SóProvas


ID
1225258
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O teste com fluido oral para detecção do HIV é um tipo de teste rápido, cujo resultado é evidenciado em 30 minutos. Para a obtenção do material para o exame, deve-se proceder da seguinte maneira:

Alternativas
Comentários
  • Oriente quem vai fazer a coleta do fluido oral a inserir o coletor acima

    dos dentes, no espaço que fica entre o final da gengiva e o começo da

    bochecha. Com ligeira fricção, passar o coletor gentilmente quatro vezes,

    tanto na arcada superior quanto na arcada inferior

    http://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos_campanhas/2014/55839/dpp-fluido-final.pdf


  • No teste rápido é possível coletar a amostra e obter um resultado em até 30 minutos. Além disso, sua execução, leitura e interpretação são fáceis, e o resultado pode ser analisado a olho nu. Portanto, esse teste pode ser executado em qualquer local.

    O kit contém uma haste coletora descartável (swab) – de uso único – para obtenção de fluido oral; um frasco com solução, no qual é colocada a haste coletora após a obtenção da amostra; um frasco com o tampão de corrida de reação; um suporte plástico de teste, em que ocorrerá a reação e a revelação do resultado.

    A amostra deve ser obtida ao inserir o coletor acima dos dentes, no espaço que fica entre o final da gengiva e o começo da bochecha. Com ligeira fricção, passar o coletor gentilmente quatro vezes, tanto na arcada superior quanto na arcada inferior.

    Como pré-requisito para fazer o diagnóstico oral, é necessário que, nos 30 minutos antes, a pessoa evite ingerir alimento ou bebida, fume ou inale qualquer substância, escove os dentes e use antisséptico bucal. Também se deve retirar o batom e evitar realizar atividade oral que deixe resíduo. O fluido do teste oral é extraído da gengiva e o começo da mucosa da bochecha com o auxílio da haste coletora.

    Quando sair uma linha vermelha, significa que não é reagente. Caso apareçam duas linhas vermelhas, indica que naquela amostra há anticorpos anti-HIV, ou seja, o teste é positivo.


    Resposta C


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde; Secretaria de Vigilância em Saúde; Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Orientações para utilização de Teste Rápido DPP HIV com amostra de fluido oral. Ministério da Saúde, 2014.