SóProvas


ID
1224145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto para os itens de 51 a 61

Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento, ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.


Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir, à luz do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e das abordagens teóricas da psicologia.

Dependendo da forma como foi adquirido, o comportamento dependente da jovem poderá ser moldado em situações sociais, conforme atestam teorias da psicologia comportamental.

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro?

  • Acredito que seja independentemente da forma que for adquirido. 

  • "A Assertividade e o treino em habilidades sociais, principalmente na abordagem comportamental e outras abordagens têm-se mostrado mais eficaz na ajuda e no tratamento aos indivíduos com esse transtorno."

    Concordo com Juliana, não relatos de que a depender da causa desse tipo de transtorno esse tratamento é eficaz ou não.

  • Juliana a questão não diz "independentemente da forma que for adquirido", e sim DEPENDENDO DA FORMA COMO FOI ADQUIRIDO! Portanto não entendo a base da sua justificativa.

  • Talvez a para estar certa esta afirmativa, precisaria estar "INDEPENDENTE" de como foi adquirido (...), pois qdo fala, DEPENDENDO, deixa explícito, que em certo casos é possível ser moldado ou não tal comportamento.

  • Moldado? ...

  • O problema está em associar o termo moldado à psicologia comportamental. 

    A psicologia comportamental se refere ao condicionamento e o termo moldado se refere à teoria da aprendizagem social, de Bandura (aprendizagem por modelagem).

  • Talvez pelo pressuposto do behaviorismo de que todo comportamento é aprendido, funcional (possui uma finalidade), e pode ser explicado por fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Dessa forma, independente da maneira como foi aprendido, o comportamento vai ser modelado por contingências sociais, ou seja, relações sociais.

  • O que tem a ver o código de ética?

  • Eu estou fazendo um esforço para achar que a questão tem a ver com ética. Nenhum psicólogo tá aqui pra moldar ninguém, nem a sociedade molda, ela oprime, orienta, mas quem molda é forma e soldador e artesão. Nós psicólogo, segundo Matín-Baró, trabalhamos em prol da libertação que é, ao mesmo tempo, individual e social.

  • Considerando que a questão pede "à luz do disposto no código de ética", percebe-se o erro ao afirmar que o psicólogo poderá moldar tal comportamento, visto que é princípio fundamental a promoção da liberdade do ser humano (1º princípio fundamental do código de ética do psicólogo).

  • Comportamento é comportamento, e segundo a teoria comportamental todos eles são passíveis de condicionamento.