SóProvas



Questões de Behaviorismo


ID
45169
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

B. F. Skinner definiu a personalidade como

Alternativas
Comentários
  • Skinner desenvolveu a sua filosofia com base no pressuposto que não existe EU ou Personalidade exceto se considerarmos personalidade como um conjunto de comportamentos observaveis. O Behaviorismo Radical enfatiza que conhecer as causas reais dos comportamentos como resultado de uma história do Ambiente e aspectos Biológicos ajudam a entender o por quê as pessoas se comportam como se comportam
  • De acordo com Skinner,  a personalidade é o resultado de vários comportamentos aprendidos que seguem um padrão. 

  • a) para o behaviorismo o comportamento não é produto ele é influenciado pelo ambiente e produz efeitos nesse próprio ambiente, ou seja, é uma interação entre comportamento e ambiente.

     

    b) a filosofia behaviorista não trabalha com traços, essa nomenclatura faz parte das teorias psicodinâmicas.

     

    c) a ênfase do behaviorismo é no comportamento operante (ação) e não no respondente (emoção), as bancas adoram trocar isso pra vê se a gente cai nessa rs. (apesar do behaviorismo também estudar emoção)

     

    d) CERTA, um conjunto ou uma coleção de padrões de comportamentos é mais condizente com a visão behaviorista. 

     

    e) Estrutura subjacente é um termo mais utilizado nas teorias psicanalíticas-psicodinâmicas. 

  • Personalidade - Skinner

    --> é o resultado de vários comportamentos aprendidos que seguem um padrão

    --> não existe EU ou Personalidade exceto se considerarmos personalidade como um conjunto de comportamentos observáveis


ID
57979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às teorias da personalidade e suas técnicas
psicoterápicas, julgue os itens de 55 a 64.

Na concepção das terapias existencialistas, as perdas são características determinantes para as pessoas deprimidas, além do aumento de comportamentos como queixas e choro excessivos, irritabilidade, considerando como efeito antidepressivo o reforçamento positivo, que produz sensações corporais prazerosas.

Alternativas
Comentários
  • Na psicoterapia existencial enfatizam-se asdimensões histórica e de projecto e a responsa-bilidade individual na construção do seu-mundo.Visa a mudança e a autonomia pessoal.
  • O objetivo é gabaritar então, facilmente, olhou "reforçamento positivo" em Terapias Existencialistas, constitui ERRO.
  • Reforçamento positivo??

    Estamos falando de terapia humanista, e não comportamental!

    ASSERTIVA ERRADA!


ID
69652
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia cognitivo-comportamental tem um enfoque

Alternativas
Comentários
  • Sua diferença fundamental para outras terapias psicodinâmicas está na discussão voltada para o “aqui e agora” dos relacionamentos “fora da sala de terapia”, e não na relação terapeuta-cliente (Apple, 1999).
  • Sacanagem esse "aqui e agora", que não é nem "aqui" no consultório, nem "agora" neste exato minuto.
    Tudo bem, tomara que caia de novo. Nunca mais vou errar, só de raiva (rsrsr)!
  • Questão confusa quando utiliza a expressão "aqui e agora", faz referência direta a Gestalt-terapia:

    A gestalt-terapia propõe que, em vez de explicar o comportamento do cliente, o terapeuta pode ajudá-lo na descrição do mesmo, assim o próprio cliente vai dando sentido às suas vivências. Quando existe a descrição ao invés da explicação, o foco fica sempre no presente, nem antes (buscando causas) nem depois (antecipando conseqüências), já que não é possível agir no passado ou no futuro, apenas no presente, no aqui e agora. Quando o psicoterapeuta trabalha com “o quê” e “como”, ele está entrando em contato direto com o fenômeno. As manifestações externas do cliente, por exemplo um choro, o colocam sempre a caminho do fenômeno, é a manifestação do ser, a busca das necessidades e das essências, do objeto de trabalho na terapia.  -Fenomenologia da Prática Clínica em Gestalt-Terapia
    Por GIORDANE | Publicado: 31 DE JANEIRO DE 2010
  • Questões da banca FCC são tudo assim.

  • Quem faz provas com essa banca? Veem no edital se possui bibliografia de apoio? se não houver fica difícil...

  • Pensei que a prova era sobre Behaviorismo (Psicologia Comportamental), mas estou encontrando perguntas sobre Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Queria conhecer as figurinhas que elaboram estas provas. 

  • Aqui e agora refere aos problemas presentes, não ao que aconteceu a anos atrás, mas aquilo que prejudica atualmente. T.C.C tem um pouco da Gestalt tbm, um pouco de todas. Se é util, tem comprovação científica entao ela "pega"

  • A terapia cognitivo-comportamental tem um enfoque no aqui e agora: as intervenções enfocam o presente, lidando com situações atuais.


ID
69661
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia comportamental utiliza uma variedade de técnicas. Entre elas está a terapia aversiva, que corresponde

Alternativas
Comentários
  • Tratamento que suprime um comportamento indesejável associando-o a uma experiência dolorosa ou desagradável. Este termo se refere a quaisquer das diversas formas de tratamento da dependência do álcool ou de outras drogas, direcionadas a estabelecer uma aversão condicionada à visão, cheiro, tato ou pensamento da substância indesejada. Geralmente o estímulo é uma droga nauseante, tal como a emetina ou a apomorfina, administrada logo antes de uma bebida alcoólica, de forma que ocorra vômito imediato, sendo, ao mesmo tempo, evitada a absorção do álcool ou outra substância.
  • a) correta.

    b) à estimulação de reforços negativos que podem levar ao enfraquecimento e ao desaparecimento de um comportamento INADEQUADO.
            Um reforço positivo aumenta a probabilidade de um comportamento pela presença (positividade) de uma recompensa. Um reforço negativo também  aumenta a probabilidade de um comportamento pela a ausência (retirada) de um estímulo aversivo.

    c) abstenção de realização de rituais - técnica da psicoterapia de exposição e prevenção de rituais(EPR), onde rituais são prevenção de respostas. Esta técnica consiste em uma abstenção, por parte do paciente, da realização de rituais, compulsões mentais ou de adotar comportamentos de esquiva, sejam eles manifestos ou encobertos.




  • A descrição da alternativa  D traz a noção do que seria o reforço negativo, na teoria.

     

     

    Thatina Braga,  acredito que sejam os estímulos aversivos que podem levar ao enfraquecimento ou desaparecimento de um comportamento INADEQUADO, pois quando falamos de reforço, seja ele negativo ou positivo, esse tende a aumentar as chance ou frequência do comportamento. Falando de estímulos aversivos é que falamos da redução da frequência de determinados comportamento. 

  • As técnicas aversivas não são, em geral, utilizadas em terapia, apenas em poucas situações, em que o paciente corre algum risco ou pode prejudicar os outros. Tais técnicas não são eficazes, e seu uso é questionável eticamente. O uso de punição produz uma diminuição temporária na frequência com que o comportamento ocorre, mas somente enquanto o agente punitivo está presente. Apenas uma técnica aversiva continua a ser utilizada: a sensibilização encoberta, que é útil para melhorar o autocontrolee de pacientes com parafilias. 

    Fonte: Livro Psicoterapias - Cordioli. 

  • Terapia Aversiva

    --> pareamento de um estímulo aversivo com um comportamento indesejável

    --> tratamento que suprime um comportamento indesejável associando-o a uma experiência dolorosa ou desagradável. -----> quaisquer das diversas formas de tratamento da dependência do álcool ou de outras drogas, direcionadas a estabelecer uma aversão condicionada à visão, cheiro, tato ou pensamento da substância indesejada.

    --> geralmente o estímulo é uma droga nauseante, tal como a emetina ou a apomorfina, administrada logo antes de uma bebida alcoólica, de forma que ocorra vômito imediato, sendo, ao mesmo tempo, evitada a absorção do álcool ou outra substância.


ID
78676
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem diversas modalidades terapêuticas com pacientes borderline. A abordagem cognitivo-comportamental, utilizando métodos específicos que objetivam trabalhar a impulsividade e a instabilidade emocional, tem conseguido gradativamente espaço e sucesso no tratamento de pacientes borderline, principalmente por meio da terapia dialética comportamental. Essa técnica procura

Alternativas
Comentários
  • A Terapia Comportamental Dialética é uma forma recente de psicoterapia desenvolvida especificamente para o tratamento de Transtornos de Personalidade Limítrofe.O nome vem da proposta do Método dialético, que confronta duas ou mais teses (e/ou antíteses) competidoras e busca chegar a uma síntese. Em linhas gerais, a TCD segue essa proposta e busca conciliar e/ou resolver conflitos de forma racional através de sua exposição direta, sem com isso deixar de priorizar a serenidade e qualidade de vida do paciente.Proposta por Marsha M. Linehan, a TCD tem um componente de psicoterapia individual e outro de terapia em grupo. Seu fundamento teórico vem basicamente do Behaviorismo com elementos do Cognitivismo.A terapia individual da TCD tende a ser bastante direta e confrontatória, e busca abordar em uma sessão semanal os conteúdos que venham a se apresentar. A prioridade é dada à atenção a comportamentos suicidas e autodestrutivos, e depois a comportamentos que interfiram com a própria terapia. A seguir vêm assuntos ligados à qualidade de vida e à sua melhora.Durante a terapia individual frequentemente se discute como melhorar as perícias ou habilidades que compõem o modelo da TCD, ou como superar os obstáculos ao seu desenvolvimento.A terapia de grupo consiste geralmente em uma sessão semanal de duas horas a duas horas e meia, orientada ao desenvolvimento de perícias ou habilidades específicas, organizadas em quatro módulos:Perícias básicas de Atenção Plena Perícias de Regulagem de Emoções Perícias de Tolerância à Pressão Perícias de Efetividade de Relações Interpessoais
  • O enunciado da questão está errado. A terapia dialética comportamental é uma modalidade de terapia comportamental, baseada nos princípios do behaviorismo radical de Skinner. Ela não é uma modalidade terapia cognitivo-comportamental. Terapia comportamental e comportamental-cognitiva são diferentes. 

  • A pessoa que elaborou a questão é completamente desinformada. Péssima avaliação. 

  • A questão está de acordo com a descrição da Terapia Comportamental Dialética. Apesar do nome, não é uma técnica exclusivamente pautada no modelo comportamental. Segundo Wainer e Piccoloto (2008) a TCD "agrupou conhecimentos de diversos campos (budismo, filosofias orientais, dialética, psicologia comportamental e cognitiva)" e procura atuar "nos três grandes fatores considerados deficientes e/ou inadequados no paciente com transtorno de personalidade borderline: a regulação emocional, a persuasão dialética e os ambientes invalidantes". A assertiva "A", apontada como gabarito, refere-se ao segundo estágio da TCD (fase de exposição e processamento emocional do passado), que enfatiza os possíveis "maus-tratos na infância e na adolescência, sendo o abuso sexual pontuado como o mais frequente e importante fator etiológico dessa psicopatologia" e "é justamente nessa sintomatologia que a segunda etapa atua, sendo que passa-se diretamente para a terceira fase do tratamento quando não se torna possível o acesso às vivências de maus-tratos".

     

    Fonte: "Psicoterapias: Abordagens Atuais" - Aristides Volpato Cordioli, páginas 377-379

  • Terapia Dialética Comportamental

    --> forma recente de psicoterapia

    --> desenvolvida especificamente para o tratamento de Transtornos de Personalidade Limítrofe

    -->  procura atuar "nos três grandes fatores considerados deficientes e/ou inadequados no paciente com transtorno de personalidade borderline: a regulação emocional, a persuasão dialética e os ambientes invalidantes

    --> oferece uma referência grupal, uma vez que considera que a patologia borderline resulta de um distúrbio na interação social, sendo que mecanismos defensivos específicos levam a severas distorções da percepção da realidade, manifestando a patologia na realidade social.

  • Terapia Dialética Comportamental

    --> forma recente de psicoterapia

    --> desenvolvida especificamente para o tratamento de Transtornos de Personalidade Limítrofe

    -->  procura atuar "nos três grandes fatores considerados deficientes e/ou inadequados no paciente com transtorno de personalidade borderline: a regulação emocional, a persuasão dialética e os ambientes invalidantes

    --> oferece uma referência grupal, uma vez que considera que a patologia borderline resulta de um distúrbio na interação social, sendo que mecanismos defensivos específicos levam a severas distorções da percepção da realidade, manifestando a patologia na realidade social.


ID
119842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao papel do psicólogo na equipe de cuidados básicos à saúde.

A abordagem comportamental coleta e registra as contingências do programa de saúde, por meio de análises funcionais do comportamento, do mapeamento de estimulação aversiva e da falta de repertório comportamental, e oferece psicoterapia para a comunidade e para os membros do programa, com o objetivo de modificar comportamentos alvos.

Alternativas
Comentários
  • Certo"Abordagem comportamental: Coleta e registro de dados de ambiente Físico e Social buscando ordem entre os eventos que se relacionam entre a sociedade x PSF x famílias x Indivíduos, levantamento de contingências relevantes através de análises funcionais do comportamento humano para promoção de saúde e qualidade de vida. Mapeamento de estimulação aversiva e falta de repertório comportamental diretamente ligado a comunidade e aos membros do próprio PSF, produção de pesquisas na área de Saúde sobre a ótica comportamental, psicoterapia baseado na modificação de comportamentos alvos , sujeito único e linha de base."Acessado em:http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=314
  • Oferecer psicoterapia para os membros do programa está correto?
  • Pois é, foi justamente nisso que fiquei pensando... "oferece psicoterapia para os membros do programa". Isso é correto?
  • Psicoterapia acho que usou de uma forma mais generalizada. É uma das possibilidades de intervenção biopsicossociais. Como não definiu de grupo ou individual. Pode ser considerada certa



ID
165955
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Skinner, em seu pensamento behaviorista, o comportamento humano pode ser explicado a partir da observação e da experimentação sistemática. Com seu conjunto de princípios, estruturou diversos termos específicos. Assinale a alternativa que apresenta o termo correspondente a seguinte definição: "é capaz de fortalecer uma reação quando esta remove algum estímulo aversivo".

Alternativas
Comentários
  • Reforço negativo - Retirar conseqüência negativa quando um comportamento desejado ocorre.

  • Se fortalece, é reforço

    Reforço positivo - Qdo acrescenta algo

    Reforço negativo - Qdo retira algo

     


    "O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo"

  • muitas vezes é bom exemplificar as questões. Quando alguém procura as respostas, não só para responder suas questões mas também ter certeza em sua resposta.Questao 4. resposta : reforço negativo., Pois remover o estímulo aversivo.

  • Resposta reforço negativo


ID
187585
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

B. F. Skinner apontou que o comportamento operante é fortalecido ou enfraquecido pelos eventos que seguem a resposta e que enquanto o comportamento respondente é controlado por seus antecedentes, o comportamento operante é controlado por

Alternativas
Comentários
  • Puro raciocinio. 

  • Para compreender a aplicação do behaviorismo nas teorias motivacionais, o comportamento operante inovou, com a ideia de "controle". Esse controle reside nas consequências do comportamento.

     

    Skinner olhou para o comportamento de forma diferente. Ele não seria apenas uma resposta a um estímulo, mas também um operante no ambiente, a partir do momento em que suas consequências (positivas ou negativas) determinavam sua manutenção. Por isso, o termo "fortalecimento operante", pois apresentado um comportamento e, em seguida, um reforço a ele, este seria fortalecido. 

     

    Fonte: Livro da Profa. Cristiana Duran

  • Comportamento Operante (Condicionamento Operante - Skinner)

    --> não é apenas uma resposta a um estímulo, mas também um operante no ambiente

    --> é fortalecido ou enfraquecido pelos eventos que seguem a resposta

    --> é controlado pelas suas consequências

    --> suas consequências (positivas ou negativas) determinavam sua manutenção

    Comportamento Respondente ( Condicionamento Respondente - Pavlov)

    --> é controlado por seus antecedentes

  • O comportamento operante é alterado por suas consequências, já que as consequências controlam sua probabilidade de vir a ocorrer novamente.

    Lembrando que a palavra "controle", para Skinner, significa: alteração da probabilidade daquilo vir a ocorrer (faz uma referência probabilística). Ou seja, não denota algo mecanicista.


ID
219697
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A situação de aprendizagem que envolve o comportamento emitido por um organismo, em vez de eliciado por um estímulo detectável, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Condicionamento operante

    O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientista russo Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar de uma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome. 

    A diferença entre o reflexo condicionado e o condicionamento operante é que o primeiro é uma resposta a um estímulo puramente externo; e o segundo, o hábito gerado por uma ação do indivíduo. No comportamento respondente (de Pavlov), a um estímulo segue-se uma resposta. No comportamento operante (de Skinner), o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele, alterando a probabilidade de ocorrência futura semelhante. 

    O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento - um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço - a conseqüência de uma ação quando ela é percebida por aquele que a pratica. Para o behaviorismo em geral, o reforço pode ser positivo (uma recompensa) ou negativo (ação que evita uma conseqüência indesejada). Skinner considerava reforço apenas as contingências de estímulo. "No condicionamento operante, um mecanismo é fortalecido no sentido de tornar uma resposta mais provável, ou melhor, mais freqüente", escreveu o cientista.

  • Condicionamento Respondente (Pavlov)

    --> reflexo condicionado

    --> reação a um estímulo casual

    --> hábito gerado por uma ação do indivíduo

    Comportamento Respondente

    --> o ambiente é modificado e produz conseqüências que agem de novo sobre ele

    Condicionamento Operante (Skinner)

    -->  mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação

    --> situação de aprendizagem que envolve o comportamento emitido por um organismo, em vez de eliciado por um estímulo detectável

    --> mecanismo de aprendizagem de novo comportamento (modelagem)

    -->o principal instrumento da modelagem é o reforço (positivo ou negativo)

    Comportamento Operante

    --> a um estímulo segue-se uma resposta

  • Não precisa de explicações gigantescas. O macete está no enunciado:

    Elicia (S->R)= Respondente

    Emite (relação probabilística)= Operante


ID
229153
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Embora haja abordagens diferentes para a prática da terapia comportamental, concorda-se geralmente que um terapeuta comportamental está antes de mais nada interessado em comportamentos reais e não em estados interiores ou antecedentes históricos, sendo que o terapeuta interessa- se em

Alternativas
Comentários
  • b) ensinar, treinar e recompensar comportamentos que podem efetivamente competir com e eliminar comportamentos desagradáveis ou capazes de suscitar incapacidade.

  • Terapeuta Comportamental

    Está interessado em:

    -->  ensinar, treinar e recompensar comportamentos que podem efetivamente competir com e eliminar comportamentos desagradáveis ou capazes de suscitar incapacidade.

    --> comportamentos reais e não em estados interiores ou antecedentes históricos


ID
234754
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo B. F. Skinner, existem vários subprodutos derivados do controle exercido pelo grupo e pelas agências sociais. O campo da psicoterapia engloba alguns desses subprodutos que incapacitam o indivíduo ou que são perigosos para ele ou seu grupo social. Considerando as contribuições deste autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

  • a) Errado. As agências de controle são inerentes a um ambiente. Desta forma o terapeuta não é aquele que o liberta e sim aquele que consegue promover ao paciente um maior conhecimento dos antecedentes, resposta e consequencias de uma situação de controle.
    b) Certo. Para muitos é muito estranho se falar de sentimentos, já que existe no senso comum a ideia de que para a Análise do Comportamento não existe sentimentos. Na verdade os sentimentos são analisados pelo behavorismo como classes de respostas. (Ex: palpitar, suor nas mãos, pensar muito em uma pessoa, ficar feliz em ver uma pessoa = classe de respostas para o que a comunidade verbal denominou de amor). Um indivíduo que está sob controle está em contato com diversos punidores que ao longo do tempo geram efeitos colaterais, os famosos sentimentos. Bons exemplos são o do controle aversivo e do desamparo aprendido.
    c) Errado. A ciência da Análise do comportamento já sabe, comprovadamente, que a punição pode levar a extinção de um comportamento "disfuncional', no entanto, gera outros respondentes e operantes que podem ser inadequados. As estratégias de um terapeuta comportamental diz respeito ao reforço diferencial.
    d) Errado.  Não são em todas as terapias que o terapeuta é a principal fonte de reforço.
    e) Errado. O Terapeuta comportamental trabalha com queixa, demanda e mandato terapêutico (Lembram do mando?) Sintoma é um termo mentalista e para a Análise do Comportamento, indica apenas a topografia do comportamento e não a sua função.
  • Skinner (1953/2000) afirmou que o grupo social exerce um controle sobre seus membros por intermédio do poder de reforçar ou punir. O grupo, segundo Skinner, geralmente não é bem organizado e por isso, na tentativa de organizar a convivência entre indivíduos tem criado agências controladoras. Essas agências, inseridas dentro do grupo social, manipulam um conjunto particular de variáveis, sendo mais bem organizadas do que o grupo como um todo podendo assim, operar com maior sucesso. As agências descritas por Skinner foram o Governo, a Religião, a Psicoterapia, a Economia e a Educação.

    E, com relação à psicoterapia, o comportamento verbal é importante no momento em que o terapeuta se apresenta como audiência não-punitiva. Desse modo, os comportamentos anteriormente punidos e, por isso, reprimidos, aparecem. Como eles não serão mais punidos, alguns efeitos da punição podem ser extintos

    O controle utilizado na psicoterapia é, inicialmente, a promessa de melhora para a condição aversiva em que está o paciente. Tal condição aversiva é efeito prejudicial de outros controles, principalmente dos excessivos e inconsistentes. Terapia também significa controle, pois o terapeuta tenta manipular algumas variáveis independentes da história do paciente relacionadas ao problema dele de modo a interferir nas variáveis dependentes (suplementando, assim, a história pessoal do paciente) e modificá-las para afastar a condição aversiva na qual se encontra. À medida que o tratamento progride, o terapeuta se torna fonte de reforçamento para o paciente. O comportamento do paciente de voltar a ele para pedir ajuda é reforçado com o progresso eficiente da terapia. 

    “Terapia Comportamental implica, basicamente, a análise funcional do(s) comportamento(s) problema em questão (queixa do cliente), uma vez que ela se dirige para metas de aprendizagem de outras maneiras de agir. Nesse sentido, o objetivo geral da TC é criar novas condições para essa aprendizagem; e faz isso, através da análise das contingências nas quais a queixa ou o problema está sendo mantido. Assim, uma análise funcional das contingências em operação que produzem um comportamento desadaptativo ou mal aprendido é realizada visando a aquisição de novos repertórios comportamentais, em substituição aos deficitários ou mal aprendidos, de modo a fortalecer e manter o comportamento desejado, que 'funciona', permitindo, desse modo, que os indesejáveis, mal aprendidos ou desadaptativos sejam enfraquecidos. E o terapeuta comportamental é, nesse processo todo, a pessoa que vai atuar, voluntariamente, no sentido de produzir alterações no comportamento do cliente: o comportamento do terapeuta é diretivo, 'centrado' no cliente.”
     
  • Mas ele fala no enunciado: Considerando as contribuições deste autor...e para a comportamental  O terapeuta assume o papel de agente controlador, e seu poder advém do fato de ser a principal fonte de reforço na vida do cliente. Sendo assim, não entendi porque a D foi considerada errada. Alguém pode me explicar? Favor comentar na minha página. Grata!

  • Erro na D: O terapeuta assume o papel de audiência não punitiva. No início do tratamento o terapeuta é um estímulo discriminativo para o cliente falar sobre o seu problema sem ser punido. No início o terapeuta não é fonte de reforço (nem positivo, nem negativo) na vida do cliente. No decorrer do tratamento, o terapeuta pode se tornar uma fonte de reforço na vida do cliente (mas se for a principal fonte de reforço, o cenário é trágico - uma pessoa cheia de problemas na vida fora da terapia, e dependente da terapia e terapeuta). Lembrando que o terapeuta PODE se tornar uma fonte de reforço. Caso o terapeuta puna algumas respostas do cliente ele não será uma fonte de reforço. 


ID
406390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne a teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens
seguintes.

Para os behavioristas, a criança só desenvolve seu conhecimento linguístico por meio de estímulo-resposta, imitação e reforço, aprendendo a falar por conseguir memorizar as palavras ou frases da língua. Para os empiristas, a linguagem é uma convenção social, e a criança não faz parte ativa do processo de aquisição, aprendendo por memorização, razão pela qual o adulto desempenha um papel preponderante para torná-la um falante competente.

Alternativas
Comentários
  • O pensamento empirista foi à base para as duas primeiras teorias em aquisição. A mente não era considerada fundamental para justificar o processo de aquisição, importava somente que o conhecimento humano era produzido a partir de suas experiências com o mundo através de estímulos e respostas. Nessa perspectiva, nasce a teoria Behaviorista pressupondo que a criança desenvolve seu mundo ou conhecimento lingüístico através de estímulo-resposta ( E - R ) imitação e reforço. B. F. Skinner fundamenta sua teoria com base nos reforços que a criança sofre que podem ser esforços positivos ou negativos. De acordo com esses reforços a criança manteria ou eliminaria algum tipo de comportamento referente à linguagem e isso a ajudaria a construir, a desenvolver e aprender uma determinada língua.

    O Behaviorismo, porém, não levou em conta a criatividade que a criança possui, por exemplo, quando ela profere certas construções que não foram ensinadas previamente a ela. A criatividade, portanto, seria alvo de vários estudos posteriores.

    Outra teoria com base na proposta empirista é o conexionismo ou associacionismo. Essa teoria admite que o cérebro e suas reses neurais são responsáveis pelo aprendizado imediato no mesmo instante que ocorre a experiência. Essa teoria baseia-se na interação entre o organismo e o ambiente, porém, não explica com coerência a rapidez com que a criança aprende uma língua.


  • "O behaviorismo baseia-se fundamentalmente no estudo do comportamento a partir da observação e experiência sensorial, pois bem, para esses estudiosos a linguagem é aprendida através da observação e, acima de tudo, por estímulo e resposta. O reforço também tem um papel importante na aquisição da linguagem, uma vez que possibilita a memorização das palavras e construções gramaticais. 

    Esta teoria surgiu da especulação de como qualquer criança aprende a falar e interagir, a qualquer momento e, em qualquer língua. As explicações behavioristas e empiristas foram satisfatórias na época em que a teoria de aquisição de linguagem foi lançada, durante os anos 50, tempo o qual a psicologia comportamentalista estava em alta. Consolidando então um sistema de ensino que via a criança como uma “tábula rasa”, acreditando que toda a forma de aprendizagem ocorre através das experiências empíricas,  memorização  e repetição exaustiva, unindo esses pressupostos com as contribuições de Skinner, onde é preciso que ocorra também o reforço positivo  e negativo. 

    O empirismo vê a linguagem como uma convenção social, por isso, a criança é passiva diante do processo de aquisição de linguagem, para tanto, é crucial a existência de estímulos e reforços externos, já que a linguagem se desenvolve por respostas condicionadas e memorização.  A teoria behaviorista de aquisição da linguagem foi muito contestada, até que, na metade do século XX, Noam Chomsky derrubou essas teses e lançou o inatismo – o qual explica as capacidades criativas da criança no processo de aquisição da linguagem, como  a repetição de palavras que nunca ouviu, por exemplo “sabo”.  Os estudos a cerca da linguagem não param por aí, mas é importante salientar que as técnicas para a aprendizagem, tanto para a comunicação como para outros conteúdos, ainda seguem os padrões behavioristas, onde a memorização e o estímulo são essenciais para tais aquisições, não auto-suficientes como propostas no século XX, mas influenciando o desenvolvimento melhor ou pior desta, transformando ou mantendo determinada realidade, inclusive a linguística.  O behaviorismo possibilitou que novas teorias sobre o mundo psicológico e comportamental fossem desenvolvidas, contudo, esta vertente trouxe á luz como o ambiente é construtor de nossas vidas, revolucionando o mundo das ciências sociais e da comunicação." 


  • A criança faz parte sim da apredizagem segundo os behavioristas. Segundo Skinner, o comportamento opera no ambiente, ou seja, produz consequências que influenciam o próprio comportamento. Então, a aprendizagem segundo os empiristas é uma via de mão dupla, uma interação com o ambiente.

  • No início da questão já dá pra ver um erro... a imitação é algo defendido genuinamente pelo movimento construtivista, e não o behaviorista, que no máximo defende a tese da repetição...


ID
510640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a
seguir.

A psicologia clínica, embasada no behaviorismo radical, trabalha no sentido de fazer que as contingências modelem os comportamentos dos pacientes. Sendo a contingência a possibilidade de modificar o próprio comportamento, e também o dos outros, observa-se, nessa prática clínica, que tal mudança é possível para um grande grupo de pessoas. O behaviorismo concebe que o ser humano, ao se comportar, possui grandes possibilidades de intervenção no seu destino e no alcance dos objetivos almejados.

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei o erro, alguém pode explicar?

    Mesmo nesta fonte abaixo, a explicação, em minha ótica, faria dessa questão certa.


    http://olharbeheca.blogspot.com.br/2011/02/o-que-e-uma-contingencia.html

  • Tenho duas hipóteses do que torna essa questão errada, uma é o trecho "que as contingências modelem o comportamento" visto que a clínica baseada no behaviorismo não visa, apenas, a modelagem do comportamento, porque o próprio comportamento produz as consequências e logo é afetado por elas, dessa forma, existe uma relação aí. A outra, é no trecho "que tal mudança é possível para um grande grupo de pessoas" sendo que os pressupostos behavioristas são universais, ou seja, aplicam-se a todas as pessoas. 

    Keep on...

  • Considerei errada pelo trecho que fala: "Sendo a contingência a possibilidade de modificar o próprio comportamento E TAMBÉM O DOS OUTROS". 

     

  • CESPE FDP!

     

  • Creio que o erro esteja em "O behaviorismo concebe que o ser humano, ao se comportar, possui grandes possibilidades de intervenção no seu destino e no alcance dos objetivos almejados".

    De acordo com o condicionamento operante, há somente uma resposta (baseada no tripé ontogenia, filogenia e cultura), impossibilitando, portanto, o livre-arbítrio. Não haveria então "grandes possibilidades de intervenção no seu destino" apenas comportando-se. Pelo, contrário, só é possível um resultado. Sendo assim, na prática clínica comportamental, a mudança pode ser alcançada pela alteração nas contingências, que desencadeariam, enfim, comportamentos mais desejáveis.

  • Creio que o erro esteja em "O behaviorismo concebe que o ser humano, ao se comportar, possui grandes possibilidades de intervenção no seu destino e no alcance dos objetivos almejados".

    De acordo com o condicionamento operante, há somente uma única resposta que o indivíduo pode emitir, a qual é resultante do tripé ontogenia, filogenia e cultura. Fica impossibilitado, portanto, o livre-arbítrio. Não haveria então "grandes possibilidades de intervenção no seu destino" apenas comportando-se. Pelo, contrário, sempre será possível apenas um resultado para cada contingência. Sendo assim, na prática clínica comportamental, a mudança pode ser alcançada pela alteração nas contingências, que desencadeariam, enfim, comportamentos mais desejáveis.


ID
510643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a
seguir.

O behaviorismo radical e a terapia comportamental cognitiva são práticas diferentes porque partem de pressupostos diferentes, em que a própria definição de comportamento é distinta. O cognitivismo atribui ao mental uma força causadora, iniciadora de outros comportamentos, o que não coincide com a maneira como o behaviorismo radical conceitua e trabalha o comportamento. O behaviorismo promove a pessoa integral, incluindo seu mundo interno, comportamentos e sentimentos, e aquilo que ela expressa publicamente.

Alternativas
Comentários
  • ...eu tenho dúvidas nesta resposta!...
  • O behaviorismo considerar o mundo interno, acho que não.

  • errada a questão

  • Ora o behaviorismo só considera o comportamento, ora os processos internos são considerados. Cespe não decide o que acha da teoria. 

  • FDP!

  • BEHAVIORISMO RADICAL (SKINNER) - Antimentalista, ou seja, fenômenos como sentimento e emoções, apesar de serem considerados, não são vistos como mentais (internos) e sim como comportamentos (externos, possível de observação). É justamente neste ponto que o Behaviorismo não se confunde com o Cognitivismo, pois este considera o comportamento como resultado da influência do interno (sentimentos, emoções, informações já adquiridas...). Concordam?

  • Considera o mundo interno SIIM, são os chamados de eventos privados! contudo, não como causa!

  • Que assertiva absurdamente confusa.


ID
527518
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o tempo de duração, os efeitos do reforço negativo são:

Alternativas

ID
538756
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As terapias comportamentais presumem que o comportamento seja um produto da aprendizagem e supõem que aquilo que foi aprendido possa ser

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria comportamental todo comportamento que é aprendido pode ser desaprendido ou reaprendido.

    A terapia cognitivo-comportamental objetiva a modificação de hábitos ou atitudes desadaptativas e sua substituição por padrões novos e apropriados ao bem-estar do indivíduo. Os métodos inerentes à terapia cognitivo-comportamental fundamentam-se nas crenças de que os comportamentos persistentes e desadaptativos foram aprendidos, portanto, o tratamento efetivo consiste de variadas formas de "desaprendizagem", isto é, o comportamento inadequado aprendido pode ser desaprendido. A terapia comportamental fundamenta-se nos princípios da teoria da aprendizagem e das teorias cognitivistas. Ela é usada em uma variedade de situações, entre elas, em queixas que envolvem fobias, compulsões, reações psicofisiológicas, disfunções sexuais etc.

    http://elionai.com.br/terapia.htm
  • Teoria Comportamental

    Acredita que:

    --> o comportamento é um produto da aprendizagem

    --> todo comportamento que é aprendido pode ser desaprendido ou reaprendido


ID
538765
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Terapia de aversão é uma terapia comportamental na qual um estímulo aversivo é conjugado com um outro que provoca uma resposta indesejável. Por exemplo, pode-se dar a alcoólatras uma droga emética (que causa náusea e vômitos) em conjunto com suas bebidas preferidas durante as sessões de terapia. Ao emparelhar a droga com o álcool, o terapeuta espera criar uma aversão condicionada

Alternativas
Comentários
  • Um jeito moleque de resolver a questão, mas funcionou comigo!. 
    Vejemos a questão: "(...) o terapeuta espera criar uma aversão condicionada".
    Ao que será que uma terapia para tratar o alcoolismo pode querer criar aversão a? Só pode ser ao próprio álcool!
    Resposta correta: a) ao álcool. 
  • item muito facil.

    lembrem-se do filme laranja mecanica
  • Terapia da aversão

    --> Terapia comportamental que envolve repetir o emparelhamento de um comportamento indesejado com o desconforto.

    --> Durante a terapia de aversão, o cliente pode ser solicitado a pensar ou se envolver no comportamento enquanto ao mesmo tempo é exposto a algo desagradável, como um gosto ou cheiro ruim, ou choques elétricos leves.

    --> Uma vez que os sentimentos desagradáveis se tornem associados com o comportamento, a esperança é que os comportamentos ou ações indesejadas comecem a diminuir de frequência ou parem completamente.

    Exemplo: uma pessoa que recebe terapia de aversão para parar de fumar pode receber um choque elétrico cada vez que vê uma imagem de um cigarro. O terapeuta espera criar uma aversão condicionada ao cigarro

    Terapia da Aversão

    --> Terapia comportamental na qual um estímulo aversivo é conjugado com um outro que provoca uma resposta indesejável.

    Exemplo, pode-se dar a alcoólatras uma droga emética (que causa náusea e vômitos) em conjunto com suas bebidas preferidas durante as sessões de terapia. Ao emparelhar a droga com o álcool, o terapeuta espera criar uma aversão condicionada ao álcool


ID
581872
Banca
NUCEPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual a oposição que a psicologia behaviorista radical (skinneriana) faz aos testes psicológicos para seleção de pessoal?

Alternativas

ID
621067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de teorias e técnicas psicoterápicas.

A teoria de Skinner tem o condicionamento como base do tratamento.

Alternativas
Comentários
  • Skinner - Condicionamento Operante

    Pavlov - Condicionamento Classico. (Estímulos incondicionados - institntivos)

     

    Classico foi documentado primeiro que o operante

     

    "O êxito da vida não se mede pelo caminho que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho."

    Abraham Lincoln
     

  • Segundo a teoria do reforço de Skinner (1969), o comportamento é determinado pelas suas consequências (Condicionamento). Se um comportamento leva a consequências positivas, tende a ser repetido e um comportamento que traz consequências negativas, tende a ser inibido, suprimido. É como se o comportamento fosse “aprendido” de fora para dentro (a partir das consequências). Mal comparando: se aquela criança que se joga no chão pedindo um brinquedo e que grita a 300 decibéis para conseguir o que quer, for atendida, tender· a repetir esse comportamento. Mas se levar uma boa bronca dos pais, vai ter o seu (mau) comportamento inibido no futuro. Isso é a base da Teoria do Reforço, que é uma teoria Comportamental.

    Apostila Administração Geral para AFRFB - 2017/2018 - Aula 00, Professor Ronaldo Fonseca, Estratégia Concursos.


ID
621070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de teorias e técnicas psicoterápicas.

A modelagem está na base do tratamento psicoterapêutico de uma das teorias da aprendizagem.

Alternativas

ID
635158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SGA-AC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marcelo tem nove anos de idade e mente às vezes para a mãe, dizendo que já terminou suas tarefas escolares, com o intuito de assistir televisão um pouco mais do que lhe é normalmente permitido. A mãe nunca descobriu a mentira porque as notas de Marcelo são boas e a professora nunca fez reclamações sobre o comportamento dele. Em algumas situações, Marcelo bate no irmão mais novo para obter de volta um brinquedo seu ou para conseguir o controle remoto da televisão, mesmo nos horários determinados pela mãe para que o irmão mais novo escolha os programas de televisão.

Assinale a opção incorreta acerca dos conceitos envolvidos no comportamento de Marcelo.

Alternativas
Comentários
  • o irmão pega o brinquedo e marcelo bate no irmão

  • Seria o item C o incorreto por ser "negativamente punido"? Reforçado não é pois, a consequência não aumenta a probabilidade do comportamento.

    Outra coisa, o item A estaria correto mesmo dizendo que Marcelo apresenta "comportamentos anti-sociais?

    Então como a B diz que ele pode ser considerado uma criança normal?

  • Negativo = tira o estimulo

    Positivo = bota o estimulo


ID
680440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um homem de 32 anos de idade procurou o serviço de
psicologia do órgão em que trabalha buscando tratamento para
dependência alcoólica. Ele relatou que ingeriu bebida alcoólica
pela primeira vez aos 22 anos de idade e que aos 25 foi internado
por 3 meses após uso excessivo de álcool. Quando teve alta,
voltou ao antigo emprego e no primeiro final de semana saiu com
os colegas para comemorar o retorno. Bebeu nesse dia e
experimentou cocaína oferecida por um amigo. Após 2 meses de
uso intenso de álcool e cocaína associados foi novamente
internado, dessa vez por um ano. Após a alta, ficou sóbrio durante
3 anos e recaiu uma terceira vez, associando novamente álcool e
cocaína após a decisão de tomar um cálice de champanhe no
réveillon. Foi internado por mais um ano e, após a alta, passou
em um concurso público concorrido e começou a trabalhar com
um ótimo salário. Depois de aproximadamente 2 anos de total
abstinência, ele tomou uma lata de cerveja em duas situações
sociais. Após a segunda situação, ele engajou-se em 3 dias de
intensa bebedeira e faltou uma semana ao trabalho. Agora está
preocupado com sua posição no serviço e teme perder o emprego.
Por isso decidiu procurar um médico que indicou Antabuse e o
encaminhou para o serviço de psicologia.

Considerando o caso hipotético apresentado acima, julgue os
seguintes itens, relativos ao atendimento psicológico desse
paciente.

O tratamento com Antabuse (dissulfiran) é uma terapia aversiva que inibe a resposta de beber pelo processo de condicionamento clássico.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim que isso era condicionamento operante

  • Tb entendi como operante tendo em vista que, se ele fosse beber, o antabuse produziria um efeito bastante desagradável como por exemplo pressão baixa, enjoo, vômito, taquicardia, cefaleia etc. Assim, ele perderia o prazer em beber por associar o alcool com o mal estar dos efeitos do antabuse.

    Alguém pra ajudar?

  • Gente, este gabarito está mesmo certo? HELP!

  • ludovico feelings


ID
698800
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O princípio mais importante da teoria do reforço é a lei

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Reforço
    A teoria do reforço descreve como recompensas ou reforços podem afetar o comportamento. A teoria não lida com estados internos como a motivação. Então, de certa forma, essa é uma teoria não motivacional. Ela explica o comportamento como função de experiências recompensadoras anteriores ou histórico de reforço. O comportamento é visto como uma resposta ao ambiente.
    O princípio mais importante da teoria do reforço é a lei do efeito (Thorndike, 1913).
    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAeiJIAB/artigo-motivacao
  • Corrigindo Wilson, a teoria do reforço é sim uma teoria motivacional. O que toca é que a teoria comportamental possui uma posição contrária ao mentalismo, entrementes continua sendo uma teoria motivacional de fatores intrisicos, e não externos. Apenas muda sua forma de observar o fenômeno. 

  • Corrigindo Wilhiano, rs, a teoria do reforço não é propriamente dita uma teoria da motivação. Segundo Robbins "a teoria do reforço ignora as condições internas do indivíduo e concentra-se apenas no que lhe acontece quando realiza uma ação qualquer. Como não leva em conta aquilo que dá origem ao comportamento, ela não é, rigorosamente falando, uma teoria sobre motivação. Mas fornece poderosos meios para analisar aquilo que controla o comportamento e, por isso, é sempre considerada nas discussões sobre motivação". (Robbins, p. 211. 2011)

  • Teoria do Reforço

    --> descreve como recompensas ou reforços podem afetar o comportamento

    --> não lida com estados internos como a motivação

    --> explica o comportamento como função de experiências recompensadoras anteriores ou histórico de reforço

    --> o comportamento é visto como uma resposta ao ambiente.

    --> o princípio mais importante da teoria do reforço é a lei do efeito 


ID
717133
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O projeto epistemológico da Psicologia realiza-se através da busca de leis gerais e princípios invariantes dos processos psicológicos. No caso do Behaviorismo, são eles:

Alternativas

ID
729139
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das primeiras aplicações de grande escala da ciência do behaviorismo para a psicopatologia e seu uso em terapia behaviorista abriu caminho para as práticas de redução de ansiedade e do medo presentes na vida do indivíduo, permitindo que fobias graves fossem eliminadas. Os indivíduos eram gradualmente apresentados a objetos ou situações que temiam e podiam testar a realidade e ver que nada de ruim acontecia na presença do objeto ou da cena fóbica. Trata-se da Técnica de

Alternativas
Comentários
  • e) dessensibilização sistemática
  • Comentário muito esclarecedor 

  • LETRA E

    dessensibilização sistemática é uma técnica muito eficaz para suavizar o processo de extinção de um reflexo condicionado e amenizar o sofrimento do indivíduo (MOREIRA e MEDEIROS, 2007). Moreira e Medeiros (2007) explicam que, com base na generalização respondente, tal técnica consiste em dividir o procedimento de extinção em pequenos passos, ou seja, consiste em expor o indivíduo gradativamente a estímulos que eliciam respostas de menor magnitude até o estímulo condicionado original. 
  • Dessensibilização Sistemática

    --> uma das primeiras aplicações de grande escala da ciência do behaviorismo para a psicopatologia

    --> seu uso em terapia behaviorista abriu caminho para as práticas de redução de ansiedade e do medo presentes na vida do indivíduo, permitindo que fobias graves fossem eliminadas.

    --> os indivíduos eram gradualmente apresentados a objetos ou situações que temiam e podiam testar a realidade e ver que nada de ruim acontecia na presença do objeto ou da cena fóbica


ID
729142
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estão entre as principais técnicas utilizadas pela Terapia Comportamental:

Alternativas
Comentários
  • b) Modelação, Prevenção de rituais (de respostas) e Treino de habilidades sociais (assertividade).
  • A psicoeducação pode ser vista como o estabelecimento de um fluxo de informações de terapeuta para paciente e vice-versa (Callaham & Bauer, 1999). Como qualquer intervenção terapêutica, ela é baseada no bom senso. Seu objetivo é prover os pacientes bipolares com uma abordagem teórico-prática que lhes possibilite o entendimento do seu transtorno. Ela é parte fundamental de praticamente todos os protocolos para tratamento do transtorno bipolar na modalidade de Terapia Cognitivo- Comportamental. Seu papel educativo aparece desde o início até o final o tratamento, sendo que a tarefa do terapeuta é educar e familiarizar o paciente em relação aos seus problemas e a sua patologia, esclarecendo-o acerca das implicações e conseqüências do diagnóstico estabelecido.

    A psicoeducação vai mais além. O objetivo primeiro é fazer do paciente um colaborador ativo, aliado dos profissionais de saúde envolvidos e, conseqüentemente , tornar o procedimento terapêutico mais efetivo (Justo & Calil, 2004). Para tanto, Caminha e colaboradores (2003) afirmam ser funda-mental que o paciente seja informado quanto ao modelo de tratamento ao qual será submetido.

    Tal modalidade de tratamento caracteriza-se por ser limitada no tempo, estruturada, diretiva, focada no presente e na busca de resolução de problemas. Ademais, é uma abordagem baseada em métodos experimentais e científicos, partindo do pressuposto de que as cognições gerenciam as emoções e os comportamentos. Educar o paciente por diversos meios, tais como, esclarecimentos , folders elucidativos, livros acessíveis a leigos, filmes, entre outros, torna-se fundamental, pois é através destas informações que o paciente aprende sobre o funcionamento de sua patologia, conseguindo assim, identificar comportamentos e pensamentos distorcidos/ disfuncionais e que acabam gerando aflição e sofrimento (Basco e Rush., 2005).

  • Modelagem: ação de reforçar passo a passo pequenos comportamentos até chegar ao comportamento alvo, como, por exemplo, ensinar uma criança a escover os dentes, primeiro a ensina a pegar a escova, depois, pegar a pasta, colocar a pasta na escova, levar a escova até a boca e assim sucessivamente. 

     

    Modelação : ação de repetir comportamentos que outras pessoas fazem, geralmente quando a pessoa se identifica com alguém e começa a se comportar como essa pessoa. 

     

    Prevenção de rituais de respostas: consiste,basicamente, em analisar as situações que disparam os comportamentos e tentar prevení-los.

     

    Treino de habilidades sociais: é quando o paciente ensina o cliente a se comportar de forma a produzir consequências socias reforçadoras. Consiste em um grupo de comportamentos como: saber defender seus direitos, dizer não, falar em público, defender seu  ponto de vista de forma assertiva (nem agressivo nem passivo, embora, determinadas situações requeram certo nível de passividade e agressividade)


ID
773899
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quanto à punição é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O erro na alternativa A é na remoção de um reforçador negativo presente. Ali deveria ser positivo

  • para mim a alternativa A está correta, e a C está errada. A punição também é efetiva, ainda que na maioria das vezes não aconselhada. 


ID
775132
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A perspectiva comportamental procura explicar o

Alternativas
Comentários
  • A perspectiva comportamental procura explicar o comportamento em relação aos estímulos do meio ambiente que o influenciam.


ID
786091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Skinner, a extinção operante pode causar diminuição de comportamentos anteriormente reforçados. Em alguns casos, o que pode ser observado é a exacerbação de comportamentos de fuga ou esquiva da estimulação aversiva e a deficiência em relação a comportamentos instrumentais, no intuito de obter reforço positivo. Essa descrição apresenta, devidamente, características relativas a



Alternativas
Comentários
  • Pica - transtorno alimentar ( a pessoa ingere substâncias não comestíveis)

  • Gabarito: A.

  • Depressão? Alguém entendeu?


ID
802309
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Skinner, o modo efetivo de remover um operante do repertório de um organismo é através de (a):

Alternativas

ID
802312
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à análise do comportamento, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando a afirmativa for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O exemplo mais comum de reforçador generalizado é o dinheiro.
( ) As respostas reflexas compõem o comportamento total do organismo.
( ) As consequências do comportamento podem retroagir sobre o organismo.
( ) Os reforçadores condicionados são, com frequência, o produto de contingências naturais.
( ) Um reforçador condicionado será generalizado quando for emparelhado com mais de um reforçador primário.

Alternativas

ID
802315
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No condicionamento clássico, o estímulo que é capaz de desencadear a resposta não-condicionada, após ser combinado várias vezes com um outro não condicionado, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • As letras B e C contêm alternativas iguais e por esse motivo invalida a questão.


ID
828739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

A instrução programada aplica-se a situações educacionais para o ensino de disciplinas mais práticas do que conceituais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO 

    ==============================================================================================

    A instrução programada visa à memorização de conceitos, essencialmente. Uma técnica de T & D para o ensino de práticas seriam os métodos de "DEMONSTRAÇÃO" ou "DRAMATIZAÇÃO (ROLE-PLAYING).


  • Instrução programada é a mais conhecida aplicação educacional dos conceitos desenvolvidos pelo psicólogo estadunidense Skinner. Consiste em dividir o material a ser ensinado em módulos, ou seja, pequenos segmentos logicamente encadeados. Na Instrução programada o aprendiz recebe uma instrução, é logo em seguida questionado sobre ela e, também imediatamente, recebe o retorno. Visa fundamentalmente a memorização de conceitos.

    Ou seja, é ao contrário do que a questão citou.

    A instrução programada aplica-se a situações educacionais para o ensino de disciplinas mais práticas do que conceituais.

    Instrução programada: foco em disciplinas conceituais.

    gab: ERRADO


ID
828742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

A contiguidade, a repetição e a contingência são mecanismos associativos empregados em situações de aquisição de novos repertórios comportamentais.

Alternativas

ID
828745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

De acordo com os princípios do behaviorismo, o processo de aprendizagem é universal entre pessoas e espécies.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, alternativa esta correta.


ID
828748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

O princípio da correspondência postula que tudo aquilo que se faz e que se conhece é um produto fiel da estrutura do ambiente e corresponde à realidade.

Alternativas
Comentários
  • Embora existam diversos modelos comportamentalistas, há dois princípios básicos que constituem o núcleo não só de todos os modelos comportamentalistas como, em geral, das teorias da aprendizagem por associação. O princípio dacorrespondência aceita que tudo o que fazemos e conhecemos é um fiel reflexo da estrutura do ambiente, e corresponde fielmente à realidade. Ou outro princípio é o de equipotencialidade, que afirma que os processos de aprendizagem são universais, são os mesmos em todas as tarefas, em todas as pessoas e inclusive em todas as espécies. - (a referência só sai se for assim)


ID
828751
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

O behaviorismo fundamenta-se na explicação do comportamento e da aprendizagem como consequência dos estímulos ambientais, não se atendo a estruturas mentais.

Alternativas
Comentários
  • À grosso modo, segundo uma visão comportamental, os fenômenos mentais são entendidos como comportamentos privados ou comportamentos dentro da pele. Eles não consideram a mente como causa do comportamento e sim uma parte dele.

  • Gabarito, o pensamento esta correto.

  • CORRETO

    Para o Behaviorismo (Metodológico e Radical) os comportamentos são avaliados com base nos estímulos ambientais e nos processos de aprendizagem. É claro que entre as vertentes citadas há diferenças gritantes, contudo, o determinismo psíquico é deixado de lado em ambas as correntes.


ID
828754
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos princípios básicos e às contribuições do
behaviorismo para a área educacional, julgue os itens seguintes.

As respostas operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o gabarito dessa questão está errado, pois comportamento operante, sugundo o behaviorismo, difere de comportamento respondende. O comportamento operante produz efeito no mundo e é afetado pelas consequências destes, logo não é uma resposta ao ambiente, como o comportamento respondente. Isso segundo Skinner.

  • No operante, o comportamento é aprendido e não de caráter hereditário como um reflexo, segundo Watson. Ele é definido por interações passadas entre o indivíduo e o ambiente. Lembrar do exemplo do rato na câmara!!

  • ERRADO As respostas operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.

    CORRETO As respostas do CONDICIONAMENTO RESPONDENTE OU CLÁSSICO operantes em situações de aprendizagem denotam os comportamentos reflexos do indivíduo a estímulos ambientais.

     

    Amigos, bons estudos!


ID
832141
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda que o comportamento agressivo não se transforme, necessariamente, em violência, a convivência com a agressividade facilita a evolução do primeiro em direção ao segundo. Para isso concorrem vários fenômenos, que segundo diferentes abordagens teóricas encontrarão diferentes explicações.
Em relação à compreensão teórica do comportamento agressivo, analise as afirmativas a seguir:


I. Winnicott sugere que a agressão pode ser percebida como reação a frustração. Na impossibilidade de ver realizado seu desejo, o psiquismo reage e desloca a energia para a agressividade.


II. Já sob a perspectiva Gestáltica, a agressividade pode resultar da percepção inadequada dos comportamentos emitidos; o indivíduo não discrimina os detalhes que diferenciam um comportamento agressivo de outro socialmente adaptado.


III. As visões teóricas da psicologia se contradizem, ampliam e reforçam a possibilidade da construção de um sólido corpo teórico para compreender o fenômeno do comportamento agressivo.


IV. Na abordagem do Behaviorismo radical, o contra- condicionamento funciona e pode ser encontrado em esportes radicais, por dos quais o indivíduo encontre a mesma gratificação sem conflitar com a sociedade.


Está(ão) correta(s) APENAS:

Alternativas
Comentários
  • IV - Isso me parece sublimação e não contra-controle...


ID
832150
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Fadiman e Frager (2004), em sua obra “Personalidade e crescimento Pessoal”, no capítulo 11, apresentam a teoria do Behaviorismo Radical e as contribuições de B. F. Skinner. Em relação ao autor e a abordagem pode-se afirmar:


I. Skinner considera a personalidade, da forma como o termo é normalmente utilizado, como uma ficção explanatória. Mente e corpo não são separados.


II. A palavra self é considerada por Skinner com uma ficção explanatória. Quando não conseguimos mostrar o que é responsável pelo comportamento de um homem, dizemos que ele próprio é responsável por isso. Portanto o EU é o iniciador da conduta.


III. Em vez de tratar as emoções como vagos estados interiores, Skinner sugere que seja utilizada uma abordagem descritiva. Os indivíduos devem aprender a observar comportamentos associados


IV. Skinner passou o verão de 1928 na Europa, suas aventuras incluíam voar de avião com a cabina aberta no meio da chuva, passar uma noite ordinária com uma prostituta e fazer os costumeiros passeios com os seus pais.


Está(ão) correta(s) APENAS:

Alternativas

ID
854956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que determinada família — composta por pai, mãe e
dois filhos adolescentes — tenha tido toda a sua rotina alterada em
decorrência da prisão do pai, acusado de assalto à mão armada,
julgue os itens a seguir com base na abordagem cognitiva social.

Segundo essa abordagem, a aprendizagem vicária dos filhos dessa família é impossível a partir do que aconteceu com o pai. Nesse aspecto, a abordagem cognitiva social se assemelha à proposta de Skinner.

Alternativas
Comentários
  • A aprendizagem vicária é um conceito de Bandura, na qual o comportamento é aprendido, observacionalmente, por meio da modelação. 

    Hall, Lidzey e Campbell. Teorias da Personalidade. 

  • O ditado "tal pai,tal filho" cabe perfeitamente nessa questão.


ID
878029
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As psicoterapias são embasadas em diferentes perspectivas teóricas da psicologia.

Assinale a alternativa correta quanto à psicoterapia e ao modelo teórico que a embasa:

Alternativas

ID
917467
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A depressão é resultado de distorções na forma de conhecer que estão presentes nas pessoas predispostas a desenvolver o quadro depressivo. Essas distorções, referidas como esquemas depressogênicos, são moldes que induzem à percepção, tanto nos dados internos como nos externos, de forma alterada pelas experiências precoces do sujeito. Essa visão pertence à teoria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     d) Cognitiva


ID
919957
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Todas as teorias psicológicas da aprendizagem tentam especificar as variáveis que determinam o comportamento. O Bahaviorista está interessado, primordialmente, nas tentativas de explicação de eventos externos, isto é:

Alternativas

ID
919966
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Skiner acredita que, através de uma coleta de dados, pode-se obter um progresso mais efetivo no sentido da previsão e controle do comportamento. O seu objetivo tem sido “A analise funcional do comportamento.” Para alcançá-lo devem ser utilizadas técnicas experimentais e estabelecidas as relações entre variáveis. Uma das características metodológicas fundamentais de Skiner tem sido a sua ênfase sobre o comportamento operante em comparação com o comportamento respondente. Em relação a este ponto, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • os estímulos que operam a resposta operante são conhecidos.

  • A resposta dessa questão está na própria questão.

    A dúvida fica entre A e D uma vez q são antagônicas, daí a C responde.

    : )


ID
926881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas contribuições de Skinner e na teoria comportamental,
julgue os próximos itens.

O comportamento encoberto pode ser classificado em verbal e não verbal.

Alternativas
Comentários
  • http://www.itcrcampinas.com.br/pdf/outros/O_Pensamento_e_uma_Categoria_no_Sistema_Skinneriano.pdf
  • O pensamento/pensar foi definido por alguns analistas do comportamento como comportamento verbal encoberto; por outros foi definido como comportamento que torna outro comportamento (ou comportamento adicional) possível. 

  • Em Pensamento como Comportamento, Skinner (1957) afirma: "a perspectiva mais simples e satisfatória é que pensamento é simplesmente comportamento - verbal ou não-verbal, encoberto ou aberto. Não é algum processo misterioso responsável por comportamento, é o próprio comportamento em toda a complexidade de suas relações controladoras relativas a ambos, o homem que se comporta e o ambiente em que ele vive".(p. 449).

    fonte:http://www.itcrcampinas.com.br/pdf/outros/O_Pensamento_e_

    uma_Categoria_no_Sistema_Skinneriano.pdf


ID
926884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas contribuições de Skinner e na teoria comportamental,
julgue os próximos itens.

O pensamento é um comportamento verbal.

Alternativas
Comentários
  • "...a visão mais simples e mais satisfatória é a de que o pensamento é simplesmente comportamento - verbal ou não verbal, manifesto ou encoberto. Não é um processo misterioso responsável pelo comportamento, mas é o comportamento ele mesmo, em toda a complexidade de suas relações de controle, com respeito tanto ao homem que se comporta quanto ao ambiente em que ele vive". Skinner, 1957.

  • Aprendido por sua comunidade verbal


ID
926887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base nas contribuições de Skinner e na teoria comportamental,
julgue os próximos itens.

Conforme a teoria de Skinner, determinada atividade ou resposta é encoberta quando apenas a própria pessoa tem acesso a ela, ou seja, quando essa resposta não pode ser observada por terceiros.

Alternativas
Comentários
  • Os eventos privados referem-se tanto a estímulos como a comportamentos que ocorrem encobertamente. Usa-se o termo encoberto para enfatizar que não são acessíveis à observação direta. Em relação aos comportamentos encobertos, Skinner (1974/1993) não os considera como de natureza especial, estar-se-ia apenas "descrevendo comportamento em miniatura" (p. 27), pois, os comportamentos privados nada mais são do que ações do organismo que foram adquiridas de forma pública, passando a se manifestar privadamente após a sua aquisição. Skinner (1957/1978) afirma que,

    "O comportamento se torna encoberto quando, em primeiro lugar, sua força cai abaixo do nível necessário para uma emissão aberta, tal emissão pode ser fraca, porque as variáveis de controle são deficientes (...) [ou] podem ser fortes, como se vê pelo fato de que, sob outras circunstâncias, ele pode surgir em nível aberto. A resposta encoberta é simplesmente a mais fácil ou, por alguma razão, a mais própria no momento." (p.518)


ID
969517
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode-se afirmar que as máquinas de jogos de azar funcionam segundo um esquema de reforço

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra C. Essa questão é de altíssimo nível! Só quem faz formação em análise do comportamento saberia responder. Injusto isso já que para fazer o concurso é exigido apenas a graduação em psicologia na qual devemos saber o básico de cada abordagem. Não aco justo cobrarem isso, mas enfim...

  • Isso é basicão da analise do comportamento. Letra C.

  • De razão variável, visto que, o apostador aguarda receber algo, reforço, mais não sabe-não existe uma previsão certa para este assim receber. 

  • fácil!

     

  • No condicionamento operante, um esquema de razão variável é um esquema de reforçamento onde uma resposta é reforçada após um número imprevisível de respostas. Este esquema cria uma alta taxa de resposta constante. Jogos de azar e loterias são bons exemplos de reforços baseados em um esquema de razão variável.

    Leva a a taxa de resposta constante, em um nível elevado

    Resultados em apenas uma breve pausa após reforço

    As recompensas são fornecidas depois de um número imprevisível de respostas

     Razão sugere que o reforço é dado depois de um determinado número de respostas. Assim, em conjunto, o termo significa que o reforço é fornecido depois de um número variado de respostas.


ID
984451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

Os teóricos comportamentais rejeitavam a existência da consciência e da introspecção, acreditando que a medição e a predição eram formas objetivas e coerentes para o estudo de fenômenos psicológicos.

Alternativas
Comentários
  • Os teóricos comportamentais rejeitavam o que denominavam de "mentalismo".

  • rejeitavam como método investigativo * 

  • Questão horrorosa! 

    Nem o próprio Watson (o pai do behaviorismo metodológico) rejeitava a existência da consciência e introspecção. Ele criticava ferrenhamente o mentalismo e seu viés eminentemente subjetivista. Skinner (criador do Behaviorismo Radical) considerava: sentimento, pensamento e comportamento elementos que ele apregoava de "tríade do campo vital" e os três - vide uma análise contingencial - poderiam ser explicados pela relação do indivíduo com o meio (ação e retroação).

    Enfim, se eu tivesse feito essa prova, entraria com recurso. 

  • http://www.psicanaliseefilosofia.com.br/adverbum/Vol3_1/psicologia_como_ciencia.pdf      questaop correta

  • Há uma significativa diferença entre, "rejeitavam a existência da consciência e da introspecção", como defende a afirmativa e "rejeitar o estudo dos mesmos não os fazendo seu objeto de estudo".

    Se escolhi estudar psicologia eu passei necessariamente a rejeitar a existência da psiquiatria, administração ou contabilidade? O meu foco de estudo é outro, mas não nego a existência dos demais.


    "É importante notar, porém, que Watson em momento algum nega a existência de processos mentais. Para Watson, o problema no uso destes conceitos não é tanto o conceito em si, mas a inviabilidade de, à época, poder analisar os processos mentais de maneira objetiva. De fato, Watson não propôs que os processos mentais não existam, mas sim que seu estudo fosse abandonado, mesmo que provisoriamente, em favor do estudo do comportamento observável. Uma vez que, para Watson, os processos mentais devem ser ignorados por uma questão de método (e não porque não existissem), o Comportamentismo Clássico também ficou conhecido pela alcunha de Behaviorismo Metodológico.

  • Skinner (1974), em Sobre o Behaviorismo:

    "Eis, como exemplo, algumas das coisas comumente ditas sobre o Behaviorismo ou a ciência do comportamento. Creio que são todas falsas: 1. O Behaviorismo ignora a consciência, os sentimentos e os estados mentais (...)"

    Porém Watson (1913) escreveu em seu manifesto:

    "Os planos aos quais sou mais favorável para a psicologia levam praticamente a ignorar a consciência no sentido em que o termo é utilizado pelos psicólogos hoje"

    Creio que a confusão se dê ao termo "rejeitavam", mas aí ele é usado como desprezado e não negado.


ID
984457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

Wolfgang Köhler critica Edward Thorndike quanto à explicação da aprendizagem por tentativa e erro, propondo que os animais poderiam ter insights e ser capazes de resolver problemas de maneira eficaz, caso pudessem perceber todos os elementos de uma situação.

Alternativas
Comentários
  • A escola da Gestalt (Forma, todo, configuração) contesta a explicação das percepções como sendo um conjunto de sensações elementares. A psicologia de Gestalt surgiu assim como uma forma de protesto contra a psicologia de Wundt, que tinha como base os elementos sensoriais e não valorizava a consciência. Os psicólogos da Gestalt acreditavam no valor desta última e rejeitavam a redução dos fenómenos a átomos/elementos, defendendo que um objecto não é um pacote de sensações não podendo ser, por isso, reduzido às mesmas. Defendiam que a percepção está para alam dos elementos fornecidos pelos órgãos sensoriais. As partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo.

    Max Wertheimer (fundador da escola), Kurt Koffka e Wolfgang Kohler defendiam que o todo é diferente da soma das partes. Não são as representações, mas sim as suas relações que decidem o sentido de um pensamento.

    A Psicologia da Gestalt pode ser também vista como a Psicologia da forma. Os gestaltistas estão preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos numa ilusão de óptica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.

    Kohler, estudou o modo como os chimpanzés lidavam com situações problemáticas, tendo chegado à conclusão que possuíam a capacidade de organizar os diversos elementos de uma situação num todo coerente permitindo assim encontrar a solução para o problema. As suas experiências com estes animais (que empilhavam caixotes para alcançar o alimento) comprovaram que estes têm condições para resolver problemas relativamente complexos.

    http://psicdesenv.webnode.com.pt/temas/personalidades/max-wertheimer/

  • CERTO.


ID
984460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito das diversas abordagens teóricas em psicologia, julgue os próximos itens.

No que tange à cognição, Skinner propõe que a eficácia de um pensamento produtivo, sendo este um comportamento encoberto, depende da compreensão das relações existentes nos elementos que compõem este problema. Desse modo, o indivíduo será capaz de solucionar novos impasses e desafios.

Alternativas
Comentários
  • A questão fala de cognição e cita Skinner, Skinner é um dos pais da teoria COMPORTAMENTAL, não fala em cognição. 

  • Questão problemática, como quase todas que se propõem a falar de Skinner e da teoria comportamental de maneira reducionista. Infelizmente, como muitos sabem, concurso público emburrece. Temos que fechar os olhos para a teoria e assinalar de acordo com a visão geral, que em se tratando da teoria comportamental, na maioria das vezes é completamente reducionista. Skinner considerou sim nossa cognição, como comportamento encoberto, apenas não lhe atribui o status de causalidade do comportamento.

    A quedtão fala também em relações e compreensão dos elementos que a compõem, o que nada mais do que o estudo das contingências em uma análise funcional.a cognição é estudada na teoria comportamental como qualquer outro elemento, pois ela é tratada como comportamento, sujeita as influências de antecedentes, assim como o sentir e o agir, sendo portanto suscetível de mudanças e conduzir o individuo a resolver impasses. A teoria comportamental não é avessa ao comportamento criativo e nem ao pensamento produtivo. 

  • Meg concordo muito com você. Infelizmente é assim mesmo.

  • "Tendo em vista os problemas apresentados por qualquer classificação, será utilizada aqui uma distinção mais genérica realizada pelo próprio Skinner (1989g). Ele distingue termos mentalistas que se referem a sentimentos dos que se referem a estados da mente ou processos cognitivos. São alguns destes últimos que serão tratados aqui. Uma das críticas mais básicas que Skinner (1989g) faz ao mentalismo é considerar a mente como se fosse um lugar ou um órgão, assim como um agente que faz coisas como perceber o mundo, organizar dados sensoriais, processar informação. 

    Para ele os processos cognitivos são processos comportamentais, i.e., coisas que as pessoas fazem, e não a mente delas faz. Desta maneira, ele não rejeita os 'processos mentais superiores' como a atenção, generalização, discriminação, abstração, formação de conceitos, solução de problemas, descoberta e uso de regras, mas sim a concepção que tradicionalmente se tem destes processos; de que atividades comparáveis ocorrem no mundo da mente. Para Skinner (1961f, 1974), estes processos são comportamentos gerados pelas contingências de reforçamento e têm sido investigados pela análise do comportamento. 

    A análise de Skinner a respeito da concepção tradicional do conhecimento, que envolve as noções de cópia ou representação, 

    armazenagem, memória e recuperação, poderá melhor esclarecer sua posição..."


    Caso tenham interesse:

    http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/8526601_92_cap_04.pdf




ID
1006927
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sempre que Antônio se comporta mal, sua mãe bate nele com um cinto. O menino chega a ter medo só de ver o cinto. Nesta situação, o estímulo condicionado é

Alternativas
Comentários
  • O cinto é o estímulo condicionado.

    No condicionamento clássico, o estímulo condicionado  é um estímulo previamente neutro (no caso, o cinto) que, após ter sido associado a um estímulo incondicionado (no caso, apanhar), produz uma resposta condicionada (no caso, o medo). A resposta condicionada é a resposta aprendida ao estímulo condicionado, que acontece após a associação do estímulo condicionado ao estímulo incondicionado (Pavlov, 1927).

  • GABARITO C

  • Estímulo condicionado

    Estímulo previamente neutro  que, associado a um  estímulo incondicionado,  produz uma resposta condicionada .

    Cinto: estímulo condicionado

    Apanhar: estímulo incondicionado

    Medo: Resposta condicionada:


ID
1006930
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Combinando bebida alcoólica com drogas que produzem doenças, os sentimentos positivos a respeito do álcool podem ser substituídos por negativos em alguns alcoolistas. O papel desempenhado pelas drogas no processo de contracondicionamento é de

Alternativas
Comentários
  • Questão referente à Teoria de Pavlov de condicionamento clássico, na qual o estimulo incondicionado (droga) não gera a resposta por si só (sentimentos negativos). E na realidade o estímulo incondicionado nesse caso não é a droga, mas a bebida alcoólica. 

  • Combinando bebida alcoólica (estímulo condicionado) com drogas que produzem doenças, (estímulo incondicionado) os sentimentos positivos (respostas ou reflexo condiconados) a respeito do álcool podem ser substituídos por negativos (resposta ou reflexo incondicionados) em alguns alcoolistas. O papel desempenhado pelas drogas no processo de contracondicionamento é de

     

    O Condicionamento Clássico, também conhecido por condicionamento de Pavlov, foi proposto por este investigador (Pavlov 1849 – 1936) entre 1903 e 1908 numa experiência com cães. A ideia é que depois de um certo numero de ensaios o cão fizesse algo que não fazia antes, ele teria aprendido alguma coisa. É curioso que esta investigação deixou Pavlov mais conhecido que seu prémio Nobel recebido em 1904.

    Ele percebeu uma coisa que muitos dos que lerem isso também já terão percebido, um cão (ou outro animal) que tenhamos em casa, quando ouve o som de panelas, ou vê a pessoa que costuma trazer o alimento já se prepara para recebe-lo mesmo antes de ver o alimento. Como isso poderia ser medido? Através da saliva do cão. Para que o procedimento fosse rigoroso ele fez uma pequena cirurgia no cão introduzindo um tipo nas glândulas salivares para que a medição fosse precisa (Figura abaixo). Assim inicialmente era apresentando um alimento ao cão, ele salivava. Depois era apresentado um som, o som de um metrónomo, a resposta ao som era aleatória. Em seguida era apresentado o som seguido do alimento, depois de muitos ensaios ao ser apresentado o som o animal já salivava, o que não fazia antes.

     

    À apresentação do alimento é dado o nome de Estímulo Incondicionado (EI), o som, Estímulo Neutro (EN) e ao som seguido de alimento Estímulo Condicionado (EC), por que se condicionou o cão a reagia daquela maneira.

    Com relação as respostas, a salivação diante do alimento, Resposta (ou Reflexo) Incondicionada (RI), a salivação diante do som, Resposta (ou Reflexo) Condicionada (RC), a resposta condicionada é a característica aprendida pelo animal.

    https://mundodeoz.wordpress.com/2009/12/27/pavlov/

     

  • GABARITO A

  • Pavlov - Condicionamento Clássico - experimento ao alimentar um cão

    Apresentação do alimento ao cão: estímulo incondicionado

    Som das panelas batendo: estímulo neutro

    Som das panelas batendo seguido de alimento: estímulo condicionado

    Salivação do cão diante do alimento: resposta( ou reflexo) incondicionada

    Salivação do cão diante do som das panelas batendo: resposta (ou reflexo) condicionada

    Bebida alcoólica: Estímulo incondicionado

    Drogas que produzem doenças: estímulos neutros

    Bebida alcóolica com drogas que produzem doença: estímulo condicionado

    Sentimentos positivos com relação ao álcool: resposta( ou reflexo) incondicionada

    Sentimentos negativos com relação ao álcool: resposta( ou reflexo) icondicionada

    Discordo do gabarito


ID
1069048
Banca
FAPERP
Órgão
TJ-PB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação à técnica psicoterápica cujos princípios foram sistematizados a partir de um famoso manifesto datado de 1913, que reagia às práticas de introspecção que dominaram a Psicologia, pode-se dizer que:

Alternativas

ID
1172098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma organização de trabalho, cada vez que um colaborador alcança as metas de desempenho mensais, propostas por sua gerência, ele tem a possibilidade de escolher um dia da semana em que trabalhará apenas meio período, no mês seguinte, sem perda de remuneração. Essa redução da carga horária vigora por um mês, até seu desempenho ser novamente avaliado, de tal modo que o seu meio período de folga seja mantido ou modificado.

De acordo com a teoria da aprendizagem, o comportamento no sentido de cumprir as metas mensais de um funcionário, cuja carga horária foi reduzida, está sendo

Alternativas
Comentários
  • " O que difere um reforço positivo de um reforço negativo é que o primeiro consiste em inserir um estímulo reforçador no ambiente e o segundo consiste em retirar um estímulo aversivo. Por exemplo, o comportamento de estudar bastante é reforçado pelo estímulo reforçador de se receber uma boa nota, de modo que a boa nota é um reforço positivo. Por outro lado, desligar o telefone durante uma conversa desagradável retirará do ambiente um estímulo aversivo, que é a conversa, de modo que terminar a conversa desagradável é um reforço negativo" (WIKIPEDIA) 

  • Pra resposta correta ter sido o item B, então a redução de carga horária foi compreendida como estímulo aversivo?

  • Maria Bonita, exatamente. O funcionário era compensado com a DIMINUIÇÃO da carga horária, ou seja, se era satisfatório para ele trabalhar menos horas, logo, as horas de trabalho eram aversivas; portanto, a retirada dessa variável aversiva (meio período de trabalho) configurou um REFORÇO NEGATIVO, pois ESTIMULOU o comportamento que ajudaria no alcance das metas.

     

    Me ajuda pensar assim:

     

    REFORÇO - estímulo de repetição de comportamento.

    Se eu adiciono algo que estimula a repetição, POSITIVO.

    Se eu retiro algo que estimula a repetição, NEGATIVO.

    PUNIÇÃO - estímulo de não repetição de comportamento.

    Se eu adiciono algo que estimula a não repetição - POSITIVO.

    Se eu retiro algo que estimula a não repetição - NEGATIVO.

     

    Se nada acontece depois do comportamento e ele desaparece, EXTINÇÂO.

  • Questão complicada, se pensarmos que ele ganhou meia-folga o reforço é POSITIVO, mas se pensarmos que reduziram a carga de trabalho, o reforço é NEGATIVO.

  • Regrinha básica para vocês não errarem nunca mais nas provas:

    Tudo que adiciona é positivo

    Tudo que retira é negativo

    Tudo que aumenta a probabilidade da ocorrência de novas respostas é reforço

    Tudo que diminui a probabilidade da ocorrência de novas respostas é punição

    Vamos ao enunciado: Em uma organização de trabalho, cada vez que um colaborador alcança as metas de desempenho mensais, propostas por sua gerência, ele tem a possibilidade de escolher um dia da semana em que trabalhará apenas meio período, no mês seguinte, sem perda de remuneração.

    Se for considerado o trabalho um estímulo aversivo, no caso seria um reforço negativo

    Resposta A: reforçado negativamente


ID
1172101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma organização de trabalho, os colaboradores de uma determinada função recebem seu salário-base mensalmente, acrescido de um diferencial proporcional à sua produtividade naquele mês.

De acordo com a teoria da aprendizagem, o programa de reforçamento que está sendo utilizado é o esquema de

Alternativas
Comentários
  • Em um esquema de razão fixa (FR: Fixed Ratio), o reforço é apresentado após um número fixo de respostas. Geralmente, este esquema é representado, colocando-se o número de respostas exigidas para apresentação do reforço, após a sigla FR. Por exemplo: FR-10 significa que a cada 10 respostas emitidas pelo organismo, é apresentado o reforço.

    Em um esquema de reforçamento de intervalo fixo (FI: Fixed Interval), o reforço é apresentado se o organismo emitir pelo menos uma resposta após um intervalo fixo de tempo. Geralmente, este esquema é representado, colocando-se o valor específico do intervalo fixo. Por exemplo: FI-1 hora significa que o reforço é apresentado após 1 hora e somente para a primeira resposta emitida.

    Em uma esquema de razão variável (VR: Variable Ratio), o reforço é apresentado após um número variável de respostas. Geralmente, este esquema é representado, colocando-se o número médio de respostas exigidas para apresentação do reforço. Por exemplo: VR-10 significa que a cada 10 respostas em média, é apresentado o reforço.

    Em um esquema de reforçamento de intervalo variável (VI: Variable Interval), o reforço é apresentado se o organismo emitir pelo menos uma resposta após um intervalo variável de tempo. Geralmente, este esquema é representado, colocando-se o tempo médio do intervalo variável. Por exemplo: VI-10min significa que o reforço é apresentado após em média 10 minutos e somente para a primeira resposta emitida.

    Em um esquema de reforçamento de intervalo, a apresentação do reforço depende tanto da passagem do tempo, quanto da emissão da resposta após este intervalo de tempo. 
    A disponibilidade limitada (limited hold) é fator que pode ser acrescentado aos esquemas de reforçamento de intervalo, descrevendo que o reforço está disponível após a passagem de tempo, mas somente por um determinado período de tempo.

  • Letra C

  • A resposta correta não seria a b)?

    É FR tbm. Se o colaborador fizer 10 peças, por exemplo FR:10 ele recebe X a mais de salário, não é váriavel, seguindo a lógica da alternativa c): o colaborador faz 11 peças, 1 Reforço; 5 peças, 1 Reforço; 7 peças, 1 Reforço; 8 peças, 1 Reforço, FR:5. Não faz sentido. O estabelecimento de comissão é fixo, vc produziu x vc vai receber x por aquela determinada produção, ou seja, vc emitiu 10 respostas vc vai receber 1 reforço, mais 10 respostas mais 1 reforço.

    Trecho do livro Ciência e Comportamento Humano, Skinner - 1953. Ed 11, Martins Fontes. Pagina 113.

    Reforços em razão. Obtém-se um resultado inteiramente di­ferente quando o esquema de reforço depende do comportamen­to do próprio organismo, quando, por exemplo, reforçamos cada quinta resposta. É este o reforço em “razão fixa” - a razão das respostas reforçadas pelas não-reforçadas. O esquema é bastante comum na educação, em que o estudante é reforçado por com­pletar uma tarefa qualquer. É essencialmente a base para o paga­mento profissional, empreitadas e para as vendas por comissão. Na indústria é conhecido como pagamento por peça ou por tare­fa. É um sistema de reforço que naturalmente encontra o favor dos empregadores, pois o custo do trabalho requerido para a pro­dução de um dado resultado pode ser previamente calculado. O reforço em razão fixa gera uma freqüência muito alta de respostas mesmo que a razão não o seja.

  • Em reforço contínuo, o comportamento desejado é reforçado cada vez que ocorre. Este esquema é melhor usado durante as fases iniciais da aprendizagem, a fim de criar uma forte associação entre o comportamento e a resposta. Uma vez que a resposta tenha se ligado firmemente, o reforço é geralmente ligado a um esquema de reforço parcial.

    Em reforço parcial, a resposta é reforçada uma única parte do tempo. Comportamentos aprendidos são adquiridos mais lentamente com reforço parcial, mas a resposta é mais resistente à extinção.

    Há quatro esquemas de reforço parcial:

  • Intervalo Fixo (FI) = Tempo Fixo, no caso do enunciado 1 mês

    Razão variável (VR) = Número de respostas variáveis, no caso do enunciado acrescido de um diferencial proporcional à sua produtividade naquele mês.

    Simples de entender não precisa de explicações gigantes

    Resposta: C

    intervalo fixo e razão variável


ID
1195009
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da análise comportamental clínica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra C: 
    O estabelecimento de objetivos clínicos é um elemento indispensável no processo terapêutico. Exige uma boa interpretação dos processos comportamentais envolvidos, orienta o terapeuta no processo de intervenção, favorece a motivação do cliente para mudanças, fornece maior segurança ao terapeuta e ao cliente e oferece melhores parâmetros de avaliação da terapia. A definição dos objetivos pode ser reavaliada e modificada no decorrer das sessões.

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1517-55452005000200008&script=sci_arttext
    A letra D está errada, pois conforme enunciado a questão refere-se à análise comportamental. Portanto, nessa teoria, processos psicológicos são analisados em termos do que acontece entre as pessoas e não são atribuídas a dinâmicas mentais internas.

ID
1224145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto para os itens de 51 a 61

Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento, ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.


Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir, à luz do disposto no Código de Ética Profissional do Psicólogo e das abordagens teóricas da psicologia.

Dependendo da forma como foi adquirido, o comportamento dependente da jovem poderá ser moldado em situações sociais, conforme atestam teorias da psicologia comportamental.

Alternativas
Comentários
  • Qual é o erro?

  • Acredito que seja independentemente da forma que for adquirido. 

  • "A Assertividade e o treino em habilidades sociais, principalmente na abordagem comportamental e outras abordagens têm-se mostrado mais eficaz na ajuda e no tratamento aos indivíduos com esse transtorno."

    Concordo com Juliana, não relatos de que a depender da causa desse tipo de transtorno esse tratamento é eficaz ou não.

  • Juliana a questão não diz "independentemente da forma que for adquirido", e sim DEPENDENDO DA FORMA COMO FOI ADQUIRIDO! Portanto não entendo a base da sua justificativa.

  • Talvez a para estar certa esta afirmativa, precisaria estar "INDEPENDENTE" de como foi adquirido (...), pois qdo fala, DEPENDENDO, deixa explícito, que em certo casos é possível ser moldado ou não tal comportamento.

  • Moldado? ...

  • O problema está em associar o termo moldado à psicologia comportamental. 

    A psicologia comportamental se refere ao condicionamento e o termo moldado se refere à teoria da aprendizagem social, de Bandura (aprendizagem por modelagem).

  • Talvez pelo pressuposto do behaviorismo de que todo comportamento é aprendido, funcional (possui uma finalidade), e pode ser explicado por fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Dessa forma, independente da maneira como foi aprendido, o comportamento vai ser modelado por contingências sociais, ou seja, relações sociais.

  • O que tem a ver o código de ética?

  • Eu estou fazendo um esforço para achar que a questão tem a ver com ética. Nenhum psicólogo tá aqui pra moldar ninguém, nem a sociedade molda, ela oprime, orienta, mas quem molda é forma e soldador e artesão. Nós psicólogo, segundo Matín-Baró, trabalhamos em prol da libertação que é, ao mesmo tempo, individual e social.

  • Considerando que a questão pede "à luz do disposto no código de ética", percebe-se o erro ao afirmar que o psicólogo poderá moldar tal comportamento, visto que é princípio fundamental a promoção da liberdade do ser humano (1º princípio fundamental do código de ética do psicólogo).

  • Comportamento é comportamento, e segundo a teoria comportamental todos eles são passíveis de condicionamento.

ID
1224154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto para os itens de 51 a 61

Uma jovem de vinte e três anos de idade, filha primogênita, em acompanhamento psicológico desde os nove anos de idade, em virtude de passividade exacerbada nos relacionamentos interpessoais, mostrou-se, no início do tratamento, ansiosa e com dependência significativa de sua mãe. Ao longo do seu desenvolvimento, apresentou outras queixas, tais como alteração repentina de humor, agressividade, insegurança e angústia. As manifestações clínicas mais recentes relatadas pela jovem foram dificuldade na tomada de decisões e na iniciação de projetos pessoais, sentimentos de desamparo ao estar sozinha e preocupação exacerbada com a possibilidade de deixar de receber cuidado e apoio das pessoas que considera em seu rol de amizade.


Ainda com base no caso clínico apresentado e considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM-IV), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) e as abordagens psicoterápicas, julgue os itens subsequentes.

A relação de dependência da paciente com outras pessoas ocorreu primeiramente em relação à mãe, tendo-se estendido, posteriormente, para suas relações de amizade. Isso se deu, de acordo com as contribuições da abordagem comportamental, por um processo de generalização.

Alternativas
Comentários
  • O processo de generalização que permite a aparição de resposta similar à condicionada, a um estimulo semelhante ao que se usou no condicionamento origina.(...) Generalizar é descobrir semelhanças no estímulo. Fonte: http://www.robertexto.com/archivo5/behaviorista.htm


ID
1228156
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as várias modalidades de terapias, temos a que, por diferenciação das demais, possui como aspecto enfatizado do paciente, o self e suas perspectivas subjetivas: percepções, significados, valores e conceitos. Essa abordagem psicoterápica é denominada

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Existencial-humanista.

  • Carl Rogers - Terapia Centrada no Paciente.


ID
1234036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Texto I


       1. Sérgio é um servidor público que buscou o serviço de psicologia do órgão onde trabalha queixando-se de investir muito tempo na realização de tarefas escritas, como redação de documentos e preenchimento de formulários, e que seu chefe imediato já havia lhe chamado a atenção mais de uma vez pela demora na realização dessas tarefas. O funcionário informou que o motivo de sua demora é o cuidado e o critério de qualidade que adota no trabalho que realiza.
       2. Para garantir a qualidade de seu trabalho, Sérgio disse revisar cada documento seis ou sete vezes, embora não se recorde de ter jamais encontrado um erro, mas sempre encontra uma forma de melhorar a qualidade do texto digitado ou a letra de forma manuscrita nos formulários preenchidos. Nesse último caso, ele preenche um novo formulário e descarta o anterior para o lixo.
       3. Quando seus colegas saem para o intervalo de café, Sérgio continua trabalhando e sempre é o último a sair do trabalho ao final do dia. Em casa, freqüentemente dorme mal pensando ter cometido algum engano. No dia seguinte não revisa o trabalho do dia anterior e até esquece dele, mas à noite tem a mesma preocupação com o trabalho realizado no dia.
       4. Sérgio queixou-se também de sonolência diurna, porque suas preocupações o mantêm acordado até tarde da noite e no dia seguinte ele precisa levantar muito cedo para o trabalho. Seu banho matinal dura em torno de 50 a 60 minutos e, após chegar ao local onde seu carro fica estacionado, Sérgio sempre volta à casa três ou quatro vezes para verificar se as janelas e portas estão todas trancadas e o gás desligado.
       5. Após detalhada avaliação, o psicólogo diagnosticou transtorno obsessivo-compulsivo e informou ao paciente que ele seria tratado com a técnica de exposição e prevenção de resposta.

Considerando ainda o texto I, assinale a opção incorreta acerca do tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

  • Gente, o site já dá o gabarito quando você responde à questão! Parem de escrever comentários só postando a opção correta!

    Se for comentar, compartilhe material, textos, fontes úteis e relevantes à matéria.

  • GAB.: C

    Há duas formas de reforçar um comportamento:

    I- Reforçamento contínuo: o comportamento é reforçado logo após a sua ocorrência.

    II- Reforçamento Intermitente/parcial: apenas algumas respostas são reforçadas , os comportamentos aqui são aprendidos mais lentamente. logo é o tipo de reforço adequado para tratamento de sujeito com TOC.


ID
1281202
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma criança que, em sua história pregressa, submeteu-se a vários tratamentos médicos, decorrentes de um quadro de reumatismo, quando vai ao dentista, ao vê-lo de branco, chora. Este é um exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D


ID
1308592
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Como disse um professor de cursinho: Até o nome de Jung foi escrito errado...

  • GABARITO: c) Um dos pontos essenciais da teoria de Yung, sob a perspectiva neo-analítica, é o de o inconsciente ser divido em duas entidades diferentes: o inconsciente coletivo e o inconsciente pessoal, sendo este último constituído por arquétipos.

    Além do nome (JUNG) estar escrito errado na questão fala que o inconsciente pessoal é constituído por arquétipos, o que torna a questão falsa, pois o inconsciente coletivo que é constituído de arquétipos. Esses arquétipos são experiências são experiências comuns e inatas a toda humanidade, são símbolos, mas não possuem forma ou conteúdo específico.

  • Quando você acha que já viu de tudo, eis que surge o IADES e mostra que não...

  • Quem é Yung?

     

    Além disso, o que é constituído por arquétipos é o ICS coletivo e não o pessoal.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Q isso, gente???

    Ok, ok!!!

    Inconsciente Pessoal - sombra

    Inconsciente Coletivo - Arquétipos (são os componentes estruturais)

  • Outro conceito do Jung que pode cair:

    Individuação: processo psicológico de integração dos opostos... Incluindo o consciente e o inconsciente.. Mantendo, no entanto, a sua autonomia relativa.

  • O inconsciente coletivo é constituídos de arquétipos, como a grande mãe, persona, anima e animus e o inconsciente pessoal e constituído de complexos.


ID
1314445
Banca
VUNESP
Órgão
FUNDAÇÃO CASA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sob a perspectiva da abordagem comportamental, o sentimento de culpa

Alternativas
Comentários
  • Cabe recurso.

    A abordagem comportamental vê comportamento verbal e não verbal como independentes. Assim, o falar sobre a conduta e o agir são aspectos diferentes, separados. O acesso ao relato verbal não permitiria a análise das condutas. Uma alternativa correta deveria envolver a análise do repertório da pessoa em situações que envolvem comportamento de culpa.


ID
1324666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    Uma paciente com 65 anos de idade chega a sua primeira consulta psicológica motivada pelo seu médico, que a considera deprimida desde o diagnóstico e o início do tratamento de um câncer de intestino. Para ela, o mais difícil não foi tomar as providências necessárias nesse início e sim sua dificuldade de aceitar os olhares de piedade voltados para si. Ao saber que teria que fazer a quimioterapia ficou apreensiva por temer os efeitos secundários. A paciente atribui a causa de seu câncer a sua relação conjugal, segundo ela, muito ruim durante os 45 anos de convivência, se queixa de ter se sentindo excluída pelo marido e pela família dele, que a tratavam com indiferença apesar do esforço que sempre fez para recebê-los bem em casa. Nas consultas subsequentes, ela associa em sua fala outra situação de exclusão, ocorrida em sua infância, por ser filha de mãe solteira, por nunca ter conhecido a identidade do pai, e por ser discriminada pelo avô em relação aos primos, o qual explicitava uma predileção por uma prima mais nova. Ao terminar seu tratamento médico, a paciente relata a dificuldade de voltar ao hospital, experimentando náuseas só de pensar em se aproximar do local.

A partir desse caso clínico e considerando as teoria e técnicas psicoterápicas aplicadas à paciente em tratamento de câncer, julgue o item.

As intervenções comportamentais, cada vez mais frequentes nos tratamentos oncológicos, se concentram nas crenças e na subjetividade do paciente, as quais são resultados de repostas inadequadas e condicionamentos operantes que atrapalham o tratamento, como pode ser o caso dessa paciente.

Alternativas
Comentários
  • Penso que o erro está no fato de que as intervenções comportamentais se concentram nos comportamentos... e as intervenções cognitivo-comportamentais se concentrem nas crenças e na subjetividade do paciente.

  • Não compreendi bem o erro da assertiva, alguém pode explicar de forma mais clara?

  • Acredito que o erro da questão está em afirmar que as técnicas comportamentais são voltadas para crenças e subjetividade, visto que esta técnica é da Cognitiva Comportamental e não da terapia comportamental. E a segunda parte da assertiva é mais parar confundir o candidato mesmo, pois ambas as partes nem nada a ver uma com a outra.

    Caso eu esteja errada podem me corrigir :)

  • As intervenções comportamentais fazem parte do escopo da TCC também, como por exemplo, em situações de esquiva de situações, assim, não são limitadas à Clínica Comportamental, contudo, intervenções centradas essencialmente nas crenças e subjetividade fazem parte de um rol de intervenções cognitivas.

    Alguns exemplos de técnicas comportamentais :Ensaio comportamental; Reforçamento; Relaxamento; Dessensibilização sistemática.

    Alguns exemplos de técnicas cognitivas: Questionamento Socrático, Identificação de distorções cognitivas; Continuum Cognitivo;


ID
1350301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os experimentos de Pavlov trouxeram contribuições importantes para a psicologia da aprendizagem. Acerca desse experimento e das consequentes considerações a respeito da teoria comportamental, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Estímulo é uma coisa e comportamento é outra.

     

    b) A reação do indivíduo ao estímulo é denominada resposta e não contiguidade. Contiguidade é a relação temporal entre resposta e estímulo, ou seja, o tempo entre um estímulo e uma dada resposta.

     

    c) Passa a ser um estímulo condicionado, pois passou pela experiência de apredizagem. Um estímulo incondicionado é aquele que não passou pela aprendizagem.

     

    d) Quando passa a produzir uma resposta, entende-se que é um estímulo condicionado, pois passou de um estado para outro, no caso do incondicionado não há aprendizagem.

     

    e) A base da teoria comportamental é essa: antecedente- comportamento/resposta/evento - consequente

     

    Keep on...


ID
1350316
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carla resolveu sair com os amigos do trabalho. Contudo, quando chegou ao local escolhido pelos colegas, começou a se sentir angustiada, trêmula e ansiosa e decidiu voltar para casa. O lugar era o mesmo que frequentava com o antigo namorado.

A partir da situação mencionada acima e das contribuições da teoria comportamental, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • alguém pra cometar ?

  • Cpto de fuga: acontece quando um estímulo aversivo é apresentado. Assim, o organismo se comporta em prol da remoção do estímulo aversivo. É o cpto que interrompe a situação aversiva. (Ex: tomar um analgésico para a dor)

    Cpto de esquiva: "prevenção de um estímulo aversivo por uma resposta" (Catania, 1999). O organismo emite um cpto para que não haja contato com o estímulo aversivo. É o cpto que impede que a situação aversiva seja vivenciada. (Ex: faltar no dia da prova)

    A) O comportamento de Carla de deixar os amigos é um procedimento de esquiva, haja vista que sua resposta suspende um estímulo aversivo.

    Errada - o cpto não foi de esquiva, mas de fuga, afinal o estímulo aversivo (ansiedade, angústia) já tinha sido apresentado. A esquiva tbm não suspende um estímulo aversivo. A fuga, sim.

    B) A decisão de Carla de voltar para casa é um procedimento de fuga, haja vista que a circunstância potencialmente aversiva ainda não ocorreu, ou seja, a presença do ex-namorado

    Errada - a circunstância potencialmente aversiva já aconteceu e não é pela presença do ex-namorado, mas pela angústia que ela sentiu ao frequentar o ambiente. Assim, temos: (Sd) Entrar no bar -> (R) Sentir ansiedade -> (C: Sr-) Fugir do local

    C) No caso de Carla, é possível observar as duas principais variantes do comportamento de esquiva: o cancelamento e o adiamento.

    Errada - Cancelamento e adiamento são sim variantes da esquiva, mas não podem ser aplicados ao caso de Carla já que ela emitiu um cpto de fuga, e não de esquiva (aprofundamento: ver Catania, 1999).

    D) O local é, para Carla, aversivo, haja vista que as reações e respostas ocorreram mesmo sem a presença do ex-namorado. A decisão de deixar o ambiente é um comportamento de fuga, porque as circunstâncias ameaçadoras já se encontravam presentes.

    Correta

    E) O local funciona como um estímulo incondicionado para Carla.

    Errada - Estímulo incondicionado é aquele que, sem qualquer condição prévia, provocará uma resposta automática (Ex: sentir o cheiro de uma comida deliciosa -> salivar (resposta automática do corpo). No caso de Carla, o local é um estímulo condicionado, pois a resposta é fruto de uma condição prévia (frequentar o local com o namorado).


ID
1409086
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“São terapias de objetivos limitados por terem suas metas mais reduzidas e mais modestas que as psicoterapias convencionais. Essa limitação é uma das principais características deste procedimento e aparece em função das necessidades imediatas do indivíduo. Esses objetivos podem colocar-se em termos da superação dos sintomas e problemas atuais da realidade do paciente”. Essa descrição refere-se à(s):

Alternativas

ID
1515157
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No setting terapêutico comportamental, o ato da fala envolve:

Alternativas
Comentários
  • No setting terapêutico comportamental, o ato da fala envolve eventos que precedem e que seguem a própria fala.


ID
1524589
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“As psicoterapias são tratamentos de natureza psicológica que vêm cada vez mais se consagrando como um importante recurso na abordagem dos transtornos mentais. Escolher a terapia mais apropriada e implementá-la são desafios que ocorrem frequentemente na prática clínica, pois dependem de um complexo conjunto de variáveis."
                                                                                                                       (Cordioli, 2008, p. 103.)

Relacione adequadamente os modelos de psicoterapia às respectivas indicações.


1. Psicanálise.
2. Terapia cognitiva.
3. Terapia interpessoal.
4. Terapia comportamental.
5. Psicoterapia breve de apoio.
6. Psicoterapia de orientação analítica.

(   ) Problema de caráter e transtorno de personalidade.
(   ) Transtorno de personalidade independente de grau e traços desadaptativos.
(   ) Depressão leve e moderada associada a dificuldades nas relações interpessoais.
(   ) Fobias, TOC, pânico, transtornos alimentares, disfunções sexuais e dependência química.
(   ) Crises agudas em pessoas com debilidade de ego, emergências e reagudização de transtorno psiquiátrico.
(   ) Depressão leve e moderada, transtorno de ansiedade, dependência química, problema conjugal, transtorno de personalidade e bulimia.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • 1 problema de caráter e transtorno de personalidade - 

    6 transtornos de personalidade independente de graus e traços desadaptativos
    3 depressão leve e moderada
    4  fobias 
    5  crises agudas em pessoas com debilidade do ego
    2  depressão leve e moderada
  • Não sei o que me dá mais "medo": desse autor realmente ter afirmado esse conteúdo no livro dele ou da pessoa que fez a questão realmente achar que essa questão faz sentido - porque nunca vi tanta distorção conceitual assim... Acertei na base da exclusão (ou era a, b ou c pela correlação óbvia do número 3) e, sinceramente, na base da suposição de que uma pessoa tão equivocada teoricamente a ponto de escrever isso ou fazer uma questão dessas só poderia achar (EQUIVOCADAMENTE) que a psicanálise qualificaria algo como "problema de caráter"... E deu certo, acertei indo nessa hipótese absurda... Enfim, concursos e suas questões sem o menor rigor conteitual, vai entender...

  • Olá meus colegas psicólogos. Não vou fazer nenhum comentário sobre a questão. Só vou pedir que cada um de vocês ao acabar de resolver as questões indiquem as questões referentes a psicologia pra comentário do professor. Assim quando o site receber inúmeras indicações para comentário se sentirá na obrigação de colocar professores para nos auxiliarem facilitando nossos estudos. Vamos nos unir e continuar estudando, pois nossa aprovação estará cada vez mais perto. Agradeço e bons estudos a todos(as).

    Forte abraço!

    Jady Almeida

  • Só um acréscimo: o livro de Cordioli é muito utilizado como referência em concursos. Independente de fazer sentido ou não para nós, a questão o trouxe no enunciado. Então, infelizmente é necessário conhecer o autor.

  • Essa questão é um absurdo, não existe uma abordagem correta para cada patologia, todas possuem instrumentais para trabalhar independente da demanda.

  • Questão sem pé nem cabeça!

  • Independente do autor, mto ultrapassado.


ID
1580341
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Andrea Junqueira, ao discorrer sobre um paradigma darwiniano para a prática da Psicoterapia Breve Integrada em Lemgruber (2000), afirma que a psicoterapia é uma ciência que se ocupa da ação do homem no mundo. Segundo a autora, originada pela sistematização do acesso aos fenômenos inconscientes (proposta por Freud), a psicoterapia é uma ciência que se desenvolveu a partir de duas linhas teóricas principais. Quais são elas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) A cognitivo-comportamental e a psicodinâmica.


ID
1582435
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em meados do século XX, o Behaviorismo e a Psicanálise eram as abordagens dominantes na Psicologia. Somente em 1960, foi fundada a Association of Humanistic Psychology, que passou a ser considerada a terceira força.


Com base nessas afirmações, é correto afirmar:


A abordagem humanista rejeita a visão negativista do homem presente na Psicanálise, principalmente porque a personalidade é determinada por impulsos biológicos do sexo e da agressão que ocorrem nos primeiros cinco anos de vida, porém ela aceita a visão behaviorista, que destaca a influência do contexto na formação da personalidade.

Alternativas

ID
1582462
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


As teorias comportamentais enfatizam que as ações humanas são reações a ambientes específicos, em que os ambientes controlam o comportamento e que se pode mudar o ambiente para mudar o comportamento.

Alternativas

ID
1582465
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os estudos de Watson, é correto afirmar:


Influenciado pelos trabalhos realizados por Donders, Fechner, Ebbinghaus e Pavlov, Watson assumiu que o método de investigação deve ser objetivo para que o caráter científico pudesse caracterizar a Psicologia.

Alternativas

ID
1582468
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os estudos de Watson, é correto afirmar:


Embora a proposta de Watson estivesse baseada no determinismo materialístico, ele não incluiu os princípios do evolucionismo biológico na sua matriz de pensamento por discordar que o estudo do comportamento animal pudesse fornecer informações pertinentes ao estudo do comportamento humano.

Alternativas

ID
1582471
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os estudos de Watson, é correto afirmar:


Em seu artigo Psychology as the behaviorist views it, J. B. Watson defendeu que o comportamento é o objeto de estudo da psicologia e o modelo estímulo-resposta serviu de paradigma explicativo, já que, antes do surgimento do Behaviorismo, os psicólogos estavam voltados para o estudo da mente ou da consciência humana e tinham a introspecção como método de investigação.

Alternativas

ID
1582474
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os estudos de Watson, é correto afirmar:


A proposta de Watson surgiu em oposição ao Mentalismo e ao Introspecionismo e incluía realizar experimentação controlada, observar consensualmente, realizar testes de hipóteses e evitar a tentação de recorrer ao sistema nervoso para explicar o comportamento.

Alternativas

ID
1582477
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Por ser uma abordagem selecionista, o comportamentalismo de Skinner assume que a Psicologia não pode ser uma ciência da mente, já que o modelo de seleção por consequências supõe oposição ao mentalismo e a adoção dos princípios do evolucionismo biológico na análise comportamental.

Alternativas

ID
1582480
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Skinner afirmou que o comportamento é multideterminado e não pode ser explicado pelo modelo estímulo-resposta e, apesar do avanço teórico em relação à proposta de Watson, o Behaviorismo Radical de Skinner não superou a dicotomia mente-corpo, defendendo que o homem é essencialmente produto de seu meio.

Alternativas

ID
1582483
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Por influência da filosofia realista, o Behaviorismo Radical não supõe uma separação entre mundo objetivo e mundo subjetivo, essa influência justifica o fato de Skinner afirmar que o mundo privado (ideias, crenças, mente) seja a causa do comportamento.

Alternativas

ID
1582486
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Em vez de considerar o conhecimento e o conhecer como explicações do comportamento, os behavioristas radicais analisam esses termos focalizando as condições sob as quais eles ocorrem, e, nesse caso filósofos e psicólogos geralmente dividem o conhecimento em operacional e declarativo: “saber como” e “saber sobre”.

Alternativas

ID
1582489
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Pessoas são influenciadas pela observação do comportamento de outras, de modo que aquela que primeiro produz um comportamento é chamada "um modelo" e, assim, observadores que veem, ouvem ou leem sobre o comportamento de um modelo ganham informação sobre o comportamento e podem usar essa informação para orientar seu próprio comportamento, de sorte que a modelação do comportamento só é possível de ser adquirida, se ele tem utilidade “aos olhos do espectador”, isto é, se funciona como um reforçador para o observador.

Alternativas

ID
1582492
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Na perspectiva analítico-comportamental, uma contingência é definida como sendo a relação existente entre eventos ambientais entre si ou entre comportamentos e eventos ambientais.

Alternativas

ID
1582495
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um exemplo de condicionamento clássico pode ser observado quando um homem se sente excitado ao ver um calçado feminino. Nessa situação, o calçado feminino elicia a excitação sexual porque na história de aprendizagem desse homem houve um emparelhamento entre o calçado feminino e os estímulos sexualmente excitantes provenientes da estimulação tátil dos genitais.


Considerando-se as informações contidas no fragmento em destaque, é correto afirmar:


A excitação eliciada pela visão de um sapato feminino é um reflexo condicionado, enquanto a excitação eliciada pela estimulação tátil dos genitais é um reflexo incondicionado.

Alternativas

ID
1582498
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um exemplo de condicionamento clássico pode ser observado quando um homem se sente excitado ao ver um calçado feminino. Nessa situação, o calçado feminino elicia a excitação sexual porque na história de aprendizagem desse homem houve um emparelhamento entre o calçado feminino e os estímulos sexualmente excitantes provenientes da estimulação tátil dos genitais.


Considerando-se as informações contidas no fragmento em destaque, é correto afirmar:


Na experiência, o sapato feminino inicialmente foi um estímulo incondicionado que, por repetição do emparelhamento com um estímulo neutro, se tornou condicionado.

Alternativas

ID
1582501
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Segundo Skinner (1953), na religião, “a ameaça de perder o Céu ou ir para o Inferno faz-se contingente ao comportamento pecaminoso, enquanto o comportamento virtuoso traz uma promessa do Céu ou o alívio da ameaça do Inferno”, o que significa que a “ameaça de perder o Céu” e o “alívio da ameaça do Inferno” são, respectivamente, contingências de punição negativa e reforçamento negativo.

Alternativas

ID
1582504
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Uma jovem espera seu marido vir do trabalho para casa. O marido pode chegar mais cedo ou mais tarde, dependendo da demanda de tarefas a serem executadas no dia. O comportamento de olhar na janela é reforçado quando ela avista o marido. A apresentação do reforçador (a chegada do marido) que, por sua vez, é a ocasião para a emissão do conversar e namorar, não é afetada pelo número de vezes que a jovem olha na janela.


O comportamento de olhar pela janela, emitido pela jovem, é mantido, nesse caso, por um esquema de reforçamento intermitente de intervalo fixo.

Alternativas

ID
1582507
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Se uma criança da escola primária tem experiências muito ruins na aula de educação física, porque o professor é rígido e insensível, ela pode aprender a arranjar desculpas para evitar a aula. [...] Quando a criança vai para o ginásio, o novo professor de ginástica pode ser gentil e cooperador, mas a criança aprendeu a dar tantas desculpas para evitar a aula de educação física que, mesmo diante do novo professor, a criança evita suas aulas. (BALDWIN; BALDWIN, 1986, p. 24).


De acordo com a situação evidenciada, a criança generaliza suas respostas de esquiva das aulas de Educação Física e isso dificulta a discriminação dos estímulos associados ao novo professor.

Alternativas

ID
1582510
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Imagine um homem jogando pôquer, confortavelmente acomodado em sua cadeira, preparando‑se para lançar sua próxima carta. Ele avalia minuciosamente a situação, faz sua jogada e comemora a vitória. Entretanto, nos dias subsequentes, não ganha uma rodada sequer, mas, mesmo assim, continua jogando.


A análise da situação descrita permite afirmar que a insistência em jogar nos dias em que os lances não são seguidos de vitória pode ser explicada por um esquema de reforçamento intermitente de razão fixa.

Alternativas

ID
1582513
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Considerando-se as informações contidas em “Se você receber um não, parta para outra. Considere como percalços do caminho. Os grandes paqueradores levam muitos ‘nãos’, mas ganham fama por não desistir no primeiro”, pode-se afirmar que o principal efeito comportamental do esquema de reforçamento que mantém o comportamento de paquerar é a saciação.

Alternativas

ID
1582516
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


A taxa de resposta de pressão na barra feita por um rato de laboratório em uma caixa de condicionamento operante é visivelmente maior quando a luz da caixa está acesa, mas, se essa taxa de resposta for devida a uma contingência experimental em que o pressionar a barra é reforçado quando a luz está acesa e colocado em extinção quando a luz está apagada, conclui-se que a resposta de pressão à barra está sob efeito de discriminação.

Alternativas

ID
1582519
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Quando uma criança é mordida por um cachorro e cresce, evitando o contato com eles, mesmo que sejam diferentes do que a mordeu, diz-se que a resposta de evitação da criança está sob generalização.

Alternativas

ID
1582558
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


As tentativas de resolução, na análise operante da resolução de problemas, constituem comportamentos precorrentes que produzem estímulos discriminativos, verbais e não verbais, que alteram a probabilidade de ações subsequentes.

Alternativas

ID
1582561
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


A tarefa de resolução de problemas deve ser entendida à luz de treino prévio, instrução e reforço.

Alternativas

ID
1582564
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


No estudo de Köhler, um chimpanzé foi posto em um lugar fechado com algumas caixas, de modo que, no teto, um pouco acima de onde o animal poderia alcançar, estava uma penca de bananas, e, depois de ter tentado, sem sucesso, pular e esticar-se para pegá-las, ele se deu conta de que as caixas poderiam ser empilhadas para fazer uma estrutura alta o suficiente para alcançar as bananas e assim Köhler analisou as ações do chimpanzé de acordo com o que denominou de aprendizagem por tentativa e erro.

Alternativas
Comentários
  • Köhler concluiu que a resolução súbita dos problemas pelos chimpanzés não foi aprendida direta e gradualmente por tentativa e erro, e sim pelo o que ele, denominou de insight, que supunha que o desempenho seria produto de um processo mental de reestruturação do campo perceptual. Inicialmente, a situação-problema seria visualmente apreendida e compreendida como um todo, o que levaria, em seguida, à emissão das respostas motoras adequadas de forma súbita (o repertório que soluciona o problema surge repentinamente, sem a ocorrência de comportamentos que indicam que o animal está "construindo" a solução passo a passo), direta (as respostas observadas são orientadas para a solução do problema e obedecem a uma sequência ordenada) e contínua (a cadeia de respostas envolvidas na solução do problema ocorre de maneira fluida, sem interrupções ou desvios). Dessa forma, a resolução do problema seria marcada por um salto na aprendizagem.


ID
1620619
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

John Watson (1878/1958) investigou o sujeito psicológico a partir do/a:

Alternativas
Comentários
  • Letra C


ID
1691137
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo, a respeito da atuação de psicólogos na área clínica:

1. Os psicanalistas dominam a psicoterapia predominante e mais adequada para o tratamento de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

2. São profissionais que atuam com atendimento prioritariamente grupal, em postos de saúde e em hospitais.

3. São profissionais que avaliam e intervêm em demandas relativas à saúde e/ou à doença psicológica, e que se utilizam de técnicas como as entrevistas.

4. São profissionais que intervêm prioritariamente na prevenção e reabilitação de agravos e na epidemiologia.

5. Dentre as principais abordagens de intervenção em psicoterapia nessa área estão a psicanalítica, a comportamental e a cognitivo-comportamental.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.


Alternativas
Comentários
  • 1. Os psicanalistas dominam a psicoterapia predominante e mais adequada para o tratamento de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). ERRADA (A psicoterapia mais adequada é a Terapia Comportamental)

    2. São profissionais que atuam com atendimento prioritariamente grupal, em postos de saúde e em hospitais. ERRADA (não atuam com atendimento prioritariamente grupal)

    3. São profissionais que avaliam e intervêm em demandas relativas à saúde e/ou à doença psicológica, e que se utilizam de técnicas como as entrevistas. CERTA

    4. São profissionais que intervêm prioritariamente na prevenção e reabilitação de agravos e na epidemiologia. ERRADA

    5. Dentre as principais abordagens de intervenção em psicoterapia nessa área estão a psicanalítica, a comportamental e a cognitivo-comportamental. CERTA

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • ão profissionais que intervêm prioritariamente na prevenção e reabilitação de agravos e na epidemiologiaERRADA


ID
1757686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito das abordagens teóricas do comportamento humano, de acordo com a teoria comportamental.

Alternativas
Comentários
  • Skinner não haveria rejeitado a posição de thorndike à respeito dos efeitos satisfatórios e insatisfatórios, preferindo se ater ao efeito observável, propondo então a lei empírica do efeito? 
    Alguém poderia me explicar como a A estaria correta?

  • Marcela, meu raciocínio foi como o seu. Com o alto percentual de erros dessa questão imagino que deva ser alguma pegadinha. Se alguém puder ajudar será ótimo!

  • os dois consideravam os efeitos, porém discordavam na maneira de entender esses efeitos.

  • a) Skinner, assim como Thorndike, consideravam, em primeiro lugar na modelagem do comportamento, os efeitos da recompensa.

    CORRETA - Independente se houve alguma divergência teórica, os dois se preocuparam com os efeitos da recompensa (quando eram positivos, quais comportamentos? quando eram negativos, quais?)

     b) Skinner negou os estados internos do indivíduo, tais como valores e fome.

    ERRADA - Várias vezes vamos ouvir dizer que os comportamentalistas descartavam os processos internos em suas investigações. Neste aspecto, refere-se aos processos mentais (sentimentos, pensamentos, emoções) e não processos biológicos (fome, sede...) Talvez, se o ítem terminasse em "valores", esta alternativa estaria correta.

     

  • c) O behaviorismo clássico não trata da interpretação do comportamento, mas da explicação das causas do comportamento.

    ERRADA - É justamente o contrário: interpreta-se o comportamento (explora-o, estuda-o, compreende-o), em vez das causas, pois estas já são sabidas. Obs.: ainda fiquei em dúvida se era essa por conta da ideia de interpretação em psicnálise. 

     d) Skinner se ateve ao estudo do comportamento observável, tendo atribuído a causa desse comportamento às vontades do indivíduo.

    ERRADA - Acho que o que o indivídio menos tem aos olhos comportamentalistas é VONTADE (KKKKKK). O AMBIENTE é determinante no funcionamento humano. Este recebe total influência daquele e nenhuma sobre. O Behaviorismo e uma corrente AMBIENTALISTA.

     e) Considerado o primeiro psicólogo a estudar sistematicamente as consequências do comportamento humano, usando animais, Skinner formulou a lei do efeito.

    ERRADO - Apesar ter aplicado bastante esta lei, Skinner não a criou, mas sim Thorndike.

    Acabei de estudar este assunto e tá tudo fresquinho. Logo logo venho aqui revisar. kkk

    ESPERO TER CONTRIBUÍDO!


ID
1761928
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.

“______________ é a utilização da reação de outra pessoa a determinada situação como uma base para decidir sobre as próprias ações. Um bebê faz isso quando verifica a expressão facial dos pais ou a linguagem corporal, antes de reagir positiva ou negativamente a algo novo.”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: b) Referência socia