Os esquemas de integração mais recorrentes são: hierarquia administrativa, departamentalização, assessoria, comissões e forças tarefas, regras e procedimentos, objetivos e planos, arranjo físico ou arquitetura.
Trata a hierarquia administrativa de uma solução bastante comum na realidade empresarial e nada mais é do que um mesmo supervisor para duas ou mais unidades. Dessa maneira haverá facilidade de comunicação entre mais de uma área da empresa, podendo tornar mais fácil a coalizão dessas, homogeneidade da resolução de problemas, entre outras situações.
A departamentalização é a diferenciação horizontal da empresa, que já foi dito anteriormente, e consiste na criação de departamentos internos que possuem semelhanças de trabalho. Já a assessoria é voltada para superar o problema da sobrecarga gerada pela hierarquia e, então, a empresa pode ter assessores nos variados níveis hierárquicos.
As comissões e forças tarefas são equipes especiais criadas para ficar responsáveis por determinado projeto, esse método ajuda a integração das diversas áreas da empresa e pode resolver problemas integrativos que outros modelos não foram capazes de solucionar. As reuniões de tais equipes especiais consistem em atividade integrativa entre os participantes, o que aumenta a comunicação entre eles.
https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-tipos-de-desenho-organizacional-e-sua-importancia-em-um-negocio/