que não são assinantes saberem a resposta.


ID
481864
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz sofre de claustrofobia e trabalha no 15.º andar de
um prédio. Ele evita qualquer situação que envolva ou possa
acarretar confinamento, incluindo viagens de metrô e de avião.
Há três anos, ele não usa elevadores e, com medo de ficar preso,
sobe diariamente as escadas dos quinze andares para trabalhar.
Mesmo com o reasseguramento de colegas e familiares de que o
elevador da empresa é seguro, que nunca parou, Luiz rebate com
o argumento de que já ficou preso pelo menos cinco vezes em
outras situações e que prefere não correr o risco novamente, que
teme perder o controle, desmaiar ou não ser capaz de respirar se
ficar preso dentro do elevador. Há poucos dias, Luiz apresentou
sério problema no joelho, ficando impossibilitado de subir
escadas. Na iminência de perder o emprego por esse motivo, ele
aproveitou uma licença médica de 30 dias e procurou a ajuda de
um psicólogo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.

Do fato de Luiz ter ficado preso em elevadores cinco vezes infere-se que ele entrava em elevadores, ou seja, já havia se submetido à exposição, e essa técnica não havia funcionado.

Alternativas

ID
481867
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz sofre de claustrofobia e trabalha no 15.º andar de
um prédio. Ele evita qualquer situação que envolva ou possa
acarretar confinamento, incluindo viagens de metrô e de avião.
Há três anos, ele não usa elevadores e, com medo de ficar preso,
sobe diariamente as escadas dos quinze andares para trabalhar.
Mesmo com o reasseguramento de colegas e familiares de que o
elevador da empresa é seguro, que nunca parou, Luiz rebate com
o argumento de que já ficou preso pelo menos cinco vezes em
outras situações e que prefere não correr o risco novamente, que
teme perder o controle, desmaiar ou não ser capaz de respirar se
ficar preso dentro do elevador. Há poucos dias, Luiz apresentou
sério problema no joelho, ficando impossibilitado de subir
escadas. Na iminência de perder o emprego por esse motivo, ele
aproveitou uma licença médica de 30 dias e procurou a ajuda de
um psicólogo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.

Para Luiz, pode ser adequado usar o período de licença médica para se submeter a sessões diárias de exposição ao vivo, com várias sessões de longa duração, intercaladas por curtos intervalos de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Gente, para que essas sessões de LONGA DURAÇÃO? É sério isso?


ID
481873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Luiz sofre de claustrofobia e trabalha no 15.º andar de
um prédio. Ele evita qualquer situação que envolva ou possa
acarretar confinamento, incluindo viagens de metrô e de avião.
Há três anos, ele não usa elevadores e, com medo de ficar preso,
sobe diariamente as escadas dos quinze andares para trabalhar.
Mesmo com o reasseguramento de colegas e familiares de que o
elevador da empresa é seguro, que nunca parou, Luiz rebate com
o argumento de que já ficou preso pelo menos cinco vezes em
outras situações e que prefere não correr o risco novamente, que
teme perder o controle, desmaiar ou não ser capaz de respirar se
ficar preso dentro do elevador. Há poucos dias, Luiz apresentou
sério problema no joelho, ficando impossibilitado de subir
escadas. Na iminência de perder o emprego por esse motivo, ele
aproveitou uma licença médica de 30 dias e procurou a ajuda de
um psicólogo.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se
seguem.

Nas sessões de exposição ao vivo devem ser introduzidos, sistematicamente e sem que o paciente espere, vários estímulos ansiogênicos, de modo que ele tenha de administrar altos graus de ansiedade a cada sessão.

Alternativas
Comentários
  • Coitado kkkk

  • Nas sessões de exposição ao vivo devem ser introduzidos, sistematicamente e sem que o paciente espere, vários estímulos ansiogênicos, de modo que ele tenha de administrar altos graus de ansiedade a cada sessão.

    ERRADO!


ID
510643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a
seguir.

O behaviorismo radical e a terapia comportamental cognitiva são práticas diferentes porque partem de pressupostos diferentes, em que a própria definição de comportamento é distinta. O cognitivismo atribui ao mental uma força causadora, iniciadora de outros comportamentos, o que não coincide com a maneira como o behaviorismo radical conceitua e trabalha o comportamento. O behaviorismo promove a pessoa integral, incluindo seu mundo interno, comportamentos e sentimentos, e aquilo que ela expressa publicamente.

Alternativas
Comentários
  • ...eu tenho dúvidas nesta resposta!...
  • O behaviorismo considerar o mundo interno, acho que não.

  • errada a questão

  • Ora o behaviorismo só considera o comportamento, ora os processos internos são considerados. Cespe não decide o que acha da teoria. 

  • FDP!

  • BEHAVIORISMO RADICAL (SKINNER) - Antimentalista, ou seja, fenômenos como sentimento e emoções, apesar de serem considerados, não são vistos como mentais (internos) e sim como comportamentos (externos, possível de observação). É justamente neste ponto que o Behaviorismo não se confunde com o Cognitivismo, pois este considera o comportamento como resultado da influência do interno (sentimentos, emoções, informações já adquiridas...). Concordam?

  • Considera o mundo interno SIIM, são os chamados de eventos privados! contudo, não como causa!

  • Que assertiva absurdamente confusa.


ID
510694
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivo-
comportamental da terceira idade.

Ao atender o idoso, o terapeuta cognitivo-comportamental não se detém aos acontecimentos que cercam o processo do envelhecer, considerando que o bom resultado da terapia, independentemente da fase da vida do paciente, está associado ao desempenho eficaz de duas técnicas fundamentais: persuasão verbal e modelação, que criam e fortalecem as expectativas de auto-eficácia, promovem o enfrentamento de situações e a ocorrência de ganhos de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado!

    Ao atender o idoso, o terapeuta cognitivo-comportamental é claro que se detém aos acontecimentos que cercam o processo do envelhecer, apesar de que as limitações não são determinantes do processo, mas devem ser levadas em consideração a todo tempo.


ID
510697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivo-
comportamental da terceira idade.

O terapeuta cognitivo-comportamental fornece subsídios para que o paciente possa lidar melhor com seus problemas de saúde. Diante das doenças crônicas, como cardiopatias e diabetes, as técnicas de reestruturação cognitiva levam o cliente a perceber que, muitas vezes, seus problemas não são tão limitadores ou humilhantes quanto ele acredita. Nesses casos, o terapeuta deve ter uma atitude empática com as dificuldades enfrentadas, mas deve reforçar positivamente as mínimas potencialidades do cliente e motivá-lo para o que pode fazer.

Alternativas

ID
510700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivo-
comportamental da terceira idade.

O terapeuta cognitivo-comportamental orientará a família em relação a questões como excesso de crítica ou de proteção que prejudicam o idoso. A família pode colaborar na aplicação de algumas técnicas, como dessensibilização sistemática, exposição a situações evitadas e reforço positivo. Os pacientes com demência senil despertam nos familiares sentimentos ambivalentes, pois o cuidado diário gera cansaço físico e emocional. Nesse caso, é recomendado que a família seja poupada em relação à participação no tratamento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO


ID
527509
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os atalhos mentais são estratégias cognitivas denominadas de:

Alternativas
Comentários
  • Os créditos extraordinários serão abertos por medida provisória

  • ou não

    4.320; Art. 44. Os créditos extraordinários serão abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.


ID
527536
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as proposições da Teoria da Dissonância Cognitiva de Festinger, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( )Dissonância cognitiva é um estado de bem estar geral.

( )Havendo consonância, o indivíduo se comporta de forma a evitar acontecimentos provocadores de dissonância.

( )Dissonância cognitiva só pode ser reduzida ou eliminada através do acréscimo de novas cognições ou mudanças das cognições existentes.

( )Havendo consonância, o indivíduo se comporta de forma a buscar acontecimentos que a aumentem.

( )Dissonância cognitiva é um estado desagradável.

Alternativas

ID
544909
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As teorias cognitivistas sobre motivação, pressupõem que os indivíduos

Alternativas
Comentários
  • Letra c)

    Os Cognitivistas e a motivação

    Os cognitivistas, ao contrário dos behavioristas, acreditam que os indivíduos possuem valores, opiniões e expectativas em relação ao mundo que os rodeia e que assim também são direcionados em seus comportamentos, só que desta vez, baseados nas representações internas. Isto é, os indivíduos possuem representações internalizadas do seu ambiente que envolvem os processos de percepção, pensamento, e aprendizagem. De acordo com estas representações os indivíduos formam objetivos e lutam para atingi-los. Segundo Motta (1986 : 124):

    "Os indivíduos possuem objetivos e expectativas que desejam alcançar e agem intencionalmente, de acordo com suas percepções da realidade. (...) As intenções dependem das crenças e atitudes que definem a maneira de um indivíduo ver o mundo, ou seja, suas percepções."

    Em oposição aos behavioristas, que acreditavam que é possível e necessário aprender a motivar os outros, os cognitivistas acreditam que ninguém jamais pode motivar quem quer que seja, uma vez que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, tendo como origem suas impulsões interiores. Todavia, não podemos esquecer que os indivíduos tendem a buscar o prazer e se afastar do sofrimento, mas desta vez "a escolha feita em determinada situação é ocasionada pelos motivos e cognições próprios do momento em que faz a escolha", conforme indica Aguiar (1992 : 256).

    Fonte: http://www.existencialismo.org.br/jornalexistencial/biancamotivacao.htm

  • possuem representações internalizadas de seu ambiente.

  • Qual a diferença da alternativa B para a C? Alguém poderia me ajudar

  • Priscila,  escolhi a opção C devido o vocabulário. "Internalização" é próprio da abordagem. Meu conhecimento da abordagem se limita a concurso, mas acredito que dizer que as representações internas são aprendidas sejamos erro conceitual. 

  • Cognitivistas

    --> acreditam que:ninguém jamais pode motivar quem quer que seja, uma vez que as ações humanas são espontâneas e gratuitas, tendo como origem suas impulsões interiores

    --> os indivíduos possuem representações internalizadas do seu ambiente que envolvem os processos de percepção, pensamento, e aprendizagem. De acordo com estas representações os indivíduos formam objetivos e lutam para atingi-los. 

     Behavioristas

    --> acreditavam que é possível e necessário aprender a motivar os outros


ID
565249
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo organizacional, analisando os resultados do processo de reengenharia da empresa em que trabalha, encontra resultados que podem determinar o corte de alguns benefícios de um gerente. Ele é responsável por encaminhar um dos relatórios que servirão como parâmetro para a decisão do corte ou manutenção do benefício. Nesse contexto, a teoria da dissonância cognitiva propõe que

Alternativas

ID
581842
Banca
NUCEPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia cognitiva se difere de outras abordagens da psicologia, pois:

Alternativas
Comentários
  • Por Gabriela E. Possolli Vesce 

    nomina-se psicologia cognitiva o ramo na psicologia que trata do modo como os indivíduos percebem, aprendem, lembram e representam as informações que a realidade fornece. A psicologia cognitiva abrange como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções cognitivas como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras.

    A psicologia cognitiva é totalmente divergente de outras abordagens da psicologia por dois motivos principais: 1. Refuta a introspecção e adota o método científico positivista como método válido de investigação, o que contraria os métodos fenomenológicos, como a psicologia freudiana, por exemplo. 2. Defende a existência de estados mentais internos, tais como: o desejo; as crenças (conjunto de suposições desejadas, inconsciente ou conscientemente por indivíduos ou grupos); as motivações (impulso de materialização do desejo na conduta dos indivíduos de forma consciente ou inconsciente), tais estados mentais vão contra os preceitos da psicologia comportamental.

    Dentre as correntes da psicologia cognitiva na atualidade uma das principais é a que aborda um enfoque voltado para o processamento da informação. Segundo esse enfoque, a cognição se efetiva por meio de uma seqüência de fases: a memória sensorial, a memória operacional e a memória permanente.

    Existem algumas áreas de conhecimento relacionadas à psicologia cognitiva, como: a inteligência humana, a inteligência artificial, a representação do conhecimento, a construção de conceitos, a atenção, a percepção visual e auditiva, a linguagem, o reconhecimento de modelos, o esquecimento e a lembrança, a ciência da computação, entre outras.

    Jean Piaget é um os principais representantes da psicologia cognitiva, que ao contrário do que muitos pensam não construiu uma teoria da aprendizagem, mas uma teoria do desenvolvimento mental humano. Conforme Piaget a aprendizagem é entendida como o aumento do conhecimento e apenas ocorre aprendizagem quando o esquema de assimilação passa pelo processo de acomodação. Em outras palavras, para que alguém aprenda é preciso que haja uma reconfiguração da estrutura cognitiva (esquemas de assimilação) do indivíduo, resultando em novos esquemas de assimilação cognitiva. ...

    FONTE: http://www.infoescola.com/psicologia/cognitiva/

  • onde esta a dialética?

  • quais seriam essas referências dialéticas? Marx?


ID
635095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diante do diagnóstico de um câncer, Paulo revelou que a incerteza em relação à cura, à sobrevivência e à remissão da doença, constitui sua maior dificuldade, muito mais do que os efeitos secundários do tratamento e do que as limitações impostas pela condição física atual. 


No caso hipotético acima, como intervenção cognitivo- comportamental em relação às crenças e atribuições relativas à incerteza de Paulo, é correto

Alternativas

ID
635098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta com respeito a reações terapêuticas negativas associadas a algumas intervenções cognitivo- comportamentais.

Alternativas

ID
635122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca das técnicas da terapia de grupo de base cognitivo-comportamental com familiares impactados pela perda de um ente querido.

Alternativas
Comentários
  • Nascida como uma psicoterapia breve, estruturada e orientada ao presente, a terapia cognitvo-comportamental (TCC) foi desenvolvida por Aron T. Beck de início de 1960, na Universidade da Pensilvânia, para tratamento da depressão. As muitas adaptações feitas mudaram o foco, a tecnologia e a duração do tratamento, porém os pressupostos teóricos foram mantidos. Resumidamente, o modelo cognitivo propõe que o pensamento distorcido ou disfuncional (que influencia o humor e o comportamento do paciente) seja comum a todos os distúrbios psicológicos. A avaliação realista e a modificação no pensamento produzem uma melhora no humor e no pensamento. A melhora duradoura resulta da modificação das crenças disfuncionais básicas dos pacientes. "Interromper os pensamentos negativos"

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872015000100005

  • Achei todos os itens tão taxativos.

    Alguém sabe qual seria o erro da C?

  • Não entendi onde esta o erro da C =/

  • Acredito que o segredo está na contextualização.

    A C parece correta para mim também, porém a B responde melhor a pergunta, por se tratar de luto.

  • Acho muito complicado dizer que há a interrupção dos pensamentos negativos, não tem como fazer uma previsão assim. Podemos considerar que há a possibilidade de redução destes, mas não garantir que ocorra o cessamento.


ID
635263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a abordagem cognitivista, assinale a opção correta acerca dos objetivos das intervenções psicoeducativas em grupo com cuidadores de crianças e adolescentes soropositivos.

Alternativas

ID
635275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da prática da psicoterapia cognitiva, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra: A

    De cara excluí a letra "A" em virtude da afirmação "O terapeuta, nessa postura, sabe aquilo que é melhor para seu cliente".

     

    Pesquisando encontrei o seguinte sobre psicoterapia cognitiva:

    (...) o ‘conhecimento’ é uma representação direta do mundo exterior, cabendo ao terapeuta auxiliar o paciente no ajuste ou no aperfeiçoamento de padrões mais verdadeiros e concordantes com a realidade socialmente estabelecida; assim, o terapeuta, nesta postura, ‘sabe’ aquilo que é melhor para seu cliente. Ao pensamento foi atribuído um caráter determinante e, à sua disfunção, toda uma variedade de psicopatologias. Às emoções intensas, aquelas intrusas indesejadas de nosso bem-estar, restou-lhes apenas o controle. Quando então não se obtinha o princípio da correspondência com o mundo exterior, as emoções disfuncionais eram a indicação desta falta de compatibilidade entre a realidade interna e a externa.

    Em outras palavras, os profissionais devem ter a preocupação de conhecer as reais necessidades e desejos dos seus clientes, saber o que realmente querem e não tentar "empurrar" algo que pensam que irá satisfazer as suas necessidades. Estes só conhecerão quais são as verdadeiras necessidades e desejos dos seus clientes quando os conhecerem melhor, quando perguntarem o que realmente lhes interessa.

    http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/2237/1/DM_IndiaraOliveira_2013.pdf

     

  • eu associei assim: a TCC é a minha mãe. Pq? pq ela pensa que sabe o que é melhor pra mim....rsrsrsr. Desculpa. não resisti.

  • Alessandraaa kkkkkkkkkkkkkk

  • Chega dá um nó na barriga. Terapeuta "saber oq é melhor pro paciente"... Aí a pessoa tenta ser sensato, imagina que isso nunca vai ser o gabarito, e quebra a cara. Falando em mãe, certeza que ela marcaria essa alternativa.
  • Na boa, o terapeuta sabe o que é melhor para o paciente? Como essa alternativa pode estar correta? Outra coisa, qual é o erro da letra C?

  • Questão confusa ... para mim a certa é a E


ID
680521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Trabalhos em grupo podem ser úteis em diferentes situações, com
ganho substancial de benefício para o paciente, redução de tempo
e de custos. Julgue os itens que se seguem referentes a práticas
preventivas e curativas em grupo.

Trabalhos preventivos em grupo são bem-sucedidos sob o enfoque comportamental-cognitivo, mas trabalhos terapêuticos são inviáveis porque as técnicas dessa abordagem não se adéquam ao formato grupal.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Grupos cognitivo-comportamental

    De acordo com Cordioli (2008), são desenvolvidos como em sessões da terapia individual, para

    tratar sintomas ou situações médicas, fazendo uso inclusive das mesmas técnicas. Buscam, segundo

    Cordioli (2008), promover a reeducação (consciente) das concepções errôneas do paciente, treinar

    habilidades comportamentais e modificar o estilo de vida. Sendo assim, faz-se uma avaliação inicial

    de sintomas, a revisão da tarefa de casa, o automonitoramento, e a aprendizagem social com troca

    de experiências.


ID
697078
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No tratamento da violência doméstica, os programas de terapia cognitivo-comportamental (TCC) focam no manejo da raiva e na identificação de padrões, que provavelmente conduzem à raiva e à violência nesses relacionamentos, de

Alternativas
Comentários
  • ajustes nos pensamentos e distorções cognitivas = TCC

  • No tratamento da violência doméstica, os programas de terapia cognitivo-comportamental (TCC) focam no manejo da raiva e na identificação de padrões, que provavelmente conduzem à raiva e à violência nesses relacionamentos, de pensamento ou distorções cognitivas.


ID
724246
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Judith Beck (1997), a terapia cognitiva

Alternativas
Comentários
  • é orientada em metas e focada em problemas.

  • Erros em negrito

    não tem um sentido didático.

    não enfatiza o presente.

    é orientada em metas e focada em problemas.

    não requer uma aliança terapêutica sólida.

    baseia-se em múltiplas e descontínuas formulações do cliente e de seus problemas.

  • Judith Beck é a filha de Aaron Beck, considerado o " pai da terapia cognitiva", e tem inventor das escalas de depressão de Beck (BDI)  e escala de ansiedade de Beck (BAI)

  • Segundo Beck (1997) , a terapia cognitivo-comportamental é baseada em 10 princípios: 

    Princípio 1: A terapia cognitiva se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos. 

    Princípio 2: A terapia cognitiva requer uma aliança terapêutica segura

    Princípio 3: A terapia cognitiva enfatiza a colaboração e participação ativa

    Princípio 4: A terapia cognitiva é orientada em meta e focalizada em problemas

    Princípio 5: A terapia cognitiva inicialmente enfatiza o presente

    Princípio 6: A terapia cognitiva é educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção da recaída

    Princípio 7: A terapia cognitiva visa ter um tempo limitado

    Princípio 8: As sessões de terapia cognitiva são estruturadas

    Princípio 9: A terapia cognitiva ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais

    Princípio 10: A terapia cognitiva utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento

    O terapeuta cognitivo tem à sua disposição centenas de técnicas para serem utilizadas em cada caso como, por exemplo, o questionamento socrático, descoberta orientada, técnicas de outras abordagem como as usadas na terapia comportamental ou mesmo a gestalt, tendo, claro, por base sempre o modelo cognitivo. Neste sentido, a habilidade do terapeuta não reside apenas em conhecer centenas de técnicas, mas saber utilizadas nos momentos apropriados e para os pacientes quando delas precisarem.

    Não podemos esquecer também da influência do behaviorismo, condicionamento clássico (Pavlov)  e do condicionamento operante (Skinner) na terapia comportamental. 

    Cordioli, Aristides Volpato. Psicoterapias: Abordagens atuais. 2008 capítulo 16

    http://www.psicologiamsn.com/2014/03/10-principios-da-terapia-cognitiva-o-quarto-principio-e-o-mais-importante.html

  • Princípio 1:  contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos. 

    Princípio 2: A terapia cognitiva requer uma aliança terapêutica segura

    Princípio 3: A terapia cognitiva enfatiza a colaboração e participação ativa

    Princípio 4: A terapia cognitiva é orientada em meta e focalizada em problemas

    Princípio 5: A terapia cognitiva inicialmente enfatiza o presente

    Princípio 6: É educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção da recaída

    Princípio 7: A terapia cognitiva visa ter um tempo limitado

    Princípio 8: As sessões de terapia cognitiva são estruturadas

    Princípio 9: Ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais

    Princípio 10: A terapia cognitiva utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento

  • Princípios da terapia cognitivo-comportamental

     

    1- se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos 

    2- requer uma aliança terapêutica segura

    3- enfatiza a colaboração e participação ativa

    4- é orientada em meta e focalizada em problemas

    5- enfatiza inicialmente o presente

    6- é educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção da recaída

    7- tem um tempo limitado

    8- as sessões são estruturadas

    9- ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais

    10- utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento


ID
724249
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É utilizado em terapia cognitiva para ajudar o cliente a reconhecer e modificar esquemas disfuncionais:

Alternativas
Comentários
  • Questionamento socrático: encoraja o paciente a contemplar, avaliar e sintetizar diversas informações, por meio de perguntas que o levam a pensar, ter clareza e tomar decisões racionais a partir de suas próprias conclusões.

    Cordioli
  • Questionamento Socrático.

  • QUESTIONAMENTO SOCRÁTICO, são perguntas que o terapeuta faz para o paciente buscando questionar os fundamentos de seus pensamentos automáticos e que, reconhecendo a ausência deles, possa modifica-los. Buscam-se as evidências que sustentam ou não as crenças e pensamentos automáticos, bem como sobre outras possíveis alternativas de interpretar as situações.

  • --> O questionamento socrático é utilizado em terapia cognitiva para ajudar o cliente a reconhecer e modificar esquemas disfuncionais

    --> são perguntas que o terapeuta faz para o paciente buscando questionar os fundamentos de seus pensamentos automáticos e que, reconhecendo a ausência deles, possa modifica-los.

    --> buscam-se as evidências que sustentam ou não as crenças e pensamentos automáticos, bem como sobre outras possíveis alternativas de interpretar as situações.


ID
735043
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem cognitivo-comportamental costuma ser considerada eficaz no tratamento de transtornos alimentares. Em relação a essa abordagem NÃO é correto afirmar que:

Alternativas

ID
735058
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na atualidade, considera-se que a melhor opção para o tratamento de pacientes com dependência química seria a abordagem:

Alternativas

ID
735061
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na atualidade, o tabagismo é considerado um problema de saúde pública, sendo comum programas para auxiliar usuários a deixar o hábito do fumo, baseados na abordagem cognitivo-comportamental. Em relação ao tema NÃO é correto afirmar que:

Alternativas

ID
735094
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As terapias cognitivo-comportamentais têm sido utilizadas como tratamento coadjuvante em inúmeras doenças. Em relação às vantagens desse tratamento, assinale a afirmativa que NÃO está correta:

Alternativas

ID
737662
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São exemplos de Heurísticas:

Alternativas

ID
751627
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Ângela Guimarães, no livro "Diretrizes Gerais para o Tratamento da Dependência Química" (2010), de Analice Giglioti, os grupos psicoterapêuticos desempenham importante função em toda a transversalidade do processo de recuperação do dependente de álcool e outras drogas. Dentre as abordagens em grupo descritas pela autora, qual delas baseia-se na análise dos pensamentos e comportamentos relacionados com o uso de substâncias, bem como no treinamento em habilidades sociais e na prevenção de recaídas?

Alternativas

ID
773944
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os psicólogos cognitivos utilizam vários métodos para examinar como os seres humanos pensam. Esses métodos incluem os seguintes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Muito dificil mesmo, mas eidemologia resolveria a questão. 

     


ID
773953
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na psicologia cognitiva, o processo pelo qual uma pessoa tenta seguir a pista de um estímulo ou de um tipo de estimulo e não prestar atenção a outro, é?

Alternativas

ID
787705
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia cognitiva emprega técnicas cognitivas e comportamentais cuja escolha deve ser feita a partir da conceitualização cognitiva de cada caso. A técnica utilizada quando uma das distorções predominantes é o pensamento dicotômico; em que o terapeuta constrói um gráfico linear de 0 a 100% para a característica avaliada, em termos de tudo ou nada; na qual o terapeuta solicita que o paciente compare seu desempenho com o de outros indivíduos, posicionando-se no gráfico, corresponde à técnica denominada

Alternativas
Comentários
  • O continuum cognitivo é uma técnica que pode auxiliar muito na modificação de pensamentos polarizados (p. ex.: "eu sou o pior jogador do mundo"). A técnica consiste na construção de um continuum que vai de um extremo ao outro (de 0% a 100%), e a seguir se solicita ao sujeito que especifique as características de cada extremo. Logo depois é pedido para o sujeito que se coloque no continuum, assim como alguns outros exemplos.

  • Técnica do Continuum Cognitivo

    --> auxilia na modificação de pensamentos polarizados (p. ex.: "eu sou o pior jogador do mundo")

    --> consiste na construção de um continuum que vai de um extremo ao outro (de 0% a 100%)

    --> solicita-se ao sujeito que especifique as características de cada extremo do continuum

    --> é pedido para o sujeito que se coloque no continuum


ID
832135
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conceitualmente, as habilidades sociais são competências que: a) facilitam a iniciação e manutenção de relacionamentos sociais; b) contribui para a aceitação de colegas; c) resultam em ajustamento escolar satisfatório. Em relação a avaliação das habilidades sociais, analise as afirmativas a seguir:


I. No enfoque multimodal encontram-se modalidades diretas (observação por outros em situação natural e estruturadas; auto-observação e auto registros) e modalidade indireta (entrevistas, inventários).


II. No Brasil dispomos de 12 instrumentos para avaliação de habilidade sociais (sendo 03 disponíveis comercialmente). A população alvo pode variar: pré-escolares, crianças, adolescentes, adultos jovens e casais; sendo sua maior frequência procedimentos de auto avaliação.


III. A escala MESSY – Escala Matson de Habilidades Sociais para Adolescentes, produzida nos Estados Unidos ( Matson, Rotatori & Helsen, 1983) foi estudada no Brasil e validada por Teodoro, Kapppler, Rodrigues, Freitas e Haase que Não encontraram inidicadores satisfatórios de propriedades psicométricas no Instrument Na perspectiva da Análise do comportamento aplicada às habilidades sociais, os procedimentos de análise funcional são os mais indicados.

Alternativas

ID
832162
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao listar as explicações para as dificuldades interpessoais, os pesquisadores da área, em especial Del Prette e Del Prette (1999), listam as seguintes:


I. Assertividade.

II. Inibição pela ansiedade.

III. Falhas no processamento cognitivo de estímulos sociais do ambiente.

IV. Déficits de habilidades no repertório do indivíduo.


Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas

ID
835708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.


No caso de câncer, doenças cardiovasculares e obesidade, a TCC, voltando-se para a ação e não apenas para a tomada de consciência, é útil para reduzir a depressão e a ansiedade relacionadas à doença.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Cordioli, as metas do tratamento são:

    - planejar e estimular atividades agradáveis;

    - aprender a manejar a ansiedade para reduzir o desconforto físico;

    - promover a reestruturação cognitiva de pensamento negativos;

    - questionar crenças disfuncionais;

    -desenvolver sua assertividade;

    - estimular mudanças existenciais.


ID
835711
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.


As orientações da TCC incluem a análise do problema ou o diagnóstico do transtorno mental para identificar os fatores de vulnerabilidade ou predisposições desencadeadores e mantenedores do problema.

Alternativas

ID
835714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.


Por se focar no problema, a TCC também se orienta para um objetivo definido, como, por exemplo, a modificação do comportamento problemático, tornando-se útil em casos crônicos, como tabagismo, insônia, dor crônica, fibromialgia e síndrome do cólon irritável.

Alternativas
Comentários
  • Contribui para os pacientes aderirem melhor ao tratamento


ID
835717
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à terapia comportamental-cognitiva (TCC), julgue os itens que se seguem.


A TCC, por meio de técnicas da terapia cognitiva e da terapia analítico-comportamental, tem sido uma forte aliada dos médicos, auxiliando pacientes a lidar com sua doença, mudar o estilo de vida e manter a motivação para aderir ao tratamento.

Alternativas

ID
854119
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de aprendizagem no qual a dessensibilização sistemática repousa é

Alternativas
Comentários
  • Essa questão não está errada? É condicionamento respondente, não?

  • Reestruturação Racional Sistemática (Goldfried)

    Objetivo da Reestruturação Racional Sistemática (RSS): proporcionar os recursos pessoais para que os clientes possam enfrentar de forma independente as situações futuras de estresse em suas vidas.

    Estágios da implementação da Reestruturação Racional Sistemática (RRS)

    1- exposição a situações que provoquem ansiedade, usando representação imaginária ou role play (dramatização);

    2- auto-avaliação do nível subjetivo de ansiedade;

    3- monitoramento de cognições que provoquem ansiedade;

    4- reavaliação racional dessas cognições mal-adaptativas e

    5- observação do próprio nível subjetivo de ansiedade após a reavaliação racional. As técnicas utilizadas na terapia incluem métodos de relarelaxamento, ensaio comportamental, tarefas in vivo, modelagem e biblioterapia

    Dessensibilização Automática

    Conjunto de técnicas de exposição/aproximação à experiência traumática, envolvendo três etapas básicas:

    a)Treinamento do cliente ao relaxamento físico

    b)Estabelecimento de uma hierarquia de ansiedade em relação ao estímulo fóbico

    c) Contracondicionamento do relaxamento como uma resposta ao estímulo temido, iniciando-se com o elemento mais baixo na hierarquia de ansiedade até chegar ao ponto mais alto dessa hierarquia previamente estabelecida na segunda etapa.

  • Gabarito errado. Resposta correta é alternativa e). 


ID
854953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que determinada família — composta por pai, mãe e
dois filhos adolescentes — tenha tido toda a sua rotina alterada em
decorrência da prisão do pai, acusado de assalto à mão armada,
julgue os itens a seguir com base na abordagem cognitiva social.

Como, segundo a abordagem cognitiva social, o reforço é fundamental para que ocorra a aprendizagem, é essencial que os filhos acompanhem, de perto, a situação do pai, para que não repitam o comportamento deste.

Alternativas
Comentários
  • Segundo essa abordagem, a presença do pai pode servir de mau exemplo pros filhos.

  • A modelação é um procedimento pelo qual uma amostra de um dado comportamento é apresentada a um indivíduo para induzi-lo a se engajar em um
    comportamento similar. Apesar disso, não é indispensável para que os filhos não repitam o comportamento dos pais.

  • Isso seria segundo o behaviorismo, companheiros.

  • Segundo a abordagem comportamental , o reforço é fundamental para que ocorra a aprendizagem, como, por exemplo os filhos receberem "recompensas" após a realização de uma tarefa.

    Gabarito Errado

    Bons estudos!


ID
854956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que determinada família — composta por pai, mãe e
dois filhos adolescentes — tenha tido toda a sua rotina alterada em
decorrência da prisão do pai, acusado de assalto à mão armada,
julgue os itens a seguir com base na abordagem cognitiva social.

Segundo essa abordagem, a aprendizagem vicária dos filhos dessa família é impossível a partir do que aconteceu com o pai. Nesse aspecto, a abordagem cognitiva social se assemelha à proposta de Skinner.

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem vicária é um conceito de Bandura, na qual o comportamento é aprendido, observacionalmente, por meio da modelação. 

    Hall, Lidzey e Campbell. Teorias da Personalidade. 

  • O ditado "tal pai,tal filho" cabe perfeitamente nessa questão.


ID
854959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que determinada família — composta por pai, mãe e
dois filhos adolescentes — tenha tido toda a sua rotina alterada em
decorrência da prisão do pai, acusado de assalto à mão armada,
julgue os itens a seguir com base na abordagem cognitiva social.

O processo de modelagem e o princípio da aproximação sucessiva — princípios da abordagem cognitiva social — explicariam o fato de um dos filhos tomar esse acontecimento transitório com o pai como forma de avaliar e regular, ao longo do tempo, seu próprio comportamento — e evitar cometer também ele um ato criminoso.

Alternativas
Comentários
  • O princípio da aproximação sucessiva busca trazer ao indivíduo exemplos que beiram o ideal, e oferecer um reforço positivo quando o praticante cumprir a busca pela aproximação do exemplo. É a busca pela pratica de uma conduta mais parecida possível com o que lhe foi exemplificado. Lembrando que o exemplo tem que ser o de práticas positivas. A modelagem é a prática contínua dos bons exemplos e do cumprimento correto e contínuo dos exemplos apresentados.


    Espero ter contribuído positivamente.

  • O princípio correto seria modelação. 

    Modelação = Aprender pela observação (exemplo).

     


ID
854962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que determinada família — composta por pai, mãe e
dois filhos adolescentes — tenha tido toda a sua rotina alterada em
decorrência da prisão do pai, acusado de assalto à mão armada,
julgue os itens a seguir com base na abordagem cognitiva social.

De acordo com essa abordagem, a conduta do ser humano é regulada em função da punição. Com base nessa ideia, é correto afirmar que o pai não levou em consideração a punição que ocorreria a partir de seu ato.

Alternativas
Comentários
  • A conduta do indivíduo é regida pelo prazer.

  • Estamos falando sobre a Aprendizagem Social ou Teoria Social Cognitiva de Bandura.

    A Teoria Social Cognitiva, proposta por Albert Bandura, foi formulada, inicialmente, com o nome de Teoria da Aprendizagem Social e ainda é conhecida com esses termos por muitos pesquisadores e profissionais no Brasil. Todavia, o ultrapassado conceito de aprendizagem social precisa dar lugar a abordagens que descrevem mais claramente o papel ativo atribuído aos indivíduos no processo de aprendizagem e a interlocução que eles fazem com o ambiente, principal mediador deste processo.


ID
854965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que determinada família — composta por pai, mãe e
dois filhos adolescentes — tenha tido toda a sua rotina alterada em
decorrência da prisão do pai, acusado de assalto à mão armada,
julgue os itens a seguir com base na abordagem cognitiva social.

Essa abordagem explica o comportamento do pai pelo princípio denominado situação psicológica.

Alternativas
Comentários
  • princípio de situação psicológica? Nunca ouvi falar
  • Do que se trata?

  • Situação psicologia não não um princípio

  • Teoria da Aprendizagem Social: teoria de aprendizagem social destaca de que as pessoas adquirem novos comportamentos (aprendizado) através da observação dos outros.

    Teoria Social Cognitiva: teoria social cognitiva destaca que a aquisição, manutenção e mudança de comportamento é resultado da interação de influências pessoais, comportamentais e ambientais.

    Força companheir@s!


ID
854968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda de acordo com a abordagem cognitiva social, julgue o
próximo item.

De acordo com essa abordagem, para se obterem resultados desejáveis no processo de exploração e manipulação do ambiente, são essenciais os seguintes traços: intencionalidade, premeditação, autorreatividade e autorreflexividade.

Alternativas
Comentários
  • Opa, decoreba do CESPE. Para ocorrer a aprendizagem do modelo é necessário: intencionalidade, premeditação, autorreatividade e autorreflexividade. Segundo essa visão, as pessoas são auto-organizadas, proativa, auto-reguladas e auto-reflexivas, contribuindo para as circunstâncias de suas vidas, não sendo apenas produtos dessas condições. 

  • "A agência envolve características básicas, que são intencionalidade, antecipação, autorreatividade e autorreflexão, além dos sistemas de crenças, capacidades de autorregulação, estruturas e funções pelas quais o indivíduo exerce influência pessoal."


    RESENHA Teoria Social Cognitiva? Muito prazer!

    Bandura, A.; Azzi, R. G.; Polydoro, S. (2008). Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: ArtMed, 176 pgs.



ID
891376
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"A terapia cognitiva foi fundada no inicio da década de 1960. O fundador deste modelo teórico teve a sua atenção despertada pela visão negativa que determinados pacientes tinham de si mesmos,do mundo a sua volta e do futuro."
(Cordioli, 2008.)

Os dizeres abordam sobre um modelo teórico, cujo autor fundou por causa de um imenso incômodo diante de alguns pacientes, com determinado transtorno. Marque a alternativa que nomeia respectivamente o autor e o transtorno que serviu de base para a fundação da terapia cognitiva.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    d) Aaron T. Beck - depressão = 

    A terapia cognitiva foi desenvolvida por Aaron Beck no início da década de 1960. Buscando uma base empírica para a teoria da melancolia de Freud, ele atendeu pacientes com depressão, nos quais chamou a sua atenção as característicsa negativas do pensamento depressivo. Aos poucos, foi estruturando um modelo cognitivo da depressão. (Cordioli, 2008; p. 263)


ID
891415
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia clinica dentro das diferentes modalidades de atuação do psicólogo apresenta uma gama de linhas terapêuticas e diferentes métodos de intervenção. Sabe-se que há uma linha terapêutica, que apresenta como principal foco o aqui-agora, é estruturada, orientada ao presente; para depressão,direcionada a resolver problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais. Considerando os fatos, marque a alternativa correta em relação à linha terapêutica apresentada.

Alternativas
Comentários
  • http://www.eps.ufsc.br/disserta97/longen/cap3.htm


    resumo excelente!

  • Gabarito: 

    b) Terapia Cognitiva.

    Terapia Cognitiva (TC) foi desenvolvida por Aaron Beck no início da década de 1960. Buscando uma base empírica para a teoria da melancolica de Freud, ele atendeu pacientes com depressão, nos quais chamou a sua atenção as características negativas do pensamento depressivo. Algumas caracterísitcas básicas diferenciam a terapia cognitiva de outras abordagens: 

    Ativa, pois o paciente e terapeuta estão constantemente agindo cooperativamente para solucionar os problemas, de modo a permitir que  o próprio paciente aprenda a identificar e a modificar  seus pensamento; 

    Diretiva, pois é dirigida aos problemas apresentados no aqui e agora, trabalhando pensamento, sentimentos e comportamentos atuais do cliente e usando os dados da história passada apenas quando contribuem para uma maior e melhor compreensão de suas crenças;

    Psicoeducativa ...

    Breve...

    (Cordioli, 2008.)


ID
891460
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"Trata-se de uma técnica, a qual o terapeuta adota uma postura neutra, sentando-se às costas do paciente, não havendo,portanto, um contato visual direto."
(Cordioli, 2008.)

A citação acima tem como objetivo apresentar um modelo de técnica utilizada dentro de uma linha teórica, denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) livre associação - psicanálise

    Livre associação= para o desenvolvimento do processo analítico, o paciente deve vir à sessão com a intenção de falar tudo o que vier a sua mente, mesmo que possa parecer vergonhoso ou sem sentido, possibilitando ao analista indentificar o conteúdo latente ( inconsciente) por meio de seu discurso.

    (Cordioli, 2008 p. 157)


ID
917467
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A depressão é resultado de distorções na forma de conhecer que estão presentes nas pessoas predispostas a desenvolver o quadro depressivo. Essas distorções, referidas como esquemas depressogênicos, são moldes que induzem à percepção, tanto nos dados internos como nos externos, de forma alterada pelas experiências precoces do sujeito. Essa visão pertence à teoria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) Cognitiva


ID
938023
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como indicou a Pesquisa CREPOP , as ações da psicologia necessitam também ser descoladas de perícias e avaliações. Uma das técnicas psicológicas que podem ser utilizadas com pessoas em privação de liberdade, seus familiares e agentes penitenciários é a Terapia Cognitiva. Um dos principais eixos dessa técnica consiste:

Alternativas
Comentários
  • http://scienceblogs.com.br/socialmente/2012/04/o-que-e-a-terapia-cognitiva/


    apesar do artigo ser bom, não encontrei nada, nele ou em outra fonte, sobre "projetar plano de tratamento", que é a resposta certa da questão.

  • Questão péssima. Já começa errando chamando a TC de técnica. TC não é técnica, é uma terapia que utiliza técnicas como recursos. Além disso, na TC ocorre sim um plano de tratamento, mas isto não é um projeto e não é um eixo principal projetar planos de tratamento. Em contrapartida, muito mais correto e relevante é a construção de uma nova crença central. Faz parte da TC, como um eixo principal a identificação das crenças centrais disfuncionais e a possibilidade de se elaborar uma crença central mais funcional e adaptativa. Ou seja, se a resposta "e" não é a única correta, ela também é uma das corretas.

  • Em seu artigo “Fundamentos, modelos conceituais, aplicações e pesquisa da terapia cognitiva”, Paulo Knapp e Aaron T Beck dão um panorama dos fundamentos históricos e filosóficos das abordagens cognitivo-comportamentais contemporâneas, e nos apresentam as seguintes caracteristicas das terapias cognitivas que foram cobradas nas assertivas da questão.
    As sessões de TC têm uma estrutura na qual o terapeuta cognitivo desempenha  um papel ativo para auxiliar o paciente a identificar e focar em áreas importantes, propondo e ensaiando técnicas cognitivas e comportamentais específicas, e planejando colaborativamente tarefas entre as sessões. Um plano de tratamento para toda a  terapia e a pauta para cada sessão são discutidos com o paciente. 
    Ao longo de todo tratamento, utiliza-se a abordagem colaborativa e psicoeducativa, com experiências específicas de aprendizagem desenhadas com o intuito de ensinar os pacientes a: 1) monitorar e identificar pensamentos automáticos; 2) reconhecer as relações entre cognição, afeto e comportamento; 3) testar a validade de pensamentos automáticos e crenças nucleares; 4) corrigir conceitualizações tendenciosas, substituindo pensamentos distorcidos por cognições mais realistas; e 5) identificar e alterar crenças, pressupostos ou esquemas subjacentes a padrões disfuncionais de pensamento.
     
    O artigo pode ser acessado em: https://www.google.com/url?q=http://www.scielo.br/pdf/rbp/v30s2/a02v30s2.pdf&sa=U&ved=0ahUKEwjD4JzNwPvfAhVdGLkGHVbIAM0QFggZMAU&usg=AOvVaw2mPTMcq-crfCQRVbFE_MFn
     

    GABARITO: B
  • A terapia cognitiva é uma abordagem teórica (não técnica) um dos seus principais eixos é a formação de crenças adaptativas. Apesar do erro na formulação da questão, por eliminação, dá para responder o gabarito certo, pois a formulação de plano de tratamento é uma das técnicas da TC que pode ser utilizada no tipo de instituição referida. Gabarito B.

  • Cuidado! a tcc não propõe que se construa novas crenças centrais, ela propõe que com base nas intervenções, no questionamento socrático, na identificação e avaliação das crenças que o paciente possa MODIFICAR essas crenças disfuncionais e irrealistas, se tornando mais realistas e funcionais. A resposta certa é Projetar um plano de tratamento, pois seja individual ou em grupo, a tcc é uma abordagem diretiva, orientada para um foco e com base na conceitualização cognitiva propõe sessões estruturadas, um plano de tratamento para o cliente, logo o mesmo ocorrerá numa instituição.

    Portanto, visto o que preconiza a tcc, não se trata de construir crenças centrais, mas de utilizar técnicas cognitivas e/ou comportamentais para a modificação das crenças dos pacientes (CORDIOLI).


ID
969544
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ênfase dos princípios da moderna terapia cognitiva reside na maneira como os pacientes

Alternativas
Comentários
  • 10 Princípios da Terapia Cognitiva

    Princípio 1: A terapia cognitiva se baseia em uma formulação em contínuo desenvolvimento do paciente e de seus problemas em termos cognitivos. 

    Princípio 2: A terapia cognitiva requer uma aliança terapêutica segura

    Princípio 3: A terapia cognitiva enfatiza a colaboração e participação ativa

    Princípio 5: A terapia cognitiva inicialmente enfatiza o presente

    Princípio 6: A terapia cognitiva é educativa, visa ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção da recaída

    Princípio 7: A terapia cognitiva visa ter um tempo limitado

    Princípio 8: As sessões de terapia cognitiva são estruturadas

    Princípio 9: A terapia cognitiva ensina os pacientes a identificar, avaliar e responder a seus pensamentos e crenças disfuncionais

    Princípio 10: A terapia cognitiva utiliza uma variedade de técnicas para mudar pensamento, humor e comportamento

    http://www.psicologiamsn.com/2014/03/10-principios-da-terapia-cognitiva-o-quarto-principio-e-o-mais-importante.html 

  • gabarito letra B

     

  • Acredito que o erro da Letra D consta na afirmação de que as pessoas utilizam de seu potencial intelectual para fazer interpretações, sendo que na verdade, o processamento esquemático de significado ( interpretação da situação em termos de esquemas específicos) na teoria cognitiva, diz a respeito, a como a pessoa organiza-se cognitivamente e sua história de aprendizagem, relacionado à situação atual e suas crenças preexistentes. Essa interpretação ( consciente ou inconsciente) ativa o sistema ( dentro dos sistemas cognitivos afetivos e motivacionais) que resulta e influencia no comportamento. Esse comportamento pode acabar reforçando as crenças preexistentes. 

    Se eu estiver errada, me corrjam por favor,

    Agradeço

  • A TCC é uma abordagem de senso comum que se baseia em dois princípios centrais:

    nossas cognições têm uma influência controladora sobre nossas emoções e comportamento; e o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções.


ID
969583
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo de uma equipe de saúde mental adotou como conduta para o atendimento de um paciente esquizofrênico uma abordagem terapêutica que encoraja esse paciente a desenvolver todas as suas capacidades por meio de apoio do ambiente e procedimentos de aprendizagem. Esse procedimento caracteriza

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Lima (2007), o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) é caracterizado como uma tentativa direta e sistemática de ensinar estratégias e habilidades interpessoais aos indivíduos clínicos e não clínicos. Seu objetivo é o desenvolvimento da dimensão pessoal, comportamental e situacional do indivíduo o que pode proporcionar, segundo Scazufca (2000) e Bahls (2004), um melhor enfrentamento de situações que geram estresse, aperfeiçoar a resolução de problemas e orientar o aprendizado de comportamentos que conduzem a relacionamentos mais saudáveis.

    Para Dias, Oliveira e Freitas (2010), o Treinamento de Habilidades Sociais (THS) constitui um campo teórico-prático de conhecimento acerca do desempenho social. Além disso, é composto por diferentes abordagens teóricas e técnicas de intervenção nelas fundamentadas. Dentre os diferentes métodos utilizados no treinamento destaca-se o método vivencial, apresentado e sistematizado por Del Prette e Del Prette (2001), Del Prette e Del Prette (2005) e Del Prette e Del Prette (2006).

    O método vivencial se fundamenta, conforme Del Prette e Del Prette (2001) em várias premissas, tais como: (1) consiste em um dos recursos para o treinamento e avaliação das habilidades sociais; (2) propicia a superação de déficits e a promoção de habilidades sociais por desenvolver um ambiente de apoio mútuo; (3) cria oportunidade de observação, descrição e feedback dos desempenhos e experiências interpessoais por parte do terapeuta e demais participantes; (4)  é concebido como um método de aprendizagem de habilidades sociais em grupo.

  • O treinamento de habilidades sociais (THS) visa superar déficits no desempenho social com o desenvolvimento de repertório socialmente desejado por meio de procedimentos clínicos e educativos