SóProvas


ID
1224622
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma das tipologias das organizações mais utilizadas é a proposta por Mintzberg. O autor utiliza uma abordagem baseada na forma com a qual as organizações são estruturadas para enfrentar as várias contingências que se apresentam.

Nesse sentido, empresas aéreas ou empresas públicas de grande porte como os Correios, que vivem em ambientes estáveis, têm suas atividades controladas por alguma instituição externa e trabalhadores que realizam trabalhos padronizados, são classificadas como:

Alternativas
Comentários
  • Trabalhos padronizados é a chave da questão!

  • Trabalhos padronizados é um elemento-chave para qual teoria? Aqui a resposta encontra a Teoria da Organização-Máquina. Nunca ouvi falar. Se alguém tiver o embasamento teórico, por gentileza, poderia postá-lo nos comentários?  Vejo a questão como ambígua visto que o examinador inseriu elementos também chaves de outras teorias, vamos observar:

    * que vivem em ambientes estáveis


    Dúvida.

  • O termo Organização-Máquina e o mesmo que Burocracia Mecanizada.

    Burocracia Mecanizada – Essa configuração é muito comum em grandes indústrias que têm
    tecnologia de produção em massa. Existe uma grande padronização dos processos de trabalho,
    que é repetitivo e especializado para possibilitar a utilização e o treinamento de uma massa de
    trabalhadores desqualificada.



  • Estrutura Organizacional: Apesar de um pouco ultrapassada,  podemos,num primeiro momento, nos remeter a uma definição de organização que avê como uma “máquina”: Departamentalização é o processo de agrupamento de indivíduos e detarefas em uma organização, de forma a maximizar suas capacidades deadministração e de coordenação (ROBBINS, 2005). [As organizações são] “maquinas feitas de partes que se interligam, cadauma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento dotodo [...]. Quando se fala em organização, habitualmente, se pensa numestado de relações ordenadas entre partes claramente definidas quepossuem uma ordem determinada. [...] consequentemente, existe umatendência em se esperar que funcionem como máquinas: de maneirarotinizada, eficiente confiável e previsível” (MORGAN, 1996, p. 17 e 24). Com base neste conceito, podemos pensar que, dado certo objetivo, a“máquina organizacional” pode ser estruturada de diferentes maneiras, deforma que seu funcionamento seja o mais eficiente possível. Estamos, assim, falando da estrutura organizacional, definida da seguinte maneira por Mintzberg (1995, p. 10): 

    “A estrutura de uma organização pode ser simplesmente definida como asoma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefasdistintas e como é feita a coordenação entre as tarefas "

    Fonte: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAAUDITOR FISCAL DO TRABALHOPROFESSOR RENATO FENILI


  • É uma matéria gigante, mas vai um resuminho rápido.


    Estrutura = divisão do trabalho + coordenação

    Mintzberg:

    Burocracia profissional: Conhecimento. Padronização vem de fora (médicos formados na faculdade). Trabalham com certa autonomia. padroniza os out-puts (vários médicos operam de várias formas, o objetivo é no final estar ok).
    Burocracia mecanizada: Hierarquia. Padronização vem de dentro. Ênfase no controle. Ambientes estáveis. (montadoras de carros) Padroniza os métodos (ao contrário dos médicos, o operador da fábrica de carros não tem liberdade no método).
    Divisionada: Gerentes de linha tem autonomia. Possui um escritório central que verifica as metas das divisões.
    Adocrática: Assessoria de apoio é fundamental para os gerentes tomarem suas decisões. Flexíveis. Inovativas.
    Simples: Sem padronização. Cúpula estratégica toma as decisões. Podem inovar, mas de forma limitada. 

  • Clareou minha mente o comentário do colega "Pirulito". 

    Valeu!!!

    =)

     

  • Gabarito: letra C.
     

    Estrutura de grande porte e trabalhos padronizados => burocracia mecanizada de Mintzberg.


    a) adhocracia. Essa configuração é a mais adequada para as empresas envolvidas em setores dinâmicos, como o aeroespacial, o de consultorias e o cinematográfico. Nessas organizações, não existe uma estrutura fixa, mas diversos profissionais altamente treinados, que são agrupados de acordo com uma necessidade específica (por isso o termo ad hoc), portanto existe uma estrutura por projetos. 


    b) estrutura simples. Também chamada de organização empreendedora. É composta de uma cúpula estratégica pequena e de um núcleo operacional. O caso mais usual é o da pequena empresa.


    c) organização-máquina. Essa configuração é muito comum em grandes indústrias que têm tecnologia de produção em massa. Existe uma grande padronização dos processos de trabalho, que é repetitivo e especializado para possibilitar a utilização e o treinamento de uma massa de trabalhadores desqualificada.


    d) burocracia profissional. Esse tipo de burocracia baseia-se na padronização de habilidades, e não dos processos de trabalho. Os casos mais lembrados são as universidades (em que os professores das diversas disciplinas formam o núcleo operacional) e os hospitais (mesma situação ocorre com os médicos e enfermeiros).


    e) organização diversificada. Essa estrutura na verdade é um conjunto de organizações dentro de outra, ou seja, a descrição de um conglomerado de empresas.


    Fonte:
    Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.