SóProvas


ID
1231258
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação às competências do assistente social, julgue o item que se segue.

As competências profissionais do assistente social, assim como suas atribuições privativas, estão associadas a um projeto que, nas últimas décadas, adequou a profissão às exigências de seu tempo, redimensionando-a no âmbito teórico-metodológico e político.

Alternativas
Comentários
  • Questão incompleta, contudo certa!

    Faltou: ético-politico, teorico-metodologico e técnico-operacional.

  • Concordo com você Suellen, errei a questão por achá-la incompleta. Vai entender este examinador, tem hora que considera questões incompletas erradas, outra considera corretas, parece que é bipolar.rsrsrs

  • Para Cespe questão incompleta é questão correta. Bons estudos.

  • Para responder a questão é importante saber que a profissão de Serviço Social, conforme Marilda Villela Iamamoto (Projeto Profissional, espaços ocupacionais e trabalho do assistente social na atualidade. In: Atribuições Privativas do Assistente Social em questão. 1ª edição, CFESS, 2012, disponível on line), é uma construção histórica, portanto mutável e transitória, inserida na divisão sociotécnica do trabalho enquanto especialização do trabalho coletivo e, assim,  fruto da ação dos sujeitos e de sua categoria profissional bem como da formação social e histórica, da relação entre sociedade e Estado, o que irá determinar suas possibilidades e limites considerando cada contexto histórico. A partir do exposto, as competências e atribuições profissionais também devem ser consideradas nessa perspectiva e que as mesmas serão modificadas conforme o contexto social, político e econômico vigente buscando atender as novas requisições feitas a profissão. Desse modo, considerando as transformações societárias e metamorfoses no âmbito do Estado e da profissão que têm impactado diretamente no modo como o Estado responde as sequelas da questão social, no desmonte das proteções sociais, na desregulamentação e flexibilização do trabalho, na mercantilização de direitos e bens sociais, na privatização da coisa pública, é fato que o trabalho do assistente social será impactado com essas mudanças, tanto por ser também trabalhador assalariado quanto por lidar diretamente com as expressões da questão social e com as políticas sociais e proteções públicas. Sendo assim, as requisições, o mercado de trabalho, os espaços ocupacionais, os processos de trabalho, também serão modificados, demandando novas qualificações profissionais, novas competências e atribuições.
    Desse modo, pautado no seu projeto ético-político os profissionais têm buscado responder as novas demandas que lhe são trazidas. Como se sabe, o Serviço Social na década de 1980 ao se renovar recusou o lastro conservador presente na profissão desde sua gênese no país, renovando-se também teórico-metodologicamente a partir de teorias críticas, indicando nova direção social e política, afirmando seu apoio as lutas coletivas e de interesse dos trabalhadores, almejando a radicalização da democracia e a expansão da cidadania. Assim, buscou-se adequar as novas exigências de seu tempo para responder suas requisições, pois o conservadorismo não trazia respostas efetivas frente a questão social que se aprofundava. No campo da ética, também pode-se afirmar que a profissão se transformou, norteando-se a partir de 1986 e após com o novo Código de Ética de 1993 a partir de valores e princípios coletivos e humanistas.
    Portanto, pode-se afirmar que as competências e atribuições profissionais possuem como base o projeto ético-político da profissão que a redimensionou e a transformou também teórico-metodologicamente e no âmbito político, buscando atender as novas exigências oriundas das transformações societárias e no mundo do trabalho.


    RESPOSTA: CERTO