SóProvas


ID
1229485
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo ao regime jurídico dos militares e dos ex-combatentes, de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O valor do soldo de um militar pode ser inferior ao salário mínimo, desde que a remuneração total percebida pelo militar, já consideradas as vantagens pecuniárias, seja igual ou superior ao salário mínimo.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    É possível fixar o soldo em valor inferior ao do salário mínimo, desde que a remuneração total percebida pelo militar, já consideradas as vantagens pecuniárias, seja igual ou superior àquele valor. Conforme os arts. 7º, IV, e 39, § 3º, da CF, nenhum servidor público ativo ou inativo poderá receber remuneração mensal inferior ao salário mínimo, não vigorando essa restrição ao vencimento básico, como no caso do soldo. Precedente citado: REsp 1.186.889-DF, Segunda Turma, DJ 2/6/2010. AgRg no AREsp 258.848-PE, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 7/2/2013.

  • É QUESTÃO TOTALMENTE ERRADA. QUEM JÁ SERVIU SABE QUE O SOLDO RECEBIDO NO PERÍODO OBRIGATÓRIO 

    COM OS ADICIONAIS NEM SE APROXIMA DO MÍNIMO! 

  • Colega Maicon, a questão do soldo recebido pelos conscritos segue uma regulamentação diferenciada. Por isso durante o período o conscrito recebe menos que o salário mínimo. Não sei o local específico que fala isso mas se procurar na literatura irá encontrar. 

  • Base Legal:

    “É possível fixar o soldo em valor inferior ao do salário mínimo, desde que a remuneração total percebida pelo militar, já consideradas as vantagens pecuniárias, seja igual ou superior àquele valor. Conforme os arts. 7º, IV, e 39, § 3º, da CF, nenhum servidor público ativo ou inativo poderá receber remuneração mensal inferior ao salário mínimo, não vigorando essa restrição ao vencimento básico, como no caso do soldo. Precedente citado: REsp 1.186.889-DF, Segunda Turma, DJ 2/6/2010. AgRg no AREsp 258.848-PE, Rel. Min. Herman Benjamin, julgado em 7/2/2013.”

    Conclusão: O soldo poderá ser inferior ao SM, no entanto a remuneração não poderá, esta poderá ser igual ou superior ao SM.

    Gab: C

    Parte superior do formulário

  • Sum. 6 STF: "Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial"
    Traduzindo: O convocado pode receber menos do salário mínimo.

    Não confundir o serviço militar obrigatório com o que pede a questão.

  • Que bagunça esse filtro de questões. Utilizei a lei. 8112 como referência. Mas essas questões, creio eu, baseiam-se em lei específica dos militares.

  • Não é não Edgar, o assunto é 8.112 mesmo. Só que está cobrando mais afundo o assunto (súmulas, jurisprudência...)

  • SE O SERVIDOR GANHA  DE SALARIO BASE 500,00, VALOR MENOR DO QUE SALARIO MINIMO, MAIS COMO AS VANTAGENS E GRATIFICAÇÕES O VALOR DA  CHEGA A 1000,00 REAIS. CONFORME A CF O VALOR DA REMUNERAÇÃO TOTAL NÃO PODE SER A UM SALARIO MIMINO.   RESPOSTA CERTA

  • Também acho que não tem a ver com a 8112, que trata dos servidores civis federais e não de militares, ainda que dê para responder por analogia, não diz respeito ao regime dos servidores civis. 

  • A resposta da questão se encontra no art. 18, da Medida Provisória nº 2.215-10/2001, vejamos:

    Art. 18.  Nenhum militar ou beneficiário de pensão militar pode receber, como remuneração, proventos mensais ou pensão militar, valor inferior ao do salário mínimo vigente, sendo-lhe paga, como complemento, a diferença encontrada.

    Assim sendo, não haverá  ilegalidade caso o valor do soldo do militar (que seria como o vencimento básico no caso dos servidores civis) seja inferior ao valor do salário mímino vigente, porém a sua "remuneração" deverá ser complementada para que não seja, em hipótese alguma, inferior ao valor do salário-mínimo. 

    Questão Correta. 

  • R: CERTO.

  • Súmula Vinculante 6 - Serviço militar

    Não viola a Constituição o estabelecimento de remuneração inferior ao salário mínimo para as praças prestadoras de serviço militar inicial.