SóProvas


ID
1231156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da instrumentalidade no serviço social, articulada ao projeto ético-político da categoria, julgue o item .

Na perícia social, o profissional pode valer-se de instrumentos e técnicas de interação direta e indireta.

Alternativas
Comentários
  • A perícia, no âmbito do judiciário, diz respeito a uma avaliação, exame ou vistoria, solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico  de uma determinada área do conhecimento, que contribua para o juiz formar a sua convicção para a tomada de decisão.  [...]  A perícia, quando solicitada a um profissional de Serviço Social, é chamada de perícia social, recebendo esta denominação por se tratar de estudo e parecer cuja finalidade é subsidiar uma decisão, via de regra, judicial. Ela é realizada por meio do estudo social e implica na elaboração de um laudo e emissão de um parecer. Para sua construção, o profissional faz uso dos instrumentos e técnicas pertinentes ao exercício profissional, sendo facultado a ele a realização de entrevistas, contatos, visitas, pesquisa documental e bibliográfica que considerar necessárias para a análise e a interpretação da situação em questão e a elaboração de parecer. pp.43-44. CFESS, Conselho Federal de Serviço Social (org.).  O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: contribuições ao debate no judiciário, penitenciário e na previdência social. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

  • Instrumentos e técnicas de interação direta:

    Observação participante;

    Entrevista individual ou grupal;

    Dinâmica de grupo;

    Reunião;

    Mobilização de comunidades;

    Visita domiciliar;

    Visita institucional.

    Instrumentos e técnicas de interação indireta:

    Atas de reunião;

    Diário de campo;

    Parecer social;

    Relatório social.

    (http://www.revistas2.uepg.br/index.php/emancipacao/article/view/119/117)

  • Contribuindo com as colegas: A diferença entre Estudo Social e Perícia Social (Fávero,2009) decorre do local de atuação do Assistente Social. Para Eunice Fávero, o ESTUDO SOCIAL constitui-se como PERÍCIA SOCIAL, quando aquele é solicitado no âmbito do Poder Judiciário, lócus onde o profissional atua como perito do Juiz. 

    Na perícia social, o profissional pode valer-se de instrumentos e técnicas de interação direta e indireta. Cabe ao Profissional decidir se realizará entrevistas, visitas domiciliar ou Institucional, quais os conhecimentos deve acessar e em que nível aprofundar. 

    GABARITO: CERTO.

  • A perícia social é um documento que solicitado pelo juiz a um especialista irá servir de apoio para sua decisão, contribuindo para que o mesmo compreenda a situação em questão  e possa tomar uma decisão. Nesse sentido, a partir da perícia social deve-se remitir um relatório social ou um laudo social. Assim, para realização da perícia social cabe ao assistente social definir quais instrumentos e técnicas serão utilizados, seja de interação direta, realizando entrevistas, visitas domiciliares, grupos, visitas institucionais, seja de interação indireta, valendo-se de documentos institucionais, bibliografias, dentre outros. Além disso, é o assistente social quem decide quais pessoas irá entrevistar e que tipo de instrumentos e técnicas irá adotar para melhor conhecer determinada realidade social ou expressão da questão social e emitir um documento fundamentado e que apresente ao juiz informações relevantes. É importante também acrescentar a responsabilidade do profissional ao emitir este documento, afinal é a partir do mesmo que o magistrado tomará determinada decisão que implicará diretamente na vida daqueles envolvidos.


    RESPOSTA: CERTO
  • Instituto acesso 2018

    Dentre os principais instrumentos, diretos ou indiretos, utilizados pelo Serviço Social no cotidiano de sua prática estão:

    I) Entrevista individual.

    II) Mobilização de comunidades.

    III) Entrevista grupal.

    IV) Visita institucional.

    V) Diário de campo.