Client-Side
No lado do cliente, ou seja, do usuário, a aplicação roda diretamente de seu computador. Como assim? O Lado do cliente dá a resposta na hora pra alguma interação que é feita no website. Ex: A maioria dos websites tem um formulário pra ser preenchido e dentro desse formulário é preciso ter validações pra ver se o campo não ficou em branco, ou se foi digitado caracteres proibidos e etc…
A maioria dessas validações é feita em Javascript(client-side), ou seja, assim que o usuário interage com o formulário ele já responde de imediato, seja por um botão, ou por um comportamento do usuário, como mudança de foco numa caixa de texto ou até mesmo enquanto o usuário está digitando algo. O navegador não precisa buscar o código no servidor, pois este já foi baixado pro computador do usuário.
O PHP (um acrônimo recursivo para PHP: Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada, e especialmente adequada para o desenvolvimento web e que pode ser embutida dentro do HTML.
As principais características do PHP são:
Manipulação de bases de dados PHP - Oferece interfaces para a maioria dos SGBDs comerciais.
Manipulação de arquivos - Onde podemos realizar qualquer tipo de operação, como criar, modificar, mover e apagar dados através de comandos do próprio código.
'Funções de correio eletrônico - enviar e receber mensagens através do seu próprio servidor web.
Sintaxe similar a Linguagem C/C++ e o PERL - muito mais fácil para criar um ambiente web.
A linguagem PHP, realiza várias funções embora tipicamente utilizada em sistemas operacionais como Linux, Free BSD, e também sistema operacional Microsoft Windows.
Portabilidade - tem independência de plataforma.