-
Podemos inferir o seguinte desta questão: ele quer as normas constitucionais e legais sobre controles. Há um artigo que precisa o questionamento do examinador:
LRF
Art. 59.O Poder Legislativo, diretamente ou com o auxílio dos Tribunais de Contas (controle externo a cargo do CN), e o sistema de controle interno de cada Poder e do Ministério Público, fiscalizarão o cumprimento das normas desta Lei Complementar
-
Gabarito: letra C
Apesar da assertiva correta ser restritiva, porque o controle tbm acontece de forma prévia e posterior, ela não deixa de estar correta, à medida que as outras opções estão claramente erradas.
Apenas complementando:
Controle Interno: aquele realizado dentro da esfera do próprio poder. Ex: aplicação do princípio da autotutela - Poder Executivo - Poder Executivo.
Controle Externo: aquele realizado entre dois poderes distintos: Ex: convocação de ministro em comissões parlamentares para esclarecimentos. Poder Legislativo - Executivo.
Bons Estudos!
-
Sobre a opção E:
As funções básicas do Tribunal de Contas da União podem ser agrupadas da seguinte forma: fiscalizadora, consultiva, informativa, judicante, sancionadora, corretiva, normativa e de ouvidoria. Algumas de suas atuações assumem ainda o caráter educativo.
http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/institucional/conheca_tcu/institucional_funcionamento
Essa opção generaliza, ao citar "Tribunais de Conta", mas esse trecho da página serve de orientação sobre as atividades dos TC.
Quem tiver algo a acrescentar, favor comentar.
-
Se os Tribunais de Contas não são os principais órgãos do Controle Externo, quais são? Alguém saberia responder?
-
Luan,
O controle externo é realizado pelo Congresso Nacional auxiliado pelo TCU.
Dizer que "Tribunais de Contas são os principais órgãos de controle externo da administração pública" torna a resposta errada.
-
Qual o erro da A?