Resumindo as premissas, temos:
I. Crise --> dólar não sobe
II. Ou dólar sobe ou salários reajustados
III. Salários reajustados não crise
Vamos chutar que ocorreu uma crise, isto é, a primeira proposição simples do item I é Verdadeira.
Como o item I é uma condicional (p-->q), caso a condição “p” seja V, a consequência “q” deve ser V também. Portanto, o dólar não sobe.
Sabendo disso, podemos partir para o item II. Note que a primeira parte do item II é F (pois o dólar não sobe). Isso obriga a segunda parte ser V (isto é, os salários são reajustados), para que a afirmação II seja verdadeira.
Vejamos agora o item III. Note que a primeira parte é V (salários reajustados), mas a segunda é F (pois assumimos que ocorreu a crise). Isto é um absurdo, pois torna a afirmação III falsa, e sabemos que ela é verdadeira. Onde está o erro? Na hipótese que chutamos!
Devemos então chutar o oposto, isto é, que não ocorreu uma crise. Assim, a primeira parte do item I é F, de modo que a segunda parte (dólar não sobe) pode ser V ou F e ainda assim a afirmação I continua verdadeira.
Por outro lado, a segunda parte do item III é V (não crise), o que obriga a primeira parte a ser V (salários reajustados) para que a afirmação III seja verdadeira.
Com isso, vemos que a segunda parte do item II é V (salários reajustados), o que obriga a primeira parte a ser F (portanto, o dólar não sobe) para que a afirmação II seja verdadeira. Sabendo disso, podemos voltar no item I e verificar que a sua segunda parte é V, o que mantém a afirmação I verdadeira.
Repare que agora conseguimos fazer com que as 3 afirmações fossem verdadeiras, como disse o enunciado. Portanto, não ocorreu uma crise, os salários são reajustados e o dólar não sobe.
Resposta: E