SóProvas



Questões de Serviço Social na Empresa, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, ONGs, Entidades Sociais, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas


ID
70645
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social nas empresas mantém-se reconhecido como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle da força de trabalho, intervindo sobre a vida do trabalhador, por meio dos serviços sociais. A sua função técnica na empresa é

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cesar (1999), a institucionalização do Serviço Social nas empresas se deu mediante as exigências de eficácia, racionalidade e produtividade que o processo de modernização do capital impôs à sociedade. A necessidade de controle sobre a força de trabalho que emergiu, exigiu práticas profissionais que fossem capazes de conter os conflitos que surgiam nos processos de trabalho e que promovessem a integração dos trabalhadores mediante o que o processo produtivo determinava, garantindo assim a produtividade.

    De acordo com a mesma autora, no âmbito privado “[...] o Serviço Social foi mobilizado para detectar e atenuar as tensões provenientes da intensificação do processo de exploração da força de trabalho e do movimento de resistência dos trabalhadores [...]” (CESAR, 1999 p. 170). Neste sentido, os assistentes sociais sempre desenvolveram funções como: execução de serviços sociais centrados numa linha de trabalho educativa e integrativa dos funcionários, com vistas a suprir necessidades, resolver problemas, prevenir conflitos tudo isso buscando o enquadramento dos trabalhadores às exigências da classe burguesa, fazendo prevalecer a colaboração entre capital e trabalho.

  • No pensamento de Cesar (1999), as principais atividades do assistente social na empresa, são desenvolvidas a partir dos problemas que interferem no processo de produção dos trabalhadores, como exemplo: “[...] absenteísmo, insubordinação, acidentes, alcoolismo e também nas questões relacionadas à vida privada do trabalhador [... tais como] conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças [...]” (idem, ibidem, p.170).

    Ainda complementa que a partir dos anos 1990, com a reestruturação das empresas, novas estratégias de gestão foram criadas e, que as políticas de recursos humanos foram redefinidas. Através de uma série de incentivos materiais e simbólicos, da participação em grupos e círculos de qualidade, e do envolvimento com a empresa, os trabalhadores são levados a comprometer-se com as metas e os objetivos da organização. É claro que estas estratégias encobrem o real interesse do capital que é obter a adesão e o consentimento do trabalhador para alcançar resultados de melhor qualidade, maior produtividade e consequentemente o lucro.

    O assistente social continuou sendo recrutado para trabalhar nos Recursos Humanos (RH) das empresas, mas agora sob a nova demanda de educar o trabalhador para esse novo comportamento exigido pelas empresas, para gerenciar a força de trabalho que está em condições mais precárias e intensivas. Neste sentido, a autora complementa que as novas táticas de gestão e controle sobre os trabalhadores, estão atribuindo ao exercício profissional dos assistentes sociais na empresa uma nova feição, ao mesmo tempo em que alteram as condições que esta atuação se realiza. Neste ponto podem ser destacadas as seguintes condições de trabalho vivenciadas pelos profissionais: “[...] intensificação do trabalho [...] racionalização do trabalho [...] redução dos postos de trabalho profissional [...] instabilidade e a insegurança [...] sujeitos à desqualificação [...] multifuncionalidade [...] aferição da performance individual e/ou grupal [...]” (CESAR, 1998, p. 135-136 - grifo da autora).

  • É sabido que após as transformações ocorridas na década de 1970, em que o capital para sair da crise propõe no âmbito da produção a reestruturação produtiva e no campo ideo-político as ideias neoliberais, são implementadas novas formas de organização e gestão da produção e do trabalho. Essa nova era, cunhada também como acumulação flexível, vai acarretar novas formas de intensificação da exploração do trabalho, com a adição no processo produtivo de inovações científicas e tecnológicas, o que também irá gerar a extinção de diversos postos de trabalho, devido ao maior investimento em capital constante (meios de produção) em detrimento de capital variável (força de trabalho humana). Além disso, a classe trabalhadora também sofre impactos sem precedentes, atingindo sua consciência de classe para si, ao passo que são implementadas formas manipulatórias de participação e colaboração do trabalhador dentro da empresa, visando cooptar e desarticular movimentos e sindicatos; as organizações representativas dos trabalhadores diante da flexibilização dos vínculos empregatícios, da ameaça do desemprego, passam por uma grave crise, atuando na defensiva, optando por negociações sistemáticas entre empresa e trabalhador. Nesse contexto, passam a ser demandas ao assistente social novas e antigas requisições em todos os espaços ocupacionais em que esse profissional se encontra, principalmente, no âmbito das empresas. Assim, demandas históricas agora renovadas, como aquelas referentes a ações educativas e programas assistenciais, no sentido de integrar o trabalhador a empresa, buscando o seu bem estar para que sua produção esteja assegurada assim como o seu rendimento na empresa e também a neutralização de possíveis focos de conflitos entre trabalhador e empresa, fizeram e ainda fazem parte do trabalho do assistente social nesse campo. Desse modo, também são recorrentes que esse profissional desenvolva ações relacionadas à saúde do trabalhador, acidentes de trabalho, qualidade de vida, capacitação, administração de benefícios e serviços sociais, visando do ponto de vista do capital, a preservação e reprodução da força de trabalho bem como o controle dos trabalhadores.


    RESPOSTA: A

ID
70663
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O terceiro setor distingue-se do primeiro, que é o setor público, e do segundo, representado pelas atividades lucrativas. O terceiro setor é um campo marcado por uma diversidade de atores e formas de organização. Neste sentido, podemos afirmar que o terceiro setor

Alternativas
Comentários
  • Essa questão pode ser respondida por eliminação. Para isso é necessário analisar cada assertiva:

    a) é uma esfera pública não-estatal sem a iniciativa privada  >> o 3° setor tem a participação da iniciativa privada, logo ERRADA b) tem o mérito de romper a dicotomia entre público e privado >> o 3° setor não é capaz de romper com essa dicotomia, logo ERRADA c) é uma esfera pública estatal e de iniciativas privadas >> não pode ser considerado como uma esfera pública estatald) é um espaço de participação e experimentação de um pensar e agir sobre a realidade social. >> pode ser a certa e) tem caráter autônomo, e não se submete à lógica do mercado e à governamental. >> não tem caráter autônomo, logo  ERRADA.

    Por eliminação está correta a letra D conforme o gabarito
  • Ruth Cardoso descreve o Terceiro Setor como

    "um espaço de participação e experimentação de novos modos de pensar e agir sobre a realidade social. Sua afirmação tem o grande mérito de romper a dicotomia entre público e privado, na qual público era sinônimo de estatal e privado de empresarial. Estamos vendo o surgimento de uma esfera pública não-estatal e de iniciativas privadas com sentido público. Isso enriquece e complexifica a dinâmica social”

    CARDOSO, Ruth C. L. “Fortalecimento da sociedade civil”. Em IOSCHPE, Evelyn Berg (org.). 3º setor: desenvolvimento social sustentado. São Paulo/Rio de Janeiro: Gife/Paz e Terra, 1997.

     

    Como a FCC é a Fundação Copia e Cola, creio que ela tirou a questão deste texto de Ruth Cardoso. Logo, a alternativa "B" também esá correta. (segundo o texto)


ID
78016
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Terceiro Setor é um movimento associativo, em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organi- zações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se com a

Alternativas
Comentários
  • Olhem como as bancas se repetem!

    Essa questão foi cobrada novamente no concurso FCC - 2009 - MPE-SE - Analista do Ministério Público – Especialidade Serviço Social!

    Confirmem aqui no site: Q43444!

    Bons estudos!
  • GABARITO: LETRA D

    ? Na relação Estado-sociedade, passa a ser construído um espaço ocupado por uma série de instituições entre o mercado e o Estado, denominado de esfera pública não-estatal, que abarca um conjunto de organizações da sociedade civil, entre elas ONGs, que vêm atuando no desenvolvimento de projetos, na prestação de serviços sociais e assessoria a organizações populares de defesa de direitos, e está relacionado à desregulamentação do papel do Estado na economia e na sociedade. O Estado transfere parcelas de responsabilidades para as comunidades organizadas, em ações de parceria com as ONGs. 

    ? FONTE: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/523/446

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • GABARITO LETRA " D"


ID
116167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Atualmente, a preocupação com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente é constante. É cada vez maior a atenção dada aos impactos de atividades, produtos e serviços das organizações, como também à necessidade de regulamentações que preservem o meio ambiente e, consequentemente, a saúde humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

As organizações, na atualidade, ao adotarem um sistema de gestão ambiental, utilizam práticas e métodos administrativos, visando reduzir ao máximo os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços e, com isso, melhoram a imagem de seu produto no mercado, suas relações comerciais e reduzem custos.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva CORRETA

    Apenas complementando:

    Gestão Ambiental é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, renováveis ou não. A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre os recursos naturais. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

    A prática da gestão ambiental introduz a variável ambiental no planejamento empresarial, e quando bem aplicada, permite a redução de custos diretos - pela diminuição do desperdício de matérias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como água e energia - e de custos indiretos - representados por sanções e indenizações relacionadas a danos ao meio ambiente ou à saúde de funcionários e da população de comunidades que tenham proximidade geográfica com as unidades de produção da empresa.

     


ID
116173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Atualmente, a preocupação com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente é constante. É cada vez maior a atenção dada aos impactos de atividades, produtos e serviços das organizações, como também à necessidade de regulamentações que preservem o meio ambiente e, consequentemente, a saúde humana. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O assistente social, ao desenvolver seus projetos, programas e serviços, em conjunto com a equipe interdisciplinar no âmbito organizacional, deve restringir sua responsabilidade ambiental empresarial ao interior das organizações, para assegurar as especificidades da sua atribuição profissional.

Alternativas
Comentários
  • Não deve restringir sua responsabilidade ambiental somente no interior da empresa.

  • Na interdisciplinariedade há interação das disciplinas. 

  • Para as questões do Cespe qualquer palavra que dê sentido a exclusividade: deve ter cautela na resolução.

    Tenha fé.

  • A comunidade entorno também participa, aliás é peça importante.


ID
116176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao balanço social nas organizações e ao que estabelece a SA 8000.

Entre os vários requisitos que uma organização precisa atender para adquirir a certificação da SA 8000, inclui-se o de garantir saúde, segurança no trabalho, liberdade de associação e negociação coletiva.

Alternativas
Comentários
  • Correta!

     SA8000 (Social AccountAbility 8000) é a primeira certificação internacional da responsabilidade social. Seu principal objetivo é garantir os direitos dos trabalhadores.

    Lançada em 1997 pela CEPAA - Council on Economics Priorities Accreditation Agency, atualmente chamada SAI - Social Accountability International, organização não-governamental norte-americana, a Social Accountability 8000 (SA8000) é a primeira certificação de um aspecto da responsabilidade social de empresas com alcance global.

    Com base em normas internacionais sobre direitos humanos e no cumprimento da legislação local referente, a SA8000 busca garantir direitos básicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos.

    A norma é basicamente composta por nove requisitos:

    • Trabalho infantil: não é permitido
    • Trabalho forçado: não é permitido
    • Saúde e segurança: devem ser asseguradas
    • Liberdade de Associação e negociação coletiva: devem ser garantidas
    • Discriminação: não é permitida
    • Práticas Disciplinares: não são permitidas
    • Horário de Trabalho: não deve ultrapassar 48horas/semana, além de 12horas-extra/semana( no Brasil é 44h semanais, a legislaçao é mais restrita!!!
    • Remuneração: deve ser suficiente
    • Sistemas de gestão: deve garantir o efetivo cumprimento de todos os requisitos

ID
116179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao balanço social nas organizações e ao que estabelece a SA 8000.

A não inclusão dos planos de preparação para aposentadoria, por tratar-se de um benefício a longo prazo, direcionado aos trabalhadores que, em pouco tempo, estarão incapacitados para o trabalho, é uma das mudanças que os modelos de balanço social adotados no Brasil vêm buscando implementar.

Alternativas

ID
116182
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao balanço social nas organizações e ao que estabelece a SA 8000.

Nas orientações para a elaboração do balanço social de fundações, sindicatos e empresas, enfatiza-se a necessidade de padronização dos modelos de relatórios, porque, no que diz respeito a transparência, os objetivos de tais setores são os mesmos.

Alternativas
Comentários
  • BALANÇO SOCIAL: Não é uma peça obrigatória, mas constitui-se num dos principais relatórios sobre as características da empresa e seu relacionamento com diferentes públicos, por isso é considerada relevante para a identificação e avaliação do envolvimento da organização com a responsabilidade social.
    " Representa o elo de comunicação entre a empresa e a comunidade que a envolve"
  •  errada!

    vamos lá!!!

     bom se estiver errada pode corrigir!!!

    bom... acho que a questao está errada neste ponto aqui;  que diz respeito a transparência, os objetivos de tais setores são os mesmos... o problema nao é esse! 

    O modelo
    Desde 1997, o sociólogo Herbert de Souza e o Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas (Ibase) vêm chamando à atenção empresários e toda a sociedade para a importância e a necessidade da realização do balanço social das empresas em um modelo único e simples.
    Por entender que a simplicidade é a garantia do envolvimento do maior número de corporações, o Ibase, em parceria com diversos representantes de empresas públicas e privadas, a partir de inúmeras reuniões e debates com vários setores da sociedade, desenvolveu um modelo que tem a vantagem de estimular todas as empresas a divulgar seu balanço social, independente do tamanho e setor.
    Se a forma de apresentação das informações não seguir um padrão mínimo, torna-se difícil uma avaliação adequada da função social da empresa ao longo dos anos.
     
    lembrando que este modelo nao é obrigatório é uma sugestao!!!
    No modelo sugerido pelo Ibase, a sociedade e o mercado são os grandes auditores do processo e dos resultados alcançados.


    Espero ter colaborado! :)

ID
116185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao balanço social nas organizações e ao que estabelece a SA 8000.

A SA 8000 é um conjunto de padrões de avaliação para certificação ambiental exclusivamente das empresas privadas, desenvolvido pela Social Accountability International.

Alternativas
Comentários
  •  ERRADA QUESTAO!

    VAMOS ENTENDER O QUE É A SA 8000.

    SA 8000 é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social para empresas fornecedoras e vendedoras, baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções das Nações Unidas (ONU). Foi desenvolvida em outubro de 1997 pelo Órgão de Credenciamento do Conselho de Prioridades Econômicas (CEPAA1 ), ligada a ONU, reunindo ONG, empresas e sindicatos.

    rma SA8000 traz todos os requisitos e a metodologia de auditoria para uma correta avaliação das condições do local de trabalho. Estas condições incluem4 trabalho infantil, trabalhos forçados, saúde e segurança no trabalho, liberdade de associação, discriminação, práticas disciplinares, carga horária, benefícios e as responsabilidades da gerência em manter e melhorar as condições do trabalho.

    A norma é considerada como a mais propícia para aplicação global de processos de auditoria de locais de trabalho, e pode ser implementada em instalações de qualquer porte, região ou setor da indústria. O CEPAA criou requisitos extremamente rigorosos para as organizações responsáveis pela certificação e registro, justamente para assegurar que os auditores sejam devidamente qualificados, que os procedimentos de certificação sejam meticulosamente implementados e que haja grande credibilidade junto ao público.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/SA_8000


ID
116188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao balanço social nas organizações e ao que estabelece a SA 8000.

Uma das limitações dos programas de certificação refere-se à fragilidade do aspecto educativo, pelo fato de tais programas priorizarem o uso de mecanismos de avaliação específicos dos dados quantitativos das organizações, sem estabelecerem indicadores ou avaliarem as ações sociais propriamente ditas.

Alternativas

ID
116191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos ao balanço social nas organizações e ao que estabelece a SA 8000.

Diferentemente da ISO 14000, a SA 8000 apresenta, em seu formato, um enfoque restrito para certificação com base na qualidade dos produtos, sem, contudo, abordar os padrões de evidenciação social corporativos e as condições de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Norma SA 8000: Primeira norma voltada para a melhoria das condições de trabalho, abrangendo os principais direitos dos trabalhadores( saúde e segurança, liberdade de associação, limites de horas de trabalho, compensação, garantias contra o trabalho infantil, trabalho forçado e discriminação) e certificando seu cumprimento por meio de auditorias independentes.
    SA 8000: SOCIAL ACCOUNTABILITY  8000
    - PUBLICADO PELO SOCIAL ACCOUNTABILITY INTERNACIONAL - SAI
    - (ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS)
    - SEDIADA EM NY, EUA
    - DEDICADA A ORIENTAÇÃO DO TRATAMENTO ÉTICO DOS TRABALHADORES POR TODO O MUNDO
    - ESTE REFERENCIAL ( SA 8000) É CERTIFICÁVEL E BASEADO NAS NORMAS DA INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZACION , NA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS
    - OBS: TERMO ACCOUNTABILITY : TRADUÇÃO LITERAL : RESPONSABILIDADE FINAL
     


ID
130234
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, somente a partir das décadas de 60 e 70 é que as ONGs iniciam sua formação e estruturação, sintonizadas com os movimentos sociais: a atuação da Igreja progressista, as organizações de trabalhadores, as populações excluídas e a oposição política ao regime ditatorial. O surgimento destas ONGs em conjunto com os movimentos sociais têm como objetivo e dinâmica um projeto

Alternativas
Comentários
  • ... Nos anos 60 e 70, um conjunto de pequenas organizações constituídas por grupos de pessoas oriundas dos setores das igrejas, dos partidos políticos e das universidades, organizam-se em entidades – associações civis sem fins lucrativos – para se dedicar ao trabalho social junto aos setores mais pobres da população (Fernandes,1994).

     

     

    Em plena vigência, o regime militar implantado em março de 1964 encerrava um período de intensa mobilização social que envolvera diversos setores da sociedade. Na pauta dessa mobilização, a disputa sobre o modelo de desenvolvimento e o tipo de sociedade a se constituir no Brasil ocupavam posição de destaque. As novas organizações tinham como missão principal a reconstrução do tecido social que havia se rompido com a ditadura, a defesa dos direitos humanos e a educação popular. O que se buscava com esses processos educativos era ampliar o nível de compreensão que a população pobre tinha das suas condições de vida, discutindo as suas causas, visando uma atuação crítica na sociedade.

     

     

    http://www.scielo.br/pdf/cp/n112/16101.pdf

     


ID
130339
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Terceiro Setor é um movimento associativo em escala planetária, que abarca um conjunto heterogêneo de entidades sociais, organizações empresariais e organizações não-governamentais dos mais variados tipos. Tal movimento relaciona-se

Alternativas
Comentários
  • Olhem como as bancas se repetem!

    Essa questão foi cobrada primeiro no concurso FCC - 2008 - TRT - 18ª Região (GO) - Analista Judiciário - Serviço Social!
    Confirmem aqui no site: Q26003!

    Bons estudos!
  • GABARITO: LETRA A

    ? Na relação Estado-sociedade, passa a ser construído um espaço ocupado por uma série de instituições entre o mercado e o Estado, denominado de esfera pública não-estatal, que abarca um conjunto de organizações da sociedade civil, entre elas ONGs, que vêm atuando no desenvolvimento de projetos, na prestação de serviços sociais e assessoria a organizações populares de defesa de direitos, e está relacionado à desregulamentação do papel do Estado na economia e na sociedade. O Estado transfere parcelas de responsabilidades para as comunidades organizadas, em ações de parceria com as ONGs. 

    ? FONTE: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/523/446

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!


ID
178606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O padrão de resposta típico do welfare state às refrações da questão social possui um fundamento de ser constitutivo de direito de cidadania e de universalidade do serviço, diferentemente do padrão de resposta do chamado terceiro setor. Os valores de solidariedade do welfare state e do terceiro setor correspondem, respectivamente, às solidariedades

Alternativas
Comentários
  • Os valores de solidariedade do 

    welfare state - social

    terceiro setor - local 


    abraço

  • Questão dificil,se aparecer como questão em provas vou acertar.

  • O Welfare State (Estado de Bem Estar Social) foi estabelecido no período taylorista/fordista no pós-segunda Guerra Mundial e assegurava diversos benefícios de seguridade social para os trabalhadores e famílias dos países centrais. É, desse modo, uma forma de intervenção estatal que proporcionou naquela época condições de vida e de trabalho satisfatórias a toda a população daqueles países ofertando políticas sociais como aquelas relacionadas a saúde, a educação, a previdência social e outros serviços sociais. Sendo assim, o Welfare State corresponde a solidariedade social, pois é efetivado pelo Estado, possuía acesso praticamente universal para a sociedade e era financiado pelo fundo público. Dessa forma, caracterizava-se como política pública e não como uma ação meramente pontual e não sistemática. Já o Terceiro Setor - em que se pressupõe a existência de dois outros setores, sendo o primeiro o Estado e o segundo o Mercado - é representado pela sociedade civil cuja função é responder as sequelas da questão social ofertando serviços sociais. É nesse setor que encontram-se as Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos (ONG's) e demais organizações elaboradas pela sociedade civil. O Terceiro Setor é permeado por características como o paternalismo, a benemerência, a solidariedade e a ajuda mútua e, portanto, ao assistencialismo. assim, pode-se afirmar que a solidariedade aqui é local pois envolve o trabalho focalizado de determinados grupos em determinados locais, não sendo possível tornar o acesso aos serviços universal. Ademais, a solidariedade no Terceiro Setor não é compreendida como aquela de classe, em que entende-se a sociedade capitalista como dividida em classe em que os trabalhadores foram destituídos dos meios de produção, mas entende-se a solidariedade como a ajuda de terceiros aqueles mais pauperizados, compreendendo a situação de vida e de trabalho deles como uma questão individual, moral e natural de toda e qualquer sociedade. Assim, a solidariedade no Terceiro Setor são ações pontuais, locais, filantrópicas e não a busca por efetivação de direitos, políticas públicas e sociais e a divisão da riqueza produzida.


    RESPOSTA: A
  • Autor: Victória Sabatine , Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social

     

    O Welfare State (Estado de Bem Estar Social) foi estabelecido no período taylorista/fordista no pós-segunda Guerra Mundial e assegurava diversos benefícios de seguridade social para os trabalhadores e famílias dos países centrais. É, desse modo, uma forma de intervenção estatal que proporcionou naquela época condições de vida e de trabalho satisfatórias a toda a população daqueles países ofertando políticas sociais como aquelas relacionadas a saúde, a educação, a previdência social e outros serviços sociais. Sendo assim, o Welfare State corresponde a solidariedade social, pois é efetivado pelo Estado, possuía acesso praticamente universal para a sociedade e era financiado pelo fundo público. Dessa forma, caracterizava-se como política pública e não como uma ação meramente pontual e não sistemática. Já o Terceiro Setor - em que se pressupõe a existência de dois outros setores, sendo o primeiro o Estado e o segundo o Mercado - é representado pela sociedade civil cuja função é responder as sequelas da questão social ofertando serviços sociais. É nesse setor que encontram-se as Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos (ONG's) e demais organizações elaboradas pela sociedade civil. O Terceiro Setor é permeado por características como o paternalismo, a benemerência, a solidariedade e a ajuda mútua e, portanto, ao assistencialismo. assim, pode-se afirmar que a solidariedade aqui é local pois envolve o trabalho focalizado de determinados grupos em determinados locais, não sendo possível tornar o acesso aos serviços universal. Ademais, a solidariedade no Terceiro Setor não é compreendida como aquela de classe, em que entende-se a sociedade capitalista como dividida em classe em que os trabalhadores foram destituídos dos meios de produção, mas entende-se a solidariedade como a ajuda de terceiros aqueles mais pauperizados, compreendendo a situação de vida e de trabalho deles como uma questão individual, moral e natural de toda e qualquer sociedade. Assim, a solidariedade no Terceiro Setor são ações pontuais, locais, filantrópicas e não a busca por efetivação de direitos, políticas públicas e sociais e a divisão da riqueza produzida.


    RESPOSTA: A


ID
178621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No atual momento histórico, pode-se considerar que a participação da sociedade civil, transfigurada no terceiro setor, está pautada na falsa idéia de que

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe comentar essa questão? Eu marquei a letra E

    : (


ID
178624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O debate sobre o terceiro setor geralmente envolve a aceitação de duas teses, essas partem dos falsos princípios de que

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o fundamento da crise fiscal do Estado tem mais a ver com o uso politico e econômico que as autoridades, representantes da classe, tem historicamente feito em favor do capital (e até proveito próprio); pagamento da divida pública interna e externa), renuncia fiscal, hiperfaturamento de obras, resgate de empresas falidas, vendas subvencionadas de empresas estatais e subavaliadas, clientelismo politico, corrupção, compras superavaliadas e sem licitação, empréstimos ao capital produtivo com retorno corroído pela inflação taxas elevadíssima de juros ao capital financeiro especulativo, construção de infraestrutura pública necessária para o capital produtivo e comercial (MONTANO, 2013, p. 216).


ID
186061
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Empresas modernas ou modernizadas que se redimensionaram no processo da reestruturação produtiva desenvolvem programas que demandam a intervenção do assistente social em uma nova perspectiva. Entre esses programas, inclui-se o de gestão da qualidade total, em que o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

     

    "• Programas Participativos – estes programas se pautam na Gestão da
    Qualidade Total, cujo pressuposto é o da satisfação das necessidades dos
    clientes externos e internos das organizações."

     

     

    Fonte: O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas

     


ID
186088
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

"a gestão dinâmica e contingencial de fatores físicos, tecnológicos e sociopsicológicos que afetam a cultura e renovam o clima organizacional, refletindo-se no bem-estar do trabalhador e na produtividade das empresas".

Eda Fernandes, conforme ROCHA, C. S. e FRITSCH, R., Qualidade de vida no trabalho e ergonomia, Serviço Social & Sociedade. S. Paulo: Cortez, ano XXIII, no 69, março de 2002, p. 59.

Tendo o texto acima como referência, analise as seguintes proposições, relativas à qualidade de vida no trabalho como resultante de:

I - ações de caráter preventivo, promocional e educativo;
II - múltiplos fatores que operam independentemente uns dos outros;
III - ações interdisciplinares desenvolvidas no interior da organização;
IV - preocupações com o desenvolvimento individual e da organização.

De acordo com a conceituação, são pertinentes APENAS as proposições


Alternativas
Comentários
  • I - ações de caráter preventivo, promocional e educativo;

    III - ações interdisciplinares desenvolvidas no interior da organização;

    IV - preocupações com o desenvolvimento individual e da organização.
     

    Gabarito D


ID
186094
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As estratégias de responsabilidade social das empresas NÃO envolvem

Alternativas
Comentários
  • Partindo do pressuposto que a finalidade de uma empresa deve ir além do lucro, e que a mesma tem uma responsabilidade social nos impactos produzidos por suas ações e práticas, as empresas passam a contribuir para o desenvolvimento social, implementando programas e projetos sociais. As estratégias de responsabilidade social das empresas centram-se nos incentivos a educação, nas ações e nos projetos empresariais direcionadas ao desenvolvimento sustentável, comprometidos com pessoas, comunidades, sociedade e meio ambiente. Desse modo, as empresas se comprometem com as questões afetas às comunidades em seu entorno, ou seja, ao público interno e externo. Embora a responsabilidade social das empresas esteja ancorada no discurso da ética, cidadania, democracia, solidariedade e parceria com o Estado e Sociedade para identificar problemas e promover políticas direcionadas ao enfrentamento da questão social, é sabido que o objetivo central das empresas é o lucro, seus objetivos são mercantis. Sendo assim, os seus projetos e as suas ações não se instalam em espaços onde se constata apenas a intervenção da sociedade civil.


    RESPOSTA: A


  • Partindo do pressuposto que a finalidade de uma empresa deve ir além do lucro, e que a mesma tem uma responsabilidade social nos impactos produzidos por suas ações e práticas, as empresas passam a contribuir para o desenvolvimento social, implementando programas e projetos sociais. As estratégias de responsabilidade social das empresas centram-se nos incentivos a educação, nas ações e nos projetos empresariais direcionadas ao desenvolvimento sustentável, comprometidos com pessoas, comunidades, sociedade e meio ambiente. Desse modo, as empresas se comprometem com as questões afetas às comunidades em seu entorno, ou seja, ao público interno e externo. Embora a responsabilidade social das empresas esteja ancorada no discurso da ética, cidadania, democracia, solidariedade e parceria com o Estado e Sociedade para identificar problemas e promover políticas direcionadas ao enfrentamento da questão social, é sabido que o objetivo central das empresas é o lucro, seus objetivos são mercantis. Sendo assim, os seus projetos e as suas ações não se instalam em espaços onde se constata apenas a intervenção da sociedade civil.

    Resposta da professora do Qconcursos. 


ID
186097
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As ações empresariais constitutivas da responsabilidade social

Alternativas
Comentários
  • a) ações de responsabilidade social não se confundem com a filantropia tradicional;
    b) é possível que em alguns casos se possa receber benefícios fiscais, mas não é sempre;
    c) têm implicado em processos de fomento, e não estagnação;d)
    d) a responsabilidade social vai alem das medidas legais;


ID
217783
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As principais causas do absenteísmo incluem as situações relacionadas às dificuldades e aos problemas financeiros, os problemas de transporte, a baixa motivação para trabalhar, a supervisão precária da chefia e o desenvolvimento de políticas inadequadas pela organização.

Alternativas
Comentários
  • Fatores que colaboram para o absenteísmo

    Doenças e problemas de saúde: Um dos maiores motivos da lista, são os desconfortos físicos, principalmente aqueles ligados às lesões por movimentos repetitivos.

    Saúde mental: pede atenção das empresas devido ao aumento de casos de transtornos como depressão, ansiedade, estresse e outras síndromes.

    Maternidade: um número considerável de mulheres, têm dificuldade em conseguir conciliar a maternidade com a jornada de trabalho no primeiro ano, imprevistos com os filhos, doenças, problemas escolares e outras atividades que pedem por atenção.

    Problemas de cunho pessoal: prejudicam a concentração e o bem-estar do trabalhador, e a longo prazo, acarreta na improdutividade e estresse.

    Greves e falta de infraestrutura na mobilidade urbana: geram constantes atrasos e faltas.

    Falta de motivação e engajamento: quando o funcionário não se sente comprometido e motivado, geralmente utiliza-se de outras justificativas, como doenças ou imprevistos para essa ausência ao trabalho.

    http://www.socialconsultoria.com.br/blog/absenteismo-nas-empresas-principais-causas-e-solucoes/


ID
217786
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Há relação precisa entre causa e efeito do absenteísmo, como, por exemplo, no caso em que os fatores de personalidade levam o trabalhador a faltar ao trabalho.

Alternativas
Comentários
  • "O absenteísmo é ocasionado por diversos fatores, porém, seja qual for ele é notório que gera consequências desastrosas às organizações, tais como: diminuição da produção, desligamento do colaborador, etc., além que causar transtornos e perdas financeiras para a empresa, pois a queda da produtividade, os afastamentos, e as faltas geram custos que normalmente a organização não está diretamente focada, em muitos casos nem mesmo preparada para este tipo de ocorrência"  (Pinho)

  • Gabarito Errado

     

    Para COUTO (1987), o absenteísmo é decorrente de um ou mais fatores causas, tais como, fatores de trabalho, sociais, fatores culturais, de personalidade e de doenças. O referido autor alerta que não parece existir uma relação precisa de causa e efeito, mas sim, um conjunto de variáveis podem levar ao absenteísmo.

     

    Fonte:  http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692000000500007

  • Absenteísmo = Prática ou costume de se ausentar de um local onde seria obrigatória sua presença. Falta no trabalho.


ID
217789
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As faltas acarretam problemas na organização do trabalho e, na maior parte das vezes, são de responsabilidade única do trabalhador, dada a natureza essencialmente psicológica de sua motivação.

Alternativas

ID
217792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A observação de fatores como condições de trabalho, natureza da supervisão, estilo de liderança, participação na tomada de decisões e relacionamentos profissionais pode ajudar a se entender o impacto do absenteísmo nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Entender o impacto.. não seriam as causas


ID
221728
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Missão da CETESB é "Promover a melhoria e garantir a qualidade do Meio Ambiente no Estado de São Paulo, visando ao desenvolvimento social e econômico sustentável". Para isso, adota a Política da Qualidade: "Compromisso com o aperfeiçoamento contínuo de seus serviços para cumprir com excelência sua missão". Considerando a importância da variável ambiental para esta Empresa, a visão que o assistente social deve ter no desenvolvimento de suas atribuições junto ao público interno, para que a CETESB cumpra com excelência sua missão é:

I. ter clareza de que a consciência da população a respeito da questão ambiental é variável, dispensável e, muitas vezes, comprometedora;
II. saber que qualquer melhoria implica uma profunda mudança na sociedade, sob o aspecto econômico e da perspectiva das ideias;
III. ter claro que, como profissão, o Serviço social só pode ser entendido no movimento das relações humanas e sociais. Portanto, é uma profissão que tem no ser humano o seu principal foco de atuação, devendo deixar as questões ambientais para os profissionais da área;
IV. compreender que a participação e a motivação dos funcionários são consideradas cada vez mais importantes. É um desafio, porém estimulante;
V. o assistente social deve desempenhar um papel de mediador entre o ecológico e o social, entre o ser humano e o meio ambiente, entre o cidadão e a sociedade. Em síntese, ser um facilitador social de uma nova cultura: a participação social.

Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: RESPOSTA CORRETA LETRA D (II, IV e V)

  • Na verdade a crase da linha 20 se faz necessária pela regência do termo sensíveis.

  • Na verdade a crase da linha 20 se faz necessária pela regência do termo sensíveis.

  • Vdd


ID
221734
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando os aspectos metodológicos e processuais no trabalho com grupos, técnicas podem subsidiar este tipo de ação profissional. A dinâmica de grupo é um recurso valioso para a área de Recursos Humanos de uma empresa, uma vez que

I. não há necessidade de adaptar o ambiente às atividades e às necessidades da dinâmica, pois as pessoas não devem sentir o ambiente como parte integrante da atividade proposta.

II. tem por finalidade sensibilizar os colaboradores para aderirem às propostas da empresa e se adaptarem à sua cultura organizacional, evitando críticas e sugestões.

III. utiliza um conjunto de técnicas e instrumentos que focam o fenômeno do comportamento humano em grupos, por meio da proposta de realização de atividades dirigidas.

IV. tem por objetivo provocar mudanças de comportamento nos indivíduos, tendo em vista a efetividade do desempenho grupal.

V. permite o desenvolvimento do processo do grupo, por meio de discussão e reflexões. É um meio que amplia conhecimento individual, coletivo, enriquecendo o potencial e o conhecimento dos indivíduos.

Está correto somente o contido em

Alternativas
Comentários
  • I. não há necessidade de adaptar o ambiente às atividades e às necessidades da dinâmica, pois as pessoas não devem sentir o ambiente como parte integrante da atividade proposta.  (ERRADA) 

    II. tem por finalidade sensibilizar os colaboradores para aderirem às propostas da empresa e se adaptarem à sua cultura organizacional, evitando críticas e sugestões.  (ERRADA)

    III. utiliza um conjunto de técnicas e instrumentos que focam o fenômeno do comportamento humano em grupos, por meio da proposta de realização de atividades dirigidas. 

    IV. tem por objetivo provocar mudanças de comportamento nos indivíduos, tendo em vista a efetividade do desempenho grupal. 

    V. permite o desenvolvimento do processo do grupo, por meio de discussão e reflexões. É um meio que amplia conhecimento individual, coletivo, enriquecendo o potencial e o conhecimento dos indivíduos.


ID
221779
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os programas e ações da empresa, voltados à saúde do trabalhador, dependem, em grande parte, da capacidade do profissional em compreender as relações entre as condições sócio-ocupacionais dos empregados e as principais queixas apresentadas. Nesta atuação, o profissional deve tomar por base a análise das

Alternativas
Comentários
  • GABARITO, ALTERNATIVA B - relações e processos de trabalho.


ID
221797
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Projetos comunitários, implementados por meio de parcerias com o governo, com ONGs e com a população organizada de comunidades de baixa renda, se desenvolveram, sobretudo, nos anos 90, sob as diretrizes

Alternativas
Comentários
  • Foi na Europa dos anos 1970 que a sociedade passou a cobrar maior responsabilidade social das empresas. Em 1977, a França tornou-se pioneira na criação de uma lei que obriga empresas com mais de 300 funcionários a divulgar em balanços suas ações sociais.No Brasil, o modelo de balanço social, proposto na década de 1980 pela Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial Social (Fides), não vingou. O tema começou a sensibilizar algumas empresas no início dos anos 1990 e ganhou forte impulso ao longo da década, pela ação de entidades não-governamentais e institutos de pesquisa e pelo engajamento da iniciativa privada nas novas políticas sociais do governo.

    Fonte: Instituto Ethos

ID
222028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como resposta aos movimentos sociais contestatórios, em
consonância com o aumento crescente da consciência ambiental
e com a ideia de maior responsabilidade social por parte das
organizações, surge um conjunto de certificações com base em
posturas mais éticas e soluções adequadas aos problemas gerados
pelas empresas. Com relação a esse tema, julgue os itens que se
seguem.

A ISO 14000 - Sistema de Gestão Ambiental - estabelece requisitos para as empresas gerenciarem seus produtos e processos de modo que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja amplamente beneficiada.

Alternativas
Comentários
  • ISO 14000 é uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO) e que estabelecem diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas.
    Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econômico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizações ambientais.
    No início da década de 1990, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questão ambiental e tivessem como intuito a padronização dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.
  • Do meu ponto de vista nao esta certo, pois nao quer dizer que a empresa nao vai agredir o meio ambiente, mas que ela no minimo devera se enquadrar na legislacao vigente, que estabelece um limite de poluicao. Nao agredir seria poluicao zero, o que nao ocorre.

  • CORRETO.

    A norma estabele estes requisitos, mas não garante que serão cumpridos.

    Porém, como não é dito isso na questão, está certa.


ID
222031
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como resposta aos movimentos sociais contestatórios, em
consonância com o aumento crescente da consciência ambiental
e com a ideia de maior responsabilidade social por parte das
organizações, surge um conjunto de certificações com base em
posturas mais éticas e soluções adequadas aos problemas gerados
pelas empresas. Com relação a esse tema, julgue os itens que se
seguem.

A SA 8000 é norma internacional que define os requisitos referentes às práticas sociais do emprego por fabricantes e seus fornecedores em relação a: trabalho infantil; trabalho forçado; saúde e segurança; liberdade de associação e direito a acordos coletivos; discriminação; práticas disciplinares; horas de trabalho; compensação e sistemas de gestão. A SA 8000 estabelece padrões que governam os direitos dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Na essência  a SA 8000 significa controlar e colocar em prática o respeito e a promoção dos direitos

    humanos de todos os trabalhadores através de toda a cadeia de produção e distribuição.
    A SA 8000 é uma norma internacional que define os requisitos referentes as práticas sociais

    do emprego por fabricantes e seus fornecedores. A SA 8000 é reconhecida mundialmente como

    a norma mais aplicável ao ambiente de trabalho, e pode ser auditada em qualquer porte de organização,

    em qualquer localidade geográfica e setor industrial. Entre as áreas cobertas pela SA 8000 estão: trabalho infantil,

    trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e direito a acordos coletivos, discriminação,

    práticas disciplinares, horas de trabalho, compensação e sistemas de gestão.

    disponível em http://www.br.sgs.com/pt_br/sa_8000


ID
222034
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Como resposta aos movimentos sociais contestatórios, em
consonância com o aumento crescente da consciência ambiental
e com a ideia de maior responsabilidade social por parte das
organizações, surge um conjunto de certificações com base em
posturas mais éticas e soluções adequadas aos problemas gerados
pelas empresas. Com relação a esse tema, julgue os itens que se
seguem.

Balanço social é o nome dado à publicação de um conjunto de informações e de indicadores dos investimentos e das ações realizadas exclusivamente pelas instituições governamentais no cumprimento de sua função social junto aos servidores e às comunidades com que interagem direta e indiretamente.

Alternativas
Comentários
  • Inclui as empresas privadas

  • ERRO: EXCLUSIVAMENTE


ID
314986
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O chamado Terceiro Setor só pode ser compreendido dentro de uma conjuntura social, econômica e política que determinam o seu significado e a sua dimensão. Nesse sentido, considere:

I. O Terceiro Setor ocupou e ocupa o papel que é do Estado na formulação e execução das políticas sociais.

II. Não se pode negar a importância das ações desenvolvidas pelas organizações do Terceiro Setor no enfrentamento das diferentes manifestações da questão social.

III. O Terceiro Setor se configurou nos últimos 20 anos dentro de um contexto de avanço do projeto neoliberal caracterizado pela implementação de políticas sociais focalizadas e seletivas.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - O Terceiro setor, composto pelas entidades paraestatais, atuam ao lado do Estado. Sua atuação se concentra na execução das políticas públicas.

    II - As organizações do Terceiro Setor, por definição, são organizações que atuam na prestação de serviços públicos, em busca do bem comum. 
    Sua finalidade é geralmente o auxílio religioso, moral, cultural ou de assistência.

    III - O terceiro setor surge dos princípios de enxugamento da máquina pública, de diminuição do tamanho do Estado, de busca pela eficiência do aparato estatal em uma época de desconfiança para com o Estado de bem estar, o Estado que tudo proporciona. Nada melhor que descentralizar/compartilhar a responsabilidade com entidades de direito privado. Esse pensamento tem algum cunho neoliberal pela essência de diminuição do tamanho do Estado e de uma espécie de privatização desses serviços.


  • certa letra B ( II E III )

  • II e III estão corretas,

    A 'I' está incorreta porque o Terceiro Setor não substitui o Estado ,e sim, o complementa.

    • Bons estudos!

ID
314992
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Terceiro Setor é formado por instituições não governamentais, que expressam a sociedade civil,com participação de voluntários, para atendimento de interesse público em diferentes áreas. Em pesquisas recentes aponta-se que no Brasil existem cerca de 300 mil dessas instituições,compondo um conjunto de grande diversidade.Mas, as organizações que compõem esse setor tem algumas características em comum.

Sobre as instituições que formam o Terceiro Setor é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As OSCIPs podem remunerar seus dirigentes de acordo com valores de mercado, desde que, no estatuto das mesmas contenham essa cláusula expressa.

ID
319378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, desde os anos de 1980, vem ocorrendo uma série de mudanças nas empresas capitalistas. Tais mudanças são determinadas pela nova dinâmica da acumulação capitalista e respondem à necessidade de integração a um mercado cada vez mais competitivo e globalizado.

A. S. Amaral. e M. César, M. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. In. Serviço Social: direitos e competências profissionais. CFESS/ABEPSS, 2009, p. 412 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a opção correta acerca do trabalho do assistente social em empresas.

Alternativas
Comentários
  • Na empresa,

    O trabalho contribui para intensificar o controle e o disciplinamento dos trabalhadores, devido a sua subordinação aos requisitos do processo de valorização.

     

  • não entendi pq a letra C, está certa

    O papel do assistente social como mediador nas relações empregado-empresa, contribui para intensificar o controle e o disciplinamento dos trabalhadores, em razão da sua subordinação aos requisitos do processo de valorização.

  • Errei. Marquei a B. Mas relendo agora parece que está errada porque fala em "manutenção" de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador. O certo seria a mudança de hábitos, um ajuste dos mesmos para que o indivíduo aja de acordo com os interesses da empresa.

  • manutenção de hábitos... uma leitura rápida nos pega


ID
319381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando que gestão de recursos humanos, programas participativos, desenvolvimento de equipes, ambiência organizacional, qualidade de vida no trabalho, certificação social, ação comunitária e voluntariado e educação ambiental são alguns dos trabalhos para o assistente social nas empresas que surgiram na contemporaneidade, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "As terceirizações, a precarização, a flexibilização do trabalho e consequente desregulamentação das leis trabalhistas são características de um movimento mais geral da economia mundial que redirecionam as estratégias empresariais no sentido de criar uma cultura do trabalho adequada aos requerimentos de produtividade, competitividade e maior lucratividade.

     

    De modo análogo, as corporações empresariais passam a difundir a retórica da “responsabilidade social corporativa”, articulada à ideia de um “compromisso ético” com o “desenvolvimento sustentável”, ao tempo em que discursam sobre a “ineficiência” do Estado na solução dos “problemas sociais” do país e defendem a substituição dos sistemas de proteção social pelas ações focalizadas na pobreza.

     

    Nesse contexto, parece surgir um conjunto diverso de frentes de trabalho para o assistente social nas empresas, entre as quais destacamos: gestão de recursos humanos; programas participativos; desenvolvimento de equipes; ambiência organizacional; qualidade de vida no trabalho, voluntariado; ação comunitária; certificação social; educação ambiental etc. Podemos afirmar que essas frentes de trabalho estão relacionadas com os processos macrossociais contemporâneos que incidem na vida social e inflexionam as práticas sociais, nas quais se inclui a experiência profissional do assistente social." (p.01-02)

     

     

     

    Fonte:  AMARAL, Angela Santana do; CÉSAR, Monica de Jesus. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. in: “Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais” (CFESS, 2009)


ID
319384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O trabalho desenvolvido pelo assistente social nas empresas mantém o foco educativo direcionado para mudanças de hábitos, de atitudes e de comportamentos do trabalhador. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • É o trabalho de modelar/ajustar o trabalhador aos ditames da produção.

    Gab.C


ID
319393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os determinantes do serviço social nas empresas no Brasil se devem

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mota (2010) apesar do Serviço Social estar presente em algumas empresas na década de 1940, é notório que a inclusão da profissão nesse espaço se deve a conjunturas específicas, a partir da década de 1960. Ainda segundo a autora os avanços do processo de industrialização e a articulação da classe trabalhadora por meio dos operários, instituem condições objetivas para o surgimento do Serviço Social na área empresarial. Nas décadas seguintes, 1970 e 1980, é significativa a atuação do assistente social nas empresas privadas. É um cenário ainda marcado pela ditadura e pela organização política da classe trabalhadora, período de surgimento das organizações sindicais, partidos políticos comissões de fábrica entre outros, que atribuídos de forte consciência política, imprimiam suas formas de combate à relação com o capital (AMARAL e CESAR, 2009). A organização da classe trabalhadora e a luta por seus direitos se constituíam uma ameaça para a hegemonia e domínio burguês. O receio de sofrer efeitos da articulação do proletariado na produção da força de trabalho e assim na obtenção dos lucros fez com que a empresa tomasse medidas de controle para manter sua ordem. Conforme Mota (2010) pode-se concluir que a requisição do Assistente Social na empresa privada emerge, tendo em vista os serviços prestados por esse trabalhador atender historicamente as necessidades da empresa.

  • Os determinantes do serviço social nas empresas se devem -------> ao processo de industrialização e à expressão política da classe trabalhadora, que, por meio de suas lutas e movimentos, criaram condições para o surgimento do serviço social nas corporações capitalistas.


ID
319396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No atual cenário, a legitimação social do profissional de serviço social nas empresas

Alternativas
Comentários
  • Na  realidade,  o  que  fôra identificado naquela década como uma particularidade  da  intervenção  do  assistente  social  na  empresa  era  uma  ação  voltada  tanto  à  preservação  da  força  de  trabalho  dos  empregados  como  à  necessidade  de  mediar  conflitos/comportamentos que surgiam na relação entre capital e trabalho. A requisição profissional, portanto, atenderia,

     contraditoriamente, tanto às necessidades do capital –  contratante  dos  serviços  profissionais  –  como  às  do  trabalho,  pela  via  de  uma intervenção  voltada  a  considerar  as  necessidades  básicas  dos  trabalhadores  e  de  suas  famílias. 

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/G2cm832r29W2oX2IHY6P.pdf

  • e)

    ainda está na sua capacidade de intervir na administração das necessidades humanas.

  • A legitimação social do profissional de serviço social nas empresas -----------> ainda está na sua capacidade de intervir na administração das necessidades humanas.


ID
357514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O debate a respeito do denominado terceiro setor vem parametrizando as relações entre o Estado e a sociedade civil nas últimas duas décadas. A partir dessa afirmativa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Partilha-se da concepção de Montaño (2003) de que a publicização é a denominação ideológica dada à transferência de questões públicas da responsabilidade estatal para o chamado terceiro setor (incluindo-se as ONGs) e ao repasse de recursos públicos para âmbito privado.


  • A) O terceiro setor é formado apenas por organizações não governamentais (ONG), de interesse privado.

    Errado. Conforme nós estudamos, o terceiro setor é formado por uma ampla gama de instituições. No conceito de terceiro setor estão incluídas entidades de natureza distinta como ONGs (Organizações Não Governamentais), fundações empresariais, instituições filantrópicas e atividades do voluntariado.

    B) O Estado não participa no financiamento direto das entidades do terceiro setor.

    Errado. Uma característica da hegemonia neoliberal é justamente o fato do Estado não executar as políticas sociais somente através de equipamentos públicos, mas também fazer isso através do financiamento de ONGs e contratos com instituições privadas.

    C) A publicização dos serviços prestados pelo terceiro setor garantem a universalização das políticas sociais.

    Errado. Publicização e universalização são princípios distintos. O primeiro diz respeito ao fato da população ter conhecimento, ciência sobre os serviços. Já o segundo, está ligado ao acesso, ao alcance.

    D) A autonomia administrativa do terceiro setor caracteriza maior controle social da população sobre as ações desse segmento.

    Errado. O controle social se faz através de espaços democráticos e plurais como: conselhos, assembleias, conferências, etc.. A depender do quão ampla é a autonomia administrativa, esses espaços podem nem mesmo existir.

    E) O terceiro setor caracteriza-se pela transferência de questões públicas da responsabilidade estatal para a responsabilidade de parcelas da sociedade civil.

    Correto. Uma vez que o terceiro setor surge na consolidação da hegemonia neoliberal, ele acaba por transferir determinadas responsabilidades do Estado para a sociedade civil.

    RESPOSTA: LETRA E


ID
396349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando as diferentes concepções de interdisciplinaridade, julgue os itens subsequentes.

No atual projeto ético-político do serviço social, constam recomendações ao assistente social inserido em equipe interdisciplinar nas empresas relativas à necessidade da dispensa de investigações teórico-práticas para a condução dos trabalhos, em razão de o espaço organizacional ser isento de confiabilidade.

Alternativas
Comentários
  • "Do ponto de vista estritamente profissional, o projeto implica o compromisso com a competência, que só pode ter como base o aperfeiçoamento intelectual do assistente social. Daí a ênfase numa formação acadêmica qualificada, fundada em concepções teórico- metodológicas críticas e sólidas, capazes de viabilizar uma análise concreta da realidade social – formação que deve abrir a via à preocupação com a (auto)formação permanente e estimular uma constante preocupação investigativa" (A construção do projeto ético-político do Serviço Social /José Paulo Netto)

     

    Dimensão investigativa sempre permanente e vinculada à prática profissional!
     


ID
396358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das diversas frentes de trabalho do assistente social, tais como a gestão de recursos humanos, os programas de qualidade de vida e os programas participativos nas organizações, julgue os próximos itens.

Mesmo considerando que as empresas cobram dos assistentes sociais organicidade em relação aos seus objetivos, a vivência cotidiana desses profissionais com as contradições sociais pode estabelecer possibilidades para a expansão da consciência crítica e para o alinhamento dos objetivos profissionais com as reais necessidades dos trabalhadores.

Alternativas

ID
396361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das diversas frentes de trabalho do assistente social, tais como a gestão de recursos humanos, os programas de qualidade de vida e os programas participativos nas organizações, julgue os próximos itens.

Estudos identificam que, no Brasil, na década de 80 do século XX, houve ampliação do mercado de trabalho do assistente social nas empresas, motivada pelo processo de organização política da classe trabalhadora, por meio da fundação de partidos, sindicatos e comissões de fábrica.

Alternativas
Comentários
  • Na  década  de  1980,  o  cenário  empresarial mostrava  uma  grande  dinamicidade,  influenciado  pela  emergência  de  inovações  reveladas  pela  chamada  reengenharia  e  expressas  na  crescente  informatização  de  processos  de  trabalho,  modernização  das  plantas  industriais,  implantação  de  programas  de  qualidade  total,  programas  participativos,  entre  outras  mudanças.  Desde  então,  e  particularmente  ao  longo  da  década  de  1990  e  dos  anos  2000, o  discurso  empresarial  enfatiza  as  múltiplas  competências, a qualificação dos trabalhadores,a adaptabilidade da força de trabalho às  transformações em curso, a participação e o envolvimento de seus “colaboradores” nos  objetivos empresariais. 

      (...)

    Nesse contexto, parece surgir um conjunto diverso  frentes de trabalho para o  assistente social nas empresas, entre as quais destacamos: gestão de recursos humanos;  programas  participativos;  desenvolvimento  de  equipes;  ambiência  organizacional;  qualidade  de  vida  no  trabalho,  voluntariado;  ação  comunitária;  certificação  social;  educação  ambiental  etc.  Podemos  afirmar  que  essas  frentes  de  trabalho  estão  relacionadas  com  os  processos  macrossociais  contemporâneos  que  incidem na  vida  social e inflexionam as práticas sociais, nas quais se inclui a experiência profissional do  assistente social. 

  • A década de 1980 foi caracterizada por um período de
    avanços em relação ao mercado de trabalho do Serviço
    Social na empresa.

     

    https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/download/6116/5679

    <3


ID
396364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das diversas frentes de trabalho do assistente social, tais como a gestão de recursos humanos, os programas de qualidade de vida e os programas participativos nas organizações, julgue os próximos itens.

As novas formas de gestão e de relações de trabalho, fundadas no participacionismo e na colaboração dos trabalhadores com a gestão empresarial, são propostas pelo empresariado para dar legitimidade às mudanças tecnológicas e organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Fica claro, portanto que, a corrente participacionista, indica a necessidade de um treinamento cívico dos indivíduos para um maior nível de participação, confluindo assim com as ideias de Mill onde os cidadãos precisam passar por um processo educativo de exercício pratico. 


    Os autores de da corrente participacionistas, contemporâneas fazem umaprimoramento da teoria e vão mais além e propões espaços participativos, assim comoapresentado na teoria de Pateman que indica a democratização da participação através dolocal de trabalho, onde as decisões tomadas pelos individuo interfiram diretamente na suavida prática.Segundo a argumentação participacionista, espaços de participação variados, nãosó indicam uma participação de fato efetiva, mas também é indispensável para umgoverno que se diga democrático, uma vez que tais espaços são a representação física deuma sociedade participativa. Destaca ainda que é através da interação dos indivíduosnesses espaços democráticos que se daria uma tomada de consciência de assuntos deinteresses coletivos.


    Fonte:http://www.academia.edu/7730809/Teorias_democr%C3%A1ticas_elitista_participacionista_e_deliberativa


ID
396373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das diversas frentes de trabalho do assistente social, tais como a gestão de recursos humanos, os programas de qualidade de vida e os programas participativos nas organizações, julgue os próximos itens.

Os programas de qualidade de vida no trabalho, na perspectiva empresarial, promovem, por meio dos serviços sociais e das ações socioeducativas, o enquadramento de hábitos e cuidados com saúde, alimentação, lazer, entre outros, e representam, portanto, uma intervenção normativa sobre a vida do trabalhador dentro e fora da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Ver texto " O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas"

  • Gabarito Correto

     

     

    "Os programas de “qualidade de vida no trabalho” seguem a
    tendência já apontada, ou seja, visam conformar um comportamento adequado aos
    novos métodos de produção
    . Condizentes com as novas modalidades de reprodução da
    força de trabalho, esses programas buscam, por meio dos serviços sociais e das ações
    socioeducativas, o enquadramento de hábitos e cuidados com a saúde, alimentação,
    lazer etc., que implica uma intervenção normativa sobre a vida do trabalhador dentro e
    fora da empres
    a."

     

     

     

    Fonte: O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas

    Angela Santana do Amaral & Monica de Jesus Cesar

     

     

     


ID
396376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca das diversas frentes de trabalho do assistente social, tais como a gestão de recursos humanos, os programas de qualidade de vida e os programas participativos nas organizações, julgue os próximos itens.

As demandas apresentadas pelas organizações empresarias ao assistente social em programas de qualidade de vida baseiam-se em levantamento sobre o nível de satisfação no trabalho, o qual é utilizado para instrumentalizar as ações contempladas na política de recursos humanos.

Alternativas

ID
396379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, desde a década de 90 do século passado, o processo de reestruturação produtiva promove mudanças nas políticas de recursos humanos em diversos aspectos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

As empresas, com o intuito de promover o envolvimento dos trabalhadores com as metas empresariais, passam a adotar técnicas e métodos de gerenciamento participativo.

Alternativas

ID
396382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, desde a década de 90 do século passado, o processo de reestruturação produtiva promove mudanças nas políticas de recursos humanos em diversos aspectos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

No âmbito do gerenciamento de recursos humanos, o exercício profissional do assistente social adquire nova racionalidade técnica e ideológica, combinando velhas e novas demandas e exigindo, portanto, o uso de estratégias que assegurem sua legitimidade social.

Alternativas
Comentários
  • Para quem tem acesso restrito...

    Gabarito: C

  • Gabarito Correto

     

    "......nas empresas, o exercício profissional é perpassado por uma nova
    racionalidade técnica e ideopolítica, no âmbito do gerenciamento de recursos humanos,
    que refuncionaliza o “tradicional” em prol do “moderno” e conjuga, no campo das
    atividades profissionais, “velhas” e “novas” demandas, exigindo dos assistentes sociais
    estratégias que assegurem sua legitimidade soci
    al (cf. CESAR, 1998)."

     

     

    Fonte: O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas


ID
396385
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, desde a década de 90 do século passado, o processo de reestruturação produtiva promove mudanças nas políticas de recursos humanos em diversos aspectos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

O assistente social, ao mesmo tempo em que interfere na reprodução da força de trabalho, por meio da administração de benefícios sociais, exerce o papel de mediador nas relações entre empregado e empresa. Dessa forma, o assistente social, ao implementar, nas empresas, programas que integram família e comunidade, pode contribuir para a intensificação do controle e do disciplinamento dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • Para quem tem acesso restrito...

    Gabarito: C

  • Gabarito Correto

     

    "Assim, ao mesmo tempo
    em que interfere na reprodução da força de trabalho, por meio da administração de
    benefícios sociais ou dos “salários indiretos”
    , exerce o papel de mediador nas relações
    empregado‐empresa, implementando programas integrativos que, abrangendo a
    família‐comunidade
    , contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento
    dos trabalhadores, tendo em vista a sua subordinação aos requisitos do processo de
    valorização (cf. IAMAMOTO, 1995)."

     

     

    Fonte: O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas


ID
396388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, desde a década de 90 do século passado, o processo de reestruturação produtiva promove mudanças nas políticas de recursos humanos em diversos aspectos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os programas de treinamento desenvolvidos nas empresas integram a estratégia de qualidade e produtividade e seu maior investimento concentra-se na requalificação comportamental.

Alternativas
Comentários
  • À  medida  que  os  planos  de  treinamento  integram  a  estratégia  de  qualidade  e  produtividade, eles  são  precedidos  por levantamentos  de  necessidades e  seguidos  por  processos de avaliação dos resultados da sua aplicabilidade. Apesar de estarem dirigidos  para  a capacitação  gerencial  e  técnico‐operacional,  os  maiores  investimentos  desses planos se concentram na chamada "requalificação comportamental" (cf. CESAR, 1996).

    É  nesse  campo  que  o  assistente  social  se  insere,  buscando  desenvolver  um  processo  educativo  para  a  adequação  dos  padrões  de  desempenho  à  flexibilização  da  produção e uma mobilização ideológica favorável à adesão do trabalhador com as metas  da  empresa.  Temas  como  desenvolvimento  de  equipes,  cooperação  intergrupal,  relacionamento  interpessoal,  entre  outros,  tornam‐se  objetos  das  atividades  de  treinamento organizadas pelos profissionais. Cabe ressaltar que, como todo trabalhador,  o assistente  social  também é  submetido aos  programas  de  treinamento  das empresas,  sejam  eles  técnicos  ou  comportamentais,  para  a  conformação  de  um  dado  perfil  profissional. 

    (http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/G2cm832r29W2oX2IHY6P.pdf)

  • Esta é a lógica empresarial.

     

    Para quem tem acesso restrito...

    Gabarito: C


ID
396391
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, desde a década de 90 do século passado, o processo de reestruturação produtiva promove mudanças nas políticas de recursos humanos em diversos aspectos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Os temas abordados nas atividades de treinamento organizadas pelo assistente social nas empresas incluem o desenvolvimento de equipes, a cooperação intergrupal e o relacionamento interpessoal.

Alternativas
Comentários
  • Para quem tem acesso restrito..

    Gabarito: C

  • "a  presença  do  assistente  social  numa  empresa,  antes  de  qualquer  coisa, Vem confirmar que a expansão do capital implica na criação de novas necessidades  sociais.  Isto  é,  a  empresa,  enquanto  representação  institucional  do  capital,  passa  a  requisitar  o  assistente  social  para  desenvolver  um  trabalho  de  cunho  assistencial e educativo junto ao empregado e sua família."

     

    by  Mota (1985, p.  16) 


ID
396394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, desde a década de 90 do século passado, o processo de reestruturação produtiva promove mudanças nas políticas de recursos humanos em diversos aspectos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, observa-se o crescimento dos investimentos empresariais na qualificação da força de trabalho, os quais estão direcionados para o estabelecimento de uma lógica, voltada para a objetividade do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A qualificação da força de trabalho não busca simplesmente tornar o trabalho mais prático, mas sim aumentar o  ritmo  de  execução  das  tarefas  em  prol  de  maior  produtividade, o que diminui custos com a contratação de empregados, consequentemente aumentando o desemprego. 

  • Para quem tem acesso restrito...

    Gabarito: E

  • É a chamada Reprodução Espiritual da Força de Trabalho: 

    – as empresas investem num processo de “aculturamento” dos empregados e em formas ideológicas que pressupõem um “moral de envolvimento” para a geração de um novo comportamento produtivo adequado aos novos métodos de produção. Esta “moral de envolvimento” passa a permear o discurso e as práticas gerenciais, cujas prerrogativas são o “colaboracionismoentre as classes” e o “engajamento dos colaboradores” ou “associados”.  Disseminando valores e formas de racionalidade, as empresas estabelecem uma lógica menos despótica e mais consensual, envolvente e manipulatória que atinge a consciência, a subjetividade do trabalho e as suas formas de representação. 

  • O processo de reestruturação produtiva terá sempre resultados negativos.


ID
396397
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.

A presença de responsabilidade social nas organizações surgiu em um contexto de valorização do papel das empresas, em que sua credibilidade adquirida historicamente ganhou visibilidade, por meio de suas ações socialmente responsáveis.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de considerar o investimento do empresariado em programas de “responsabilidade social” como uma expressão da atual intervenção sociopolítica do Estado, sob a égide das reformas neoliberais, e um componente constitutivo da hegemonia burguesa no país. 


ID
396400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.

O atual discurso empresarial sobre a responsabilidade social corporativa reforça as práticas filantrópicas tradicionais e faz clara referência à participação das empresas na manifestação dos problemas sociais do país.

Alternativas
Comentários
  • A responsabilidade Social trouxe um novo olhar e um novo modus operandi para a dimensão filantrópica. O atual discurso não mais se pauta pelas para práticas filantrópicas tradicionais.

    Podemos citar como exemplo dessa "refilantropização" a filantropia estratégica que é uma prática que vem crescendo. No caso brasileiro, tem sido a melhor alternativa para as empresas que querem causar o máximo de impacto junto à comunidade com um mínimo de recursos. Em vez de dispersar seus recursos filantrópicos entre uma dezena de entidades, a empresa deve abraçar uma única causa e ficar conhecida por ela.
  • Responsabilidade Social Corporativa- preocupacoes sociais voltadas ao seu ambiente de negocios ou ao seu quadro de funcionarios.


ID
396403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.

Há consenso entre os estudiosos sobre responsabilidade social no âmbito organizacional no sentido de que a assistência sempre fez parte da cultura empresarial brasileira e se desenvolveu independentemente da tutela do Estado.

Alternativas
Comentários
  • O Estado esteve sempre presente. 

  • Historicamente, a filantropia e a assistência não fizeram parte da cultura empresarial brasileira. Segundo Rico (2001), até o início do nosso processo de industrialização e mesmo a partir dele as ações sociais empresariais foram heterogêneas, pontuais, dependentes e tuteladas pelo Estado.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392004000400009


ID
396406
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.

As reflexões críticas acerca das estratégias de investimento na área social pelas empresas demonstram que a valorização da imagem da empresa pode aumentar a motivação de seus trabalhadores e, consequentemente, a produtividade. Os custos do investimento nessa área são repassados ao preço do produto final e, por isso, não oneram as empresas.

Alternativas

ID
396409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito de responsabilidade social no âmbito organizacional, julgue os itens de 93 a 97.

A literatura específica sobre gestão organizacional recomenda que a responsabilidade social esteja associada intrinsecamente à ética e à transparência.

Alternativas
Comentários
  • A ética e a transparência fazem sim parte da responsabilidade social em literatura.E em qualquer sociedade de um modo geral,não a ronra sem transparência tudo que é feito nas escuras sempre tende para o mal.O que é bom é revelado,o que é ruim as pessoas simplesmente esconde.
  • Na pratica ????!! Assistir "Quanto vale ou é por quilo" dá uma ideia de como ocorre isso realmente.


ID
543568
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de reestruturação produtiva no Brasil, ocorreram mudanças significativas no direcionamento da força de trabalho e um novo perfil se estabeleceu para as políticas de recursos humanos, dentre elas, a

Alternativas
Comentários
  • No processo de reestruturação produtiva as principais mudanças segundo Cesar (2000, p. 120) são:

    a) modificação nos critérios de contratação de novos empregados, cuja exigência principal passou a ser o nível de escolaridade e qualificação profissional;

     

    b) implementação de sistemas de avaliação de desempenho, individual e/ou :taipal, cujos indicadores são as metas de qualidade e produtividade;

     

    c) criação de programas de treinamento voltados para a requalificação do trabalhador. cujos conteúdos enfocam aspectos técnicos e comportamentais, capazes de conformar um novo perfil da força de trabalho;

     

    d) implantação de nova política salarial, fundamentada no princípio da "remuneração variável". Nesta política, o salário do trabalhador depende de sua avaliação de desempenho;

     

    e) ampliação dos benefícios e serviços sociais oferecidos pelas empresas para os chamados trabalhos estáveis; e) introdução de sistemas de premiação e incentivo à participação.

     

     

    "Bendizei ao Senhor em tds as suas obras..."

  • alguém sabe a fonte ? se sim, enviem nas mensagens, por favor

  • Se alguém souber o artigo e página que trata sobre o assunto da letra E, põe aqui por favor.

  • Texto base

    O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas

    Da profa. Ângela Santana do Amaral - Adjunta na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Top 10 profa Ângela!

    Monica de Jesus Cesar Professora Adjunta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

    "o processo de reestruturação produtiva inflexiona as políticas de recursos humanos, no Brasil, principalmente a partir dos anos de 1990, nos seguintes aspectos: crescimento dos investimentos empresariais com a qualificação da força de trabalho; introdução de técnicas e métodos de gerenciamento participativo, com forte apelo ao envolvimento dos trabalhadores com as metas empresariais; combinação do sistema de benefícios e serviços sociais com as políticas de incentivo à produtividade do trabalho; e adoção de práticas de avaliação e monitoramento do ambiente interno.  Sendo assim, nas empresas, o exercício profissional é perpassado por uma nova racionalidade técnica e ideopolítica, no âmbito do gerenciamento de recursos humanos, que refuncionaliza o “tradicional” em prol do “moderno” e conjuga, no campo das atividades profissionais, “velhas” e “novas” demandas, exigindo dos assistentes sociais estratégias que assegurem sua legitimidade social (cf. CESAR, 1998). Com relação às velhas demandas, cabe destacar que o trabalho desenvolvido pelo Serviço Social nas empresas mantém o seu caráter “educativo”, voltado para mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo de produção. Desse modo, o profissional continua sendo requisitado para responder às questões que interferem na produtividade – absenteísmo, insubordinação, acidentes, alcoolismo etc. –, a intervir sobre os aspectos da vida privada do trabalhador, que afetam seu desempenho – conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças etc. – e a executar serviços sociais asseguradores da manutenção da força de trabalho (cf. MOTA, 1985)."

    http://cressrn.org.br/files/arquivos/G2cm832r29W2oX2IHY6P.pdf


ID
543571
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Empresa socialmente responsável se pauta por conduta que

Alternativas
Comentários
  • Bueno (2002) considera a responsabilidade social um exercício planejado e sistemático de ações, estratégias, implementações de canais de relacionamento entre uma organização e seus públicos de interesse incluindo também a própria sociedade. O propósito maior está no estímulo ao diálogo e à participação no processo de tomada de decisão, assumindo a transparência e a ética como atributo fundamental e tomando o interesse coletivo como a referência maior na condução dos negócios.

  • 10 indicadores de uma empresa socialmente responsável:

    1 - Desenvolvimento de uma cultura corporativa, com foco para o fortalecimento das relações de trabalho.

    2 - Estabelecer uma campanha interna de conscientização, a fim de que os profissionais abracem a ideia e entendam que uma empresa socialmente responsável não se faz apenas com boa vontade da diretoria. 

    3 - Programar atividades que visem à melhoria contínua da qualidade de vida do trabalho. 

    4 - Transparência na comunicação interna/externa é fundamental para que a empresa conquiste a credibilidade junto aos seus profissionais e, consequentemente, os stackholders e a sociedade como um todo.

    5 - Enfatizar nas campanhas internas que ações socialmente responsáveis não correspondem a atividades filantrópicas.

    6 - Abrir espaço para ouvir aquilo que os funcionários têm a dizer. 

    7 - Oferecer segurança para que os colaboradores possam manifestar sugestões, como também apresentar denúncias relacionadas ao ambiente de trabalho. 

    8 - Contar com uma equipe de líderes conscientes da importância da sua participação ativa em todos os processos referentes às ações socialmente responsáveis. 

    9 - Ter uma área de Recursos Humanos completamente engajada às ações socialmente responsáveis. 

    10 - Disseminar as atividades desenvolvidas ao longo do ano, através de um Relatório sobre Responsabilidade Social.


ID
563629
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas empresas reestruturadas, quais são as características do novo paradigma das condições de trabalho do Serviço Social?

Alternativas

ID
563632
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em uma empresa foi redefinido o perfil comportamental do assistente social. Ele deveria colocar a satisfação do cliente acima de tudo, fornecer alternativas e soluções adequadas às suas necessidades, buscando o seu envolvimento e encantamento. Esse tipo de atributo expressa o requisito

Alternativas

ID
563635
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Numa empresa, o assistente social participa do programa de treinamento, voltado para a requalificação técnica e comportamental dos empregados. Em relação à força de trabalho, esse programa está diretamente relacionado com as novas modalidades de

Alternativas
Comentários
  •  b) consumo.


ID
563641
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em um programa de desenvolvimento organizacional, o assistente social levou os trabalhadores a reflexões capazes de abrir frentes de luta coletiva, capacitando o grupo como sujeito político. O sentido atribuído a esse processo é o da

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode fundamentar,por favor!?

  • A prática social parte do pressuposto que nós enquanto indivíduos possuímos direitos e deveres.

    Partindo deste ponto, atuar em sociedade é algo cotidiano, sendo um indivíduo correto, auxiliando no equilíbrio social, respeitando o próximo, sendo alguém digno, através do trabalho, da empatia e da vida perante a lei.

    Por fim, a prática social a ação em questões referentes a sociedade como um todo.

    Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/7046523#readmore


ID
563644
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas empresas, o assistente social é persuadido a aderir ao ideário associado às novas formas de gestão da força de trabalho. Ao disseminar a cultura que possibilita integrar os empregados ao ambiente empresarial, marcado por práticas participativas, o profissional se coloca como um

Alternativas

ID
563647
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

É possível identificar, entre os assistentes sociais, concepções distintas sobre a empresa, os empregados e a própria ação profissional. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I - O assistente social, ao se preocupar com a elevação do nível de vida do empregado, sem considerar a exploração do capital, assume uma postura liberal.

II - A posição fatalista concebe a empresa como uma unidade de produção que subsiste à base da autoridade e repressão.

III - A posição que se opõe às demais é aquela que situa a empresa no contexto das relações sociais que emergem do processo de produção.

IV - A consciência social dos profissionais e as condições objetivas da ação explicam as diferentes concepções.

Estão corretas as afirmações

Alternativas

ID
563653
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma equipe de diferentes profissionais busca estabelecer a relação entre o agravo à saúde dos trabalhadores e o trabalho executado. Nas discussões, cada qual se mantém preso à sua especialidade, acreditando que o simples fato de estarem juntos é capaz de produzir conclusões compartilhadas. Esse exemplo

Alternativas
Comentários
  • Expressa a dificuldade que os profissionais têm de ultrapassar os seus próprios referenciais e princípios discursivos.


ID
563662
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas empresas, o assistente social é requisitado para instrumentalizar a conduta gerencial na busca de soluções para problemas e conflitos. Esse processo, em que o Serviço Social assume a função de assessorar as gerências, é contraditório porque

Alternativas
Comentários
  • possibilita a desqualificação e a descaracterização das funções do Serviço Social.


ID
563671
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Desde o início da industrialização no Brasil, a gestão de pessoal foi deixada em segundo plano, uma vez que a mão de obra sempre foi considerada abundante, barata e facilmente substituível. Dois eixos, no entanto,marcaram a definição dos modelos de gestão de recursos humanos nas empresas brasileiras, que são o (a)

Alternativas
Comentários
  • disciplinamento da força de trabalho e a concessão de benefícios.


ID
563674
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O conceito de cultura organizacional que incorpora a dimensão de poder, intrínseca aos sistemas simbólicos, em seu papel de legitimação do status quo, é aquele que considera esse tipo de cultura como um conjunto de

Alternativas

ID
563677
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na atualidade, o gerenciamento da força de trabalho apresenta estratégias de persuasão, tendo em vista que o objetivo dos dirigentes empresariais é

Alternativas
Comentários
  • sitiar os comportamentos transgressivos e rebeldes das lideranças fabris, convertendo-as em colaboradoras.


ID
563680
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em um programa empresarial, o assistente social atua nos afastamentos do trabalho e nos processos de readaptação e reabilitação. Considerado antigo e tradicional, esse programa é de

Alternativas

ID
563683
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as ações abaixo, relacionadas aos atuais desdobramentos das demandas empresariais.

I - Desvalorização dos programas socioeducativos participativos.

II - Descarte dos programas assistenciais das empresas, através de sua terceirização.

III - Transdisciplinaridade substituindo os espaços profissionais, multiprofissionais e interprofissionais, principalmente nos programas socioeducativos.

É(São) tendência(s) contraditória(s) à possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura APENAS a(s) ação(ões)

Alternativas

ID
563686
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas empresas, os programas de qualidade de vida no trabalho buscam

Alternativas
Comentários
  • Enquadrar hábitos e cuidados pessoais através de uma intervenção normativa.


ID
563698
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a NBR 16001, são requisitos do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social:

Alternativas

ID
563701
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Do ponto de vista conceitual, o desenvolvimento sustentável deve

Alternativas

ID
563704
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No discurso dos empresários brasileiros, as ações de responsabilidade social diferem das ações filantrópicas na medida em que

Alternativas

ID
563707
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às estratégias de marketing social das empresas, verifica-se que os (as)

Alternativas

ID
563728
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A reestruturação produtiva repercute na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) das empresas, que

Alternativas
Comentários
  • passa a ser utilizada como uma ferramenta gerencial voltada para a segurança.


ID
563731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em uma empresa, o assistente social foi requisitado para contribuir com o seu conhecimento profissional no âmbito da saúde e segurança do trabalho. Tendo incorporado o conjunto de saberes e práticas do campo da Saúde do Trabalhador, a sua intervenção

Alternativas
Comentários
  • Privilegiará como foco de análise o processo de trabalho e o trabalhador, elegendo este como principal sujeito nas relações trabalho-saúde.


ID
598198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, com relação à prevenção do uso de álcool
e outras drogas e ao tratamento de seus usuários.

Recomenda-se que as ações de prevenção ao abuso e à dependência de álcool e outras drogas na empresa tenham como foco o trabalhador e que sejam adotadas estratégias que visem à qualidade de vida, à preservação das relações nterpessoais, à segurança e à produtividade.

Alternativas
Comentários
  • A prevenção é o foco principal e no ambiente de trabalho deve ser dirigida ao empregado tendo como base estratégias que visem à Qualidade de Vida, à preservação das relações interpessoais, à segurança individual e à coletividade e produtividade.

    O ambiente de trabalho é um lugar privilegiado para definir uma política de prevenção, pois os empregados passam na empresa a maior parte de seu tempo e é onde estabelecem os relacionamentos interpessoais que contribuem para uma identidade social e profissional.



ID
598231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a processos de trabalho,
desafios e demandas dos profissionais de serviço social atualmente.

Nas empresas, o assistente social, ao mesmo tempo em que interfere na reprodução da força de trabalho, por meio da administração de benefícios sociais ou salários indiretos, exerce o papel de mediador nas relações entre empregado e empresa, que contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • O AS se caracteriza como um dos profissionais que possui atributos para intervir na vida cotidiana dos trabalhadores, tanto no âmbito fabril quanto na  esfera do seu ambiente doméstico ou de sua da vida particular. Assim, ao mesmo tempo  em que interfere na reprodução da força de trabalho, por meio da administração de  benefícios sociais ou dos “salários indiretos”, exerce o papel de mediador nas relações  empregado‐empresa, implementando programas integrativos que, abrangendo a  família‐comunidade, contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento  dos trabalhadores, tendo em vista a sua subordinação aos requisitos do processo de valorização. (Iamamoto,1995)

  • Paradoxalmente trabalhamos para a reprodução da subordinação ao capital, ao manter o trabalhador dentro da "caixa' formada pelas políticas públicas, que servem não apenas para o" bem estar ", como para aquietar as manifestações.
  • Ao meu ver essa questão está errada. O assistente social pode ou não ter interesse com a classe trabalhadora ou interesse do capital na atualidade. A ideia: que contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento dos trabalhadores, restringiu a outra visão.


ID
598252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Na moderna administração de recursos humanos, o processo de desenvolver pessoas consiste, entre outros aspectos, em capacitar e incrementar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Alternativas

ID
598261
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

Na área de gerenciamento de recursos humanos em empresas, a demanda pela atividade profissional do assistente social orienta-se para a realização de atividade educativa e para a intervenção em aspectos da vida privada do trabalhador

Alternativas
Comentários
  • Com relação às demandas do profissional, Amaral e Cesar (2009), recorrem a Mota (1985) e descrevem que, nas empresas, o Serviço Social mantém o seu caráter "educativo", voltado para mudanças de hábitos, atitudes e comportamentos do trabalhador, objetivando sua adequação ao processo produtivo. O profissional continua sendo requisitado para responder às questões que interferem na produtividade - absenteísmo, insubordinação, acidentes, alcoolismo etc. -; a intervir sobre os aspectos da vida privada do trabalhador, que afetam seu desempenho - conflitos familiares, dificuldades financeiras, doenças etc. - e a executar serviços sociais asseguradores da força de trabalho. AMARAL, Angela Santana de; CESAR, Mônica. O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas. In: CFESS/ABEPSS (Orgs.). Serviço social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/Abepss, 2009.


ID
598264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito à gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.

A gestão de pessoas pode ser entendida como o conjunto de decisões integradas concernentes às relações de emprego que influenciam a eficácia dos empregados e das organizações.

Alternativas
Comentários
  • EQUIPE QCONCURSOS, POR FAVOR, MAIS COMENTÁRIOS NAS QUESTÕES DE SERVIÇO SOCIAL!

  • Também concordo C.G. Vamos lá QC mais atenção as questões de Serviço Social.

  • Marquei errada devido ao ''eficácia''. Pensei que fosse eficiência.

    Que coisa!

  • A Gestão de Pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas — empregados, funcionários, recursos humanos ou qualquer denominação utilizada — para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.

     

    Fonte: http://www.gestaodepessoasmba.com.br/p/gestao-de-pessoas.html


ID
598288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes à administração e ao
planejamento do serviço social.

Na concepção empresarial, liderança significa capacidade de apreender com rapidez e de encorajar equipes de trabalho, concebendo-se líderes atualmente como instrutores que exigem mais compromisso do que submissão e se concentram em qualidade e no serviço ao cliente, mais que em números.

Alternativas
Comentários
  • Não tenha números pra ver...
  • kkkkkkkkkkkkkk Evandro kkkkkkkkkkkk falou tudo

     


ID
599851
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a reflexão do Serviço Social no campo da saúde do trabalhador, é possível identificar dois aspectos que ameaçam a possibilidade de avanço da perspectiva de ruptura com o tradicionalismo profissional nas empresas. Um deles, como desemprego, fragiliza os profissionais ao ameaçar sua sobrevivência. O outro que reforça a herança conservadora é a(o)

Alternativas
Comentários
  • Significado de Recrudescer

     Transformar em algo ou alguém mais intenso: tornar-se mais forte, exacerba.

     

    https://www.dicio.com.br/recrudescer/

     

     

     


ID
599878
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No contexto da reestruturação empresarial, as mudanças na organização da produção e do trabalho incidem na prática do Serviço Social por dois vetores. Um deles é a

Alternativas
Comentários
  • Por outro lado, os processos de reestruturação produtiva, típicos das empresas capitalistas, penetram também a organização social do trabalho na esfera estatal, maior empregador da força de trabalho profissional, reestruturando e moldando a ação pública no campo das políticas sociais e dos serviços sociais. São processos que atingem o mercado de trabalho do assistente social produzindo tanto reduções como ampliações de espaços e postos de trabalho nos âmbitos estatais e privados, seja pelo alargamento das esferas de ação estatal, com maior ênfase no nível mu‑ nicipal, seja pela multiplicação das organizações sociais privadas e ONGs na atual conjuntura. Este contexto é impulsionado também pela grande expansão do setor de ser‑ viços como uma importante característica do capitalismo monopolista. Para Bra‑ verman (1981), o crescimento do setor de serviços se deve à penetração do capital nos diversos setores da vida, transformando antigas formas de cooperação mútua, social, familiar e comunitária em atividades comercializáveis no mercado, especialmente a partir do capitalismo monopolista.

    http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n116/03.pdf

  • ....São exatamente estes campos de intervenção que redesenham o conjunto das práticas sociais onde se inclui a experiência profissional do Serviço Social. Neste sentido, merecem destaque alguns tipos de demandas profissionais, como por exemplo aquelas que inflexionam a pratica nas empresas7,  as que estão  voltadas para os programas de formação de mão de obra, de qualificação e requalificação profissional ou de engajamento no mercado de trabalho, levados a efeito por instituições públicas ou privadas; ou ainda aquelas que têm uma interface com  a ampliação de atividades no setor informal,  tratadas como alternativa ao desemprego e/ou complementação de renda familiar, cujos implementadores são os consórcios entre as instituições públicas e as empresas privadas; seguindo-se um conjunto de intervenções na esfera privada, enquanto modalidade de mercantilização do trabalho doméstico e que afetam diretamente a composição e a dinâmica familiar, tanto na área urbana como na área  rural.

     

     

    http://ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-016-040.pdf

     


ID
599881
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na administração dos benefícios extrassalariais que a empresa concede como uma contrapartida ao trabalhador, o estudo social realizado pelo assistente social

Alternativas
Comentários
  • comporta critérios de julgamento que subsidiam a concessão dos benefícios.


ID
599890
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentro das empresas capitalistas, a posição do assistente social decorre de uma das funções originais do empresário no âmbito da produção que, ao longo do tempo, foi delegada aos seus quadros técnicos e administrativos.

Essa função é a de

Alternativas
Comentários
  • O assistente social se caracteriza como um dos profissionais que possui atributos  para  intervir  na  vida  cotidiana  dos  trabalhadores,  tanto  no  âmbito  fabril  quanto  na  esfera do seu ambiente doméstico ou de sua da vida particular. Assim, ao mesmo tempo  em  que  interfere  na  reprodução  da  força  de  trabalho,  por  meio  da  administração  de  benefícios sociais ou dos  “salários indiretos”, exerce o papel de mediador nas  relações  empregado‐empresa,  implementando  programas  integrativos  que,  abrangendo  a  família‐comunidade, contribuem para a intensificação do controle e do disciplinamento  dos  trabalhadores,  tendo  em  vista  a  sua  subordinação  aos  requisitos  do  processo  de  valorização (cf. IAMAMOTO, 1995). 

     

    http://cressrn.org.br/files/arquivos/G2cm832r29W2oX2IHY6P.pdf


ID
599893
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A postura crítica que questiona a relação entre as exigências das empresas capitalistas e as respostas profissionais do assistente social no trato dos problemas dos trabalhadores, pressupõe que

Alternativas

ID
599896
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas empresas, a função do assistente social na assessoria às gerências apresenta o papel de

Alternativas
Comentários
  • ... no momento atual, marcado pela multifuncionalidade e horizontalização, as atividades do Serviço Social aproximam- se, cada vez mais, da função gerencial. Por isso mesmo, o Serviço Social, como os demais segmentos da área de recursos humanos, vêm assumindo o papel de assessoramento dos gerentes, para que estes possam melhor ‘administrar pessoas', propiciando confiabilidade, amizade, aprendizado, crescimento e satisfação de seus ‘colaborados', que são requisitos. (CESAR, 1998, p.128

     

    LETRA B- ERRADA  dado aponta para uma significativa mudança na prática do Serviço Social nas empresas. Em primeiro ligar, porque o profissional afasta- se de um contato mais direto com o trabalhador; em segundo lugar, porque também o seu saber passa a ser apropriado e manipulado pelas gerências. As novas formas de gerenciamento, neste sentido, inflexionam não apenas o conteúdo, mas o papel do que o Serviço Social historicamente desempenhou, no interior das empresas. (CESAR, 1998, p.129) .

     

    LETRA A- CORRETA       Na maioria das organizações as novas requisições feitas aos profissionais do Serviço Social na atualidade estão ligadas diretamente às estratégias de gerenciamento que buscam o aumento da qualidade e da produtividade através da formação de comportamentos que criem um "clima favorável" para que consigam atingir as metas da organização.

     

     

     

    http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v6n1_carol.htm

     

  • CORRETA LETRA - D

    mediar as relações de trabalho em prol do aumento da produtividade.

  • A

    absorver a gestão de pessoas pela descaracterização das suas funções tradicionais.

    B

    materializar o seu saber específico na ação direta junto ao trabalhador polivalente

    C

    auxiliar no alcance das metas com iniciativas mais coercitivas e menos simbólicas.

    D

    mediar as relações de trabalho em prol do aumento da produtividade.

    E

    assumir a função gerencial com a introdução dos esquemas de subcontratação.


ID
599959
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos anos noventa, do século XX, a ideia da responsabilidade social corporativa adquiriu consistência no meio empresarial como o conjunto de atividades que a empresa realiza para atender às demandas sociais. Concomitantemente, tornaram-se correntes as denúncias relativas à ineficiência do Estado em contornar a crise econômica e os problemas sociais no Brasil.

Examinando tal aspecto, é possível observar que ele está relacionado com uma

Alternativas

ID
599968
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A expansão da demanda de assessoria e consultoria em Serviço Social nas empresas de grande porte, a partir da década de 90, do século XX, expressa um caráter neoconservador, segundo o pensamento teórico de alguns estudiosos.

Em outra direção, numa alternativa ao caráter neoconservador, o trabalho do Assistente Social na referida área se caracteriza por ser um(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

     

    Sobre essa frente é importante que os integrantes da categoria profissional tenham clareza dos objetivos e intenções dessa demanda. Importante reflexão, sobre os contraditórios interesses de assessoria, é desenvolvida por Freire (2006), por meio da sua experiência de assessoria a empresas, gestores e trabalhadores.

     

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZK2736DP7w8MI96Qb63f.pdf

     

  • Uma vez que , de acordo com Matos (referencial acerca desse tema) , ora o profissional inserido nas empresas em processos de assessoria ora busca garantir direitos dos usuários e ora busca atender as demandas institucionais que acabam levando a restrição de direitos. 


ID
599986
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A constituição de organizações representativas voltadas para agregar empresas e os propósitos de ações de Responsabilidade Social, como o Instituto ETHOS, indica a profissionalização dessas atividades.

Essa afirmação pode ser explicada através da

Alternativas

ID
606439
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando a atual racionalidade técnica na área de recursos humanos, novas exigências passam a interferir no conteúdo das atividades do assistente social na administração dos benefícios, tais como a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O assistente social é requisitado a atuar junto à gestão de benefícios para suprir a carência material, como também com caráter educativo, por meio de orientações relativas aos direitos do cidadão e através de programas e projetos sociais. Cesar (2010) relata que o assistente social é reconhecido pelo seu trabalho de integração junto ao trabalhador, sendo requisitado para atender as necessidades humanas, auxiliando na construção da sociabilidade, o que acarretará em um comportamento produtivo de acordo com os preceitos das organizações. Dessa forma, o Serviço Social é considerado pelas empresas como mecanismo de promoção de um melhor desempenho dos trabalhadores. Ainda de acordo com a autora, o assistente social possui também atividades voltadas às orientações quanto a direitos e serviços sociais, por meio da concessão de benefícios, encaminhamentos a rede sócioassistencial, análise socioeconômica, além das novas atividades relativas à otimização e racionalização de recursos, inclusão das avaliações de desempenho e trabalho com a comunidade.

    CESAR, M. J. Serviço social e reestruturação industrial: requisições, competências e condições de trabalho profissional. In: MOTA, A. E. (org.) A nova fabrica de consensos. São Paulo: Cortez, 2010

  • https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCaPe/article/viewFile/28026/19728


ID
606484
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Do ponto de vista conceitual, é correto afirmar que movimento social e organização não governamental (ONG) são organizações de

Alternativas
Comentários
  • De natureza diversa, porque o movimento social é conformado por sujeitos que se mobilizam em prol de interesses próprios.


ID
627460
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A reestruturação produtiva em curso atinge o mercado de trabalho do Assistente Social, incidindo contraditoriamente tanto na mudança e/ou redefinição de postos de trabalho em algumas áreas (por exemplo, nas empresas), como

Alternativas
Comentários
  • As transformações nos espaços ocupacionais do assistente social têm origem nesses processos macrossocietários e põem em relevo as específicas condições e relações de trabalho no contexto mais geral de mudanças e constituição da nova morfologia do trabalho (Antunes, 2005). Uma das expressões dessas mudanças decorre das alterações na base técnica de produção por meio da incorporação das denominadas TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e demais inovações tecnológicas que induzem novas relações e modos de gestão do trabalho, desencadeando processos de intensificação do trabalho (Dal Rosso, 2008) e aumento da produtividade nas mais diversas áreas, não só nas diretamente produtivas, mas também no campo da formulação, gestão e prestação de serviços sociais públicos.

    Verifica se, assim, que a reestruturação produtiva em curso atinge o mercado de trabalho do assistente social, incidindo contraditoriamente tanto na mudança e/ou redefinição de postos de trabalho em algumas áreas (por exemplo, nas empresas), como também na ampliação e diversificação, como é o caso das políticas de seguridade social, especialmente a política de assistência social. Esta dinâmica é ainda mais intensa em âmbito municipal, considerando as novas requisições que chegam aos municípios em virtude da descentralização e municipalização dos serviços sociais públicos, e diante das inúmeras pressões que sofrem diretamente das populações atingidas pelo desemprego, pobreza, violência, insegurança do trabalho e da moradia.

    Intervenção profissional do assistente social e as condições de trabalho no Suas

    Raquel Raichelis

    RAICHELIS, Raquel. Intervenção profissional do assistente social e as condições de trabalho no Suas. Serv. Soc. Soc.,  São Paulo ,  n. 104, p. 750-772,  Dec.  2010 .   Available from . access on  22  Dec.  2016.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-66282010000400010.

  •  Resposta: B


ID
631825
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Assistente Social, ao ser chamado para atuar em uma empresa que se localiza na periferia da cidade, poderá apresentar como proposta de trabalho:

I. Programa que desenvolva um trabalho socioam- biental com a população do entorno da empresa.
II. Programa de prevenção de acidentes na empresa.
III. Programa de implantação de um Centro de Refe- rência da Assistência Social - CRAS com recursos privados, dentro da unidade empresarial para facilitar o acesso dos trabalhadores.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Sério? Achei que o engenheiro ou técnico de segurança do trabalho é quem era responsável por criar programas de prevenção a acidentes.

ID
631846
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Brasil também enfrentou um processo de reestruturação produtiva. Essa realidade constitui-se em um campo fértil para a eclosão da economia solidária que passa a compor o rol de proposições, tanto para organismos públicos como os não governamentais. O assistente social, ao atuar nessa área, deve partir do marco conceitual que a Economia Solidária é

Alternativas
Comentários
  • Para acertar essa questão é preciso sabera  diferença de Economia Solidária para Comunidade Solidária:


    Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano e não do capital. Tem base associativista e cooperativista, e é voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Preconiza o entendimento do trabalho como um meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.


    Já a proposta da Comunidade Solidária tem por objetivo um novo modo de entrentar a pobreza e excluzão através da participação. A palavra chave nesse caso é parceria entre governo e sociedade




ID
631852
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Para avaliar se uma grande empresa é socialmente responsável, ao profissional faz-se necessário que, no rol de suas atividades, esteja presente

Alternativas
Comentários
  • 10 indicadores de uma empresa socialmente responsável:

    1 - Desenvolvimento de uma cultura corporativa, com foco para o fortalecimento das relações de trabalho.

    2 - Estabelecer uma campanha interna de conscientização, a fim de que os profissionais abracem a ideia e entendam que uma empresa socialmente responsável não se faz apenas com boa vontade da diretoria. 

    3 - Programar atividades que visem à melhoria contínua da qualidade de vida do trabalho. 

    4 - Transparência na comunicação interna/externa é fundamental para que a empresa conquiste a credibilidade junto aos seus profissionais e, consequentemente, os stackholders e a sociedade como um todo.

    5 - Enfatizar nas campanhas internas que ações socialmente responsáveis não correspondem a atividades filantrópicas.

    6 - Abrir espaço para ouvir aquilo que os funcionários têm a dizer. 

    7 - Oferecer segurança para que os colaboradores possam manifestar sugestões, como também apresentar denúncias relacionadas ao ambiente de trabalho. 

    8 - Contar com uma equipe de líderes conscientes da importância da sua participação ativa em todos os processos referentes às ações socialmente responsáveis. 

    9 - Ter uma área de Recursos Humanos completamente engajada às ações socialmente responsáveis. 

    10 - Disseminar as atividades desenvolvidas ao longo do ano, através de um Relatório sobre Responsabilidade Social.

     


ID
631900
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Uma empresa que trabalha na produção de materiais agrotóxicos, instalada em uma área com alto índice de pobreza da cidade, desenvolve várias ações junto à comunidade, com a realização de cursos profissionalizantes, atividades recreativas para as famílias nos finais de semana e apóia grupos de geração de renda. Ao fazer uma análise crítica da responsabilidade social realizada por essa organização, o profissional deve considerar que

Alternativas
Comentários
  • Alguns autores, como Sen e Bhattcharya (2001) e Angelidis e Ibrahim (1993), explicam a responsabilidade social corporativa, isto é, aquela executada pelas empresas ou corporações, como a inclusão do bem estar da sociedade na contabilização dos resultados, e como a adoção de políticas consistentes com expectativas e valores sociais. Tais procedimentos podem ser incluídos no planejamento de marketing da organização e, graças a tais fatores, autores como Massó (1998) e Pringle e Thompson (2000) argumentam que essas ações sociais seriam, a rigor, parte de um programa conceituado por eles como marketing social corporativo, em que as ações sociais são utilizadas para conseguir diferenciação e vantagem competitiva.

     

    No marketing social corporativo, os objetivos econômicos são mais enfatizados, colocados em um plano acima dos objetivos sociais.

     

     


     
    Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos
    Agnaldo Keiti Higuchi1 e Francisco Giovanni David Vieira2