SóProvas


ID
1224142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto para os itens de 51 a 61

Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento, ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.


Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir, à luz do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e das abordagens teóricas da psicologia.

O longo tempo de acompanhamento psicológico, mais de dez anos, indica a gravidade do quadro psicótico apresentado pela jovem, principalmente no que diz respeito à dependência, à passividade e ao transtorno de humor.

Alternativas
Comentários
  • a psicopatia consiste em uma desordem de personalidade, enquanto a psicose é uma desordem psíquica que não diz respeito ao âmbito da personalidade, mas, sim, à perda de contato com a realidade.

    http://www.minhavida.com.br/saude/temas/psicose
  • No gabarito da prova, esta questão tem resposta como Certa. E porque, então, estaria errada esta afirmativa, levando em consideração o caso apresentado?

  • A paciente apresenta transtorno de personalidade dependente, não psicose.

  • Não há nada dito, nem implícito, no enunciado da questão que possa levar a concluir que é um caso de psicose.

  • Não é o longo tempo de terapia que vai indicar isso.
  • O longo tempo de atendimento não estar associado diretamente com a gravidade do caso!