Termoresistência: são sensores de temperatura muito usados nos processos industriais e em laboratórios, por suas condições de alta estabilidade, retibilidade, resistência a contaminação, pequeno drift em relação ao tempo, menor influência de ruídos e altíssima precisão de leitura.
Termopar: são sensores de temperatura simples, robustos e de baixo custo, sendo amplamente utilizados nos mais variados processos de medição de temperatura.
Extensômetro: é um transdutor capaz de medir deformações de corpos. Quando um material é deformado sua resistência eléctrica é alterada, a fracção de mudança na resistência é proporcional à fracção de mudança no comprimento do material.
Piezoeletricidade: é a capacidade de alguns cristais gerarem tensão elétrica por resposta a uma pressão mecânica.
Tubo de Pitot ou tubo pitot: é um instrumento de medição de velocidade muito utilizado para medir a velocidade de fluidos em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, em laboratórios de aerodinâmica e também em hidrologia para a medição indireta de vazões em rios e canais, em redes de abastecimento de água, em adutoras, em oleodutos e ainda a velocidade dos aviões, medindo, neste caso, a velocidade do escoamento do ar.