SóProvas


ID
1231129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à avaliação de programas e políticas sociais.

A qualidade das informações e a produção de impacto significativo junto ao público-alvo são reconhecidas como vantagens da realização de processos avaliativos em programas pontuais.

Alternativas
Comentários
  •  Acredito que o erro da questão venha ser "programas pontuais" porque o processo avaliativo em programas ao invés de representar uma iniciativa pontual, deve a avaliação ser concebida como um processo contínuo.

  • acho que a produção do impacto não é consequência da avaliação, ele pode ser percebido a partir dela.

  • Para Ivanete Boschetti (Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais, 2009) qualquer avaliação de políticas sociais ou de programas e projetos deve se sobrepor a simples composição de técnicas e instrumentos. A avaliação de uma política social requer inseri-la na totalidade, considerando a dinâmica da realidade social. O processo avaliativo pressupõe a utilização de técnicas, métodos e instrumentos capazes de investigar a situação, os problemas e, ainda, os aspectos gerais de um programa. Tem como objetivo, portanto, levantar informações úteis e qualificadas desses processos, visando aprimorar as sua ações para expandir direitos, contribuindo, desta forma, para a melhoria das condições sociais da população.


    RESPOSTA: ERRADO


  • Qual o erro da questão ? nao consigo visualizar ...  Programas Pontuais ? 

  • Existem programas pontuais?

    existem políticas públicas pontuais, fenômeno da reestruturação produtiva, no contexto neoliberal.

  • COMENTARIOS DO PROFESSOR:

    Para Ivanete Boschetti (Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais, 2009) qualquer avaliação de políticas sociais ou de programas e projetos deve se sobrepor a simples composição de técnicas e instrumentos. A avaliação de uma política social requer inseri-la na totalidade, considerando a dinâmica da realidade social. O processo avaliativo pressupõe a utilização de técnicas, métodos e instrumentos capazes de investigar a situação, os problemas e, ainda, os aspectos gerais de um programa. Tem como objetivo, portanto, levantar informações úteis e qualificadas desses processos, visando aprimorar as sua ações para expandir direitos, contribuindo, desta forma, para a melhoria das condições sociais da população.


    RESPOSTA: ERRADO

  • A pedido da colega Nilza Ciciliati, tá ai o que penso sobre a acertiva.... Penso que quando se fala de "programas pontuais" quer dizer "estratégias focalizadas para amenizar uma determinada demanda ou expressão da questão social" nesse sentido, não há que se considerar o "impactos significativos" desta esta avaliação como algo "positivo" já que a avaliação deve ser algo contínuo ao passo em que não vai ser um programa pontual que terá a capacidade impactar em mudanças estruturais na vida desta fração da população. Pego como exemplo os programas habitacionais (e aqui não falo só do PMCMV) que dentro de uma determinada comunidade, por exemplo, só contempla uma parte desta população a chamada "poligonal de intervenção" contudo, esse programa não provocou impactos tão significativos para esta comunidade uma vez que não contemplou a todos ou pelo menos a maioria....ou seja, são ações mitigadoras, mas que não são capazes de solucionar o problema do défitil habitacional naquela localidade.....enfim é o modo focalista de ser das políticas sociais no contexto capitalista....não sei se deu pra entender.......Parece que a questão tá meio invertida....sei lá.....

  • Entendo que a afirmação esteja errada por que não tem como se obter informações de qualidade e impactos significativos realizando avaliação de programas pontuais, uma vez que estes são imediatos e paliativos. E para que sejam possíveis mudanças efetivas nas condições sociais, requer um programa de longo prazo para que se possa haver uma avaliação de processos, impacto, utilizando seus indicadores, etc.

  • Para Ivanete Boschetti qualquer avaliação de políticas sociais ou de programas e projetos deve se sobrepor a simples composição de técnicas e instrumentos. A avaliação de uma política social requer inseri-la na totalidade, considerando a dinâmica da realidade social. O processo avaliativo pressupõe a utilização de técnicas, métodos e instrumentos capazes de investigar a situação, os problemas e, ainda, os aspectos gerais de um programa. Tem como objetivo, portanto, levantar informações úteis e qualificadas desses processos, visando aprimorar as sua ações para expandir direitos, contribuindo, desta forma, para a melhoria das condições sociais da população.

    (Avaliação de políticas, programas e projetos sociais. In: Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais, 2009)

  •  Qualquer avaliação deve se sobrepor a simples composição de técnicas e instrumentos. A avaliação de uma política social requer inseri-la na totalidade, considerando a dinâmica da realidade social. O processo avaliativo pressupõe a utilização de técnicas, métodos e instrumentos capazes de investigar a situação, os problemas e, ainda, os aspectos gerais de um programa.

    Objetivo da avaliação= levantar informações úteis e qualificadas desses processos, visando aprimorar as sua ações para expandir direitos, contribuindo, desta forma, para a melhoria das condições sociais da população.