SóProvas


ID
1230742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Rodovias, portos e aeroportos têm sido ampliados e outras obras estão sendo implantadas no país, tais como a integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas no Nordeste Setentrional e a revitalização do rio São Francisco. No que se refere a conceitos, especificações, técnicas e serviços de engenharia afetos a esses tipos de construções, julgue os próximos itens.

O reforço do subleito é executado normalmente como estruturas espessas assentes sobre fundações constituídas por solos caracterizados por pequena resistência ao cisalhamento, provocado por cargas verticais, ou quando é previsto tráfego de cargas muito pesadas ou devido à combinação desses dois fatores.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

     

    Reforço do subleito é a camada utilizada quando se torna necessário reduzir espessuras elevadas da camada de sub-base, originadas pela baixa capacidade de suporte do subleito.

  • O reforço do subleito é uma camada com espessura mínima de 10cm. Acabei marcando "ERRADO" por entender que não são espessas, termo muito subjetivo

    "O reforço do subleito é executado normalmente como estruturas espessas..."

    Alguém sabe explicar melhor o raciocínio da banca nesse ponto?

  • NORMA DNIT 138/2010 - ES

    5.3 Execução

    b) Quando houver necessidade de executar camada de reforço com espessura final superior a 20 cm, estas devem ser subdivididas em camadas parciais. A espessura mínima de qualquer camada de reforço deve ser de 10 cm, após a compactação.

    Também achei estranho Marcelo, mas talvez na prática sejam espessuras espessas.