SóProvas


ID
1224199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da psicologia da saúde e de suas contribuições no processo saúde-doença, julgue os itens seguintes.

A psicologia da saúde se destaca como uma área de conhecimento com ênfase no modo de conceber e investigar as relações entre comportamentos — individual e grupal — e saúde mental.

Alternativas
Comentários
  • Psicologia da Saúde é a aplicação dos conhecimentos e das técnicas psicológicas à saúde, às doenças e aos cuidados de saúde.

  • Não adianta a gente se ater a definições rígidas, até porque o CESPE reescreve tudo a seu modo, com as suas palavras. Atemo-nos ao entendimento! Na questão em tela, o erro se refere à "saúde mental", já que o foco da psicologia da saúde é a saúde física. 

    "a área se distingue da Psicologia Clínica por compreender o comportamento no contexto da saúde e doença. Embora possa ser importante distinguir saúde mental e física, a Psicologia da Saúde focaliza principalmente os aspectos físicos da saúde e doença e os modelos empregados em saúde mental nem sempre são os mais indicados (Kerbauy, 2002)."

  • Pela definição após ter errado, creio que a questão se refere à psicologia dos grupos e ou social 

  • Mauricio, creio que o erro não seja por conta de "saúde física" mas sim de "saúde integral", a psicologia da saúde, assim como outras areas ligadas a saúde básica e atenção primária, secundária e tercearia, preocupa-se com a saúde integral, assim como diz a lei 8080

  • A psicologia da saúde, que dá relevância à promoção e manutenção da saúde e à prevenção da doença, resulta da confluência das contribuições específicas de diversas áreas do conhecimento psicológico (psicologia clínica, psicologia comunitária, psicologia social, psicobiologia) tanto para a promoção e manutenção da saúde como para a prevenção e tratamento das doenças. A finalidade principal da psicologia da saúde é compreender como é possível, através de intervenções psicológicas, contribuir para a melhoria do bem-estar dos indivíduos e das comunidades.

    Esse "ramo", por assim dizer, estuda o papel da psicologia como ciência e como profissão nos domínios da saúde, da doença e da própria prestação dos cuidados de saúde, focalizando nas experiências, comportamentos e interações. Envolve a consideração dos contextos sociais e culturais onde a saúde e as doenças ocorrem, uma vez que as significações e os discursos sobre a saúde e as doenças são diferentes consoante o estatuto socioeconômico, o gênero e a diversidade cultural.