SóProvas


ID
1231138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência às demandas e exigências para o trabalho do serviço social em empresas, julgue o item subsequente.

Análises sobre as mudanças nos processos de produção e as exigências feitas ao serviço social nas empresas apontam para a urgente necessidade de estas abrirem mão da formação generalista e se apropriarem do conhecimento e habilidades específicas apoiadas em correntes teóricas de outras áreas de conhecimento para melhor responderem às novas requisições.

Alternativas
Comentários
  • No processo de gestão nas empresas, ocorre a incorporação de algumas antigas demandas do trabalhador, como a participação na discussão das suas necessidades e dos processos de trabalho. De outro modo, porém, ela se dá de modo fetichizado e despolitizado, sendo transmutada em mecanismo de participação gerencialista, voltada para os interesses da produção e a consensualidade, conforme Salermo (1987).

  • As transformações no âmbito da produção e as novas formas de gestão da força de trabalho trazem novas demandas para os assistentes sociais. Contudo, mesmo com uma formação generalista e as novas exigências de determinados espaços de trabalho, o assistente social é competente para se apropriar dessas demandas e direcioná-las de modo a fortalecer o pólo da classe trabalhadora e contribuir com suas lutas, efetivando e expandindo seus direitos. Ou seja, devido a dinamicidade do capital e da realidade, é fato que novas requisições serão trazidas à esse profissional, porém não é necessário abrir mão da formação generalista, visto que ela permite e capacita o profissional para atuar nas mais distintas áreas. Nas empresas, por exemplo, novas formas de intensificação da exploração sempre serão adicionadas ao processo produtivo, e cabe ao assistente social compreender e desmistificar essa nova realidade, o seu cotidiano, e buscar forjar novas estratégias e alternativas para não sucumbir às exigências do capital. O assistente social a partir de suas competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, pautado em seu Código de Ética e Projeto ético-político, é capaz de construir junto aos trabalhadores e seus movimentos novas formas de enfrentamento ao capital.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Comentarios da Professora:  As transformações no âmbito da produção e as novas formas de gestão da força de trabalho trazem novas demandas para os assistentes sociais. Contudo, mesmo com uma formação generalista e as novas exigências de determinados espaços de trabalho, o assistente social é competente para se apropriar dessas demandas e direcioná-las de modo a fortalecer o pólo da classe trabalhadora e contribuir com suas lutas, efetivando e expandindo seus direitos. Ou seja, devido a dinamicidade do capital e da realidade, é fato que novas requisições serão trazidas à esse profissional, porém não é necessário abrir mão da formação generalista, visto que ela permite e capacita o profissional para atuar nas mais distintas áreas. Nas empresas, por exemplo, novas formas de intensificação da exploração sempre serão adicionadas ao processo produtivo, e cabe ao assistente social compreender e desmistificar essa nova realidade, o seu cotidiano, e buscar forjar novas estratégias e alternativas para não sucumbir às exigências do capital. O assistente social a partir de suas competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, pautado em seu Código de Ética e Projeto ético-político, é capaz de construir junto aos trabalhadores e seus movimentos novas formas de enfrentamento ao capital.


    RESPOSTA: ERRADO

  • Me confundi por esse trecho:
    Mesmo sem modificar a natureza da ação do Serviço Social, as mudanças na
    produção impactaram as exigências feitas ao profissional e as suas condições de
    trabalho nas empresas. Este, em larga medida, vem respondendo às novas requisições,
    com conhecimentos e habilidades específicos que, de certo modo, se afastam dos
    elementos e exigências da formação generalista,
    apropriando‐se, cada vez mais, de
    informações técnicas, e, por muitas vezes a‐críticas, amparadas em matizes teóricas de
    outras áreas de conhecimento


    O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas