SóProvas


ID
1226974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de computação em grid e em nuvem, julgue os próximos itens.

O modelo de computação em nuvem do tipo nuvem híbrida permite a integração dos ambientes de TI locais e externos, de modo a unir os recursos computacionais próprios e os de terceiros, além de usar os mesmos processos de gerenciamento o que provê escalabilidade sem que haja impacto em aplicações e operações existentes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    A nuvem híbrida é um dos modelos utilizados de computação em nuvem nas empresas de maior porte. Ela combina, em um único ambiente, a nuvem privada (uma cloud particular totalmente gerenciada pela própria empresa) e a nuvem pública (disponibilizada por grandes provedores para entregar, em uma mesma infraestrutura, características de TI mais eficientes a custos menores), permitindo a integração entre os recursos de TI. Dessa maneira, a empresa é capaz de movimentar, de maneira automática e com segurança, dados sigilosos da sua rede privada para a pública — e vice-versa.

     

    Fonte: https://www.centralserver.com.br/blog/nuvem-hibrida-x-multicloud-qual-o-melhor-modelo-para-sua-empresa/

  •  Questão está perfeita.

    Esse modelo utiliza uma combinação de nuvens que integra ambientes locais e remotos e pode realmente unir recursos computacionais próprios com o de terceiros, ou seja, uma nuvem privada com uma nuvem pública, por exemplo. Ela também pode utilizar os mesmos processos de gerenciamento e oferecer uma escalabilidade maior sem impactos em aplicações e operações existentes, isto é, tudo ocorre de maneira transparente para o usuário

    (Correto).

    Fonte: estratégia

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Acredito que esse trecho taxativo "além de usar os mesmos processos de gerenciamento o que provê escalabilidade sem que haja impacto em aplicações e operações existentes." é respondido pelo item 4 da lista.

    Segundo a Red Hat, todas as nuvens híbridas devem:

    • Conectar vários computadores por meio de uma rede.
    • Consolidar recursos de TI.
    • Escalar horizontalmente e provisionar novos recursos com rapidez.
    • Permitir a migração de cargas de trabalho entre ambientes.
    • Incorporar uma ferramenta unificada de gerenciamento.
    • Orquestrar processos com a ajuda da automação.