-
Letra C.
b) O Trojan, também conhecido como Cavalo de Troia, é um programa normalmente recebido como um "presente" ( por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo, etc), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções normalmente maliciosas e sem o conhecimento do usuário.
c) Spyware é um programa espião, cuja função é a de coletar suas informações pessoais sem que você saiba o que está havendo e deixar que você decida se isto está certo ou não, enviando esses dados para o usuário que o criou.
e) Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
-
macete para decorar spyware é só lembrar de espião!!!!
Shalon!
-
Spyware: é o termo usado para descrever um SW que executa determinados comportamentos, como publicidade, recolha de informações pessoais ou alteração da configuração do computador , normalmente sem consentimento prévio. é um programa automático de computador que recolhe informações sobre o usuário sobre tudo o que se faz na internet e da essa informação a uma entidade externa .
-
a) Webware: são redes de relacionamentos blogs..., confere?
-
Oi Dani, achei esse conceito de Webware, espero que ajude.
Termo sugerido por diversos especialistas em Internet para nomear os aplicativos da Web 2.0, referindo-se à segunda geração de serviços e aplicativos da Internet, que permite maior interação com o usuário e semelhança com aplicações desktop. Aplicações comumentemente categorizadas como webwares são Blogs, Wikis e redes de relacionamento. Entre as tecnologias estão Web Services, RSS Feed e AJAX.
O termo webware foi criado tendo em vista que a Web 2.0 não se refere a mudanças estruturais na rede, mas sim uma abordagem nova do uso da programação. É também uma alternativa e uma resposta à Tim O'Reilly, criador do termo "Web 2.0" e que tem intenção de proibir seu uso em palestras e conferências.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Webware
-
Spyware = programa espião
Gab letra C
-
Spyware: programa espião que pega informações não autorizadas.
-
Um spyware é um termo que descreve uma grande gama de programas que monitoram os hábitos de acesso e navegação dos usuários. Um spyware não é necessariamente um programa implantado “ilegalmente”.
Algumas empresas usam spywares nos micros dos seus funcionários (isso deve estar previsto, óbvio, nos termos assinados pelos dois no momento do contrato) para saber exatamente o que os funcionários andam fazendo nos micros da empresa.
Normalmente, quando instalado de forma ilegítima, um spyware está associado a uma série de ações que podem ser realizadas em um micro sem a autorização do usuário, como: o monitoramento e armazenamento dos URLs (endereços digitados nos navegadores) acessados por aquele usuário; a instalação de keyloggers e screenloggers naquela máquina para a capturade tudo que o usuário digita ou clica; monitoramento e captura de informações inseridas em outros programas (não só no navegador), como programas de texto e planilhas; entre outras.
Spywares transformam seu micro em uma “casa do Big Brother”, ou seja, dá pra ver tudo que você faz no seu micro se um
spyware for instalado nele.
Fonte: Joao Antonio
.
-
Em uma outra questão, colegas tinham sugerido o site: http://cartilha.cert.br e de fato ele é muito bom.
Para esta questão,
Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa, dependendo de como é instalado, das ações realizadas, do tipo de informação monitorada e do uso que é feito por quem recebe as informações coletadas. Pode ser considerado de uso:
Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
Além disso, ele traz uma sequência dos tipos específicos de spyware.
-
Malware:
é todo programa malicioso com o objetivo de causar algum dano no sistema. exemplos: virus, worms, bots, cavalos de tróia, rootkits, spywares, etc.
a) Webware: o termo Webware foi criado tendo em vista uma abordagem nova do uso da programação Web onde seu conceito refere-se à segunda geração de serviços e aplicativos da Internet, que permitem maior interação com o usuário e inúmeras semelhanças com aplicações Desktop. São estas aplicações que foram categorizadas como Webwares e alguns exemplos dela são: Blogs, Wikis e redes de relacionamento. Entre as tecnologias Webware estão Web Services, RSS Feed e AJAX.
.b) Trojan: Tambem chamado de 'Cavalo de Tróia ou 'Trojan Horse': Não é vírus, é apenas um programa de computador. É um programa que aparenta ser um "presente", mas quando executado realiza funções maliciosas sem o conhecimento do usuário. Por exemplo: num email, o usuário baixa um anexo achando que é um cartão, mas é um cavalo de Tróia que abre as portas do computador permitindo a invasão do usuário mal intencionado.
c) Spyware: significa "aplicativo ou programa espião". Tem o objetivo de monitorar as atividades de um sistema e enviar informações para terceiros. Pode ser usado tanto de forma legítima quanto maliciosa. Legítimo: quando
instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento
deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo
abusivo ou não autorizado. Malicioso: quando
executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do
computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do
usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e
senha).
d) Rootdoor: não existe na segurança das informações.
e) Worm: Significa 'verme'. É um programa que se propaga automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Explora vulnerabilidades de softwares instalados para realizar sua propagação. Diferente do vírus, o Worm não embute cópias de si mesmo em outros programas.
Referências: CETEC; http://cartilha.cert.br/malware/; http://escreveassim.com.br/2012/01/19/conheca-definicoes-todos-ware-programas/
-
Eu fui alfabetizado em ingles
-
Spyware pode ser usado tanto legitimamente, quanto ilegalmente por hackers, etc
-
Webwares - termo sugerido por diversos especialistas em Internet para nomear os aplicativos da Web 2.0, referindo-se à segunda geração de serviços e aplicativos da Internet, que permite maior interação com o usuário e semelhança com aplicações desktop. Aplicações comumentemente categorizadas como webwares são Blogs, Wikis e redes de relacionamento. Entre as tecnologias estão Web Services, RSS Feed e AJAX.
Trojan - é um malware (programa malicioso) que age tal como na história do Cavalo de Troia, entrando no computador e criando uma porta para uma possível invasão; e é fácil de ser enviado, clicando na ID do computador e enviando para qualquer outro computador.
Conhecidos por normalmente responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais, têm como objetivo manterem-se ocultos, enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Podem ser transportados em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, aproveitando as vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no computador. Datam do início da Internet e mantêm-se invisíveis para executar delitos, enquanto a vítima realiza suas atividades cotidianas.
Spyware - consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o conhecimento e consentimento do usuário.
Diferem dos cavalos de Tróia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.
Os spywares podem ser desenvolvidos por firmas comerciais, que desejam monitorar o hábito dos usuários para avaliar seus costumes e vender este dados pela internet. Desta forma, estas firmas costumam produzir inúmeras variantes de seus programas-espiões, aperfeiçoando-o, dificultando em muito a sua remoção.
Por outro lado, muitos vírus transportam spywares, que visam roubar certos dados confidenciais dos usuários. Roubam dados bancários, montam e enviam registros das atividades do usuário, roubam determinados arquivos ou outros documentos pessoais.
Rootdoor - Isso nem existe!
Worm - é um programa autorreplicante, diferente de um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.
A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão gerada na rede de computadores mundial nos niveis mais alto de seu ataque .
-
MONITORANDO e CAPTURANDO = spyware
-
SPYWARE: Trata-se de um programa espião, que tem por finalidade monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
-
Não existe rootdoor, o que é existe é o backdoor, que é um tipo de malware para garantir o acesso remoto ao sistema infectado.
Bons estudos :)
-
Spyware
Legítimo: quando instalado em um computador pessoal, pelo próprio dono ou com consentimento deste, com o objetivo de verificar se outras pessoas o estão utilizando de modo abusivo ou não autorizado.
Malicioso: quando executa ações que podem comprometer a privacidade do usuário e a segurança do computador, como monitorar e capturar informações referentes à navegação do usuário ou inseridas em outros programas (por exemplo, conta de usuário e senha).
http://cartilha.cert.br/malware/
-
SPYWARE: Tipo específico de código malicioso. Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Keylogger, screenlogger e adware são alguns tipos específicos de spyware.
ROOT - KIT é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.
-
RESPOSTA: C
SPYWARE: possibilidade de perda da privacidade causada por softwares maliciosos capazes de enviar dados privativos referentes a senhas de acesso, contas bancárias e números de cartões de crédito a outras máquinas conectadas remotamente na Internet.
- Keylogger: registro do que é teclado.
- Screenlogger: captura de tela.
- Sniffer: programa farejador. Programa que captura pacotes que estão trafegando na rede.
Fonte: Prof Renato da Costa (Concurso Virtual/2016)
-
Nas questões de informática da Fundação Carlos Chagas (FCC), geralmente o enunciado contextualiza o cenário da pergunta. No enunciado podemos encontrar palavras chaves que indicam qual é a resposta da questão.
O usuário foi vítima de um programa de monitoramento. O monitoramento pode invadir a privacidade das pessoas, logo, é uma ação maliciosa que pode ser danosa.
O monitoramento é realizado por um malware conhecido como spyware (espião).
Webware é a definição para um software não malicioso que é executado na nuvem, na Internet, diretamente pelo navegador, como os conversores de formatos.
Trojan é um software malicioso, um cavalo de Troia, que assim como a história sugere, entrega um presente que desativa as defesas, permitindo novas invasões.
O termo RootDoor não existe. Existe Rootkit, e existe Backdoor. Ambos são usados para invasões através das portas de conexão TCP/IP, com técnicas que permitem que eles se escondam dos softwares de detecção.
Worm é um software malicioso que se propaga pela rede infectando outros dispositivos.
Gabarito: Letra C.
-
Quando li monitorando e capturando informações referentes à navegação dos usuários não teve erro! é o espião, o spyware!!
-
GABARITO C
Spywares são programas espiões, isto é, sua função é coletar informações sobre uma ou mais atividades realizadas em um computador. Existem muitos spywares de má índole, criados para coletar informações pessoais e, com elas, praticar atividades ilegais. Entretanto, nem todos são assim. Por exemplo: existem empresas de anúncio que se utilizam de spywares para, de forma legal, coletar informações de seus assinantes, com vistas a selecionar o tipo de anúncio que irão lhes apresentar.
Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.
bons estudos
-
MONITORANDO : Keylogger
CAPTURANDO : Sreenlogger
= SPYWARE
-
Fala meu aluno(a)!
Gabarito: LETRA C.
Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário
OBS: As bancas gostam de misturar: Existe Spyware, é existe ANTISpyware para combater.
Bons Estudos!