SóProvas


ID
1225240
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A percussão é uma técnica utilizada no exame físico e compreende promover vibrações no corpo com as pontas dos dedos ou com as mãos. A percussão produz cinco tipos de sons, entre eles o timpânico, que apresenta como características:

Alternativas
Comentários
  • Podem ser classificados como: som maciço, som submaciço, som abafado, som timpânico, som claro pulmonar (atimpânico), som hiper-ressonante, som hiper-timpânico.

    Quanto mais densa a área percutida maior será o som, mais breve e menos discernível.

    O som maciço transmite a sensação de dureza e resistência, é encontrado em regiões desprovidas de ar. É decorrente da percussão de regiões sólidas. EX:  fígado, coração, baço e rins. Som de cabeceira da cama, parede, bloco de madeira

    O Som Submaciço é a variação de som maciço, ocorre devida presença de ar em quantidade restrita. EX: parênquima pulmonar e um órgão sólido – infecção de um lobo pulmonar. Som de colchão de mola, caixa com pedaços de isopor, livro grosso colocado sobre a mesa

    O Som Timpânico é encontrado em cavidades fechadas, recobertas por membranas flexíveis, que contenham ar. Acompanha a sensação de elasticidade. EX:  intestinos e traube (fundo do estômago). Som de caixa vazia, pequeno tambor.

    Resposta C

    Bibliografia


    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

  • Timpânicos – Regiões fechadas, recobertas por uma membrana flexível; com ar. Acompanha-se de sensação de elasticidade. É uma sonoridade ampliada, como quando se percute uma câmara gástrica, pneumotórax ou pulmões hiperarejados.

    Regiões: Abdominal: Intestinos ou espaço de Traube (fundo do estômago).

    Para treinar: É obtido percutindo uma caixa vazia ou um pequeno tambor.

  • O som timpânico é identificado quando percutimos estruturas repletas de ar, como o estômago e alças intestinais.

  • Gabarito: C