SóProvas


ID
1228756
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um programa educativo para um grupo de colaboradores da empresa, o técnico de enfermagem descreve que a hanseníase é uma doença

Alternativas
Comentários
  • Item correto, letra A

    As manchas na pele surgem lentamente e são facilmente confundidas com micoses ou ressecamentos da pele. As manchas podem ser anestésicas, isto é, insensíveis ao toque. Geralmente os pacientes percebem que as manchas são indolores às queimaduras, principalmente daquelas ocorridas na cozinha. Os cremes não solucionam o problema. Deve-se procurar um dermatologista porque apenas ele está treinado para fazer o diagnóstico correto. A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria (bacilo) que atinge a pele e os nervos. A forma de contágio mais comum da doença são ao falar, tossir ou espirrar, o portador da hanseníase pode expelir a bactéria.

    Surgem manchas brancas ou placas avermelhadas na pele, com clara alteração na sensibilidade ao calor e ao frio, ou seja, no local das manchas não se sente dor. Há ainda sensação de queimação e de dormência, formigamentos nas mãos e pés, caroços ou inchaços na orelha e no rosto. O que muita gente não sabe é que a doença tem cura. Com o diagnóstico rápido, as possibilidades de cura sem seqüelas são grandes.

  • EVOLUÇÃO DA DOENÇA
    As pessoas, em geral, têm imunidade contra o Mycobacterium leprae. A maioria das pessoas não adoece. Entre as que adoecem, o grau de imunidade varia e determina a evolução da doença. 
    A doença, inicialmente, manifesta-se através de lesões de pele: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas que apresentam perda de sensibilidade, sem evidência de lesão nervosa troncular. Estas lesões de pele ocorrem em qualquer região do corpo, mas, com maior freqüência, na face, orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. Podem, também, acometer a mucosa nasal. Com a evolução da doença não tratada, manifestam-se as lesões nos nervos, principalmente nos troncos periféricos. Podem aparecer nervos engrossados e doloridos, diminuição de sensibilidade nas áreas inervadas por eles: olhos, mãos e pés, e diminuição da força dos músculos inervados pelos nervos comprometidos. Essas lesões são responsáveis pelas incapacidades e deformidades características da hanseníase.

    Fonte:Guia para o Controle da Hanseníase