SóProvas


ID
1230631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca de assuntos técnicos referentes a estruturas de concreto, estrutura de madeira, fundações e instalações elétricas e hidrossanitárias, julgue os itens subsequentes.

Os valores mínimos da resistência característica à compressão (Fck) para fundações em concreto armado, vigas de concreto armado e de laje de concreto protendido são de 15 MPa, 20 MPa e 25 MPa, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Questão desatualizada!!

    Após a atualização da norma 6118 em 2014, foi estabelecido que o concreto classe C15 (fck de 15 Mpa) só poderá ser utilizado em instalações provisórias ou concreto SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL.

    Antes da atualização da norma essa questão estaria correta.

    GABARITO: ERRADO!

  • Concordo com o kennedy Glauber

    Concreto Armado é a partir de 20 MPa. Concreto de fck 15 MPa não tem função estrutural, e não possui armadura.

  • O concreto com 15Mpa pode ser usado em fundação. A Estaca Broca tem um fck Mínimo de 15mpa.

  • Glênio Amaral

    Até aí você tá certo, Glênio. Estacas Broca são de fck >= 15 MPa. Contudo, as Estacas Broca em geral NÃO SÃO ARMADAS, elas utilizam somente FERROS DE LIGAÇÃO com o Bloco, que NÃO CARACTERIZA COMO CONCRETO ARMADO.
    Quando necessário, elas podem ser armadas para resistir aos esforços da estrutura, mas aí já terá de ser fck >= 20 MPa, que é o fck MÍNIMO para CONCRETO ARMADO.

    Sendo assim, a questão fala sobre Concreto ARMADO, logo, atualmente está errada, pois NÃO SE USA fck de 15 MPa para função estrutural.

  • Prezado Richard,

    sem querer ser grosso, procure no google estacas brocas que o Sr. achará modelos armados, mesmo que sem estribos...

    numa estaca broca eu consigo fazer um concreto armado com fck >= 15 Mpa, a estaca broca tem função estrutural, e estaca broca tamabém é uma fundação, portanto a questão está certa

    :)

     

    Infelizmente nem tudo está em norma, a engenhria possui uma infinidade de bibliografias acadêmicas que valem a pena darmos uma olhada. O CESPE, como a maioria das bancas possui ênfase em área jurídica por isso que ele dá preferência às normas, mas existem casos que ele vai no coração técnico (o que não é definido por norma)...

     

    não tenho intenção de discutir, estamos em um ambiente de troca de conhecimentos. Caso não queira acolher conhecimentos de minha parte fique à vontade, talvez outros o acolherão. Você pode estar me achando irritante ou algo assim, mas leve uma coisa pra sua vida: "A humildade é o último degrau da sabedoria"

     

     

  • Caro Samuel Silva,

    Sem querer ser grosso, mas o Sr. não soube interpretar meu comentário.

    Encontram-se sim modelos armados, por isso escrevi:
    -"EM GERAL não são armadas" e
    -"Quando necessário, ELAS PODEM SER ARMADAS para resistir aos esforços da estrutura, mas aí já terá de ser fck >= 20 MPa"


    Contudo, a questão se refere a valor mínimo de fck de 15 Mpa para Concreto Armado, e é isso que está ERRADO!

    Nosso colega Glênio usou o argumento de que as estacas Broca são exemplos de fundações que usam fck de 15 MPa. Correto, usam sim, porém, quando fck é de 15 MPa elas não tem função estrutural, logo não são armadas. Para serem armadas o fck do concreto deve ser a partir de 20 Mpa. Questão ERRADA.

    Pode reler.

  • Kennedy Glauber (01 de Janeiro de 2016, às 23h49),

    Tem razão. Busquei até a norma de 2003 e vi que realmente, até a de 2014, não tinha tal restrição.

     

    Mas! A tabela de classe agressividade x classe concreto (tabela 7.1) permanece a mesma. Ou seja, desde 2003, o uso do concreto C15 não era permitido...Foi a minha interpretação.

     

    De qualquer forma, o gabarito deveria ser ERRADO (20MPa e 25MPa estão corretos conforme esta mesma tabela 7.1)

  • Creio que a divergência aqui não seja nem relacionada a atualização de norma, e sim que para a NBR 6118:2014 apenas concreto acima de 20 MPa, especificamente para pilar acima de 25 MPa, vide tabela 7.1 da norma, entretanto a NBR 6122 prevê como resistência mínima o concreto de 15 MPa. Ressalto também que já existe discussão relacionada a atualização da norma de fundações para a mudança da resistência mínima para fundações.